Capacidade de Voo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Capacidade de Voo

Mensagem  Admin em Ter Jul 01, 2008 1:34 am

As aves possuem a capacidade de voar uma vez que o seu corpo está adaptado para tal função. Têm uma grande superfície nas asas os seus ossos são muito leves, visto que o espaço interior dos ossos está ligado a um sistema de sacos de ar e os seus pulmões e vasos sanguíneos são grandes pois o voo consome muita energia, necessitando deste modo de muito oxigénio.
À medida que a ave avança o ar passa por cima da superfície superior da asa com maior velocidade que pela superfície inferior. Isto deve-se ao facto de a asa se apresentar ligeiramente convexa por cima. Deste modo cria-se uma diferença de pressão entre as duas superfícies da asa. O ar que se move mais lentamente exerce maior pressão resultando daqui uma força ascendente que eleva a ave. Quanto maior for a dimensão da asa e a velocidade inicial maior será a força ascendente.




As aves voam de duas formas fundamentais: activamente, batendo as asas, ou planando. No primeiro caso as aves utilizam a diferença de pressão entre as superfícies das asas que as eleva enquanto que no segundo caso utilizam as correntes de ar quente ascendente. Pássaros pequenos, como as felosas, não planam por causa do atrito do ar. Para atenuar esse atrito, fecham as asas entre períodos de batimento destas. Ao planar a ave consome menos energia contudo tende a perder altitude e velocidade.


Admin
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 04/06/2008

Ver perfil do usuário http://aves.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum