Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

+9
Carlos Pacheco
Rogerio
José Frade
RuiCaratao
raquelst
Alexandre_Leitão
pedro121
Gonçalo Elias
Alípio
13 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por raquelst Seg Fev 16, 2009 10:57 am

Gonçalo,

Acho que é fácil localizá-los se estiverem a cantar, o som diferenciado leva-nos facilmente até à árvore e depois é só uma questão de insistência e de boas “lombares” para procurá-los no topo da árvore. Se não cantarem é mais difícil, porque as cores deles confundem-se com a folhagem. Por exemplo no sábado ouvi um cantar, facilmente o identifiquei, mas só localizei o segundo, quando o primeiro se juntou a ele. Então juntos, deixaram de cantar e começaram a bicar um no outro e a “catarem-se”.

Quanto às observações, vi-os em três árvores diferentes, mas as quais não sei o nome, tirando um plátano onde esteve cerca de 15 dias em Agosto, nos jardins do Palácio de Belém.

Nas últimas vezes, vi-os no Jardim Botânico Tropical, uma das vezes, a sobrevoar o jardim do buxo junto ao Palácio na zona mais a norte do JBT e nas restantes, numas árvores junto aos jardins do Palácio de Belém, árvores estas, onde se encontravam no sábado passado, perto de um edifício onde o JBT costuma ter exposições.

Houve alguns meses em que não o/os ouvimos, mas em Julho e Agosto cantavam desde meio da manhã até fins da tarde, pelo menos. As vezes em que fui ao JBT eram horas de almoço.

A Elsa tem ideia de o ter ouvido algures no Restelo, durante as ausências dele dos dois jardins de Belém.

Um colega nosso vi-o também, uma vez, já este ano, num pinheiro manso do jardim da Praça Afonso de Albuquerque em frente ao Palácio de Belém.

Se forem macho e fémea, esta observação dos dois indiv. tem maior relevância ainda, porque a época de reprodução será por esta altura, como sugeriu o Rui.

Alguma informação adicional, podem contar connosco. Trabalhamos mesmo aqui ao lado.

cps

raquelst

Número de Mensagens : 30
Idade : 46
Local : Seixal, Castelo Branco
Data de inscrição : 06/05/2008

http://www.flickr.com/photos/rstavares/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por Alípio Ter Fev 17, 2009 5:05 am

Olá a todos.

Como a Raquel disse, não é nada complicado localizá-lo porque faz-se ouvir muito bem. Normalmente começamos por ouvir um som estridente, típico da espécie (chamamento?) e depois, com alguma paciência e muitas dores de cervical, conseguimos localizá-lo (s - porque agora confirma-se que são 2) - sempre no topo das árvores.
Relativamente às horas em que o ouvimos: depende bastante. No verão ouvia-o normalmente de manhã, por volta das 10-11h mas também por volta da hora do almoço. No entanto, essa observação pode corresponder apenas às horas em que habitualmente estou fora do meu gabinete Very Happy Neste sábado a observação foi feita por volta das 14.30. Seja como for, ficámos duplamente contentes: por voltar a vê-lo e por ser com companhia!
Uma abraço,
EAlípio

Alípio

Número de Mensagens : 32
Idade : 52
Local : Lisboa
Data de inscrição : 07/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Fev 17, 2009 5:42 am

Obrigado Elsa e Raquel.

Já agora uma pergunta de ordem prática: o acesso aos jardins do Palácio de Belém é público ou requer autorização especial? Como nunca lá entrei e vejo aquilo tão bem guardado, gostaria de saber quais são as minhas hipóteses Suspect

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por Alípio Ter Fev 17, 2009 6:05 am

o acesso aos jardins do Palácio de Belém é público ou requer autorização
O acesso aos jardins do Palácio de Belém é, de facto, reservado mas, na verdade, o Poicephalus anda entre cá e lá, que é como quem diz, entre o Palácio e o vizinho jardim Agrícola Tropical...

Abraço,
EAlípio

Alípio

Número de Mensagens : 32
Idade : 52
Local : Lisboa
Data de inscrição : 07/05/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por raquelst Ter Fev 17, 2009 11:59 am

Gonçalo,

Fiz uma pesquisa das observações desta espécie enviadas ao noticiário da SPEA depois da nossa observação em Julho:

Periquito da Guiné Poicephalus senegallus
07-Set-2008
Lisboa – 1 ind. nos jardins do Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Belém

Periquito do Senegal Poicephalus senegalus
16-Out-2008
Lisboa – 3 inds. no Instituto Superior de Agronomia
Nota: registo de espécie exótica.

Periquito-massarongo Poicephalus senegalus
11-Dez-2008
Lisboa – 1 ind. em voo sobre o Palácio de Belém
Nota: registo de espécie exótica; este psitacideo tem sido registado com alguma frequência relativamente perto deste local, nos jardins do Ultramar e do I.H.M.T.

Periquito-massarongo Poicephalus senegalus
18-Dez-2008
Lisboa – 3 inds. a pernoitar no Instituto Superior de Agronomia
Nota: registo de espécie exótica.

Periquito-massarongo Poicephalus senegalus
17-Dez-2008
Lisboa – 10 inds. em voo sobre o acesso de Alcântara à Ponte 25 de Abril
Nota: concentração interessante para esta espécie exótica.

_____


As zonas de observação estendem-se entre Belém e a Ajuda.

Fiquei surpresa com as dez observações feitas a 17 de Dezembro. Shocked

Não fui totalmente clara no post anterior, mas desde Agosto que ele não voltou a ser visto dentro dos limites dos jardins do Palácio de Belém.

Desde então tenho-o sempre visto no Jardim Tropical, e neste, o acesso é livre. A ref.ª do local onde estava no Sábado é a que referi no mesmo post, onde penso que ainda estejam. Façam-lhe uma visita!

Se entretanto ele /eles atravessarem para o lado de cá dos jardins do Palácio de Belém aviso.


cps

raquelst

Número de Mensagens : 30
Idade : 46
Local : Seixal, Castelo Branco
Data de inscrição : 06/05/2008

http://www.flickr.com/photos/rstavares/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Fev 18, 2009 4:39 am

Obrigado Elsa e Raquel.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Ago 01, 2016 11:09 am

Há mais de dois meses que não há observações desta espécie no ebird (em Lisboa, entenda-se).

Será que a população está a regredir ou apenas estarão mais discretos nesta época do ano?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por pedro121 Sex Ago 05, 2016 10:29 am

Gonçalo Elias escreveu:Há mais de dois meses que não há observações desta espécie no ebird (em Lisboa, entenda-se).

Será que a população está a regredir ou apenas estarão mais discretos nesta época do ano?

Viste se houve listas para os sítios onde aparecem durante estes dois meses?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Ago 05, 2016 10:57 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Há mais de dois meses que não há observações desta espécie no ebird (em Lisboa, entenda-se).

Será que a população está a regredir ou apenas estarão mais discretos nesta época do ano?

Viste se houve listas para os sítios onde aparecem durante estes dois meses?

Em anos anteriores?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Ago 11, 2016 3:27 am

O gráfico de frequência dá-nos a resposta: considerando o total de registos disponíveis para o concelho de Lisboa no ebird, esta é justamente a época do ano em que a frequência de registos é maior.

Se este ano não há registos isso poderá querer dizer que não há aves para serem vistas...

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Fub1hy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por pedro121 Qui Ago 11, 2016 8:03 am

Gonçalo Elias escreveu:O gráfico de frequência dá-nos a resposta: considerando o total de registos disponíveis para o concelho de Lisboa no ebird, esta é justamente a época do ano em que a frequência de registos é maior.

Por outro lado, em em alguns locais onde a espécie pode ser vista não houve visitas nos últimos meses ou houve 1-2 visitas, mas alguns locais tem 5-6 visitas entre junho-agosto.

Das 3 espécies que existem em Lisboa, os senegais são claramente os mais dificeis de encontrar, porque a população é minima, porque voam menos que as outras duas, e porque são menos vocais que as restantes espécies, alias em locais que as 3 especies existam é provável que seja difícil dar com eles, porque os "flight calls" são passiveis de serem confundidos.

Alternativamente foram apanhados para venda.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por José Frade Qui Ago 11, 2016 5:45 pm

Acho que o Sérgio viu uns em Belém.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4789
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por Rogerio Seg Ago 15, 2016 2:47 pm

Gonçalo Elias escreveu:O gráfico de frequência dá-nos a resposta: considerando o total de registos disponíveis para o concelho de Lisboa no ebird, esta é justamente a época do ano em que a frequência de registos é maior.

Se este ano não há registos isso poderá querer dizer que não há aves para serem vistas...

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Fub1hy

Gonçalo , perto de 2016 tenho um registo de 29 Dezembro 2015 no Jardim Botânico Belém.
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por pedro121 Qua Ago 24, 2016 10:43 am

Vendo no eBird a população parece ser muito pequena, qualquer coisa como 10 a 15 aves. normalmente são vistas 1-2, algumas vezes 3, normalmente em jardins, rodeadas por prédios, ou seja o que temos é algumas aves, perdidas num meio urbano, mesmo que alguns dos pares sejam efectivamente casais não há nenhuma confirmação de reprodução bem sucedida. Muitas delas foram soltas ou fugiram já adultas, se não estão a criar com sucesso, o desgaste da população por idade/predação/doença/captura/embates/ etc... vai causar o colapso da mesma em breve. A espécie faz uma única postura anualmente, tendo em media 3 crias por ano, assumindo que as crias tem alguma mortalidade depois de saírem do ninho, e que há pelo menos 3-4 casais em Lisboa ainda dava umas 10 crias por ano, o suficiente para manter a população estável e para ir aumentando. Não é isso o que se vê. Não parece ser frequente a observação de grupos familiares, as observações continuam a ser de 1-2 aves, eventualmente 3. Colapso a caminho.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por Carlos Pacheco Qui Ago 25, 2016 7:46 am

Ainda não tinha visto este tópico. No parque junto da minha casa (o Parque Bemsaúde) vejo com alguma regularidade indivíduos desta espécie. Creio que a observação maior foi de um bando de 14 ind. creio que no ano passado e na zona de Belém, cheguei a ver bandos de 10 (em 2012 e 2013). Esta primavera tenho quase a certeza que um casal terá nidificado nuns plátanos muito altos que há nesse jardim, mas confesso que não cheguei a procurar o ninho. Vi as aves por lá toda a primavera, mas muito mais discretos e menos ruidosos que os bandos de Inverno (este Inverno creio que o grupo maior que vi foram 6 ou 8 ind.). Não sei até que ponto estas flutuações se devem a deslocação dos indivíduos para outros locais, dado que se alimentam de frutos e sementes que aparecem de forma irregular e são efémeros (por exemplo junto do meu antigo local de trabalho em Belém havia uma nespereira que era regularmente frequentada quando tinha nêsperas e o mesmo acontece com as figueiras). O tempo (e o esforço para fazer observações) o dirão.
Já me esquecia: também já os vi (3 ou 4) na sede da LPN a alimentarem-se de figos, mas mal eles acabam (o que acontece rapidamente dada a profusão de clientela) desaparecem os massarongos.
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por Miguel Berkemeier Qui Jun 08, 2017 1:26 pm

Boa noite!

Alguém me consegue dizer qual o melhor sítio e mais garantido na região de Lisboa para observar esta espécie? Smile
Pelo que o Matthias Tissot me disse em tempos a zona perto do Parque Urbano dos Moinhos de Santana até Belém, contando com o Jardim Botânico Tropical é das melhores, mas conhecem algum local onde seja também comum e não costumo falhar?

Um grande obrigado!
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jun 08, 2017 1:29 pm

Parque Bensaúde.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por Miguel Berkemeier Qui Jun 08, 2017 2:55 pm

Gonçalo Elias escreveu:Parque Bensaúde.
Obrigado! Smile
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por PNicolau Qui Jun 08, 2017 3:18 pm

O Estádio Universitário também é bom. Mas convém estares bem familiarizado com o som que passa por estorninho.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Jun 08, 2017 4:14 pm

PNicolau escreveu:O Estádio Universitário também é bom. Mas convém estares bem familiarizado com o som que passa por estorninho.

A mim pareceu-me mais o som de uma porta a ranger, lol
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por Miguel Berkemeier Sex Jun 09, 2017 5:37 am

PNicolau escreveu:O Estádio Universitário também é bom. Mas convém estares bem familiarizado com o som que passa por estorninho.
Ok, muito obrigado! Tenho de lá dar um salto também então! Pois, eu ouvi no xenocanto e curiosamente o som fez-me lembrar foi um andorinhão
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por Miguel Berkemeier Sáb Jun 17, 2017 9:51 am

Na quinta-feira "varri" toda a área do Parque Bensáude e do Estádio Universitário mas nada! Devo ter tido azar, mas por acaso sabem se nalgum destes locais há algum ponto em específico onde seja mais fácil observar?
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jun 17, 2017 10:21 am

Miguel Berkemeier escreveu:por acaso sabem se nalgum destes locais há algum ponto em específico onde seja mais fácil observar?

Eu costumo ver na parte superior do Parque Bensaúde.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por Miguel Berkemeier Sáb Jun 17, 2017 11:51 am

A parte superior é a parte mais alta, certo?
Mas costumas ver nalguma árvore em específico ou assim? É que na parte mais alta pelo que vi está tudo carregado de vegetação e não permite fazer observações a grande distância, não vi grandes poisos interessantes para psitacídeos. Os P. krameri e A. acuticaudata que vi por exemplo foram apenas a voar na parte de baixo do parque, mas já estou a ver que procurei mal na parte superior!
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jun 17, 2017 1:13 pm

Miguel Berkemeier escreveu:A parte superior é a parte mais alta, certo?

Sim

Miguel Berkemeier escreveu:Mas costumas ver nalguma árvore em específico ou assim?

Nos plátanos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus) - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Papagaio-do-senegal (Poicephalus senegalus)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos