Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EVOA - Ponta da Erva

+23
PedroSeixas
patriciaeluis
PNicolau
Jorge Saraiva
Paulo Alves
rduque
jmf
trataruga
alvaro nunes
Carlos Vilhena
paulo dias
Miguelito
JFMeneses
Inocêncio Oliveira
fmorais
pedro pombo
David Rodrigues
Gonçalo Elias
jheitor
José Frade
pedro121
RuiCaratao
Telmo Ribeiro
27 participantes

Página 8 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 8 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por patriciaeluis Ter Jun 24, 2014 3:49 pm

120 000 especies de aves no Evoa...
Andamos sempre a adiar mas um dia destes temos mesmo que ir visitar Smile

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=645758&tm=8&layout=123&visual=61
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 8 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jun 25, 2014 4:42 am

patriciaeluis escreveu:120 000 especies de aves no Evoa...

São 120 mil aves e não 120 mil espécies  Wink 
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 8 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por patriciaeluis Qua Jun 25, 2014 5:13 am

Gonçalo Elias escreveu:
patriciaeluis escreveu:120 000 especies de aves no Evoa...

São 120 mil aves e não 120 mil espécies  Wink 

ohhh já estava para comprar um cartão de 128 giga para ver se conseguia fotografar todas Sad

patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 8 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por David Rodrigues Sex Ago 01, 2014 1:50 pm

Gonçalo Elias escreveu:...
Em 2013 houve 3,5 milhões de visitantes a museus e grandes monumentos (cerca de 900 vezes mais que para o EVOA).
...

Gonçalo,
Nunca cheguei a comentar a tua mensagem, por falta de tempo. Agora não abunda mas as férias já estão mais perto...
Aqui vai: - podias ter comparado com o nº de utentes anuais do metro de Lisboa, que faria o mesmo sentido... Evil or Very Mad ... Laughing 

Se quiseres comparar, usa algo comparável. Por ex: compara com o nº de visitantes da RNET, RNES, RNDSJ, etc.

Seguindo a sugestão de Maçaricos no EVOA, se o EVOA existisse há mais anos talvez eu não fosse tão maçarico com as limícolas... What a Face 

O EVOA reabriu hoje!

www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 8 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Ago 01, 2014 2:08 pm

David Rodrigues escreveu:Se quiseres comparar, usa algo comparável. Por ex: compara com o nº de visitantes da RNET, RNES, RNDSJ, etc.

David, é claro que não é comparável. Eu comparei com algo pago, tu estás a sugerir que compare com algo gratuito. A isso chama-se manipulação de amostra  Twisted Evil 

David Rodrigues escreveu:O EVOA reabriu hoje!

Os horários não melhoraram nada:
NOVEMBRO A FEVEREIRO - 10H ÀS 17H
MARÇO A JUNHO E DE AGOSTO A OUTUBRO - 9H ÀS 19H

Nas duas melhores fases do dia (as primeiras duas horas depois do nascer do sol e as últimas duas horas antes do por-do-sol), o centro está encerrado.

Os preços continuam a ser elevados - parece que o facto de o número de visitas ter ficado aquém do esperado não fomentou uma revisão da tabela.

E depois tem esta parte fantástica: o site abre em inglês (parece que isso agora se tornou moda), mas a versão inglesa é muito mais pobre que a versão portuguesa, nem sequer tem informação sobre os preços... http://www.evoa.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=224&Itemid=585&lang=eng
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 8 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por David Rodrigues Ter Ago 19, 2014 2:55 pm

Gonçalo,

Compara os valores dos visitantes com os da RNET disponíveis em Visitantes AP e diz-me se o EVOA ajuda à divulgação da RNET e das aves em geral, ou não?...
Quanto aos horários, são mais que muitas as áreas protegidas que têm os centros interpretativos fechados ao fim de semana e funcionam sempre das 9 às 17h...
Se queres visitar o EVOA durante as melhores horas é só tornares-te membro e marcares na véspera, se quiseres ir de madrugada ou ir depois do horário normal - há um segurança que fica no local durante todo o período fora do horário normal!
A questão dos preços é sempre discutível, mas não seria por baixarem o preço para um décimo que iriam ter 10x mais visitantes.
O problema que referes do site tem a ver com o teu browser pois nos meus funciona sem problemas...
Passei pelo EVOA no Domingo e já tem muitos bichos e uma boa diversidade.

www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 8 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por pedro121 Ter Ago 19, 2014 3:12 pm

David Rodrigues escreveu:
Quanto aos horários, são mais que muitas as áreas protegidas que têm os centros interpretativos fechados ao fim de semana e funcionam sempre das 9 às 17h...

Sim, é um facto, mas quem desta comunidade em particular é que vai a uma reserva para ir ao centro interpretativo? só se for preciso ir á casa de banho.


David Rodrigues escreveu:A questão dos preços é sempre discutível, mas não seria por baixarem o preço para um décimo que iriam ter 10x mais visitantes.
Passei pelo EVOA no Domingo e já tem muitos bichos e uma boa diversidade.

É mais ou menos discutível David, eu continuo a achar o preço de bilhete caro, mas mais ainda do que o preço, mais ainda que os horários o que a mim e a muitos da comunidade preocupa é não sabermos o que está no Evoa numa dada altura. Se o Evoa quiser ter sucesso na comunidade tem que divulgar de forma consistente o que está lá para ser visto. E não, não estou a falar das raridades, essas é tão óbvio que não é necessário voltar a falar disso, mas o espaço teria tudo a ganhar se fossem divulgadas de forma consistente as aves que o utilizam.

Todas as semanas vão pessoas á "ponta da erva" ver aves, alguns passam lá o dia, basta ver no eBird para ver que todas as semanas há visitas, e agora cada vez mais com a migração, mas quantas dessas pessoas que passam ao lado de Evoa vão lá?

e porque é que não vão? por causa do horário? talvez, mas para os observadores mais importante que o horário será a maré, com a maré alta deve valer sempre a pena espreitar, será portanto o preço? pois não ajuda de facto, mas não é um impeditivo, o que realmente não ajuda é que vamos pagar sem saber o que podemos ver.

É um pouco como ir ao cinema sem saber qual é o filme.

portanto das duas uma, ou baixam o preço de modo a compensar o risco, ou divulgam o que está presente para "eliminar" o risco.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 8 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por HL Ter Ago 19, 2014 3:52 pm

Alguém tem ideia ou sabe onde existe info sobre a percentagem de visitantes estrangeiros e nacionais?
HL
HL

Número de Mensagens : 1440
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 8 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por pedro121 Ter Ago 19, 2014 4:02 pm

HL escreveu:Alguém tem ideia ou sabe onde existe info sobre a percentagem de visitantes estrangeiros e nacionais?

Também era interessante, e entre portadores de cartão e visitantes ocasionais
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 8 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por PNicolau Ter Ago 19, 2014 5:37 pm

Devo dizer que, baixar o preço para 3-5€, aumentaria o número de visitantes muito consideravelmente. Tal como o Pedro disse, pagar 12€ para ficar a ver Limosas ou marrequinhas? Cá fora há tantas ou mais e não é necessário pagar. Não compensa o risco, especialmente estando na gigantesca Ponta da Erva.

Daí que nunca tenha dado um tostão para entrar no EVOA. 12€ paguei eu em Camargue, que tinha dezenas de observatórios, num trajecto de 12km com montes de mesas para piqueniques e muito mais. 12€ não deve ser muito menos do que aquilo que se paga no oceanário ou no zoo, e o modo como se vêem os bichos é incomparável.

Claro que para o mercado dos birdwatchers puros, show off não interessa. Queremos ver aves, ponto final. Ora, em vez de dar 12€ prefiro ver os meus fiéis gansos ou temmincks cá fora, e mesmo as aves pouco usuais ou mais raras sempre vão sendo divulgadas pelos observadores com muita frequência, seja um abetouro, um esmerilhão ou um galeirão-de-crista. Já no EVOA ninguém sabe o que lá anda por isso de facto não compensa.
Por outro lado, quando vou à Lagoa Pequena, tenho todo o gosto em pagar 2.10€ mesmo que não veja nada. O sítio está limpo e arranjado, os observatórios são bons o suficiente, o local é lindo.

Claramente ninguém quer pagar 12€ nem perto para aceder ao EVOA, portanto a estratégia parece-me simples. Ainda para mais sou estudante, não trabalhador, e com esse preço almoço uma semana na minha cantina. Numa altura como estas, parece-me mesmo impensável.

Bom, fica aqui a opinião de um utilizador activo da Ponta da Erva.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 8 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por David Rodrigues Sex Ago 22, 2014 12:05 pm

pedro121 escreveu:
Sim, é um facto, mas quem desta comunidade em particular é que vai a uma reserva para ir ao centro interpretativo? só se for preciso ir á casa de banho.
P. Ramalho,
Pois a questão é que se confunde frequentemente o público em geral (os tais milhares de visitantes), com os "observadores de aves praticantes"... Shocked 
Outra questão relacionada com os centros interpretativos, é que se estes estiverem fechados geralmente significa que não são permitidas visitas nesses períodos... What a Face 
O EVOA tem a particularidade de fora do horário normal ser um pouco mais difícil de entrar, para quem não é membro... Twisted Evil 
Tens razão em dizer que o EVOA podia divulgar melhor o que lá existe (já dei algumas sugestões nesse sentido...), mas os bichos são dinâmicos e nada como passar por lá (ou telefonar...), e perguntar o que lá está - não se paga nada para ir ao edifício e perguntar... Laughing 

P. Nicolau,
Sim, a Ponta da Erva é muito interessante mas no EVOA consegues ver os bichos mais perto e com melhores condições. Neste momento há 5 observatórios (embora um seja mais para fotografia e ainda não tenha os acessos finalizados). Se nunca lá foste não percebo como avalias o que lá se passa... Rolling Eyes 
Se és visitante frequente a Ponta da Erva, deves lá ir pelo menos uma vez por mês. Se fosses membro do EVOA, as visitas ficavam-te nos valores que referes... What a Face

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 8 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por pedro121 Sex Ago 22, 2014 5:06 pm

[quote="David Rodrigues"]
David Rodrigues escreveu:Tens razão em dizer que o EVOA podia divulgar melhor o que lá existe (já dei algumas sugestões nesse sentido...), mas os bichos são dinâmicos e nada como passar por lá (ou telefonar...), e perguntar o que lá está - não se paga nada para ir ao edifício e perguntar... Laughing 

Sim, mas estamos em 2014, a internet existe para alguma coisa, fazer uma ronda diária e colocar a lista no eBird (por exemplo) seria uma forma simples de divulgar, a lista é depois facilmente divulgavel na pagina do Evoa facebook.

Isto só para dizer duas coisas, o modelo do Evoa é penso eu inspirado nas reservas inglesas, mas nas reservas inglesas há uma grande divulgação das aves presentes.

A única divulgação que vejo de aves interessantes és tu que a fazes, quando vais reportando os patos raros.

Quanto ao preço, podemos estar a discutir o mesmo daqui até à eternidade, no entanto parece-me a mim que não percebo nada de gestão que o preço do bilhete foi baseado em projecções demasiado optimistas.

Em contrapartida não acho o cartão um mau negocio, é um preço aceitável para quem vai muitas vezes á zona.

Bom, se espremermos este tópico as 3º principais queixas são o preço, o horário e a divulgação, se não querem baixar o preço, e não podem flexibilizar o horário (perfeitamente compreensível), ao menos apostem mais na divulgação.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 8 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por pedro121 Sex Ago 22, 2014 5:13 pm

David Rodrigues escreveu:
Pois a questão é que se confunde frequentemente o público em geral (os tais milhares de visitantes), com os "observadores de aves praticantes"... Shocked 

Sim, mas se eu acho que o preço é alto para um observador de aves médio, mais ainda para o publico em geral, não sei, mas para mim eles quando fizeram as projecções de entradas falharam no alvo.  Smile 

Mas pronto, vamos ver em Outubro-Novembro lá estarei, a não ser que alguém encontre alguma ave interessante e a divulge... Very Happy Very Happy 

e não precisa de ser uma raridade, umas narcejas-galegas a alimentarem-se a descoberto fariam sucesso, porzana porzana tambem.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 8 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Set 16, 2018 10:34 am

https://www.publico.pt/2018/09/13/local/noticia/no-evoa-ja-se-podem-ver-as-aves-a-partir-de-um-carro-electrico-1844001
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

EVOA - Ponta da Erva - Página 8 Empty Re: EVOA - Ponta da Erva

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 8 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos