A Migração

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A Migração

Mensagem  Admin em Ter Jul 01, 2008 1:38 am


Desde a antiguidade que os fenómenos de aparecimento e desaparecimento das aves angustiavam os naturalistas, que não tinham a certeza se as aves migravam ou hibernavam. A migração das aves é um dos fenómenos mais deslumbrantes e simultaneamente menos compreendidos da natureza. A migração é uma deslocação regular entre habitats, e não deve ser confundida com divagações, deslocações ocasionais e movimentos dispersivos.
As aves praticam frequentemente migrações sazonais. Grande parte das aves migradoras reproduz-se na Primavera e Verão em latitudes elevadas, aproveitando os dias longos e soalheiros, mas parte para latitudes mais baixas com a aproximação do Inverno.
Os custos energéticos e os riscos da migração, como predadores, más condições climatéricas, a caça, atropelamentos e colisão com edifícios, são muito elevados, deste modo nem todas as aves migram caso as condições ambientais permitam ou não a permanência no local. A indispensabilidade de migrar provém de várias condições, como os níveis hormonais da ave e alterações da duração do fotoperíodo.
O maior benefício da migração é possibilitar a vivacidade ao longo de todo o ano, não sendo necessário recorrer a hibernação permitindo às aves explorar recursos alimentares sazonais enquanto vivem em regiões com clima favorável.
Quando a época da migração se aproxima as aves tornam-se inquietas e o aumento das horas de luz no Inverno, através de um mecanismo hormonal, estimula a ave a comer em excesso e a armazenar reservas de gordura, que vão servir de combustível à migração.
Algumas espécies migram directamente para o seu destino, ao passo que outras param em determinados sítios para descansar e para se alimentar, restituindo as suas reservas.


Admin
Admin

Mensagens : 16
Data de inscrição : 04/06/2008

Ver perfil do usuário http://aves.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum