Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Reabilitação ecológica da Lagoa Pequena em Sesimbra

Ir para baixo

Reabilitação ecológica da Lagoa Pequena em Sesimbra Empty Reabilitação ecológica da Lagoa Pequena em Sesimbra

Mensagem por jheitor Qua Nov 28, 2012 4:44 am

Reabilitação ecológica da Lagoa Pequena em Sesimbra

27-11-2012

fonte:rostos.pt

Quatro anos após a SIMARSUL ter subscrito com a Quercus um compromisso de redução e compensação da pegada ecológica, os resultados estão à vista com uma melhoria da eficiência energética na atividade da empresa.

Comparando o cálculo da pegada, entre os anos de 2009 e 2011, período durante o qual a população servida pelas infraestruturas da SIMARSUL aumentou, em 2011, em cerca de 354.300 habitantes, constata-se que existe, mais uma vez, uma melhoria no desempenho da atividade da empresa, com uma diminuição dos consumos energéticos
Em parceria com a Quercus
SIMARSUL investiu na redução da sua pegada ecológica e apoiou a reabilitação ecológica da Lagoa Pequena

Quatro anos após a SIMARSUL ter subscrito com a Quercus um compromisso de redução e compensação da pegada ecológica, os resultados estão à vista com uma melhoria da eficiência energética na atividade da empresa. No decorrer deste quarto ano de implementação do projeto, a Quercus tem vindo a colaborar na avaliação da pegada ecológica associada à atividade da SIMARSUL, nomeadamente através do acompanhamento da implementação do plano de redução e na compensação de parte do impacte da sua atividade.

Comparando o cálculo da pegada, entre os anos de 2009 e 2011, período durante o qual a população servida pelas infraestruturas da SIMARSUL aumentou, em 2011, em cerca de 354.300 habitantes, constata-se que existe, mais uma vez, uma melhoria no desempenho da atividade da empresa, com uma diminuição dos consumos energéticos relativos ao tratamento do efluente, de 0,457 Kwh/m3, em 2009, para 0,445 Kwh/m3, em 2011, situação para a qual terá contribuído a entrada em funcionamento de infraestruturas com elevada capacidade de tratamento e com rendimentos otimizados, bem como o contínuo investimento em energias renováveis.

Este aspeto, aliado ao facto de existir, por parte dos seus colaboradores, uma atitude mais consciente relativamente aos consumos de energia nas infraestruturas, de combustíveis, de água e à produção de resíduos, significa que a empresa apresentou uma evolução muito positiva ao nível da eficiência na utilização dos recursos necessários à sua atividade.

Ao nível do investimento em “capital natural”, a Lagoa Pequena, no ano de 2012, foi alvo de uma grande intervenção de controlo do caniço, pois é necessário existir um equilíbrio entre superfícies de águas abertas sem populações de plantas aquáticas emergentes, mas com vegetação submersa como fonte de alimento para as aves aquáticas; e populações palustres em águas rasas para refúgio das aves. Em paralelo, estão já completamente concluídas as intervenções de criação de uma rede de percursos e de observatórios para apoio à visitação, essenciais à correta interpretação dos habitats e espécies de fauna, pelo que o espaço pode já ser visitado às quartas-feiras, sextas-feiras e sábados, entre as 9:30 e as 12:30 horas (período da manhã) e as 14:00 e as 18:00 horas (período da tarde). O espaço dispõe, também, de contactos para a sua visitação, nomeadamente o endereço eletrónico info.lagoapequena@gmail.com e o número de telefone 93 998 22 92.

Complementarmente, e a nível interno, a SIMARSUL implementou diversas ações para redução do impacte ambiental, através da continuada formação dos seus colaboradores, visando a melhoria nas práticas da gestão de recursos, produção de resíduos, ações de sensibilização, diagnóstico energético e investimento em energias renováveis. Externamente, a SIMARSUL, em parceria, promoveu ações de sensibilização públicas junto da comunidade, procurando contribuir para uma maior consciencialização da população no que respeita à importância da poupança de água, à eficiência energética e à preservação da biodiversidade.
Lisboa, 27 de novembro de 2012

A Direção Nacional da
Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza



http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=261568&mostra=2

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos