Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Migração da Acrocephalus paludicola

5 participantes

Ir para baixo

 Migração da Acrocephalus paludicola Empty Migração da Acrocephalus paludicola

Mensagem por Carlos Vilhena Qua Jan 16, 2013 2:59 pm

http://www.birdlife.org/datazone/sowb/casestudy/24

_________________
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

 Migração da Acrocephalus paludicola Empty Re: Migração da Acrocephalus paludicola

Mensagem por Paulo Alves Qua Jan 16, 2013 4:10 pm

Uma espécie muito interessante. Queria pôr-lhe o olho em cima este ano Rolling Eyes
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

 Migração da Acrocephalus paludicola Empty Re: Migração da Acrocephalus paludicola

Mensagem por pedro121 Qui Jan 17, 2013 2:17 am

Paulo Alves escreveu:Uma espécie muito interessante. Queria pôr-lhe o olho em cima este ano Rolling Eyes

Este ano é capaz de ser um bom ano, o ano passado as áreas de habitat adequado estavam todas secas na minha zona, tive que ir ao Salreu para ver um, mas este ano se continuar assim, vou tentar na zona, a chave é tentar nas ultimas semanas de Agosto, depois de ventos de leste nocturnos e em zonas de habitat adequados.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 Migração da Acrocephalus paludicola Empty Re: Migração da Acrocephalus paludicola

Mensagem por Paulo Alves Qui Jan 17, 2013 3:05 am

pedro121 escreveu:em zonas de habitat adequados.

Pela tua experiência qual o habitat preferencial da espécie na migração Pedro?
Caniçal alagado?
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

 Migração da Acrocephalus paludicola Empty Re: Migração da Acrocephalus paludicola

Mensagem por pedro121 Qui Jan 17, 2013 3:48 am

Paulo Alves escreveu:
Pela tua experiência qual o habitat preferencial da espécie na migração Pedro?
Caniçal alagado?

Arrozal com Typha angustifolia, mas qualquer zona alagada com herbáceas com alguma altura fora de agua e vegetação mais alta perto para abrigo parece-me boa, assim como valas em campos humidos/alagados etc...

não me parece de todo que caniçal seja uma boa opção o que alias se reflecte no reduzido numero de capturas em caniçal realizadas em Portugal. Uma boa estrategia é em Março /Abril verificar as áreas potencialmente boas para Porzana pusila porque será nesse género de habitat que em Agosto irão aparecer as felosas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 Migração da Acrocephalus paludicola Empty Re: Migração da Acrocephalus paludicola

Mensagem por Paulo Alves Qui Jan 17, 2013 4:14 am

pedro121 escreveu:
Paulo Alves escreveu:
Pela tua experiência qual o habitat preferencial da espécie na migração Pedro?
Caniçal alagado?

Arrozal com Typha angustifolia, mas qualquer zona alagada com herbáceas com alguma altura fora de agua e vegetação mais alta perto para abrigo parece-me boa, assim como valas em campos humidos/alagados etc...

não me parece de todo que caniçal seja uma boa opção o que alias se reflecte no reduzido numero de capturas em caniçal realizadas em Portugal. Uma boa estrategia é em Março /Abril verificar as áreas potencialmente boas para Porzana pusila porque será nesse género de habitat que em Agosto irão aparecer as felosas.

Estava a tentar "encontrar" esse habitat no Boquilobo, algumas áreas poderão ser adequadas.
O problema é que em Agosto grande parte da área que se encontra alagada em Março/Abril se encontra completamente seca em Agosto.

Quando falei em caniçal estava a referir-me a Typhas.

Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

 Migração da Acrocephalus paludicola Empty Re: Migração da Acrocephalus paludicola

Mensagem por pedro121 Qui Jan 17, 2013 4:34 am

Paulo Alves escreveu:

Estava a tentar "encontrar" esse habitat no Boquilobo, algumas áreas poderão ser adequadas.
O problema é que em Agosto grande parte da área que se encontra alagada em Março/Abril se encontra completamente seca em Agosto.
Quando falei em caniçal estava a referir-me a Typhas.

Pois, esse é o problema que eu tive, as áreas aqui ao pé com potencial estavam completamente secas em Agosto, mas este ano está a ser muito mais húmido, pode ser que se aguentem.

E tens sempre a hipótese de ir ao Salreu que esse não seca, embora fosse mais interessante descobrir outros pontos de paragem.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

 Migração da Acrocephalus paludicola Empty Re: Migração da Acrocephalus paludicola

Mensagem por Teresa C Sáb Ago 10, 2019 3:14 am

Estava a tentar perceber porque é que não há registos de aquática na lezíria de VFX. Pelo que vejo será porque geralmente em Agosto estes arrozais estão secos, certo? Mas de qualquer maneira as valas têm água e as lagoas do EVOA têm sempre água e taboa... pelo que me disseram o sítio onde as costumam ver em Salreu é uma vala larga. Nos campos do Lis viram-na onde, na ´lagoa' ou numa vala?

Teresa C

Número de Mensagens : 1947
Data de inscrição : 25/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

 Migração da Acrocephalus paludicola Empty Re: Migração da Acrocephalus paludicola

Mensagem por Samuel Patinha Sáb Ago 10, 2019 3:59 am

elas gostam de terrenos alagados (com cerca de um palmo de água) e com vegetação rasteira, não necessariamente arrozal

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 872
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

 Migração da Acrocephalus paludicola Empty Re: Migração da Acrocephalus paludicola

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos