Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como condenar uma ilustracao (perigos do decalque)

3 participantes

Ir para baixo

Como condenar uma ilustracao (perigos do decalque) Empty Como condenar uma ilustracao (perigos do decalque)

Mensagem por Pedro Fernandes Sex Out 03, 2008 7:08 am

Na sequencia do que aqui foi dito acerca de transposicao directa de uma foto para uma ilustracao, ponho aqui um exemplo de uma foto que - se usada tal qual como aqui esta - nao daria uma boa ilustracao, por mais que uma pessoa se tente defender "ah, mas tenho uma foto que esta tal e qual!"
Mandaram-me esta foto recentemente de um abutre do Novo Mundo (Cathartes aura), que me parece um optimo exemplo disto.


Como condenar uma ilustracao (perigos do decalque) Tuvu10


Aquela asa esquerda, do modo como a foto foi tirada, ficaria um desastre numa ilustracao - apesar de a aceitarmos sem problemas na foto. Era caso de, se quisessemos usar a foto, investir algum tempo em reconstruir a ponta asa de modo a ficar mais convincente na ilustracao, talvez mostrar um pouco curvado para dentro, ou 'desdobra-la' um bocadinho para fora de modo a individualizar as primarias. Na foto a pose resulta. Na ilustracao seria preciso algum cuidado para evitar uma rejeicao automatica (vulgo 'cisma') da parte de quem ve. Smile

Foto gentilmente cedida por Jennifer Parks.
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Como condenar uma ilustracao (perigos do decalque) Empty Re: Como condenar uma ilustracao (perigos do decalque)

Mensagem por Correia Sex Out 03, 2008 4:13 pm

Olá Pedro,

tu falas da asa esquerda e agora eu falarei da asa direita!

Mais uma vez temos de ter em conta que fotografia e ilustração são processos completamente diferentes, com objectivos tb eles diferentes. Passo a descriminar:

enquanto que na fotografia a profundidade de campo ajuda a contextualizar posições ou posturas "menos ortodoxas", a ilustração tem por um dos objectivos anular a profundidade de campo de modo permitir a leitura do bitcho como um todo. Isto quer dizer que ao representar este buitre com a asa direita perpendicular ao plano do observador e anulando o desfocado inerente à profundidade de campo, vamos estar a criar uma leitura conflituosa... desagradável à vista!

Acho que a melhor forma de contornar este problema seria representar esta asa mais aberta ou mais fechada de modo a permitir mostrar melhor as rémiges e assim evitar... coisas estranhas Shocked

1 Abraço

Marco
Correia
Correia

Número de Mensagens : 97
Idade : 50
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como condenar uma ilustracao (perigos do decalque) Empty Re: Como condenar uma ilustracao (perigos do decalque)

Mensagem por Paulo Alves Sex Out 03, 2008 4:52 pm

Marco acho que o Pedro estava a falar dessa asa direita, mas por engano referiu a asa esquerda...

Abraço!
Paulo Alves
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Como condenar uma ilustracao (perigos do decalque) Empty Re: Como condenar uma ilustracao (perigos do decalque)

Mensagem por Pedro Fernandes Sex Out 03, 2008 8:06 pm

Sim, asa direita do bitcho, esquerda de quem ve a foto. Smile
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Como condenar uma ilustracao (perigos do decalque) Empty Re: Como condenar uma ilustracao (perigos do decalque)

Mensagem por Correia Sáb Out 04, 2008 3:03 pm

Nesse caso ficou mais uma achega!!! Razz
Correia
Correia

Número de Mensagens : 97
Idade : 50
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Como condenar uma ilustracao (perigos do decalque) Empty Re: Como condenar uma ilustracao (perigos do decalque)

Mensagem por Pedro Fernandes Dom Out 05, 2008 2:47 pm

Era o que se queria... Wink
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Como condenar uma ilustracao (perigos do decalque) Empty Re: Como condenar uma ilustracao (perigos do decalque)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos