Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nove animais selvagens devolvidos à natureza na Região Centro

Ir para baixo

Nove animais selvagens devolvidos à natureza na Região Centro Empty Nove animais selvagens devolvidos à natureza na Região Centro

Mensagem por Carlos Vilhena Ter Mar 19, 2013 4:10 pm

Animais vão ser libertados nos concelhos de Manteigas, Gouveia, Seia e Coimbra

Fonte:www.publico.pt
Data: 2013.03.19

O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) vai devolver à natureza oito aves e um mamífero em quatro concelhos da Região Centro, entre quinta-feira e 5 de Abril.

Vão ser devolvidos ao seu habitat natural, nos concelhos de Manteigas, Gouveia, Seia e Coimbra, cinco águias-de-asa-redonda, uma gineta, um peneireiro-vulgar, uma coruja-do-mato e um milhafre-preto, que têm estado em recuperação no centro, instalado em Gouveia.

“Na maior parte dos casos, [os animais] foram encontrados, feridos, por particulares, nos campos ou próximo de suas casas, e foram entregues ao Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente da GNR e a uma área protegida, que depois os levaram ao CERVAS”, contou à Lusa Ricardo Brandão, coordenador do centro. Os animais selvagens entraram no CERVAS “no final de 2012 e início de 2013”, sendo agora libertados após a passagem dos meses mais frios, “para facilitar o regresso à vida normal”.

População está convidada
A maior parte das acções de devolução dos animais selvagens à natureza é organizada em parceria com autarquias, no âmbito da celebração do Dia da Floresta ou da Semana da Floresta. Como acontece habitualmente, “todas as acções são abertas à participação da população, com particular destaque para as escolas”, assinala o coordenador do centro.

A primeira iniciativa realiza-se pelas 10h de quinta-feira, em Manteigas, com a devolução à natureza de uma águia-de-asa-redonda, seguindo-se Gouveia, no sábado, pelas 18h, com a libertação de uma gineta (mamífero carnívoro).

No dia 26 de Março (terça-feira) realizam-se duas actividades no concelho de Seia, uma em Valezim, pelas 15h (devolução de um peneireiro-vulgar), e outra em São Romão, às 17h (libertação de uma coruja-do-mato).

No dia 2 de Abril, às 10h30, será libertada uma águia-de-asa-redonda em Gouveia. No dia seguinte haverá acções em Vila Nova de Tazem (Gouveia), pelas 10h30, para devolução à natureza de uma águia-de-asa-redonda e em Coimbra, às 16h30, na Escola Universitária Vasco da Gama, para libertação de um milhafre-preto.

A jornada do CERVAS termina no concelho de Gouveia, com a libertação de duas águias-de-asa-redonda, uma pelas 15h30 do dia 4 de Abril, no Curral do Negro, e outra às 12h do dia seguinte, em Moimenta da Serra.

O CERVAS é uma estrutura que pertence ao Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade e ao Parque Natural da Serra da Estrela, que se encontra actualmente sob a gestão da Associação Aldeia. O centro tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitats.


http://www.publico.pt/ecosfera/noticia/nove-animais-selvagens-devolvidos-a-natureza-na-regiao-centro-1588326

_________________
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos