Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Censo aos milhafres envolveu 900 voluntários em seis anos

Ir para baixo

Censo aos milhafres envolveu 900 voluntários em seis anos Empty Censo aos milhafres envolveu 900 voluntários em seis anos

Mensagem por jheitor Qua Mar 20, 2013 12:40 pm

Censo aos milhafres envolveu 900 voluntários em seis anos

fonte : Lusa/AO Online / Regional /

20-03-2013, 12:39

As edições do Censo de Milhafres que decorrem desde 2006, contaram com o envolvimento de cerca de 900 voluntários, que recolheram dados que permitem avaliar o estado da população desta ave, a mais emblemática do arquipélago.


“Ao longo dos anos tem sido possível envolver centenas de voluntários. Já estamos com o esforço de cerca de 900 voluntários nestas edições”, disse à Lusa Carla Veríssimo, da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), que promove a iniciativa desde 2006.

No sábado e no domingo, a SPEA realiza, pela oitava vez, um censo desta espécie, em sete das nove ilhas dos Açores, à exceção das Flores e do Corvo, onde não existem milhafres. Uma contagem que se realiza também no arquipélago da Madeira, onde a ave é conhecida como Manta.

Carla Veríssimo sublinhou que o projeto tem permitido constatar que "a população daquela espécie está estável", desde 2006 até à atualidade, "a nível de aves por quilómetro" e a ideia será "continuar a obter mais dados" para "continuar a desenvolver este gráfico de estimativas".

Segundo a SPEA, "em 2012, nos Açores, com o esforço de 169 voluntários, foi possível avistar 552 milhafres nos cerca de 1.800 quilómetros percorridos", enquanto na Madeira os "36 voluntários percorreram cerca de 420 quilómetros e registaram 32 mantas".

Além de envolver a população, "quem de facto acaba por conhecer melhor certos comportamentos e habitats preferidos pela espécie", Carla Veríssimo disse que o projeto científico permite também "uma base de dados com resultados que só são possíveis devido à participação e ao contributo destes voluntários" e assim "estimar um número para a população de milhafres, pouco estudada no arquipélago".

"É a Cidadania na Ciência (Citizen Science), que permite a participação de qualquer pessoa em projetos de ciência mesmo que não tenham conhecimentos específicos", sublinhou, frisando que no caso concreto do censo aos milhafres um participante "basicamente só precisa de saber distinguir" esta ave de rapina e preencher posteriormente uma ficha com os quilómetros percorridos e cada quilómetro onde é feita a observação.

Carla Veríssimo referiu que o objetivo é tentar fazer a observação "nos mais variados locais", porque "o não observar milhafres no dia do censo é também resultado", lembrando que a espécie pode ser avistada em zonas florestais, áreas costeiras, de pastagens e até mesmo zona urbanas, pelo que a participação dos voluntários "é fundamental".

Conhecido nos Açores como Milhafre ou Queimado (Buteo buteo rothschildi) e na Madeira como Manta (Buteo buteo harterti), esta espécie possui um estatuto de conservação pouco preocupante.

No entanto, desempenha um papel ecológico fundamental, nomeadamente no controlo de certas pragas (ratos e coelhos).
http://www.acorianooriental.pt/noticia/censo-aos-milhafres-envolveu-900-voluntarios-em-seis-anos

_________________
cumprimentos José Heitor
minha galeria: http://500px.com/jheitor
no flikr : http://www.flickr.com/photos/75903801@N07/
project noah: http://www.projectnoah.org/users/jheitor
olhares : http://olhares.sapo.pt/jheitor1963/
National Geografic ; http://yourshot.nationalgeographic.com/profile/1032967/
jheitor
jheitor

Número de Mensagens : 11723
Idade : 61
Local : cacem
Data de inscrição : 25/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos