Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma visita pelo Sapal de Corroios

Ir para baixo

Uma visita pelo Sapal de Corroios Empty Uma visita pelo Sapal de Corroios

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Mar 22, 2013 2:34 pm

Uma visita pelo Sapal de Corroios
Data: 14 de Março de 2013
Fonte: setubalnarede.pt

Partindo do Moinho de Maré de Corroios, inicia-se um percurso denominado por “Circuito Interpretativo do Moinho de Maré à Ponta-dos-Corvos”. Definido em 2006 pelo Grupo Flamingo, é possível observar ao longo deste percurso toda uma diversidade florística e de avifauna que rapidamente nos salta à vista, revelando uma riqueza escondida dentro do Concelho do Seixal.

O percurso termina na Ponta-dos-Corvos, nome que deve aos numerosos corvos-marinhos que no final do dia costumam descansar nas árvores mortas, tendo como pano de fundo a paisagem característica da Baía do Seixal.

Esta zona é um local frequentado por veraneantes devido à sua praia, assim como a uma bela vista panorâmica do Rio Tejo e Sapal de Corroios. No entanto, ainda se encontra bastante abandonada – facto facilmente observável pelo lixo existente e crescente degradação - sendo pouco conhecido pela maior parte da população.

Para contrariar esta tendência, o Grupo Flamingo prevê para este local, num futuro próximo, a continuidade de um projeto de valorização para esta zona, que teve início com o percurso acima mencionado, através da implementação de um posto de observação de aves e outras estruturas de apoio. Estas por sua vez irão permitir aos visitantes aproveitar o que esta área tem de melhor, promovendo uma sensibilização através de vivências práticas, permitindo uma maior envolvência da população, e deste modo estimulando uma afinidade que esperamos se reflita numa maior vontade de proteção do local, e consequentemente, da Biodiversidade aí existente.

Assim, pretende-se envolver a população na proteção deste espaço natural através das mais variadas ações de sensibilização, tendo como exemplo a próxima iniciativa prevista para este local que consiste numa recolha de resíduos realizada no âmbito do evento Limpar Portugal 2013. Para tal, contamos com a ajuda de todos os voluntários interessados em unir-se ao Grupo Flamingo para tornar este local tão único num espaço de vivência e partilha para a comunidade. Para participar basta inscrever-se (obrigatório) no site www.amoportugal.org, ou contactar o Grupo Flamingo através do geral@grupoflamingo.org ou do 96 95 94 630.

http://www.setubalnarede.pt/content/index.php?action=articlesDetailFo&rec=19205
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25557
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos