Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

8º Censo aponta para população total de mantas na ordem dos 200 indivíduos

Ir para baixo

8º Censo aponta para população total de mantas na ordem dos 200 indivíduos Empty 8º Censo aponta para população total de mantas na ordem dos 200 indivíduos

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jun 19, 2013 3:58 am

8º Censo aponta para população total de mantas na ordem dos 200 indivíduos

Data: 18 de Junho de 2013
Fonte:  jornaldamadeira.pt


8º Censo aponta para população total de mantas na ordem dos 200 indivíduos Manta

São já conhecidos os resultados do 8º Censo de Mantas, que decorreu nos dias 23 e 24 de março de 2013 e envolveu diversos voluntários que contabilizaram os exemplares desta ave de rapina. Nesta edição foram avistadas 45 aves em cerca de 400 quilómetros percorridos. Os dados recolhidos ao longo dos últimos anos apontam para uma população total de mantas na ordem dos 200 indivíduos no arquipélago da Madeira.
  
O Censo de Mantas é um projeto coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), que decorre em paralelo na Madeira e nos Açores (onde esta ave é conhecida por milhafre).
 
A recolha de informação depende do contributo de voluntários e insere-se num projeto de cidadania para a ciência que procura estimar o tamanho e a situação das populações de mantas. A colaboração do máximo de voluntários é essencial para obter dados robustos sobre o estado desta espécie em cada ilha dos arquipélagos.
 
Este censo, para além de ser importante para obter informação sobre as mantas, é ainda uma forma divertida de aprender e de passar algum tempo com amigos e família.
Em 2013, no arquipélago da Madeira, com o esforço de 21 voluntários foi possível avistar 45 mantas, nos cerca de 400 quilómetros percorridos. Na Região, entre 2006 e 2013, registam-se 651 mantas nos cerca de 5.000 quilómetros efetuados em 108 percursos.

O Censo de Mantas é um importante contributo na identificação das tendências populacionais da espécie, aferindo se o seu número está a aumentar ou a diminuir, alertando para situações de perigo desta ave emblemática do arquipélago.

Apesar do erro inerente a este tipo de dados, cuja recolha depende do número de voluntários que participa em cada ano e em cada ilha, e das flutuações anuais normalmente expetáveis em espécies selvagens, as populações de mantas parecem estáveis, quer nos Açores quer na Madeira.

http://online.jornaldamadeira.pt/artigos/8%C2%BA-censo-aponta-para-popula%C3%A7%C3%A3o-total-de-mantas-na-ordem-dos-200-indiv%C3%ADduos


Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos