Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cantos durante a noite

+10
pedro121
João Tomás
PNicolau
Paulo Lemos
Ricardo Melo
Carlos Pacheco
António Beira Alta
paulo dias
pedrocardia
Gonçalo Elias
14 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por João Tomás Qui maio 11, 2017 3:55 am

Paulo Lemos escreveu:Faz-te confusão? A mim também. Mas o mundo não acaba aqui, nem hoje.

Confusão? Não me faz qualquer confusão, apenas estava a sugerir. Até porque cada um é livre e não há qualquer obrigação em "divulgar" os dados que obtém Smile Apenas estava a sugerir porque está mais do que provado que os birdwatchers em Portugal são capazes de produzir muita ciência.
Paulo Lemos escreveu:Os mesmos locais, para esta espécie (se não me engano sem números, mas sim os 1ª registos nas respectivas quadriculas), são os mesmos que dei para o antigo atlas, após ter contactado o ICNF (salvo erro) a informar que tinha informação interessante sobre algumas espécies (nunca me dispus a sistemáticas nem nunca percebi como funcionavam). Nada sei depois disso, desconheço o projecto e o resultado... portanto, talvez esta informação não sirva para nada. Ou talvez sirva, e se for útil para já, pois e só pedir aos responsáveis os dados.

O 2º atlas? Ou primeiro? Não percebi!

Paulo Lemos escreveu:Nos últimos anos (portanto muito mais recente do que a minha idade), proliferaram "n+1" portais nacionais e globais como bases de dados, já para não falar de bases de dados de "grupos", "associações" e tantos projectos afins... e até "pessoas" pareceram organizar por si só, uma "base" de determinado local. Por mais entusiasmado que fiquei com as iniciativas deste género e potencialidades (terá havido alguém mais entusiasmado?), digamos que, "uns mais do que outros" confiando ou desconfiando", atraindo-me ou desagradando-me (e até dos projectos internacionais já ouvi falar "mal")... só entrarei de facto num, após devido estudo sobre o assunto e projecto, sobre quem o gere, e sobre o meu contributo e objectivos nele.

E qual é já agora?

Paulo Lemos escreveu:Por outro lado, o "tipo" de informação que costumo procurar e recolher no campo (que raramente é observação sistemática... e quando o é, é muito especifica) tem outras vocações, que não encontram nesses sites o melhor palco para apresentação. No entanto, não é fácil e sim moroso apresentá-los pela via mais apropriada, requer imensa investigação, disponibilidade, ajuda e mais coisas (que me faltam, bem como meios e acessibilidade no geral).

Depois, há a questão da "sensibilidade" da própria informação, no meu desconhecimento de como, actualmente, se a usa, de como a usa, de quem a usa (seja no meio académico, investigação ou outro... e por todo o lado já vi ou confirmei muitos métodos que me desagradam(!)). Questiono também o problema da sua acessibilidade ao publico. É mais do que uma mera questão de princípios ou de éticas (que nem as defini para mim como contribuidor, nem vi bem definidas nos projectos ou não os estudei ainda, com tempo e "cabeça" para tal).


Já agora, também não sou uma espécie de dissidente de qualquer assunto nem projecto, sistema ou da sociedade (apesar de acreditar realmente haverem por aí muitos "e bons" dissidentes, sem impacto positivo nisso, o que é uma pena).
Bem... aparentemente, também me tirou do sério uma espécie de onda "publish or die" ou pretextos afins, ou um novo "yuppismo" (académico?!), que singra por aí. Entre outras coisas de gente melindrada e outros "chicos-pretextos" e sei lá mais o quê.

Por fim, já me "gasto" demais nestes assuntos, do que a minha vida e posses podem sustentar (ou melhor: para variar, devia fazer mais por ela, em vez de andar mais "ao bichos"?)
Bem... venham lá agora sugerir que ando "às avessas", devendo contribuir em vez de me "armar em parvo" Wink.

Só para não parecer tanto offtopic, regista isto "como o meu canto durante a noite" What a Face .

Eu não consigo ser tão pessimista e desconfiado mas como já disse ninguém é obrigado a divulgar os dados que obtém Smile Embora ache que obter dados e não se divulgar seja pouco consequente no que respeita às questões da consciencialização, sensibilização e protecção da fauna e floras.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por Gonçalo Elias Qui maio 11, 2017 4:47 am

Paulo Lemos escreveu:Por outro lado, o "tipo" de informação que costumo procurar e recolher no campo (que raramente é observação sistemática... e quando o é, é muito especifica) tem outras vocações, que não encontram nesses sites o melhor palco para apresentação.

Já o Forum Aves parece agradar-te mais como "palco" Laughing
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por Paulo Lemos Qui maio 11, 2017 7:49 am

João Tomás escreveu:

O 2º atlas? Ou primeiro? Não percebi!

E qual é já agora?

Eu não consigo ser tão pessimista e desconfiado mas como já disse ninguém é obrigado a divulgar os dados que obtém Smile  Embora ache que obter dados e não se divulgar seja pouco consequente no que respeita às questões da consciencialização, sensibilização e protecção da fauna e floras.


- O Atlas anterior ao que se está a elaborar.

- Não há nenhum projecto em particular escolhido (está nesse ponto) ou podem ser vários. Mas quantos menos e mais generalistas, melhor para mim (porquê um só de aves, se elas são +- 5% do que observo numa saída?).

- Não é uma questão de pessimismo. Há outras.

Gonçalo Elias escreveu:

Já o Forum Aves parece agradar-te mais como "palco" Laughing

Se o forum é palco para alguma coisa, difere do tipo de "exposição" que apresentaria nalgum site ou publicação. É de resposta e participação mais livres (para a critica directa também e discussão, em qualquer dos sentidos), e menos exigente quanto aos dados, podendo na mesma servir como exemplos, ideias, advertências ou dicas ocasionais. Que valem o que valem com menos compromisso...
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por pedro121 Qui maio 11, 2017 8:13 am

Para o pessoal que tem interesse por múltiplos grupos para alem das aves a dificuldade é escolher a plataforma.

A oferta é muita e é um caso típico de VHS vs BETA escolher a plataforma errada vai ser chato.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por João Tomás Qui maio 11, 2017 3:26 pm

Paulo Lemos escreveu:- O Atlas anterior ao que se está a elaborar.

Mas no mapa apresentado no atlas para o Cap ruf tem uns registos de nidificação no litoral oeste. Provavelmente serão os teus, não?
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por Paulo Lemos Sex maio 12, 2017 3:45 pm

Devem ser. São 4 localizações, o que deu, se bem me recordo, 2 ou 3 quadriculas no mapa. Zonas Oeste de Pinhal (Óbidos), esse ouve-se das muralhas, Áreas da poça do vau (2 casais) e mais longe algures de caminho para a Lourinhã (canto de macho vários anos consecutivos). Todos perto de árvores e ninhos sob elas, anualmente.

Observo a "olho" essa espécie mais a norte (Beiras) mas não tenho confirmações e são já é tarde no ano. Mas os nidificantes, que aliás podem criar tardios, e especialmente os juvenis, costumam permanecer "fixos" nos territórios até ao fim do Verão... portanto não sei o que pensar.
Como estas espécies caçam bem longe do território e voltam ao mesmo, pior ainda será para localizar as zonas de cria e tentar ouvir cantos na época mais fiável.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por João Tomás Sáb maio 13, 2017 5:19 pm

Paulo Lemos escreveu:Os mesmos locais, para esta espécie (se não me engano sem números, mas sim os 1ª registos nas respectivas quadriculas), são os mesmos que dei para o antigo atlas, após ter contactado o ICNF (salvo erro) a informar que tinha informação interessante sobre algumas espécies (nunca me dispus a sistemáticas nem nunca percebi como funcionavam). Nada sei depois disso, desconheço o projecto e o resultado... portanto, talvez esta informação não sirva para nada. Ou talvez sirva, e se for útil para já, pois e só pedir aos responsáveis os dados.

Então desconhecias a existência de um segundo atlas? Epá eu fico mesmo confuso, enfim!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por Paulo Lemos Dom maio 14, 2017 3:49 pm

Bem... eu também já estou a ficar.
Qual segundo? O que se está a elaborar? Para este cujos trabalhos de campo decorrem ainda não dei nenhuma contribuição com dados enviados.
Ou referes-te ao que se concluiu em meados de 2000 (pelos menos os trabalhos de campo), salvo erro?

Já que estou com a mão na massa, tenho outra espécie "curiosa". Nas áreas descampadas (de areias com vegetação rasa) a litoral Norte da Nazaré, vi ontem pela janela do carro um chasco preto (ou uma forma preta de outro?). Era sem duvida um chasco, todo preto menos na cauda. Hoje ocupei toda a tarde em busca dele e não vi nada. Estes tipos de área costeira têm sido prospectadas, poderá haver destas surpresas, ou será um animal passageiro (em Maio...) e não perco mais tempo?
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por João Tomás Dom maio 14, 2017 3:52 pm

Paulo Lemos escreveu:Nada sei depois disso, desconheço o projecto e o resultado... portanto, talvez esta informação não sirva para nada. Ou talvez sirva, e se for útil para já, pois e só pedir aos responsáveis os dados.

Que querias dizer com isto?
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por João Tomás Dom maio 14, 2017 3:54 pm

Paulo Lemos escreveu:Já que estou com a mão na massa, tenho outra espécie "curiosa". Nas áreas descampadas (de areias com vegetação rasa) a litoral Norte da Nazaré, vi ontem pela janela do carro um chasco preto (ou uma forma preta de outro?). Era sem duvida um chasco, todo preto menos na cauda. Hoje ocupei toda a tarde em busca dele e não vi nada. Estes tipos de área costeira têm sido prospectadas, poderá haver destas surpresas, ou será um animal passageiro (em Maio...) e não perco mais tempo?

Se for um chasco-preto ou uma forma escura de um outro chasco vale sempre a pena ir lá e investir algum tempo. Se for um rabirruivo-preto não x)
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por Gonçalo Elias Dom maio 14, 2017 4:03 pm

Por favor recentrem-se no tema do tópico, ou então eu posso separar a parte que nada tem a ver com cantos nocturnos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por Paulo Lemos Dom maio 14, 2017 4:16 pm

João Tomás escreveu:
Paulo Lemos escreveu:Nada sei depois disso, desconheço o projecto e o resultado... portanto, talvez esta informação não sirva para nada. Ou talvez sirva, e se for útil para já, pois e só pedir aos responsáveis os dados.

Que querias dizer com isto?

Quis dizer que durante anos não sabia que tinha sido publicado, e como até hoje não o adquiri, nem sabia se a informação lá consta (pelos vistos sim).
Portanto, se te interessam as zonas onde confirmei os Cap. ruf., são essas mesmas ainda hoje.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por Agostinho_MRCM Qua Nov 29, 2017 10:14 am

Ontem pelas 4am no centro de Coimbra ouvi vários cantos entre diferentes núcleos de arvoredo urbano, mas que não consegui distinguir. Penso que seja pintassilgo, carriça ou rouxinol. Qual o mais provável a estas horas e em ambientes com luz artificial?

O mais engraçado é que foi imediatamente a seguir a dissipar-se um intenso nevoeiro que se fez sentir pelas 3 da manhã. Será que as aves confundiram este nevoeiro com o matinal?


Última edição por Agostinho_MRCM em Qua Nov 29, 2017 1:42 pm, editado 1 vez(es)
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 445
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Nov 29, 2017 11:46 am

Olá, Agostinho

Provavelmente seria uma carriça.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por Agostinho_MRCM Qua Nov 29, 2017 1:43 pm

Gilberto Pinelas escreveu:Olá, Agostinho

Provavelmente seria uma carriça.

Obrigado, é possível, mas estava a ouvir demasiado longe para distinguir correctamente ou gravar.
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 445
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 29, 2017 1:58 pm

rouxinóis nesta altura estão em África
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por Paulo Lemos Qua Nov 29, 2017 3:51 pm

E a mais comum: piscos?

Mas há tantas (o canto vinha mesmo das árvores?), que sem gravação isto dava uma longa lista.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por Agostinho_MRCM Qua Dez 20, 2017 5:57 am

Paulo Lemos escreveu:E a mais comum: piscos?

Mas há tantas (o canto vinha mesmo das árvores?), que sem gravação isto dava uma longa lista.

Ouvi novamente esta noite, e com a discussão que está a ocorrer com o tordo-ruivo, nem sei se não será o mesmo call. Vou tentar gravar e postar no forum.
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 445
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por Paulo Lemos Qua Dez 20, 2017 9:11 am

"Canto" ou "call"? Sim, é melhor gravar...
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por Paulo Lemos Ter Jan 02, 2018 3:23 pm

Os melros "já" cantam nas Caldas.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por Paulo Lemos Sáb Jan 27, 2018 7:39 pm

Xi tá bravo..
Desde às 2h pelo menos, "o cartaxo" (dos que costumam ser teimosos a nidificar aqui: https://www.google.pt/maps/@39.4122177,-9.1401082,87m/data=!3m1!1e3, quase não faz pausa entre estrofes a alta voz, pousado aqui: https://www.google.pt/maps/place/39%C2%B024'47.2%22N+9%C2%B008'20.1%22W/@39.413108,-9.1394625,207m/data=!3m2!1e3!4b1!4m6!3m5!1s0x0:0x0!7e2!8m2!3d39.4131067!4d-9.1389142. , ou como de costume também, na rotunda.
Quando passei, fugiu para uma das varandas.

É dos "que se recusam a sair".
Como o rouxinol do "Staples" (desaparecido há poucos anos), e o migrador da rotunda da Galp (chasco-cinza).
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por Agostinho_MRCM Seg Mar 05, 2018 4:38 am

Toutinegra-de-barrete-preto às 5h no centro de Coimbra em iluminação artificial. O que me faz postar é facto de estarem 2-3 indivíduos a cantar "convictamente" durante chuva moderada.
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 445
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por HL Sáb Abr 11, 2020 7:54 am

2 espécies que não estavam na listagem:
Trigueirão, Emberiza calandra,em Março de 2020 (tenho que ir repescar a hora, mas foi durante a noite)
Cotovia-de-poupa, Galerida cristata, em Março de 2020 às 21:36
ambos no concelho de Castro Verde
HL
HL

Número de Mensagens : 1436
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Dez 15, 2020 5:00 am

Esta madrugada andava um rabirruivo-preto 'todo maluco' a cantar intensamente às 3 da manhã - em zona com iluminação artificial.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 16, 2020 7:23 pm

O rabirruivo continua a cantarolar de noite. Deve estar com o relógio biológico desregulado.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Cantos durante a noite - Página 2 Empty Re: Cantos durante a noite

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos