Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sinalética

+13
Tissot
Agostinho_MRCM
José Freitas
Araújo da Silva
António Beira Alta
João Pereira
Agostinho Tomás
Miguel Gaspar
scirpaceus
barrento
Paulo Alves
jvicente
Gonçalo Elias
17 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Sinalética Empty Sinalética

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 10, 2008 4:49 am

Ontem fui ao paul do Boquilobo e fiquei surpreendido com a qualidade da sinalética existente no local e nos seus acessos.

Deixo aqui alguns momentos que registei e que me impressionaram bastante:


1. Gestão do coberto vegetal
A vegetação cresce em torno do sinal, minimizando assim o impacto visual causado pela presença deste objecto metálico, sem contudo impedir a leitura das indicações que nele constam.
Sinalética Boq110



2. Acção dos agentes naturais
Os agentes naturais actuam directamente sobre a sinaléctica, moldando o sinal inferior e cobrindo o painel informativo com uma delicada camada de líquenes, que sensibiliza o visitante para a importância de deixar a natureza actuar livremente. A informação que consta do painel continua legível, criando-se assim um equilíbrio perfeito entre a informação que se pretende transmitir e a interacção com o meio.
Sinalética Boq210


3. Sensibilização do visitante
As letras mais pequenas encontram-se algo desgastadas e para as ler é necessário observar o sinal com atenção. Toda a sinaléctica foi pensada para estimular a capacidade de observação do visitante para o meio que o rodeia.
Sinalética Boq310


4. Minimização do impacto visual
Estamos na proximidade da reserva integral. Aqui há que salvaguardar o equilíbrio natural. Assim, para indicar a interdição de acesso evitou-se o recurso a tinta branca, de cor agressiva, tendo-se optado por uma solução inovadora, que recorre a um vermelho de tons suaves, em conjunto com uma solução que impede a fixação dos líquenes sobre as letras; o resultado é um discreto relevo que transmite ao visitante a informação pretendida sem ferir visualmente a imagem da envolvente.
Sinalética Boq410


Última edição por Gonçalo Elias em Sex Out 23, 2015 4:16 pm, editado 2 vez(es)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por jvicente Seg Nov 10, 2008 5:34 am

AHAHAHAH!!!!

Lindo! Sempre apreciei um bocadinho de sarcasmo bem direccionado..



Abraços,
Jorge
jvicente
jvicente

Número de Mensagens : 215
Idade : 47
Local : Alverca do Ribatejo
Data de inscrição : 08/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por Paulo Alves Seg Nov 10, 2008 4:53 pm

Muito bem observado!
Feliz comentário, embora a situação seja triste...
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por barrento Seg Nov 10, 2008 5:59 pm

Pois, e isto já dura há anos: a primeira vez que lá fui (há uns 15 anos) só reparei que estava numa zona interdita quando sai, porque por onde entrei não havia sinalização.
Em 2005 fiz um artigo sobre o Boquilobo para a NG portuguesa, ouvi coisas incríveis, que não foram publicadas para proteger as fontes (que não o poderiam provar) acerca de certos gastos nas áreas protegidas e da falta de verbas para a verdadeira protecção... e não era só no paul: havia áreas protegidas(?!) que tinham os telefones cortados por falta de pagamento...
O mais triste é mesmo isso, nem era preciso aumentar muito a verba para o ministério, bastava gerir melhor os recursos existentes..
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por scirpaceus Ter Nov 11, 2008 7:32 am

barrento escreveu:havia áreas protegidas(?!) que tinham os telefones cortados por falta de pagamento...
O mais triste é mesmo isso, nem era preciso aumentar muito a verba para o ministério, bastava gerir melhor os recursos existentes..

Não é preciso ser um gestor de grande craveira, para descobrir que tem de pagar o telefone no fim do mês. O problema é mesmo o facto de não se ter verba disponivel para tal. Na área protegida onde exerço funções, comentava-se uma quebra de orçamento de 2000 para 2006 de 40%. Não existem formas de gestão que resolvam isto. E a consequência é deixar algo de lado, desde a manutenção de trilhos, placas, centros de interpretação etc.
Um pouco do que se passa em todo este país. Idealiza-se, constrói-se e nunca se pensa na gestão posterior do que faz. Este caso das placas é um mero exemplo do que se passa por todo o país.

Muitas das vezes estas quebras orçamentais, são consequência de falhas de planeamento e de gestão e existe grande problema na gestão de dinheiros publicos. Não há muitos anos, o responsável pela gestão da R.N.P.Arzila decidiu instalar um borboletário na Mata Nacional do Choupal em Coimbra. Julgava eu que da parte de um organismo dedicado à gestão e conservação da natureza que tal espaço seria um grande "jardim" que atraísse as borboletas. Engano meu. Tratava--se de montar um espaço vedado a rede que aprisionasse as borboletas dentro de jaulas para serem usufruídas pelo comum cidadão. Falou-se que só o custo da rede metálica andou pelos mil e tal contos.

Montou-se a estrutura e pediram a Vigilantes da Natureza para capturar umas borboletas. Colocaram-se as borboletas dentro do borboletário e todas fugiram

1ª pergunta: como raio se chegou à construção de um espaço daquele tipo por parte do ICN
2º Pergunta: quem é o burro que não testa primeiro diversas redes?
3º Pergunta: quem é o gestor que permite isto?

Aconteceu algo a estas inteligências? Nada.

Um abraço

Paulo Tenreiro
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por Miguel Gaspar Ter Nov 11, 2008 4:32 pm

Gonçalo,

chegaste a ir ao observatório do Braço do Cortiço?

Uma das últimas vezes que tentei lá ir (há cerca de 4 anos) disseram-me que estava interdito, pois tinha sido vandalizado...

Penso lá voltar brevemente e gostava de ir a um dos meus primeiros locais de observação de aves.

Miguel Gaspar

Número de Mensagens : 57
Idade : 49
Local : Moita
Data de inscrição : 23/04/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Nov 12, 2008 2:47 am

Olá Miguel,

De facto estive no Braço do Cortiço e o observatório estava acessível. Contudo, o local encontrava-se totalmente seco (acho que nunca tinha visto o Braço do Cortiço sem água!), por isso com pouco interesse para a observação.

Por outro lado não sei quem foi a inteligência que se lembrou de fazer um observatório virado a sul - o sol fica invariavelmente de frente e isso dificulta em muito a observação de aves.

Correndo o risco de parecer aquela velhota do anúncio que dizia "eu ainda sou do tempo do frango a 5 escudos", ouso ainda assim referir que "eu ainda sou do tempo em que havia no Boquilobo um observatório virado a norte". Foi em 1989, o observatório estava do outro lado do Braço do Cortiço e foi daí que vi muito bem uma Lymnocryptes minimus pousada. Infelizmente com as chuvas violentas desse Outono a casota foi abaixo e nunca chegou a ser reedificada.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por Agostinho Tomás Qua Nov 12, 2008 8:24 am

Olá a todos

Ficaria contente se esta situação fosse excepção.

Crying or Very sad Sad

O serviço publico, nesta área, direccionado primariamente aos seus objectivos, eu não conheci, nem conheço, como funcionário publico que sou, e ex-vigilante da natureza , embora da CCDR, (entrei com muito gosto e deixei com frustração – pois de acompanhamento dos recursos naturais tem pouco ou mesmo nada) pelo que me apercebo, o mau funcionamento destas instituições são fruto das más gestões sucessivas e da gestão para "ir aparecendo", não tendo eles (os vários responsáveis) a noção que nem são vistos nem achados.
Acredito, por exemplo, que grande parte dos chefes dos “Departamentos de Gestão de Áreas Classificadas” (ah nisto são eles bons, na mudança sistemática do nome das instituições e da sua organização – quase sempre para pior) não conhecem minimamente as áreas que representam, muito menos os valores pelos quais foram criadas (ai, como eu gostava de estar enganado), mas enfim, sito só uns excertos de duas musicas muito conhecidas.

Jorge Palma - Portugal, Portugal

Ai, Portugal, Portugal
De que é que tu estás à espera?
Tens um pé numa galera
E outro no fundo do mar
Ai, Portugal, Portugal
Enquanto ficares à espera
Ninguém te pode ajudar

José Afonso (Fernando Pessoa) – Comboio descendente

No comboio descendente
Vinha tudo à gargalhada.
Uns por verem rir os outros
E outros sem ser por nada

Abraços
A. Tomás.
Agostinho Tomás
Agostinho Tomás

Número de Mensagens : 173
Idade : 46
Local : Ponte de Sôr
Data de inscrição : 18/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por barrento Qua Nov 12, 2008 12:12 pm

não conhecem minimamente as áreas que representam
Um exemplo disso é o que se fez no Boquilobo por causa da praga do Jacinto-de-água: comprou-se uma máquina utilizada nos pântanos da Florida para dragar aquela planta aquática, sem se perceber que o paul não teria profundidade suficiente para que a máquina flutuasse e esta encalhou e por ali ficou sem qualquer utilidade. Os responsáveis foram avisados por pessoas que andavam no terreno que aquela situação iria ocorrer e seria dinheiro deitado fora, mas os "iluminados" seguiram em frente com a sua ideia... Escusado será dizer que custou uns largos milhares de euros.
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por João Pereira Qua Nov 12, 2008 1:45 pm

Ainda me lembro do Inverno passado. Também estive no Paúl do Boquilobo em Dezembro. Já era ao fim da tarde e no observatório não pude ver absolutamente nada a não a ser o sol e o reflexo na água, de tão forte que estava.
Concordo totalmente em quem o fez não tinha grande inteligência: virado para sul ninguém vê nada! O centro de interpretação, como é comum no ICN, apenas abre nos dias de semana: outra grande inteligência, se querem chamar mais pessoas às áreas protegidas e que tal abrir aos fins-de-semana!? Ajudava! Depois acho muito mal que as pessoas não possam conhecer o próprio Paúl. Deveriam ser construídos alguns observatórios no Paúl, camuflados para que não se perturbasse as colónias de garças.
E depois, há o Rio Almonda, que da vez em que lá fui, apresentava uma curiosa cor azul.... é melhor nem imaginar o que dá esta cor à água!
Também não se consegue conservar as aves se as pessoas não entenderem pelos próprios olhos o que há na Reserva Integral e o Rio Almonda continuar com aqueles preparos Mad
E há muitas outras coisas: a eliminação efectiva do jacinto d'água e do eucalipto, a ampliação do montado, a melhor fiscalização (entrei em zonas de galeria ripícola de reserva integral e não vi absolutamente ninguém a deter-me, as únicas pessoas eram um casal que passeava no trilho) e o comboio que periodicamente passa por lá e faz mais barulho do que uma multidão de turistas a avançarem para o Paúl!
Custa-me que se trate daquela maneira uma reserva da Biosfera e área protegida de tanto valor! Evil or Very Mad
Espero que tenha um futuro melhor...

João Pereira

Número de Mensagens : 263
Idade : 29
Data de inscrição : 05/11/2008

http://www.ninhodeobservacoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por scirpaceus Qui Nov 13, 2008 12:42 am

João Pereira escreveu: O centro de interpretação, como é comum no ICN, apenas abre nos dias de semana: outra grande inteligência, se querem chamar mais pessoas às áreas protegidas e que tal abrir aos fins-de-semana!? Ajudava!

Não existem funcionários suficientes para tal. Na RNPArzila tal é feito à custa dos Vigilantes da Natureza, que não podem fazer a vigilância como é óbvio.

João Pereira escreveu: entrei em zonas de galeria ripícola de reserva integral e não vi absolutamente ninguém a deter-me

Porque é que entrou se sabia que não podia? Excelente exemplo. Quer um Vigilante atrás de cada árvore?

Paulo Tenreiro
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Nov 13, 2008 3:54 am

João Pereira escreveu:E há muitas outras coisas: a eliminação efectiva do jacinto d'água e do eucalipto, a ampliação do montado, a melhor fiscalização (entrei em zonas de galeria ripícola de reserva integral e não vi absolutamente ninguém a deter-me, as únicas pessoas eram um casal que passeava no trilho) e o comboio que periodicamente passa por lá e faz mais barulho do que uma multidão de turistas a avançarem para o Paúl!

Esqueci-me de referir que enquanto eu fazia o meu "percurso da natureza" passaram por mim, em grande velocidade, quatro indivíduos em moto-quatro.

Já não é a primeira área protegida em que vejo isto a acontecer...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por barrento Qui Nov 13, 2008 10:51 am

Quanto à (pretensa) falta de vigilantes, tal não é verdade: o Boquilobo deve ser a zona com mais vigilantes por metro quadrado. O que acontece é que eles não trabalham aos fins-de-semana e aquela, como as outras, áreas protegidas ficam sem vigilância.
Também já lá vi vários motoqueiros, além de encontrar alguns cartuchos de caça...
Quanto ao comboio não me parece que as aves sofram muito com isso, exceptuando, claro, quando são colhidas pelas locomotivas. Já lá estive em anos em que a colónia se formou no Braço do Cortiço e as aves não pareciam minimamente incomodadas com o comboio, e nem levantavam quando este passava e até quando este apitava. É claro que haverá problemas de poluição (óleos, p. ex.) e pequenos incêndios provocados por faíscas, mas não me parece que o impacto seja assim tão negativo. Por outro lado, a proximidade da estação de Mato de Miranda podia ser um factor de dinamização de visitas de um turismo mais ecológico, com recurso a um transporte menos poluente.
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por João Pereira Qui Nov 13, 2008 11:52 am

Concordo perfeitamente com isso. Acho que o comboio poderia ajudar muito em trazer mais pessoas para a Reserva. Em relação aos moto-4, pessoalmente já os vi também lá no Paúl e na Serra do Montejunto por várias vezes (perto da zona de nidificação de rapinas).

scirpaceus escreveu:
Porque é que entrou se sabia que não podia? Excelente exemplo. Quer um Vigilante atrás de cada árvore?

Eu quando entrei na reserva integral não pretendia dar nenhum mau exemplo. Aliás, só entrei um ou dois metros sem mexer muito na vegetação e tendo o cuidado de não fazer barulho quase nenhum. Apenas entrei porque do observatório do Braço do Cortiço não via nada e porque queria encontrar um ponto em que se tivesse uma melhor perspectiva sem o reflexo do sol, em volta do Braço do Cortiço, e nem sequer toquei no caniçal e no plano de água do Braço do Cortiço. Também entrei, mas foi num minúsculo trilho, que ligava o caminho principal ao Almonda.
Não vai voltar a acontecer, eu respeito as reservas integrais.
Em relação aos vigilantes não quero que estejam atrás de cada árvore. É apenas uma maneira de dizer que os vigilantes não têm grande intervenção em impedir as pessoas de que isso aconteça e impedir a passagem das moto-4 na reserva, entre outras coisas.

João Pereira

Número de Mensagens : 263
Idade : 29
Data de inscrição : 05/11/2008

http://www.ninhodeobservacoes.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por scirpaceus Sex Nov 14, 2008 7:57 am

barrento escreveu:Quanto à (pretensa) falta de vigilantes, tal não é verdade: o Boquilobo deve ser a zona com mais vigilantes por metro quadrado.

É capaz de ser verdade, sim senhor. A brutal quantidade de quatro VN na área Very Happy

E se fizessem fins de semana, o resultado era trabalharem parte das vezes sozinhos ou existirem dias que nem sequer haveria vigilantes na área por causa dos desdobramentos de folgas.

Para os 3 pauis do Baixo Mondego somos três o que tambem dá um rácio por quilómetro quadrado tambem bastante grande. Very Happy

E fazemos feriados e fins-de-semana o que causa grandes festas de camaradagem quando por vezes nos encontramos todos juntos Very Happy
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por scirpaceus Sex Nov 14, 2008 8:00 am

João Pereira escreveu:Eu quando entrei na reserva integral não pretendia dar nenhum mau exemplo. Aliás, só entrei um ou dois metros sem mexer muito na vegetação e tendo o cuidado de não fazer barulho quase nenhum. .

Com uma incursão do tipo "ranger", ainda querias ter sido detectado por um VN da área? Laughing
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por barrento Sex Nov 14, 2008 10:20 am

A brutal quantidade de quatro VN na área


...pois, quando lá andei eram mais, e se pensarmos que é uma área extremamente pequena, como dizia o outro, é só fazer as contas... Smile
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por scirpaceus Sex Nov 14, 2008 11:13 am

...e para terminar esta minha contribuição para este assunto, as ultimas viaturas que foram entregues para uso exclusivo dos V.Natureza foram......tcharam.......bicicletas Laughing

Bem pedalamos, mas o raio das moto-quatro andam mais rápido.
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por barrento Sex Nov 14, 2008 1:02 pm

entao, bicicleta é que está certo... são ecologicas Wink
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Nov 27, 2008 5:51 am

Entretanto vim a saber que o atravessamento da reserva integral na RNPB é autorizada para os agricultores locais, que têm "direito de passagem".

Acontece que nas ilegíveis placas não há qualquer referência a esse facto.

Pergunta: que explicação se dá a um bem-intencionado visitante que vai á RNPB e vê um caminho cheio de placas ilegíveis e de trilhos de tractores a atravessar a zona sinalizada?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jan 02, 2010 4:57 am

Mais um painel em estado deplorável, desta vez na reserva de Castro Marim.

Este painel está mesmo junto à sede da reserva, por isso acaba por servir (tristemente) de cartão de visita... Evil or Very Mad

Sinalética 50388acastromarimpainel

Sinalética 50389acastromarimpainel
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por Gonçalo Elias Ter maio 13, 2014 8:01 am

O estado de degradação a que chegou a sinaléctica nos espaços de interesse natural é deprimente.

Aqui fica um painel informativo (ou o que resta dele) na lagoa do Garrão, Loulé. Aquele serpenteado branco que se vê sobre fundo negro é a cola que devia segurar o painel, que entretanto está caído no solo. A imagem é de hoje, mas quando estive no local no passado mês de Fevereiro já se encontrava neste estado.

Sinalética 54i2w4
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por António Beira Alta Ter maio 13, 2014 11:36 am

Os paineis da Serra da Estrela também vão ficando degradados aos poucos , por falta de manutenção e vandalismo ( vá lá que tenho guardadas algumas fotos dos mesmos). Na quinta pedagogica aqui bem perto de casa também está quase tudo estragado , neste caso especifico ( pelo que me parece ) por falta de qualidade do material , o Sol " queimou "a impressão e ficou tudo preto .
António Beira Alta
António Beira Alta

Número de Mensagens : 1618
Idade : 47
Local : Guarda e arredores
Data de inscrição : 12/08/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por Araújo da Silva Sex maio 16, 2014 1:18 am

Very Happy Very Happy Very Happy 


Brilhante, Gonçalo!

No circuito interpretativo do estuário do Cávado (Parque Natural do Litoral Norte) também houve um forte investimento nesta área. Foi-me solicitado que concebesse um painel descritivo e ilustrativo dos habitats desta zona húmida e um quadro com diversas imagens da avifauna e a sua fenologia, estas para instalar no interior de um observatório. O primeiro tem sido muito procurado pelos graffiters locais que ali reproduzem toda a sensibilidade artística dos três neurónios residentes naqueles brilhantes cérebros. Até aqui nada de “anormal”. O que me deixou perplexo foi a resposta de um responsável daquela área protegida quando o confrontei com a troca dos ficheiros com as imagens das aves. Entreguei-lhes ficheiros JPEG para o quadro do observatório com tamanho suficiente para ampliarem as fotos até ao tamanho de cartolina. Em anexo também seguiram umas amostras das mesmas imagens coladas numa folha word ao lado das notas que as deveriam acompanhar. E foram precisamente estas imagens completamente despixilizadas que foram usadas!!! Então, alertados para a falha e para a necessidade de a repararem, responderam-me: - “não faz mal, não tardará estragarão aquilo, então trocaremos para os ficheiros certos...”  drunken  drunken  drunken 


Araújo da Silva
Araújo da Silva

Número de Mensagens : 424
Idade : 53
Local : Fão - Esposende
Data de inscrição : 18/06/2011

http://verdes-ecos.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por Gonçalo Elias Sex maio 16, 2014 4:45 am

Araújo da Silva escreveu:“não faz mal, não tardará estragarão aquilo, então trocaremos para os ficheiros certos...”  drunken  drunken  drunken 

 What a Face 
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sinalética Empty Re: Sinalética

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos