Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tróia debate potencial turístico do Birdwatching

Ir para baixo

Tróia debate potencial turístico do Birdwatching Empty Tróia debate potencial turístico do Birdwatching

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 11, 2008 7:58 am

Tróia debate potencial turístico do Birdwatching

Observação de pássaros é praticada por cerca de 80 milhões de pessoas em todo o mundo

O Turismo de Portugal promove um workshop internacional dedicado ao potencial turístico da observação de aves – Birdwatching – em Portugal, nos dias 14 e 15 de Novembro, no Aqualuz Hotel Apartamentos, em Tróia.

O seminário, organizado em parceria com a SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, chama a atenção para as potencialidades turísticas do Birdwatching, trazendo experiências internacionais e nacionais que comprovam o interesse crescente da procura turística para este segmento.

No evento participam entidades associadas à preservação da natureza e da biodiversidade (Liga para a Protecção da Natureza e Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade – ICNB) que vão salientar a importância dos valores naturais associados a esta actividade e da implementação de práticas ambientalmente sustentáveis.

Birdwatching é praticado, activamente, por cerca de 80 milhões de pessoas em todo o mundo

O Birdwatching, actividade de lazer baseada na observação de aves no seu meio natural, é praticado, activamente, por cerca de 80 milhões de pessoas em todo o mundo, sobretudo nos países anglo-saxónicos e escandinavos. A actividade é praticada por grupos sócio-económicos médio/alto e alto, que regularmente visitam os mais diversos países do mundo em busca de aves que não existem nos seus países.

Portugal - possui um património natural com cerca de 330 espécies de aves

Portugal é um destino por excelência para a prática de Birdwatching, já que possui um riquíssimo património natural com cerca de 330 espécies de aves, muitas delas com uma distribuição muito restrita na Europa e no mundo.

Podem ser realizados passeios ao longo de todo o ano

Além das potencialidades ornitológicas do país, a observação de aves é uma actividade de Turismo de Natureza que não está sujeita ao efeito da sazonalidade pelo que podem ser realizados passeios ao longo de todo o ano, complementando, ou não, com outros produtos turísticos como o “city-break”. Lisboa é a única capital europeia com uma localização tão próxima de uma área riquíssima em avifauna como o Estuário do Tejo.

Turismo de Natureza é um dos produtos prioritários do Plano Estratégico Nacional do Turismo

O Turismo de Natureza é um dos produtos prioritários do Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) e tem um forte potencial de crescimento em todo o mundo. Actualmente, representa 22 milhões de viagens na Europa mas poderá duplicar até 2015.

A maior consciência ambiental da população, a preferência por áreas turísticas não massificadas e por férias activas, assim como a procura de experiências são factores que têm contribuído, cada vez mais, para o crescimento do Turismo de Natureza.

Imagem de Abetarda (Foto de Gabriel Sierra, cedida por SPEA)
A Abetarda (Otis tarda) é uma das aves mais emblemáticas do país. É a mais pesada das aves europeias e uma das mais difíceis de observar.

 Workshop Internacional de Turismo de Natureza “As potencialidades turísticas do Birdwatching”
• 14 e 15 de Novembro (6.ª feira e sábado)
• Aqualuz Hotel Apartamentos – Tróia
• Mais informações e programa em: http://www.turismodeportugal.pt/birdwatching/default.aspx?content=199
• Solicita-se confirmação de presença até 13 de Novembro, 5.ª feira

Fonte: http://www.rostos.pt/inicio2.asp?cronica=92671&mostra=2&seccao=moldura&titulo=Troia_debate_potencial_turistico_do
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos