Galinhola passo a passo
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Gonçalo Elias
Pedro Marques
jvicente
Correia
Agostinho Tomás
Paulo Alves
10 participantes
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Galinhola passo a passo
Olá a todos!
Aqui vos apresento uma aguarela da minha autoria. Há muito que não desenhava uma Galinhola...
Poderão ver as várias fases do trabalho.
É engraçado ver a evolução do desenho...espero que gostem!
Carreguem F11, para verem melhor.
Numa primeira fase fiz o esboço da ave, nada pormenorizado. De seguida dei uma aguada no fundo.
Segunda fase; pintei a cor base do corpo e do bico.
Terceira fase; pintei os tons alaranjados das asas, dorso e cabeça.
Quarta fase; com pinceladas fininhas pintei algumas das penas do peito e fronte.
Quinta fase; pinto a cor escura do bico. O fundo leva outra aguada, desta vez mais escura.
Sexta fase; começo a pintar as "barras" do topo da cabeça.
Sétima fase; pinto as penas escuras do dorso e asas.
Oitava fase; finalizo todo o corpo da ave. Pinto as folhas do solo e finalizo o fundo.
Final; dou os últimos retoques: algumas sombras, guache branco para "dar vida" ao olho, algum brilho no bico. Por último a assinatura ..
Abraço!
Paulo Alves
Aqui vos apresento uma aguarela da minha autoria. Há muito que não desenhava uma Galinhola...
Poderão ver as várias fases do trabalho.
É engraçado ver a evolução do desenho...espero que gostem!
Carreguem F11, para verem melhor.
Numa primeira fase fiz o esboço da ave, nada pormenorizado. De seguida dei uma aguada no fundo.
Segunda fase; pintei a cor base do corpo e do bico.
Terceira fase; pintei os tons alaranjados das asas, dorso e cabeça.
Quarta fase; com pinceladas fininhas pintei algumas das penas do peito e fronte.
Quinta fase; pinto a cor escura do bico. O fundo leva outra aguada, desta vez mais escura.
Sexta fase; começo a pintar as "barras" do topo da cabeça.
Sétima fase; pinto as penas escuras do dorso e asas.
Oitava fase; finalizo todo o corpo da ave. Pinto as folhas do solo e finalizo o fundo.
Final; dou os últimos retoques: algumas sombras, guache branco para "dar vida" ao olho, algum brilho no bico. Por último a assinatura ..
Abraço!
Paulo Alves
Re: Galinhola passo a passo
Pois é.
É facílimo.
O problema é que eu para pintar tenho umas mãos que mais parecem uns pés.
Abraços e boa continuação.
A. Tomás.
É facílimo.
O problema é que eu para pintar tenho umas mãos que mais parecem uns pés.
Abraços e boa continuação.
A. Tomás.
Agostinho Tomás- Número de Mensagens : 173
Idade : 46
Local : Ponte de Sôr
Data de inscrição : 18/06/2007
Re: Galinhola passo a passo
Agostinho Tomás escreveu:Pois é.
É facílimo.
O problema é que eu para pintar tenho umas mãos que mais parecem uns pés.
Mas há quem pinte muito bem com os pés! É tudo uma questão de treino... consequentemente, alguma disponibilidade... e força de vontade!
Parabéns Paulo!
Está um espectáculo. Tanto o teu post mostrando as várias fases do processo como o resultado final! Parabéns, mais uma vez!
1 Abraço,
Marco
Correia- Número de Mensagens : 97
Idade : 50
Local : A Oeste da Serra dos Candeeiros
Data de inscrição : 10/02/2008
Re: Galinhola passo a passo
Eheheh!
Temos aqui malta mesmo talentosa.. Parabéns!
Não só pela ilustração em si, mas também pelo facto de se tratar de aguarela. Não é fácil dominar essa arte..
Abraços!
Temos aqui malta mesmo talentosa.. Parabéns!
Não só pela ilustração em si, mas também pelo facto de se tratar de aguarela. Não é fácil dominar essa arte..
Abraços!
jvicente- Número de Mensagens : 215
Idade : 47
Local : Alverca do Ribatejo
Data de inscrição : 08/01/2008
Re: Galinhola passo a passo
Está um espectáculo, excelente trabalho
Muito Bom, Parabéns !
1 Abraço,
Pedro
Muito Bom, Parabéns !
1 Abraço,
Pedro
Re: Galinhola passo a passo
Obrigado a todos pelos comentários.
espero ter tempo para mostrar mais alguns destes trabalhos.
Abraço!
Paulo Alves
É verdade jvicente, mas desde que haja alguma prática e vontade de aperfeiçoar tudo se consegue..há uns tempos para cá tenho tentado aprender a pintar a óleo. . sempre me disseram que era muito mais fácil que a aguarela. naaaah! mas não vou desistir ..Não só pela ilustração em si, mas também pelo facto de se tratar de aguarela. Não é fácil dominar essa arte..
espero ter tempo para mostrar mais alguns destes trabalhos.
Abraço!
Paulo Alves
Re: Galinhola passo a passo
Excelente Paulo!
Parabéns!
1 abraço,
Gonçalo
Parabéns!
1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias- Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007
Re: Galinhola passo a passo
Alo Paulo!
Esta fixolas! O scanner esta-te a diminuir o valor da peça, e um toquezinho nos niveis no Photoshop tambem ajudava.
Abraço
Pedro
Esta fixolas! O scanner esta-te a diminuir o valor da peça, e um toquezinho nos niveis no Photoshop tambem ajudava.
Abraço
Pedro
Pedro Fernandes- Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007
Re: Galinhola passo a passo
Olá Pedro .
Não foi no scanner .. é a máquina fotográfica .. o raio do scanner está estragado .
E ñ tive ainda disponibilidade financeira para o pôr fino ..
Os €'s já têm destino .. parece que há para ai um novo Atlas ...
como ñ tenho pais ricos ..
Abraço! E obrigado pelos comentários.
Paulo Alves
Não foi no scanner .. é a máquina fotográfica .. o raio do scanner está estragado .
E ñ tive ainda disponibilidade financeira para o pôr fino ..
Os €'s já têm destino .. parece que há para ai um novo Atlas ...
como ñ tenho pais ricos ..
Abraço! E obrigado pelos comentários.
Paulo Alves
Re: Galinhola passo a passo
Parabéns pela aguarela e pela sequência de fotos.
Além de outras diferenças é preciso, ao pintar em aguarela, ter a noção dos timings (não sei se trabalhas com o papel completamente molhado para a primeira aguada ou se a dás parcialmente com pincel) designadamente a quantidade e a distância do limite até onde queres que chegue a tinta!
Por tudo isto, concordo com a expressão que aguarela é uma técnica mais difícil que óleo. Agora se me falas do trabalho que dá... concordo que a aguarela é uma técnica bem mais apreciada pelos "preguiçosos" Só para lavar pincéis após pintar a óleo...
1 abraço
Loureiro
Paulo são técnicas diferentes, mas concordo que a aguarela é mais difícil ou, pelo menos, exige um domínio maior da técnica, nomeadamente a necessidade de antecipadamente saber o que se quer fazer e como se deve fazer. Outra exigência da aguarela, que não existe na técnica do óleo ou acrílico, é o domínio da cor. Como tu bem sabes, quando pintas tens uma cor mas quando a aguarela seca tens outra! No óleo tirando um pouco a questão do brilho aquilo que vês é o que fica. A aguarela é uma técnica imediata e daí a sua dificuldade. Em óleo podes sempre corrigir à posteriori na aguarela... nã dá!!É verdade jvicente, mas desde que haja alguma prática e vontade de aperfeiçoar tudo se consegue..há uns tempos para cá tenho tentado aprender a pintar a óleo. . sempre me disseram que era muito mais fácil que a aguarela. naaaah! mas não vou desistir ..
Além de outras diferenças é preciso, ao pintar em aguarela, ter a noção dos timings (não sei se trabalhas com o papel completamente molhado para a primeira aguada ou se a dás parcialmente com pincel) designadamente a quantidade e a distância do limite até onde queres que chegue a tinta!
Por tudo isto, concordo com a expressão que aguarela é uma técnica mais difícil que óleo. Agora se me falas do trabalho que dá... concordo que a aguarela é uma técnica bem mais apreciada pelos "preguiçosos" Só para lavar pincéis após pintar a óleo...
1 abraço
Loureiro
Re: Galinhola passo a passo
Paulo,
parabéns pelo trabalho!
Quer pelo resultado final, quer sobretudo pela perspectiva faseada do mesmo.
parabéns pelo trabalho!
Quer pelo resultado final, quer sobretudo pela perspectiva faseada do mesmo.
Miguel Gaspar- Número de Mensagens : 57
Idade : 49
Local : Moita
Data de inscrição : 23/04/2008
Re: Galinhola passo a passo
Olá!
Parabéns ao Paulo Alves por este tópico 5 !
Parabéns ao Paulo Alves (novamente) e ao Daniel Sobral que sugeriram a criação desta sala.
Parabéns a todos aqueles que têm participado neste espaço, tornando-o "melhor que a encomenda".
Resumindo: Parabéns! Parabéns! Parabéns!
Beijos&Abraços,
Maria
Parabéns ao Paulo Alves por este tópico 5 !
Parabéns ao Paulo Alves (novamente) e ao Daniel Sobral que sugeriram a criação desta sala.
Parabéns a todos aqueles que têm participado neste espaço, tornando-o "melhor que a encomenda".
Resumindo: Parabéns! Parabéns! Parabéns!
Beijos&Abraços,
Maria
C. M. Elias- Admin
- Número de Mensagens : 321
Data de inscrição : 16/06/2007
Re: Galinhola passo a passo
Olá mais uma vez ..
José vejo que para além de umas fotos fantásticas tem ainda gosto pela pintura, e isso nota-se pelo seu comentário.
As aves são um tema dificil. Se trabalhasse com o papel completamente molhado era impossível dar os pormenores das penas, bico, patas...assim, o papel está praticamente seco e no pincel irá pouquíssima água.
No fundo é outra história, podendo ter muita água.. o que por vezes cria efeitos engraçados e não é tão estático. Dá-se assim mais protagonismo à ave.
dou-te toda razão ... ~só manter os pincéis limpos tira toda a vontade! ..pronto, é só uma desculpa ..
Abraço!
.....................................
Obrigado Miguel!
Abraço!
.....................................
Obrigado Maria!
Foi uma boa aposta .. a "encomenda" vai crescendo em quantidade, mas também em qualidade ..
Obrigado a todos!
Paulo Alves
José vejo que para além de umas fotos fantásticas tem ainda gosto pela pintura, e isso nota-se pelo seu comentário.
Além de outras diferenças é preciso, ao pintar em aguarela, ter a noção dos timings (não sei se trabalhas com o papel completamente molhado para a primeira aguada ou se a dás parcialmente com pincel) designadamente a quantidade e a distância do limite até onde queres que chegue a tinta!
As aves são um tema dificil. Se trabalhasse com o papel completamente molhado era impossível dar os pormenores das penas, bico, patas...assim, o papel está praticamente seco e no pincel irá pouquíssima água.
No fundo é outra história, podendo ter muita água.. o que por vezes cria efeitos engraçados e não é tão estático. Dá-se assim mais protagonismo à ave.
Agora se me falas do trabalho que dá... concordo que a aguarela é uma técnica bem mais apreciada pelos "preguiçosos" Só para lavar pincéis após pintar a óleo...
dou-te toda razão ... ~só manter os pincéis limpos tira toda a vontade! ..pronto, é só uma desculpa ..
Abraço!
.....................................
Obrigado Miguel!
Abraço!
.....................................
Obrigado Maria!
Foi uma boa aposta .. a "encomenda" vai crescendo em quantidade, mas também em qualidade ..
Obrigado a todos!
Paulo Alves
Re: Galinhola passo a passo
Olá Paulo.José vejo que para além de umas fotos fantásticas tem ainda gosto pela pintura, e isso nota-se pelo seu comentário
Realmente já fiz umas incursões pelas duas técnicas e cheguei a expor (colectivamente) alguns trabalhos "naturalistas". Ultimamente estou noutra....
Mas uma coisa é certa, nunca me atreveria a pintar aves! É que além de dominares a técnica, são precisos conhecimentos acerca da espécie que estás a pintar (plumagem, tamanho, proporções...), daí que os parabéns que vos dou (a todos os que mostram trabalhos neste espaço) sejam realmente merecidos!
Cheguei a usar duas maneiras de dar a aguada. Uma era molhando completamente a folha na banheira e esperar até que estivesse "no ponto"... (este processo torna a folha "mais mole" permitindo uma camada de tinta muito suave e é bom para dar grandes aguadas de fundo - de inverno não é um processo muito aconselhável, ou então enquanto esperamos que fique "no ponto" o melhor é ir jantar...).As aves são um tema difícil. Se trabalhasse com o papel completamente molhado era impossível dar os pormenores das penas, bico, patas...assim, o papel está praticamente seco e no pincel irá pouquíssima água.
No fundo é outra história, podendo ter muita água.. o que por vezes cria efeitos engraçados e não é tão estático. Dá-se assim mais protagonismo à ave.
Adiante, quando te fiz esta pergunta é que essa técnica serve para a primeira aguada mas os retoques finais no trabalho "pormenores" eram já dados quase ou completamente a seco.
A outra maneira que usava era ir aguando à medida que ia trabalhando, mas pessoalmente e claro que para pintura por exemplo de temas de paisagem, gosto mais dos resultados obtidos pelo primeiro processo porquanto não deixam traços tão duros e deixam o trabalho a dar a impressão de incompleto... a aguarela é uma técnica que permite ao observador utilizar a sua imaginação e ver o que por vezes não está lá... isto claro que não dá para a pintura de aves em termos de base para identificação e retrato de espécies (falta de pormenor).
Mais uma vez obrigado por partilhares connosco as diversas fases do trabalho e força nos pincéis!
1 Abraço
Loureiro
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