Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Câmara de Santarém declara guerra aos pombos

Ir para baixo

Câmara de Santarém declara guerra aos pombos  Empty Câmara de Santarém declara guerra aos pombos

Mensagem por Hugo Albuquerque Qui Out 31, 2013 7:03 am

Câmara de Santarém declara guerra aos pombos

Data: 31/10/2013
Fonte:semanal.omirante.pt

A zona antiga da cidade está infestada e a autarquia, que perdeu algumas batalhas na tentativa de controlar a população de pombos, quer ganhar a guerra. Nem que para isso tenha de recorrer à captura e abate de aves para proteger edifícios e salvaguardar a saúde pública.


Edição de 2013-10-31

A Câmara Municipal de Santarém vai declarar guerra aos pombos que infestam sobretudo a zona antiga da cidade, preparando-se para contratar uma empresa que, entre outras medidas, vai controlar a população de aves através da captura e abate.

“Estamos a tratar do procedimento para controlar esta praga, porque a população de pombos tem crescido de forma exponencial”, justifica o presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves (PSD), recordando que o município já tentou outras soluções sem êxito, como a distribuição de milho anticoncepcional e a colocação de obstáculos dissuasores para proteger monumentos e imóveis públicos, como o dos paços do concelho.

A proliferação da espécie deve-se ao seu elevado nível de reprodução, à forte adaptação ao meio e à ausência de predadores naturais em meio urbano, provocando danos em edifícios e potenciando riscos como a propagação de doenças transmissíveis à espécie humana e a espécies de animais domésticos. Há ainda o risco da conspurcação de águas e alimentos, por via dos dejectos.

Perante o actual cenário, e após ter solicitado informações aos serviços de limpeza urbana e de veterinária, o executivo decidiu combater essa praga em três frentes, seguindo as recomendações da Direcção Geral de Veterinária. A acção de controlo de pombos a ser posta em prática utiliza meios de gestão ambiental já testados e postos em prática noutras cidades da Europa, diz fonte do gabinete de Ricardo Gonçalves.

As medidas previstas passam por impedir o acesso das aves aos locais de frequência habitual, que após selecção serão limpos e protegidos com diversos materiais, evitando a sua reutilização. Terão prioridade nessa operação os monumentos, estátuas, igrejas e outros edifícios de interesse relevante, nos quais serão instalados os meios passivos e dissuasores, e será feita a sua manutenção visando manter a sua eficácia.

Relativamente ao controlo da população de aves, prevê-se a instalação de seis caixas armadilha, com engodo, para atrair os pombos, que serão depois removidos e abatidos em câmara de gás CO2, seguindo posteriormente para incineração.

“O período inicial desta acção durará seis meses, estando a cargo de uma empresa especializada no controle de pragas a contratar para o efeito”, diz Ricardo Gonçalves. Por implicar um compromisso financeiro plurianual por parte da autarquia, a proposta terá ainda de passar pela assembleia municipal antes de ser celebrado o contrato com a empresa a quem for adjudicado o serviço.


Queixas não são de agora

A preocupação referente à praga de pombos na zona antiga de Santarém não é de agora. Em Setembro de 2008 dezenas de comerciantes do centro histórico de Santarém subscreveram um abaixo-assinado onde reclamavam o controlo da população de pombos. Referiam que o elevado número de aves afectava a limpeza e salubridade daquela zona nobre, entupindo algerozes, degradando edifícios e monumentos e causando uma evidente má imagem perante quem visita a cidade. Um quadro que permanece actual.


Praga atinge vários pontos da região

A praga de pombos não é exclusiva de Santarém. Abrantes, Tomar, Salvaterra de Magos e Castanheira do Ribatejo, Vila Franca de Xira, Alverca e Samora Correia são algumas das localidades que se confrontam ou confrontaram num passado recente com esse problema, conforme O MIRANTE noticiou na altura.

http://semanal.omirante.pt/index.asp?idEdicao=624&id=95410&idSeccao=10855&Action=noticia
Hugo Albuquerque
Hugo Albuquerque

Número de Mensagens : 552
Idade : 46
Local : Loures
Data de inscrição : 11/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos