Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LPN denuncia abate ilegal de 10 mil árvores no Alqueva

Ir para baixo

LPN denuncia abate ilegal  de 10 mil árvores no Alqueva Empty LPN denuncia abate ilegal de 10 mil árvores no Alqueva

Mensagem por Hugo Albuquerque Qui Nov 07, 2013 6:38 am

LPN denuncia abate ilegal
de 10 mil árvores no Alqueva


Data: 07-11-2013
Fonte:correioalentejo.com
LPN denuncia abate ilegal  de 10 mil árvores no Alqueva 201311070914441

A Liga para a Proteção da Natureza (LPN) pediu esclarecimentos sobre o abate "ilegal" de 10 mil árvores na albufeira do Alqueva, exigindo medidas contra os envolvidos.
Num comunicado enviado à Agência Lusa, a LPN refere que o abate "fora da lei", cujo contrato de execução terá sido adjudicado sem concurso e autorização, "reforça, mais uma vez, a forma como avança o processo" de abate de árvores no Alqueva, o qual "decorre há mais de uma década" e, desde o início, "se pauta por graves incumprimentos e ilegalidades".
Os esclarecimentos foram pedidos à Empresa de Desenvolvimento e Infra-estrutura do Alqueva (EDIA), ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas e à Agência Portuguesa de Ambiente.
Segundo a organização não-governamental de ambiente, "a EDIA vem, há vários anos, concretizando as piores expectativas da avaliação inicial da LPN sobre todo o projecto do Alqueva".
Desde o início do projecto Alqueva, "desmontaram-se fábricas de papel sem cuidados ambientais" e "desmataram-se e desflorestaram-se várias áreas sem o cumprimento da legislação ambiental e directivas europeias em vigor, ameaçando espécies protegidas".
A última acção da empresa de abate de 7.000 azinheiras e sobreiros e 4.500 oliveiras, que "serviam de apoio a projectos de introdução de águias-pesqueiras", é "mais um caso evidente da tendência para o desprezo manifestado frente à legislação ambiental e aos compromissos assumidos pela EDIA após a avaliação de impacte ambiental", indica a LPN.
A LPN refere também que, desde o início do projecto Alqueva, "falhou-se nos compromissos de monitorização de impactos nos caudais ecológicos e no seu possível reajustamento, no impacto da barragem nas espécies piscícolas autóctones e sua fragmentação de habitats, até à própria contaminação genética, fruto do transvase" do rio Guadiana para o Sado.

http://www.correioalentejo.com/?diaria=10276&page_id=36
Hugo Albuquerque
Hugo Albuquerque

Número de Mensagens : 552
Idade : 46
Local : Loures
Data de inscrição : 11/02/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos