Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SPEA celebra dia mundial das aves migradoras no Corvo e São Miguel

Ir para baixo

SPEA celebra dia mundial das aves migradoras no Corvo e São Miguel Empty SPEA celebra dia mundial das aves migradoras no Corvo e São Miguel

Mensagem por Gonçalo Elias Qui maio 08, 2014 11:00 am

SPEA celebra dia mundial das aves migradoras no Corvo e São Miguel
Data: 08 de Maio de 2014
Fonte: azoresdigital.com

SPEA celebra dia mundial das aves migradoras no Corvo e São Miguel Big1399563032

O Dia Mundial das Aves Migradoras celebra-se a 10 e 11 de maio e a SPEA associa-se a esta data com atividades dedicadas às aves marinhas nas ilhas do Corvo e de São Miguel.

O Dia Mundial das Aves Migradoras foi instituído em 2006 tendo como objectivo contribuir para o aumento da consciencialização sobre conservação de aves migradoras e os seus habitats, sendo que este ano será celebrado nos próximos dias 10 e 11 com a temática "Aves Migradoras e o Turismo". Um dos motivos pelo qual os Açores se destacam no panorama europeu é pela importância das suas colónias de aves marinhas (como o cagarro ou os garajaus) e que sendo migradoras se dirigem na primavera e verão para a Região, sendo aqui que se reproduzem. A importância destas colónias e a diversidade de espécies que aqui ocorre são já hoje em dia um motivo de atração turistica e poderá ainda ser potenciado de uma forma sustentável contribuindo para a sua conservação, uma vez que as aves marinhas são o grupo de aves mais ameaçadas a nível mundial.

Nos Açores a SPEA irá marcar a data com iniciativas nas ilhas de São Miguel e Corvo no próximo dia 10, nomeadamente através da exibição  de documentários sobre aves marinhas e com a realização de atividades de observação e monitorização também de aves marinhas.

Assim sendo no dia 10, no Centro Ambiental do Priolo, no Nordeste, serão exibidos dois documentários sobre as aves marinhas dos Açores e a sua conservação. Pelas 14h00 o documentário "Em busca do Paínho de Monteiro" de Pedro carvalho produzido com o apoio da Associação Regional de Turismo (ART) sobre esta espécie endémica dos Açores, que em todo o mundo apenas nidifica nos ilhéus da Graciosa. Às 16h00 será exibido o programa "Mar à Vista" realizado por José Serra numa produção RTP Açores, sobre o LIFE Ilhas Santuário para as Aves Marinhas, recentemente premiado pela Comissão Europeia, e que desenvolveu ações de conservação na Ilha do Corvo e no ilheu de Vila Franca do Campo em São Miguel.

Também no dia 10, irão ser realizadas pela primeira vez contagens de aves marinhas no âmbito da monitorização regular efetuada pela Rede Nacional de observação de Aves e Mamíferos Marinhos (RAM). Esta ação será realizada em simultâneo na ilha do Corvo e na Ilha de São Miguel a título experimental. Uma das principais ações da Rede RAM é a organização de dias de observação de aves marinhas, em que os observadores distribuem-se em diferentes locais da costa para registar todas as passagens de aves, incluindo características como: espécie, número, direção de voo, idades, etc. As contagens são por norma realizadas no primeiro sábado de cada mês sendo possível aos interessados participar nestas ações. Mais informações sobre a rede RAM em http://www.spea.pt/pt/estudo-e-conservacao/censos/dias-ram/.

http://www.azoresdigital.com/noticias/ver.php?id=19431
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos