Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

+10
Miguel Berkemeier
Daniel Raposo
pedro121
Paulo Lemos
Francisco Barros
barrento
joãom
Gonçalo Elias
redragon
Navalhas
14 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Navalhas Ter Jul 17, 2007 3:36 pm

Desde que me mudei para a minha actual residencia tenho visto todos os anos faisões em liberdade. Não tenho conhecimento que sejam libertos para a caça nem de ninguem que faça criação. Este ano deparei-me com um macho, e uma semana depois o meu pai viu uma fêmea. No dia 6 de Julho quando ia para casa vi uma fêmea com 5 crias.   Very Happy

Abraço
Navalhas
Navalhas

Número de Mensagens : 5
Idade : 35
Local : Erra- Coruche
Data de inscrição : 17/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por redragon Sex Ago 24, 2007 5:07 am

Parece-me sem dúvida um bom indicio de que se está a reproduzir na zona

redragon

Número de Mensagens : 133
Data de inscrição : 02/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Ago 24, 2007 8:51 am

Já anteriormente observei faisões na zona de Coruche.

É possível que algumas aves que sobriveram às largadas se reproduzam ocasionalmente, mas segundo sei não existe em Portugal qualquer população estável desta espécie em estado selvagem. A haver reprodução, trata-se provavelmente de casos isolados.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por joãom Sex Out 26, 2007 11:03 am

Boa tarde!

Sou da zona de Mafra, e o ano passado avistei duas fêmeas em Agosto e este ano avistei um macho em Outubro. Apesar disso, não encontrei nenhuma fêmea com crias mas sei que se largam aqui faisões para a caça. No entanto pensou que já se reproduzam em liberdade.

joãom

Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por barrento Ter Out 30, 2007 12:50 pm

Boas!
Há uns meses avistei um macho entre Alcobaça e a Nazaré
barrento
barrento

Número de Mensagens : 624
Idade : 55
Local : Alcobaça
Data de inscrição : 22/06/2007

http://www.barrento.com

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Francisco Barros Qua Out 31, 2007 5:04 pm

Boas,
Vamos lá ver...
Observar Faisões em liberdade é relativamente fácil. Basta andar no campo em zonas onde ocorreram largadas há relativamente pouco tempo (quer para abate directo ou com intuito de povoamento-vá-se lá saber porquê...) por parte de gestores de zonas de caça.
Pessoalmente, observei um grupo familiar (fêmea e crias) desta espécie na zona de Ota (Qta. do Archino) em 1994.
Muitas outras referências me tem chegado de pessoal ligado à caça sobre a nidificação desta espécie.
Mas o que é certo é que ninguem ainda conseguiu provar uma 2ª geração em liberdade. Parece que as ninhadas observadas resultam de indivíduos dissidentes de largadas que encontram condições para nidificação, mas que ninguem sabe muito bem se alguma cria/juvenil chega a adulto.
Ou seja, não existem quaisquer relatos (pelo menos do meu conhecimento) que provem haver indivíduos fruto de 2ªs gerações.
Portanto, estou como o Gonçalo, não me parece haver qualquer população estável (e viável) em território nacional.

E mais, se a espécie se adaptasse tão bem ao nosso território, pelos anos em que gestores de caça tentam manter populações "selvagens", legalmente ou ilegalmente, já tinhamos populações bem definidas em Portugal. Wink
Francisco Barros
Francisco Barros

Número de Mensagens : 432
Idade : 61
Local : Entre o Ribatejo e o Oeste
Data de inscrição : 22/10/2007

http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por joãom Dom Nov 11, 2007 3:19 pm

Francisco Barros escreveu:

Mas o que é certo é que ninguem ainda conseguiu provar uma 2ª geração em liberdade. Parece que as ninhadas observadas resultam de indivíduos dissidentes de largadas que encontram condições para nidificação, mas que ninguem sabe muito bem se alguma cria/juvenil chega a adulto.
Ou seja, não existem quaisquer relatos (pelo menos do meu conhecimento) que provem haver indivíduos fruto de 2ªs gerações.
Portanto, estou como o Gonçalo, não me parece haver qualquer população estável (e viável) em território nacional.



Pois, eu também acho que não há indíviduos frutos de uma segunda geração. Digo eu, mas não tenho base nenhum para afirmar tal facto.

joãom

Número de Mensagens : 5
Data de inscrição : 25/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Paulo Lemos Sáb Out 29, 2016 4:31 am

Para evitar discussão noutro tópico, achei melhor abrir um e ao pesquisar encontrei este bem antigo.
Depois de ler os comentários anteriores, talvez depois de quase 10 anos já não seja novidade, mas na minha opinião não deixa de ser preocupante. Lembro-me de ter lido num guia de aves que, noutros países, é uma espécie que "devia ser deixada em paz".
Não concordo muito com isso, pelo menos no contexto dos nossos ecossistemas e pelo nicho que a espécie melhor me parece tender a ocupar (nem que seja de forma localizada).
Como está o estatuto desta ave introduzida em Portugal?


O que tentei apontar antes é o seguinte:

Paulo Lemos escreveu:

Faisão-comum:

(...)A presença do faisão em Portugal fica a dever-se essencialmente à realização de 'largadas' realizadas com fins cinegéticos (...)
(...) as observações existentes referem-se, na sua maioria, a indivíduos isolados, presumivelmente de aves que lograram escapar às actividades venatórias. (...)

Existem populações há gerações bem estabelecidas e bem sucedidas no Concelho das Caldas e nos vizinhos, por exemplo na zona anterior que apontei para codorniz. Nas "Caldas", mais observável na Foz do Arelho e no Campo (localidade) a Este da linha. Provavelmente também noutras zonas do país.
O nicho que ocupa em ambiente aberto, mais amplo ou em pequenos espaços, é na região "verdadeiro reduto" de uma combinação especial entre ripícola e agrícola (várzea cultivada entre linhas de água, valas e sebes, terreno geralmente sabulícola e bastante produtivo) com pousios ou terras abandonadas, algumas árvores dispersas e vegetação rasteira alta.
São populações bem adaptadas e bem sucedidas que não dependem de manutenção quer directa, quer indirecta intencional (comedouros, plantações de gramíneas para a caça ou controlo de predadores), mas podem ser oportunistas também dessas situações localizadas, misturar-se até com congéneres e outras aves domésticas deixados à solta e assim confundir-se o seu estatuto realmente selvagem e independente. Proporcionam-se também observações ocasionais noutras zonas, maioritariamente não fugas de cativeiro mas exemplares que "extravasam" como excedente dos locais referidos e outros, especialmente dos mais limitados em espaço (e não em recursos pois, por natureza, as várzeas são muito ricas). Talvez a espécie possa aumentar bastante no futuro, já que a evolução continuará a moldá-la mais e mais adaptável, não dependente do Homem e talvez até da sua influencia mais indirecta. Observo-os muito capazes de enfrentar predadores locais (quaisquer rapinas, raposas, etc.). Poderão correr riscos mais elevados ao aventurar-se em habitat menos preferencial, por exemplo quando dispersam transpondo relevo, orlas florestais, pinhais e eucaliptais, mas aparentam boa forma, são atentos, esquivos, defensivos e excelentes voadores (até entre árvores).
Normalmente andam em grupos > 3, com muitos jovens ou crias especialmente no Verão, e os machos vizinhos responde-se (provavelmente "clãs", cada um com macho adulto?). Estas populações poderão ter tido origem gradual a partir de zonas onde se aventuraram/reproduziram exemplares semi-cativos, em refúgios mais seguros de início ou de libertações que os encontraram, não sei. Mas são relativamente recentes, mais do que a espécie tem sido ocasionalmente vista por cá, já há décadas (libertações, exemplares nitidamente torpes e de ar perdido).

O mais importante (mas talvez offtopic) é que desconfio esta espécie estar a mais. Pode ter impacto na ecologia e biodiversidade local, exactamente junto ao biótopo escolhido que, pelo menos no Oeste, é onde hoje se confinam certas espécies associadas a vegetação ripária (resíduos populacionais, mesmo) incapazes de se desenvolver ou sobreviver nas condições clímax que, erradamente, tendemos a considerar naturais, ao contrario de em terras mais mexidas "sustentavelmente" pelo homem. No tal "pseudo-climax" mais extensivo faltam importantes elos ecológicos como manadas selvagens e mais tarde, através da domesticação, rebanhos e afins que continuaram a legar uma acção precisa e benéfica nos ecossistemas... por exemplo já não é no Paul de tornada que encontramos muitas espécies ameaçadas de zonas húmidas. Qualquer dia nem em África...
Lá para o ano 2000 devo ter escrito umas coisitas sobre isto tudo...
Bem... e neste contexto, um galináceo de tal envergadura que não é natural da PI, que não tem homólogo em biótopos deste tipo, poderá afectar populações de invertebrados como o Proserpinus proserpina por exemplo ( https://www.flickr.com/photos/69055300@N05/albums/72157645499373654 ) esfigídeo que a meu ver continuará a ter aumentado o seu já relativamente elevado interesse em conservação, junto a linhas de água, reservatórios e campos húmidos que incluem, ou quase se confinam hoje a, terras húmidas cultivadas.
(dados meus não publicados).
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Paulo Lemos Dom Jan 15, 2017 5:37 pm

Deduzindo a partir de um comentário que li noutro tópico, talvez esta espécie não esteja a ser acompanhada no Concelho de Caldas da Rainha e vizinhos, no seu real sucesso como "invasora" (introduzida).

Depois de um tempo a investigar (inquirir) e "puxar pela memória", noto ter-me esquecido até de referir uma "população" nas várzeas de Salir, com ligação a outras de Vale de Maceira e afins, onde a espécie enfrenta grandes rapinas mas parece continuar a aumentar.

Entre o Vau e a Lagoa, ou nas várzeas que se estendem a partir do lado Oeste e também Este de Óbidos, podem testemunhar-se igualmente regulares. Talvez mesmo abundantes, já que os vejo em vários locais distintos cada vez que passo de bike. Aqui parecem-me omnipresentes, sendo muito vistos por gente que pratica a modalidade e que me testemunha.

Nos terrenos a Montante do Braço da Barrosa, onde já observei aparentes divagantes sobretudo nos últimos 5 anos, foi recentemente descoberto por um frequentador da área (pastor), um ninho com mais de 20 ovos na Quinta do Negrelho. A espécie também a observei nas Águas Santas (Caldas da Rainha), que pode ter ligação com a zona anterior, e portanto é possível serem vários indivíduos a colonizar toda a área.

Na Serra do Bouro, também se podem encontrar. Não faisões "torpes" e quase indefesos como antigamente, mas bem assilvestrados.

Onde é que esta espécie ainda não está "à vontade", nesta região?



Outra novidade "bem sucedida" a nível local é um mamífero: o esquilo-vermelho. Apesar de nativo como espécie em PT, não sei se a presente estirpe no Oeste o é (lembro-me de ler que foi introduzido, pelo menos nalgumas zonas da Estremadura portuguesa).
Parece agora estar por toda a parte nesta região, até mesmo junto à costa em dunas, se nelas existem alguns pinheiros. No trilho principal do Braço da Barrosa (Norte) em direcção a montante, podem ver-se por exemplo pinhas roídas sob o grande P. pinea sobranceiro. Há uns 10 anos ou mais, já era possível observá-lo perto de Óbidos, nalguns focos de Pinhal-manso, mas a espécie e os seus vestígios não eram comuns na região.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por pedro121 Sáb Mar 18, 2017 1:06 pm

Existem há alguns anos indivíduos nas varzeas da Foz do Arelho, não quer isso dizer que exista uma população estabelecida, mas não são indivíduos isolados, são vários machos que defendem território e mais um numero indeterminado de fêmeas.

Não há é dados sobre o numero de individuos nem sobre o seu sucesso reproductor.

Normalmente são vistos/ouvidos machos algumas vezes acompanhados por 1-2 fêmeas, mas a zona de varzea é pequena e o numero de aves será também ele pequeno.

No entanto junto há várzea existe uma "colina" que delimita a margem norte da lagoa até ao Nadaouro, está é arborizada com algum pinhal, e parece-me ter condições para a espécie.

Eu Tenho na ideia fazer um levantamento dessa zona, mas não tenho tido ocasião.

No entanto se fizermos um seguimento das margens da Lagoa chegamos à Quinta do Negrelho, eu vi lá hoje um macho acompanhado de 3 fêmeas, foi mesmo fixe já que pareciam mesmo "selvagens".



pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Paulo Lemos Ter Mar 21, 2017 5:18 pm

Então confirma-se o grupo sólido na quinta. Já observada nidificação com mais de 20 anos pelo pastor local há tempos. Observações ocasionais tenho-as há mais de 10 anos, mas nunca grupo que aparentasse residente.

Há-os por toda a parte, mas bem sucedidos vejo machos a cantar, com fêmeas e crias já grandes (em grupo) em 4 locais: Foz, Campo como pequenos focos e Vau, Salir como mais extensos).
Já os vi enfrentar bonelli e Açor fêmea com insucesso do predador. Também há raposas, muitas ginetas, toirão, gatos, cães, saca-rabos... mas o numero deles aumenta.
Acho que temos genética já bem adaptada, no ponto, para vir a ser mais uma exótica comum, pelo menos mais junto de água com facil acesso à mesma.

Seria interessante confirmar 1 ou 2 ninhos de açor entre a Foz e o Nadadouro (havia 2 casais, uma das fêmeas caçava na Barrosa, mas hoje há mais casas e menos árvores...).
Bem.. é melhor esperar um pouco, para que todas as fêmeas se agarrem mais ao choco. Vi hoje 2 ninhos já refeitos, mas 1 sem fêmea nele.

PS: perto de 1 deles, Pica-pau verde num novo local Twisted Evil .
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Daniel Raposo Sex Abr 07, 2017 6:52 am

Dia 02/04/2017 vi um macho junto ao aeródromo de Óbidos. Não me pareceu especialmente "selvagem" pois manteve-se parado no caminho, a olhar para o carro. Permitiu umas fotos e depois enfiou-se para um valado na berma, quando eu avancei.
Daniel Raposo
Daniel Raposo

Número de Mensagens : 200
Idade : 44
Local : Seixal/Cercal do Alentejo
Data de inscrição : 16/12/2015

http://bicho-do-mato.blogs.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por pedro121 Sex Abr 07, 2017 7:34 am

Daniel Raposo escreveu:Dia 02/04/2017 vi um macho junto ao aeródromo de Óbidos. Não me pareceu especialmente "selvagem" pois manteve-se parado no caminho, a olhar para o carro. Permitiu umas fotos e depois enfiou-se para um valado na berma, quando eu avancei.

Nesse local deve ser um sobrevivente. Já houve soltas perto em anos anteriores.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Paulo Lemos Sex Abr 07, 2017 8:19 am

Não me parece. Há por aí uma bela população que também visita o "aeródromo" ou mais do que isso. Talvez a maior da região (toda a zona baixa a perder de vista até ao Vau e Sobral da Lagoa). Normalmente não temem muito os carros.
Entretanto, tenho-os ouvido um pouco por todo o lado este ano, até junto a pinhais.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Paulo Lemos Sex Abr 07, 2017 2:51 pm

Escusado será dizer que, se continuam a libertá-los, também esses se podem observar. Mais facilmente, mas só enquanto duram...
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Paulo Lemos Seg Abr 10, 2017 10:26 am

pedro121 escreveu:Quinta do Negrelho

Acabei de vir dessa zona, mas do lado Sul do Rio da Cal, confirmar que o grupo dessa quinta frequenta as vázeas ao longo do rio da Cal (como já disse antes, parecem colonizar excepcionalmente bem as várzeas húmidas abertas, onde a meu ver se torna uma espécie "que está a mais"). São mais do que pensava (mais de 7).
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Paulo Lemos Qua Jun 14, 2017 12:43 pm

Ontem, algures perto da Quinta do Negrelho, seguindo um rasto de raposa.
Menos um juvenil já crescido.

https://i.servimg.com/u/f58/19/64/86/89/112.jpg
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Miguel Berkemeier Dom Jul 09, 2017 7:56 pm

Boa noite, alguém me consegue dizer se existe algum local perto de Setúbal ou Lisboa onde seja provável conseguir observar esta espécie? E no país em geral, qual o melhor local? Smile
Obrigado
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Paulo Lemos Dom Jul 09, 2017 9:01 pm

Ainda ontem vi uma família inteira, um macho bem bonito, 3 fêmeas e umas 8 crias já grandes, aqui: https://www.google.pt/maps/@39.4063991,-9.1688119,82m/data=!3m1!1e3

Mais fácil ainda, algures por aqui: https://www.google.pt/maps/@39.4299583,-9.2147151,3a,75y,269.94h,90.62t/data=!3m6!1e1!3m4!1sHFfvo3rzVQovsrwZLeicvQ!2e0!7i13312!8i6656

No primeiro local são menos tolerantes, o espaço é maior, mas pode ver-se por vezes como interagem, com sucesso, contra predadores.

Esses são os 2 melhores locais.
Siga-se os cantos dos machos até à posição exacta.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 10, 2017 5:13 am

Miguel Berkemeier escreveu:Boa noite, alguém me consegue dizer se existe algum local perto de Setúbal ou Lisboa onde seja provável conseguir observar esta espécie? E no país em geral, qual o melhor local? Smile
Obrigado

Queres selvagem ou serve doméstico? Wink
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Miguel Berkemeier Seg Jul 10, 2017 10:26 am

Paulo Lemos escreveu:Ainda ontem vi uma família inteira, um macho bem bonito, 3 fêmeas e umas 8 crias já grandes, aqui: https://www.google.pt/maps/@39.4063991,-9.1688119,82m/data=!3m1!1e3

Mais fácil ainda, algures por aqui: https://www.google.pt/maps/@39.4299583,-9.2147151,3a,75y,269.94h,90.62t/data=!3m6!1e1!3m4!1sHFfvo3rzVQovsrwZLeicvQ!2e0!7i13312!8i6656

No primeiro local são menos tolerantes, o espaço é maior, mas pode ver-se por vezes como interagem, com sucesso, contra predadores.

Esses são os 2 melhores locais.
Siga-se os cantos dos machos até à posição exacta.

Muito obrigado!! Very Happy
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Miguel Berkemeier Seg Jul 10, 2017 10:31 am

Gonçalo Elias escreveu:
Miguel Berkemeier escreveu:Boa noite, alguém me consegue dizer se existe algum local perto de Setúbal ou Lisboa onde seja provável conseguir observar esta espécie? E no país em geral, qual o melhor local? Smile
Obrigado

Queres selvagem ou serve doméstico? Wink
Ui, o que é que entendes por doméstico? Smile
Bichos à solta meio domesticados também servem agora cativos claro que não!
É uma espécie que nunca vi em lado algum, gostava de observar e registar
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 10, 2017 10:40 am

Miguel Berkemeier escreveu:Bichos à solta meio domesticados também servem

E "servem" para que efeito, já agora? Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Miguel Berkemeier Seg Jul 10, 2017 11:26 am

Servem para registar e observar a nova espécie, que nunca observei outrora. Mas porque perguntas? Sabes-me dizer algum local aqui perto onde posso observar, certo? Smile onde é?
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 10, 2017 11:36 am

Miguel Berkemeier escreveu:Servem para registar e observar a nova espécie, que nunca observei outrora. Mas porque perguntas?

Perguntei apenas porque queria perceber a tua motivação em observar uma espécie não estabelecida e que ocorre apenas como resultado de largadas.

Miguel Berkemeier escreveu:Sabes-me dizer algum local aqui perto onde posso observar, certo? Smile onde é?

Não conheço nenhum sítio na região onde a espécie seja regular. Devo ter algumas observações esporádicas mas são coisas antigas (década de 1990, creio e se a memória não me falha seria no estuário do Tejo ou no Sado) e nem me lembro se as escrevi, eu nunca tive uma preocupação muito grande em registar essas coisas Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos