Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

+10
Miguel Berkemeier
Daniel Raposo
pedro121
Paulo Lemos
Francisco Barros
barrento
joãom
Gonçalo Elias
redragon
Navalhas
14 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Miguel Berkemeier Seg Jul 10, 2017 11:37 am

A minha motivação é de observar uma espécie que nunca observei Very Happy
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 10, 2017 11:50 am

Miguel Berkemeier escreveu:A minha motivação é de observar uma espécie que nunca observei Very Happy

Se a tua motivação é poderes observar a espécie, nota que é muito mais fácil no estrangeiro - em particular no Reino Unido e em certos países da Europa Central os faisões são ao pontapé.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Miguel Berkemeier Seg Jul 10, 2017 12:03 pm

E naturalmente também é registar em PT Smile Pois, tinha essa ideia de facto! Mas têm já lá populações estabelecidas?
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 10, 2017 12:48 pm

Miguel Berkemeier escreveu:E naturalmente também é registar em PT Smile

A ver se percebo, tu estás interessado em ir procurar aves que são alvo de 'largadas' (libertações) para fins cinegéticos? Smile

Isso não é muito diferente de tu comprares um faisão vivo, soltares o bicho e fazeres o registo Laughing
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jul 10, 2017 1:47 pm

Na minha região é sem duvida uma exótica em estado selvagem, e pode ser observada como tal, com comportamento e aspecto de tal (não se encontram exemplares em mau estado como dantes, o que mostra resultado de selecção natural) e isto ocorre há anos e gerações após assilvestradas (se vêm do lóbi caça ou de cativeiro, não há certeza do que mais contribuiu e cheguei a ver as suas situações proporcionarem-se).

Aqui está já bem estabelecida, e cria nalguns locais cheios de predadores. Este ano rico em sementes de herbáceas está a ser especialmente benéfico para as ninhadas. Conto dispersos 13 núcleos bem sucedidos em Caldas, Óbidos, Peniche, Alcobaça... praticamente ocupam os melhores locais disponíveis, sendo mais ou menos recatados nos novos ainda.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 10, 2017 1:50 pm

Qual é o habitat, já agora? Bosque com mato?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jul 10, 2017 2:43 pm

Não depende do habitat nesses termos. Cada território pode ser bastante diversificado no aspecto e relevo, bem como nas espécies que nele crescem.
O nosso país é mais seco e diversificado do muitos outros, onde a espécie está bem instalada há anos, e portanto ela tem de se localizar preferencialmente onde há recursos a ela essenciais para se fixar... e é uma espécie grande.
Dão sempre jeito abrigos "naturais" como tufos altos, arbustos, orlas de "mato" médio/baixo, úteis em pequeno ou grande espaço aberto, ou semiaberto, onde os vejo.

Bosque com mato será uma das muitas possibilidades, que pode intercalar as necessidades desta espécie. Por cá, podem ocorrer onde há grupos de árvores e barreiras de monoculturas, mistas, etc. (o grupo de ontem fugiu para um eucaliptal), em zonas mais rochosas, tanto em terreno arenoso como argiloso, desde que nos campos anexos cresçam plantas que proporcionem abundância de sementes, ou sementes maiores, de preferência disponíveis durante todo o ano. Campos agrícolas, pousios e baldios, especialmente em várzeas mais húmidas, onde há maior abundância de recursos e de espécies produtoras de sementes do género referido, muito para além de campos abandonados, pastagens ou agrícolas (todas de sequeiro) que secam demasiado cedo quanto mais a Sul e não devem ser muito propicias, se mais longe de água ou linhas de água.

Hoje não há por cá pastagens "selvagens" (que poderiam servir), as várzeas e zonas húmidas não são selvagens no Oeste (nem em lago algum?), nem são mantidas relativamente rasas e abertas por gado selvagem (nem sequer doméstico, ou então têm gado a mais e são pobres). Portanto há sempre alguma influencia humana, ou a espécie vive aqui nos seus limites, geralmente semi-abandonados ou "mistos" nessa influencia.
Tal como muitas outras aves nativas de Portugal, hoje em dia.

A partir daqui, dá para chegar a muitas outras hipóteses e mesmo conclusões.
Poderá ser mais difícil de "pegar" e de dispersar como selvagem entre nós... mas...
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jul 10, 2017 3:06 pm

Houve um ninho confirmado (não por mim), dentro de um eucaliptal com mato baixo, na 1ª zona que sugeri ao Miguel.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jul 10, 2017 3:40 pm

Já agora,
Paulo Lemos escreveu:aqui: https://www.google.pt/maps/@39.4063991,-9.1688119,82m/data=!3m1!1e3
.

...será na verdade toda esta área e mais além: https://www.google.pt/maps/@39.4020882,-9.1705488,1951m/data=!3m1!1e3, para cá do Rio da Cal também, sem barreiras aparentes que impeçam o movimento das aves, como exemplares residentes ou não. E não sei quantas ao certo.
Percorra-se toda essa zona e confirme-se que não é um "jardim urbano", nem nada que se pareça.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Miguel Berkemeier Seg Jul 10, 2017 3:55 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Miguel Berkemeier escreveu:E naturalmente também é registar em PT Smile

A ver se percebo, tu estás interessado em ir procurar aves que são alvo de 'largadas' (libertações) para fins cinegéticos? Smile

Isso não é muito diferente de tu comprares um faisão vivo, soltares o bicho e fazeres o registo Laughing
Sim claro, como queiras Very Happy vou reformular, eu estou interessado em ir procurar aves que são largadas para fins cinegéticos ou sem serem cinegéticos mas por outros e não por mim porque se for por mim perde a graça affraid lol!
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Miguel Berkemeier Seg Jul 10, 2017 3:56 pm

Paulo Lemos escreveu:Já agora,
Paulo Lemos escreveu:aqui: https://www.google.pt/maps/@39.4063991,-9.1688119,82m/data=!3m1!1e3
.

...será na verdade toda esta área e mais além: https://www.google.pt/maps/@39.4020882,-9.1705488,1951m/data=!3m1!1e3, para cá do Rio da Cal também, sem barreiras aparentes que impeçam o movimento das aves, como exemplares residentes ou não. E não sei quantas ao certo.
Percorra-se toda essa zona e confirme-se que não é um "jardim urbano", nem nada que se pareça.
Fixe, obrigado!!
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 10, 2017 3:57 pm

Perguntei pelos bosques com mato porque foi esse o habitat em que observei a espécie em situações passadas, nomeadamente no Ribatejo e no Alentejo - mas saliento que foram observações isoladas, certamente envolvendo aves provenientes de largadas e que nestas situações o habitat reflectirá, pelo menos em parte, as características da zona onde foram feitas as ditas largadas.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jul 10, 2017 4:03 pm

Miguel Berkemeier escreveu:
Sim claro, como queiras Very Happy vou reformular, eu estou interessado em ir procurar aves que são largadas para fins cinegéticos ou sem serem cinegéticos mas por outros e não por mim porque se for por mim perde a graça affraid lol!

Entendido.

Pela minha parte não acho qualquer graça a ir procurar aves que são largadas com fins cinegéticos (independentemente de quem as largou), nem aliás acho graça a ir procurar aves fugidas de cativeiro, sejam elas quais forem, conforme já expliquei aqui. Compreendo que aches graça a procurar essas aves, mas com as alterações que estão previstas do ebird, calculo que em breve deixarás de achar Cool
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por PNicolau Seg Jul 10, 2017 4:23 pm

Sim para mim largadas são deprimentes.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jul 10, 2017 4:33 pm

Gonçalo Elias escreveu:Perguntei pelos bosques com mato porque foi esse o habitat em que observei a espécie em situações passadas, nomeadamente no Ribatejo e no Alentejo - mas saliento que foram observações isoladas, certamente envolvendo aves provenientes de largadas e que nestas situações o habitat reflectirá, pelo menos em parte, as características da zona onde foram feitas as ditas largadas.

Há uns bons anos também via aves "largadas". Mas o aspecto destas populações é distinto, bem como o comportamento da maioria das aves.
Possivelmente, as futuras gerações terão tendência a que os exemplares diminuam em tamanho, por razões óbvias. Aliás já parecem bem ágeis e maneirinhos, no chão e entre "floresta" mais densa, do que os bichos largados e cativos ou destes directamente descendentes. De qualquer modo, desconheço biometria das populações desta espécie de onde é nativa.

Também não acho "piada" a estas espécies, nem as vejo como "vantagem" alguma além da caça...talvez até sejam prejudiciais, dado às eventuais especificidades ecológicas que exigem no nosso país.
Mas há sempre interesse na sua observação. Neste caso, testemunha-se como uma espécie se instala e vai dispersando (de inicio lentamente, mas depois talvez menos).
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jul 10, 2017 4:44 pm

Acho que a ideia das largadas está a confundir as situações. Por outro lado, eventualmente a atrasar e a "estragar" a fixação desta espécie, nas suas formas melhor adaptáveis (i.e. a sua evolução nos nossos ecossistemas).
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por PNicolau Seg Jul 10, 2017 5:11 pm

Só para contextualizar, no Reino Unido largam cerca de 45 milhões de faisões por ano. As consequências são desconhecidas.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jul 10, 2017 5:39 pm

Não sei se têm sido feitas largadas importantes por aqui nos últimos anos.
Mas já as fizeram antes, em muitos sítios e desde há mais de 30 anos, sem que perto e nos anos seguintes se vissem aves nidificantes constituindo famílias, em locais pejados de predadores selvagens e domésticos , como há menos de 10 anos se verifica.


Última edição por Paulo Lemos em Seg Jul 10, 2017 5:57 pm, editado 2 vez(es)
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por João Tomás Seg Jul 10, 2017 5:40 pm

PNicolau escreveu:Sim para mim largadas são deprimentes.

Enquanto birdwatcher nem sequer penso nesta hipótese como uma "fonte" de espécies novas (pelo menos a curto prazo).
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jul 10, 2017 6:13 pm

João Tomás escreveu:
PNicolau escreveu:Sim para mim largadas são deprimentes.

Enquanto birdwatcher nem sequer penso nesta hipótese como uma "fonte" de espécies novas (pelo menos a curto prazo).

Serão as aves diferentes dos outros grupos?
Julgo que o 1º registo de Carassius morosus em Pt, são os meus nas Caldas nos inicio da 1ª década de 2000.
A espécie tem sido esporadicamente registada noutros pontos do país.

Pode ser muito prolífica, mas apenas a encontrava esporadicamente.
Só de há 5 para cá a noto relativamente abundante nas Caldas, localizadamente. Provavelmente cada vez mais numerosa, ao se adaptar (evoluir?) associada a alguns nichos?

Não sei como, nem quantos, ou quando, foram por cá (e noutras localidades) "largados". Sei que antes de 2000 andou por aí um grupo de "artistas" a vender de forma itinerante "espectáculo", e paralelamente "toneladas" de várias espécies animais, desde insectos a chimpanzés (na altura da "expoanimalia" e afins, na montra e pela porta dos fundos)... ! Toneladas"! Mortos e moribundos eram atirados para um baldio qualquer, talvez por onde a "comitiva" passasse.
Talvez esta espécie tenha sido introduzida apenas nessa ocasião.

É uma espécie" sem jeito nenhum" para quem gosta de bichos em cativeiro. Nem sei como pode ser popular, e duvido que se tenha espalhado através do comercio na net.

O que se entende por "curto prazo"?
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Paulo Lemos Ter Jul 11, 2017 3:43 am

Paulo Lemos escreveu: Provavelmente cada vez mais numerosa, ao se adaptar (evoluir?) associada a alguns nichos?

Bem... posso na verdade posso "autoresponder-me" a esta questão: nem por isso, ou mais dificil, pois nesta espécie partenogénica parece que só se conhecerem fêmeas ou ginandromorfos.
Vou já procurar uns, para confirmar o que se passa... What a Face

De qualquer modo, demorou um bom tempo até os encontrar em quantidade... desde 2000 e pouco. Portanto, "life is so unpredictable" para descartar hipótese de sucesso de uma "reintrodução a curto prazo".
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Miguel Berkemeier Ter Jul 11, 2017 6:21 am

Gonçalo Elias escreveu:
Miguel Berkemeier escreveu:
Sim claro, como queiras Very Happy vou reformular, eu estou interessado em ir procurar aves que são largadas para fins cinegéticos ou sem serem cinegéticos mas por outros e não por mim porque se for por mim perde a graça affraid lol!

mas com as alterações que estão previstas do ebird, calculo que em breve deixarás de achar Cool

Eu lamento mas estás mesmo bastante errado! Smile
Eu acho graça a observar fugas de cativeiro somente porque se tratam de espécies que nunca observei e estando em liberdade sempre dá o efeito de que a estou a observar no local onde são selvagens, claro que não é a mesma coisa tendo em conta que têm um comportamento diferente e muitas vezes estão domesticadas mas sempre é diferente observá-las num sítio onde se podem deslocar de observá-las numa gaiola... a envolvência é diferente. Quanto a registar gosto de registar naturalmente porque também contam para as listas pessoais, agora se deixarem de contar não deixo de as gostar de observar, isso é.... óbvio Very Happy e porque muito simplesmente eu gosto de observar aves e a natureza só por si, gosto de observar coisas novas que nunca vi e também gosto de ir ao Jardim Zoológico e espaços semelhantes precisamente por isso, para ver seres vivos e espécies diferentes embora não tenha comparação possível com a observação de natureza selvagem, que é muito mais interessante. A observação de fugas de cativeiro esporádicas é digamos uma simulação da observação da observação de espécies exóticas no ambiente onde pertencem, uma vez que se tratam de aves domésticas em ambiente "selvagem" ou mais corretamente livre. E eu acho graça a isso sim Surprised e qual é o problema? Na minha opinião tendo em conta que não ando a libertar aves de propósito nem as ando a perturbar não há rigorosamente um único problema Smile
As listas é um aspecto para mim secundário embora para muitos observadores seja o essencial e o mais importante da observação, e eu também gosto de fazer listas pessoais, listas públicas ou só para mim, quanto aos rankings para mim não têm o mais pequeno interesse e na minha modesta opinião não devem sequer existir, esse é um problema grave do Ebird! É grave uma vez que leva observadores menos rigorosos a inserir registos falsos só para subir no ranking, seguramente isso infelizmente acontece Smile
Mas já percebi que para muitos observadores o que importa mesmo é o ranking e não a natureza portanto infelizmente essa questão será complicada de resolver, mas pronto, é outro assunto.
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por pedro121 Ter Jul 11, 2017 6:48 am

Miguel Berkemeier escreveu:
Eu lamento mas estás mesmo bastante errado!  Smile
Eu acho graça a observar fugas de cativeiro somente porque se tratam de espécies que nunca observei e estando em liberdade sempre dá o efeito de que a estou a observar no local onde são selvagens, claro que não é a mesma coisa tendo em conta que têm um comportamento diferente e muitas vezes estão domesticadas mas sempre é diferente observá-las num sítio onde se podem deslocar de observá-las numa gaiola... a envolvência é diferente. Quanto a registar gosto de registar naturalmente porque também contam para as listas pessoais, agora se deixarem de contar não deixo de as gostar de observar, isso é.... óbvio Very Happy e porque muito simplesmente eu gosto de observar aves e a natureza só por si, gosto de observar coisas novas que nunca vi e também gosto de ir ao Jardim Zoológico e espaços semelhantes precisamente por isso, para ver seres vivos e espécies diferentes embora não tenha comparação possível com a observação de natureza selvagem, que é muito mais interessante. A observação de fugas de cativeiro esporádicas é digamos uma simulação da observação da observação de espécies exóticas no ambiente onde pertencem, uma vez que se tratam de aves domésticas em ambiente "selvagem" ou mais corretamente livre. E eu acho graça a isso sim Surprised e qual é o problema? Na minha opinião tendo em conta que não ando a libertar aves de propósito nem as ando a perturbar não há rigorosamente um único problema Smile
As listas é um aspecto para mim secundário embora para muitos observadores seja o essencial e o mais importante da observação, e eu também gosto de fazer listas pessoais, listas públicas ou só para mim, quanto aos rankings para mim não têm o mais pequeno interesse e na minha modesta opinião não devem sequer existir, esse é um problema grave do Ebird! É grave uma vez que leva observadores menos rigorosos a inserir registos falsos só para subir no ranking, seguramente isso infelizmente acontece Smile
Mas já percebi que para muitos observadores o que importa mesmo é o ranking e não a natureza portanto infelizmente essa questão será complicada de resolver, mas pronto, é outro assunto.

Que interessante.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por pedro121 Ter Jul 11, 2017 6:53 am

Paulo Lemos escreveu:
Serão as aves diferentes dos outros grupos?

Não são, mas os observadores de aves sim, no sentido que a observação de aves especialmente nos países onde é feita à mais tempo tem uma cultura própria.

Os problemas que muitas vezes tens neste forum resultam simplesmente de choques culturais, e não há mal nenhum nisso, tu não és um observador de aves, és um observador de vários grupos (insectos, anfibios, etc) e tens um tipo de interacção diferente, mas depois tens dificuldade em interagir connosco por causa de diferenças culturais.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Miguel Berkemeier Ter Jul 11, 2017 9:07 am

pedro121 escreveu:
Miguel Berkemeier escreveu:
Eu lamento mas estás mesmo bastante errado!  Smile
Eu acho graça a observar fugas de cativeiro somente porque se tratam de espécies que nunca observei e estando em liberdade sempre dá o efeito de que a estou a observar no local onde são selvagens, claro que não é a mesma coisa tendo em conta que têm um comportamento diferente e muitas vezes estão domesticadas mas sempre é diferente observá-las num sítio onde se podem deslocar de observá-las numa gaiola... a envolvência é diferente. Quanto a registar gosto de registar naturalmente porque também contam para as listas pessoais, agora se deixarem de contar não deixo de as gostar de observar, isso é.... óbvio Very Happy e porque muito simplesmente eu gosto de observar aves e a natureza só por si, gosto de observar coisas novas que nunca vi e também gosto de ir ao Jardim Zoológico e espaços semelhantes precisamente por isso, para ver seres vivos e espécies diferentes embora não tenha comparação possível com a observação de natureza selvagem, que é muito mais interessante. A observação de fugas de cativeiro esporádicas é digamos uma simulação da observação da observação de espécies exóticas no ambiente onde pertencem, uma vez que se tratam de aves domésticas em ambiente "selvagem" ou mais corretamente livre. E eu acho graça a isso sim Surprised e qual é o problema? Na minha opinião tendo em conta que não ando a libertar aves de propósito nem as ando a perturbar não há rigorosamente um único problema Smile
As listas é um aspecto para mim secundário embora para muitos observadores seja o essencial e o mais importante da observação, e eu também gosto de fazer listas pessoais, listas públicas ou só para mim, quanto aos rankings para mim não têm o mais pequeno interesse e na minha modesta opinião não devem sequer existir, esse é um problema grave do Ebird! É grave uma vez que leva observadores menos rigorosos a inserir registos falsos só para subir no ranking, seguramente isso infelizmente acontece Smile
Mas já percebi que para muitos observadores o que importa mesmo é o ranking e não a natureza portanto infelizmente essa questão será complicada de resolver, mas pronto, é outro assunto.

Que interessante.


Smile concordas que os rankings não deviam existir, não é? Very Happy
Miguel Berkemeier
Miguel Berkemeier

Número de Mensagens : 1374
Local : Portugal
Data de inscrição : 21/10/2013

Ir para o topo Ir para baixo

ESPÉCIE: Faisão  "Phasianus colchicus" - Página 2 Empty Re: ESPÉCIE: Faisão "Phasianus colchicus"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos