Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aves em meios rurais diminuíram 50% na Europa eem 25 anos

2 participantes

Ir para baixo

Aves em meios rurais diminuíram 50% na Europa eem 25 anos Empty Aves em meios rurais diminuíram 50% na Europa eem 25 anos

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jun 18, 2007 10:08 am

Ambiente: Aves em meios rurais diminuíram 50% na Europa em 25 anos

O último censo de aves comuns em toda a Europa demonstra um decréscimo de quase 50 por cento na abundância das aves que dependem dos meios rurais nos últimos 25 anos.

"Em Portugal, o pardal montês e a laverca são as espécies comuns que registam maior queda. Este problema, que atinge toda a Europa, é um reflexo da intensificação agrícola", adiantou à agência Lusa Domingos Leitão, coordenador do Programa Rural da Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) e membro da Task Force da BirdLife International.

Os resultados do census, hoje divulgado, não referem a quantidade de aves comuns na Europa, mas calcula apenas a sua evolução nos últimos anos.

"Tratam-se de espécies abundantes que é impossível contabilizar. O que se faz é seleccionar uma rede de locais e fazer aí uma evolução comparativa, calculando a sua evolução nos últimos anos", explicou.

Os dados recolhidos por vários cientistas do esquema Pan-Europeu de Monitorização de Aves Comuns (PECBM), incluindo da BirdLife International, baseiam-se em 20 programas de censos nacionais em toda a Europa nos últimos 25 anos e confirmam a "extensão dos estragos" nas populações de aves dependentes de meios rurais neste período.

Estas aves apresentam em toda a Europa decréscimos populacionais de 44 por cento, em média, entre 1980 e 2005.

Espécies como a laverca Alauda arvensis, o trigueirão Miliaria calandra, o abibe Vanellus vanellus e o pardal-montês Passer montanus são nomes sonantes da longa lista de espécies de aves rurais em declínio acentuado.

Também as aves dependentes de meios florestais apresentaram decréscimos importantes, da ordem dos nove por cento, em média.

"Os sistemas florestais reagem mais lentamente a alterações do que os meios agrícolas, pelo que novamente este é um sinal muito preocupante para os cientistas", comentou Domingos Leitão.

As organizações não governamentais representadas neste estudo, entre as quais a SPEA, solicitam uma reforma da Política Agrícola Comum (PAC) que tem levado a uma intensificação da agricultura.


11 de Junho de 2007 | 18:27

Fonte: http://www.barlavento.online.pt
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Aves em meios rurais diminuíram 50% na Europa eem 25 anos Empty Re: Aves em meios rurais diminuíram 50% na Europa eem 25 anos

Mensagem por daniel.sobral Seg Jun 25, 2007 1:56 pm

Acho que o problema é se os níveis baixarem de forma descontrolada, levando à possibilidade (para já remota) do desaparecimento das espécies e empobrecimento (? - o que quer que isso signifique realmente) da variedade ecológica.

Tendo todos conhecimento do que se passa o que é preciso é saber-se quais as consequências a decidir-se conscientemente até onde queremos levar as coisas. Apenas com números reais podemos convencer os governantes (e a população!).

Assim, é excelente existirem meios de vigilância que sejam eficazes, como parece ser esta rede do censo de aves comuns.
daniel.sobral
daniel.sobral

Número de Mensagens : 173
Idade : 44
Local : Almada
Data de inscrição : 24/06/2007

http://www.grupoflamingo.org

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos