Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

+25
António A Gonçalves
José Freitas
Helder Vieira
Paulo Alves
dleitao
Georg Schreier
Paulo Belo
conspicillata
Júlio Neto
Francisco Bernardo
thysvalkenburg
Luís Venâncio
scirpaceus
Paulfer
Agostinho Gomes
Paulo Lemos
João Tomás
Carlos Pacheco
VozdoBerço
pedro121
Pedro Lopes Moreira
PNicolau
Luis Silva
cardosohelder
Gonçalo Elias
29 participantes

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jan 03, 2015 10:19 am

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

A resposta não é fácil, antes de consultar quaisquer dados o meu palpite é que andará entre as 10 e as 20 (talvez 25).

Como determinar este total? Não podemos esquecer que no nosso país surgem muitos indivíduos em passagem migratória, a caminho de África, por isso só podemos considerar as observações entre meados de Novembro e meados de Fevereiro.

Depois de ter escrito os parágrafos anteriores decidi fazer umas pesquisas no e-bird. Comecei por pesquisar apenas as observações de Dezembro de 2014, os resultados que encontrei foram estes (estratificados por regiões, de modo a tornar a interpretação mais fácil):


NORTE
Estuário do Cávado - 1 nos dias 15, 20 e 31
vamos admitir que 1 ave inverna neste local


CENTRO
Ria de Aveiro - 1 na Murtosa no dia 15, 1 em São Jacinto no dia 31, 1 na salinas de Aveiro nos dias 6 e 7
A grande questão: quantas aves diferentes teremos na ria de Aveiro? Será sempre a mesma ou haverá duas? Provisoriamente vou considerar 1 a 2 aves na ria

Estuário do Mondego - 1 no dia 19
vamos admitir que 1 ave inverna na zona

São Martinho do Porto - 1 no dia 8
Lagoa de Óbidos - 1 nos dias 21, 27 e 30
parece-me razoável presumir que haja apenas uma ave envolvida nestes dois locais próximos, uma vez que SMP não é conhecido por ser um local de invernada regular

Paul do Boquilobo - 1 nos dias 7 e 9
é conhecida a invernada nesta zona, por isso contamos 1 para este local


REGIÃO DE LISBOA
Estuário do Tejo - é uma zona muito complicada de censar, devido à sua extensão
Lezíria Grande - vista em inúmeras ocasiões, com um máximo de 4 aves no dia 13
Vasa-Sacos / Pancas / Vale de Frades - 3+2 no dia 27 (mas poderiam ser as mesmas aves vistas por observadores diferentes)
Ribeira das Enguias / Atalaia - 1 nos dias 7 e 27
Corroios - 1 nos dias 20 e 31
Numa estimativa muito grosseira, irei considerar um mínimo de 4 e um máximo de 7 na zona da RNET e mais uma na zona de Corroios, o que dá um total de 5 a 8.

Lagoa de Albufeira - 1 no dia 21
à falta de mais observações neste sítio muito visitado, vou admitir que esta ave vem do vizinho estuário do Tejo


ALENTEJO
No litoral temos:
Estuário do Sado - foi vista 1 na Lisnave / Mitrena nos dias 20 e 29; 1 na Carrasqueira no dia 26; 1 mais a montante no dia 8; e ainda 2 no Zambujal no dia 26
zona difícil de contar globalmente, sendo certo que há pelo menos 2, vou contudo admitir que no total do estuário há 2 a 3 aves

Lagoa de Melides - 1 no dia 14
Lagoa de Santo André - 1 no dia 17
vou admitir que se trata apenas de uma ave a frequentar estas duas lagoas
para o total do litoral teremos 3 a 4 aves

Nas albufeiras de interior temos:
Divor - 1 no dia 2
Lagoa dos Patos - 1 no dia 1
Pisão - 1 no dia 15
a ave do Pisão pode ser a mesma da lagoa dos Patos.
há certamente outras albufeiras que são pouco visitadas e onde a invernada de pesqueira é conhecida, nomeadamente o Roxo, o Caia, Odivelas e possivelmente o Monte da Rocha;
para o total do interior consideremos 3 a 5 aves.

ALGARVE
Ria de Alvor - 1 nos dias 2, 7 e 12
Lagoa dos Salgados - 1 no dia 7
Ria Formosa - ilha de Faro - 2 no dia 24
Castro Marim - 1 nos dias 19, 29 e 30
As zonas húmidas do Algarve são todas relativamente próximas entre si e é provável que haja alguma mobilidade de uns sítios para outros, assim vou considerar 1 a 2 no Barlavento; 2 a 3 na parte central (ria Formosa) e 1 em Castro Marim



RESUMO
Podemos assim considerar os seguintes totais:
Norte - 1
Centro - 4 a 5
Lisboa - 5 a 8
Alentejo - 6 a 9
Algarve - 4 a 6
Total nacional = 20 a 29

Este total está no limite superior do intervalo que indiquei no início e sai mesmo dos limites desse intervalo no cenário mais optimista.

Aceitam-se opiniões e comentários Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25557
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por cardosohelder Sáb Jan 03, 2015 10:47 am

Para a Lagoa de Óbidos tenho observação em Dezembro de dois inds em simultâneo: no dia 14 e no dia 24.
cardosohelder
cardosohelder

Número de Mensagens : 569
Data de inscrição : 17/02/2009

http://www.heldercardoso.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jan 03, 2015 10:54 am

Obrigado Helder, eu apenas compilei os dados do e-bird mas certamente que há mais registos que não estão lá inseridos.

O total do centro passaria a ser de 5 a 6 e assim o total nacional será de 21 a 30.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25557
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Luis Silva Sáb Jan 03, 2015 11:28 am

Na zona centro certamente serão mais.
Só na ilha da Murraceira (est. Mondego) cheguei a ver três indivíduos diferentes no final de Novembro, embora no inicio de Dezembro apenas tenha confirmado 2 (um deles era o mesmo, pela anilha os outros 2 não estavam anilhados, distingui-los a menos que estivessem próximos o que me aconteceu em Novembro), mas diria pelo menos 2.
Em Aveiro, apesar de não ter lá ido este inverno fazer observações provavelmente será mais que um (um já morreu em Dezembro que tinha transmissor satélite), em anos anteriores também nunca observei mais que 2 em simultâneo mas com o tamanho da ria parece improvável encontrar as aves todas juntas já que aparentemente se mexerem ao longo da ria toda (pelo menos pelos movimentos que vi da ave que morreu este inverno). Talvez o Julio tenha uma noção melhor do numero de indivíduos que lá pode andar.

Foi também observada em Dezembro (não por mim) um individuo em Viana do Castelo

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por PNicolau Sáb Jan 03, 2015 12:00 pm

Tenho observações no Parque do Tejo e sítio das Hortas.
Na Ponta da Erva de certeza que andam mais pois há vários indivíduos anilhados diferentes. Ou seja, num dia vi 4 e nenhuma anilhada. Lá já vi pelo menos 2 inds diferentes anilhados, em Dezembro, logo no mínimo 6.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jan 03, 2015 12:35 pm

Obrigado a ambos pelos comentários.

@PNicolau: não duvido que haja 6 indivíduos diferentes a frequentar a lezíria grande, mas não podemos esquecer que Vasa-Sacos é colado (1 km em linha recta a partir da Ponta da Erva) e Vale de Frades é logo abaixo, a mobilidade destas aves é grande, por isso não podemos simplesmente somar 6 na lezíria às aves que são vistas no resto do estuário, porque provavelmente são as mesmas. Eu considerei 4 a 7 aves no conjunto da RNET e as informações que apresentas não sugerem que haja um número superior.

@Luis Silva: a ave de Viana do Castelo pode ter sido uma observação fortuita (de uma ave vinda do Cávado ou da Galiza), com base nos anos anteriores não há dados para afirmar que haja invernada regular nesse local; em relação à ria de Aveiro parece-me perfeitamente razoável admitir 2 aves, se calhar até são mais; quanto ao Mondego, poderá variar com os anos, mas se considerarmos 2, então o total da zona centro subiria para, digamos 6 a 8 e o total nacional ficaria nos 22 a 32.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25557
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Luis Silva Sáb Jan 03, 2015 1:56 pm

Pelo que sei a ave de Viana do Castelo é vista regularmente na zona e já a alguns anos (3?), mas admito que possa ser uma (ou mais aves) que partilhem algum outro estuário próximo.
No Mondego também diria que a média (entre anos) seja de 2 indivíduos.

Luis Silva

Número de Mensagens : 492
Data de inscrição : 08/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Sáb Jan 03, 2015 4:41 pm

[quote="Gonçalo Elias"]Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

CENTRO
Ria de Aveiro - 1 na Murtosa no dia 15, 1 em São Jacinto no dia 31, 1 na salinas de Aveiro nos dias 6 e 7
A grande questão: quantas aves diferentes teremos na ria de Aveiro? Será sempre a mesma ou haverá duas? Provisoriamente vou considerar 1 a 2 aves na ria

Olá Gonçalo
Tenho feito a mim próprio uma pergunta similar? i.e. Quantas águias-pesqueiras invernam na Ria de Aveiro?
Pode parecer um grande atrevimento mas, com base nas aves que tenho visto repetidamente nos mesmos sítios (nos dois últimos invernos), penso que na Ria de Aveiro, esse valor não deverá ser inferior a 6. Porém, nunca dei uma volta total à Ria num só dia, para fazer uma contagem mais precisa; é um velho plano que nunca cheguei a concretizar. Também há uma ave na Pateira de Fermentelos.

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jan 04, 2015 1:05 am

Olá Pedro,

Obrigado pela contribuição.

A ideia de contar as aves todas da ria é interessante, mas creio que para ser eficaz e rigorosa seria necessário ser feita por duas ou três pessoas em simultâneo (distribuídas por diferentes áreas), de modo a evitar duplicações - o mesmo princípio poderia aliás ser adoptado noutras zonas húmidas de grande dimensão, como o estuário do Tejo ou a ria de Faro.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25557
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por pedro121 Dom Jan 04, 2015 3:23 am

Gonçalo Elias escreveu: mas creio que para ser eficaz e rigorosa seria necessário ser feita por duas ou três pessoas em simultâneo (distribuídas por diferentes áreas), de modo a evitar duplicações - o mesmo princípio poderia aliás ser adoptado noutras zonas húmidas de grande dimensão, como o estuário do Tejo ou a ria de Faro.

Sim, teria sempre que ser feito por varias pessoas para reduzir as duplicações.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Dom Jan 04, 2015 5:41 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu: mas creio que para ser eficaz e rigorosa seria necessário ser feita por duas ou três pessoas em simultâneo (distribuídas por diferentes áreas), de modo a evitar duplicações - o mesmo princípio poderia aliás ser adoptado noutras zonas húmidas de grande dimensão, como o estuário do Tejo ou a ria de Faro.

Sim, teria sempre que ser feito por varias pessoas para reduzir as duplicações.

Concordo plenamente.

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por VozdoBerço Dom Jan 04, 2015 3:43 pm

No estuário do Minho também há uma (pelo menos).
VozdoBerço
VozdoBerço

Número de Mensagens : 620
Local : Guimarães
Data de inscrição : 13/11/2009

http://vozdoberco.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Carlos Pacheco Dom Jan 04, 2015 3:43 pm

Estive a ler as diferentes contribuições e, na minha opinião, esta estimativa anda por baixo. Faltam imensos dados para o interior. Há uns 16 ou 17 anos atrás o Gonçalo Rosa quando ainda estava no ICN, iniciou uma tentativa de censo, em que visitamos diversos locais. Um dos que me lembro que surpreendeu na altura foi barragem da Aguieira, onde contei 5 indivíduos. Certamente é um local onde pouca gente vai fazer observação... Há muitas outras albufeiras onde provavelmente acontece o mesmo, ou então onde os observadores que lá vão não colocam dados no ebird: Caia, Maranhão, Montargil, Sta. Águeda, Idanha, entre muitas outras. Para além disso ha seguramente indivíduos a invernar em rios de grande dimensão, especialmente logo acima dos estuários (certamente no Tejo, no Mondego, no Mira e provavelmente noutros como o Sado, o Guadiana), mas também em alguns troços do interior com albufeiras (no Tejo Internacional em alguns anos invernaram 1 a 3 indivíduos).Por último estão a faltar as lagoas costeiras como as de Mira, Melides Sto. André, e zonas como a Ria Formosa, onde seguramente invernam vários indivíduos. Não apontaria para menos de 50 indivíduos...
Carlos Pacheco
Carlos Pacheco

Número de Mensagens : 1297
Idade : 51
Local : Odemira
Data de inscrição : 27/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Jan 04, 2015 4:06 pm

Obrigado pelas contribuições.

Isto era uma primeira tentativa, claro que a estimativa pode ser melhorada. Smile

De qualquer forma convém não esquecer que os bichos podem andar a passear de uns locais para outros, nomeadamente no caso das barragens do interior. Uma vez vi uma no Inverno no açude de Vale de Coelheiros (Grândola), mas não me parece que o local tenha condições para suportar uma ave durante todo o Inverno, se calhar foi passear do Sado até lá.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25557
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por João Tomás Seg Jan 05, 2015 3:55 am

Assim de repente lembrei-me do Paúl da Tornada! Será que não há por lá pelo menos 1 indivíduo a invernar? Poderá é ser o mesmo que é encontrado em São Martinho do Porto.

Claro que estes números serão sempre uma estimativa! O ideal seria haver o "Dia da Águia-pesqueira", dia em que cada um ia até um estuário/lagoa/rio/barragem e contava os indivíduos desta espécie x) eu sei que estou a sonhar... Mas para já foi uma excelente abordagem ao tema Gonçalo, como sempre Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jan 05, 2015 4:36 am

João Tomás escreveu:O ideal seria haver o "Dia da Águia-pesqueira", dia em que cada um ia até um estuário/lagoa/rio/barragem e contava os indivíduos desta espécie x)

Já me tinha ocorrido, nem falei no assunto porque achei que era impraticável, mas agora que mencionas o assunto vejo que não fui o único a pensar nisso Very Happy

Há por aí mais interessados em participar numa tal iniciativa? Agendava-se um sábado durante o mês de Janeiro e tentávamos fazer um censo nacional Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25557
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por João Tomás Seg Jan 05, 2015 4:47 am

Estou a ver que lancei lenha para a fogueira x) por mim pode ser sábado (dia 17) ou domingo (dia 18) deste mês! Não custa nada tentar x)
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jan 05, 2015 4:54 am

Tinha pensado exactamente nesse fim-de-semana, no entanto a previsão é de chuva (ainda falta algum tempo, mas previsão de mau tempo pode inviabilizar o sucesso da iniciativa).

A alternativa seria já no próximo sábado dia 10, em que vai estar bom tempo. Como isto é tudo organizado online, se calhar era de tentar, o que achas?

Creio que valerá a pena lançar o desafio nos grupos do Facebook (nomeadamente no Aves de Portugal Continental, que tem mais de 7000 membros), assim consegue-se mobilizar o maior número possível de pessoas. Acresce que fotos das aves também serão úteis pois ajudará a esclarecer eventuais duplicados (detalhes da plumagem, anilhas, etc.)
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25557
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por João Tomás Seg Jan 05, 2015 5:17 am

Gonçalo Elias escreveu:Tinha pensado exactamente nesse fim-de-semana, no entanto a previsão é de chuva (ainda falta algum tempo, mas previsão de mau tempo pode inviabilizar o sucesso da iniciativa).

Pois, isso já não abona nada a favor desse fim-de-semana. No entanto, para mim esse era o que me dava mais jeito, visto que não trabalho.

Gonçalo Elias escreveu:A alternativa seria já no próximo sábado dia 10, em que vai estar bom tempo. Como isto é tudo organizado online, se calhar era de tentar, o que achas?

No próximo fim-de-semana trabalho pelo que, no máximo, não poderei sair num raio de 20 km de Vila Real. Mas seguramente que muita gente poderá Smile Mas não achas muito em cima? É que o ideal seria em cada zona (barragem/estuários/rio/lagoa) haver um grupo de pessoas para reduzirmos ao máximos as contagens repetidas. E para isso seria melhor ter alguém responsável por cada uma dessas zonas, ficando responsável por reunir os que quisessem ir à "caça" nessa zona. Achas que há pelo menos uma pessoa interessada para cada local? Não se poderia contactar por e-mail essas pessoas? E depois no aviso poderíamos colocar: para os interessados em participar falem com x pessoa que é da vossa zona. E para as zonas "a,b,c" ainda falta pelo menos uma pessoa que faça a visita.

Gonçalo Elias escreveu:Creio que valerá a pena lançar o desafio nos grupos do Facebook (nomeadamente no Aves de Portugal Continental, que tem mais de 7000 membros), assim consegue-se mobilizar o maior número possível de pessoas. Acresce que fotos das aves também serão úteis pois ajudará a esclarecer eventuais duplicados (detalhes da plumagem, anilhas, etc.)

Concordo inteiramente Smile É uma questão de se criar um textinho a explicar a situação e publica-se também no facebook.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jan 05, 2015 5:28 am

outra opção será a 24 de Janeiro.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25557
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por João Tomás Seg Jan 05, 2015 5:37 am

Eu acho mais viável Gonçalo! Quer dizer, eu acho que a fazer alguma coisa que seja mais ou menos bem organizada e que se tente cobrir bem o território nacional... sei que não vamos conseguir mas sempre temos mais margem de manobra para ter melhores resultados do que organizando em apenas 1 semana. Estarei eu a levar isto demasiado a sério? x) ou estavas a pensar em algo menos sério?
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jan 05, 2015 5:41 am

Está vendido dia 24.

Vamos agora pensar na melhor forma de organizar isto.

Em minha opinião há 4 locais complicados onde pode haver vários indivíduos a invernar sem que seja possível vê-los a todos ao mesmo tempo, e que são:
- ria de Aveiro
- estuário do Tejo
- estuário do Sado
- ria Formosa

Qualquer contagem terá de passar por uma boa organização nestes 4 locais.

O resto dos sítios são mais simples de censar, parece-me.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25557
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por pedro121 Seg Jan 05, 2015 7:14 am

Bom, só uma coisa, se é certo que as grandes zonas devem ser cobertas todas por varias pessoas, as zonas mais pequenas podem ser cobertas por 1 pessoa, para alem disso as diferentes zonas podem ser cobertas em dias diferentes não me choca que zonas do interior sejam cobertas em dias desfasados.

Por ultimo embora acha a iniciativa interessante, a mesma só é viável se houver um nº de voluntários suficiente, especialmente para o Tejo e para o Sado, acho que para a ria Formosa vai ser difícil arranjar pessoal.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jan 05, 2015 8:26 am

De acordo Pedro, acredito que não corra tudo bem, mas mesmo que só seja possível visitar uma parte das zonas potencialmente boas para a espécie, isso já é melhor que nada e permitirá responder a algumas das interrogações lançadas acima.

Quanto à ria Formosa: no sábado vi 2 nos salgados do Fialho e passada uma hora vi outra perto da estação de Faro, direcção sudoeste (não faço ideia se seria a mesma). Melhor estimativa do dia: 2-3. Bastaria mais uma pessoa para cobrir a zona de Olhão-Tavira e estava feito.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25557
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por João Tomás Seg Jan 05, 2015 1:50 pm

Concordo com os teus comentários Gonçalo. Em cada uma desses locais serão precisos quantos voluntários (no mínimo)? Para cada um deles imaginas possível haver pelo menos 2-3 pessoas?

Quanto aos locais do interior concordo com o Pedro. Claro que se houver alguém disponível nesse dia óptimo mas caso não haja tente lá ir nos dias próximos.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal? Empty Re: Quantas águias-pesqueiras invernam em Portugal?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 5 1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos