Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

+9
João Tomás
cardosohelder
Paulfer
Flávio Oliveira
PNicolau
Gonçalo Elias
Helder Vieira
pedro121
Tissot
13 participantes

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 06, 2015 5:56 am

pedro121 escreveu:diga-se que ir ver corujas para a ponta da erva é daquelas experiências que todos os observadores deveriam ter, é de facto muito, muito fixe!

exacto e diga-se que para além das corujas já me aconteceram outros episódios engraçados:

- certa vez enquanto eu andava nas "faroladas", acendem-se uns máximos não muito longe no meio do escuro, pareceu-me ser um jovem casal que tinha ido para as lezírias mas não para ver corujas What a Face

- noutra ocasião, já a chegar ao portão de saída da lezíria, que estava fechado, estava à minha frente parado junto ao portão um carrito pequeno com um muito jovem casal (que também não estavam com cara de quem tinha ido às corujas), com um ar bastante atrapalhado como que a dizer "e agora como é que a gente sai daqui". Por acaso eu tinha o cartão e abri o portão, por isso lá se safaram Smile

- ainda um outro episódio, já há uns 20 anos, foi quando a polícia (guarda fiscal?) me mandou parar e abrir a bagageira, certamente para ver se eu trazia alguma coisa suspeita - é preciso explicar que nessa época não havia muitos radares para controlo de navegação marítima e que a Ponta da Erva era um local popular para descarregar "produto" Twisted Evil
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por PNicolau Ter Jan 06, 2015 6:22 am

Laughing Laughing Laughing
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por Paulfer Ter Jan 06, 2015 7:04 am

Essas 3 pessoas fizeram um ano muito bom. O Flávio foi em frente (e bem) e conseguiu. Parabéns!
Os outros 2? Quando se chegam à frente? Podiam ter feito ainda melhor!!

Quem é o próximo???
Very Happy
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 06, 2015 7:22 am

pedro121 escreveu:
Portanto, sem falar em raridades o que é preciso para ver >300 espécies num ano em Portugal?

1º Uma certa disponibilidade em tempo e €
2º Uma boa rede de conhecimentos, é muito importante ter muitos contactos.
3º Boas capacidades de planeamento
4º Fazer uma ida ao Alentejo no inverno que inclua Elvas, e já agora o estuário do Sado, portanto um fim de semana.
5º fazer uma ida ao Algarve e ao Alentejo em Maio mas se aparecer uma raridade no Algarve usar essa hipótese para limpar em Fevereiro ou Março
6º Ir a Montalegre em Maio
7º Ir ao Tejo internacional, pode ser conjugado com Montalegre num fim de semana prolongado
8º Ir à serra da  Estrela em Novembro/Dezembro
9º Ir a uma pelagica em fins de Agosto, inicio de Setembro
10º ir ver todas as raridades locais, fazer os circuitos do estuário do Tejo

Vamos dizer 7-8 fins de semana, mais as raridades.


Só mais um comentário ao "plano" - em certos países este tipo de abordagem é conhecida por "smart birding", que basicamente consiste em planear todas as visitas em função das espécies mais raras ou escassas e com pouco ou nenhum esforço para espécies mais comuns, porque essas vão estar constantemente a aparecer.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por Tissot Ter Jan 06, 2015 7:48 am

Paulfer escreveu:Essas 3 pessoas fizeram um ano muito bom. O Flávio foi em frente (e bem) e conseguiu. Parabéns!
Os outros 2? Quando se chegam à frente? Podiam ter feito ainda melhor!!

Quem é o próximo???
Very Happy

Talvez o que ficou em quarto com 298 espécies. Very Happy Very Happy
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por pedro121 Ter Jan 06, 2015 7:49 am

Gonçalo Elias escreveu:
Só mais um comentário ao "plano" - em certos países este tipo de abordagem é conhecida por "smart birding", que basicamente consiste em planear todas as visitas em função das espécies mais  raras ou escassas e com pouco ou nenhum esforço para espécies mais comuns, porque essas vão estar constantemente a aparecer.

Sim, todo a lógica ao fazer-se uma anual é que só se sai de casa para ver raridades e para ver espécies muito localizadas que não podem ser vistas em outro lado, o truque é conseguir ver as espécies localizadas quando se vai ver uma raridade, algo que é possível de fazer para as espécies algarvias e de Castro Verde mas que já não é possível para as espécies de Montalegre.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 06, 2015 8:07 am

pedro121 escreveu:mas que já não é possível para as espécies de Montalegre.

depende... em 1992 apareceu lá uma sibilatrix a cantar Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por pedro121 Ter Jan 06, 2015 8:56 am

Gonçalo Elias escreveu:
depende... em 1992 apareceu lá uma sibilatrix a cantar Very Happy

Não foi em anilhagem? Bem, por mim tudo bem, todas as desculpas são boas para ir aquela zona.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por Paulfer Ter Jan 06, 2015 9:09 am


[/quote]
Talvez o que ficou em quarto com 298 espécies. Very Happy Very Happy [/quote]

Nah.... mas tb te portaste muito bem.
O ano 2015 é para completar essa lista! Wink
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por pedro121 Ter Jan 06, 2015 9:24 am

Paulfer escreveu:
Os outros 2? Quando se chegam à frente? Podiam ter feito ainda melhor!!

Uma pessoa pode sempre fazer melhor, se me pagarem as contas eu esmago a marca de 309, bem se me pagarem as contas e aparecerem raridades, num ano bom (em termos de raridades) alguém que tenha orçamento para isso vai conseguir fazer uma marca acima das 320. mas para tal é preciso dinheiro e disponibilidade, o meu caso é sintomático, eu vi 302, mas se os constrangimentos orçamentais não fossem o que são e se tivesse feito esforço desde o inicio do ano teria visto no mínimo 320. Smile Smile E o Flávio também, se tivesse feito esforço desde o inicio e se as coisas tivessem corrido doutra maneira com a pelagica ele também teria chegado as 320.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por Tissot Ter Jan 06, 2015 9:28 am

Talvez o que ficou em quarto com 298 espécies. Very Happy Very Happy [/quote]

Nah.... mas tb te portaste muito bem.
O ano 2015 é para completar essa lista! Wink [/quote]

Nah...eu também não. Espero nunca ser picado belo bichinho da anual, porque não tenho vida nem $ para essas andanças.  Sou mais um "listeirinho" obcecado pela lista vida. Mas confesso que tenho sempre curiosidade em saber quantas espécies observei num determinado ano.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por pedro121 Ter Jan 06, 2015 9:33 am

Tissot escreveu:Mas confesso que tenho sempre curiosidade em saber quantas espécies observei num determinado ano.

podes sempre fazer um Big year distrital.

falando em Big year, este ano vai haver uma tentativa de bater o recorde mundial, um americano vai tentar chegar às 5000 espécies vistas num ano.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por Tissot Ter Jan 06, 2015 9:34 am

pedro121 escreveu:
Paulfer escreveu:
Os outros 2? Quando se chegam à frente? Podiam ter feito ainda melhor!!

Uma pessoa pode sempre fazer melhor, se me pagarem as contas eu esmago a marca de 309, bem se me pagarem as contas e aparecerem raridades, num ano bom (em termos de raridades) alguém que tenha orçamento para isso vai conseguir fazer uma marca acima das 320. mas para tal é preciso dinheiro e disponibilidade, o meu caso é sintomático, eu vi 302, mas se os constrangimentos orçamentais não fossem o que são e se tivesse feito esforço desde o inicio do ano teria visto no mínimo 320.  Smile Smile  E o Flávio também, se tivesse feito esforço desde o inicio e se as coisas tivessem corrido doutra maneira com a pelagica ele também teria chegado as 320.

Ainda não arranjaste patrocinador??? Very Happy Very Happy
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por Paulfer Ter Jan 06, 2015 10:11 am

Passa mais um ano e ninguém assume.
Talvez o Nicolau? Very Happy
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por Paulfer Ter Jan 06, 2015 10:15 am

Tissot escreveu:
Nah...eu também não. Espero nunca ser picado belo bichinho da anual, porque não tenho vida nem $ para essas andanças.  Sou mais um "listeirinho" obcecado pela lista vida. Mas confesso que tenho sempre curiosidade em saber quantas espécies observei num determinado ano.

Também pensei o mesmo para mim durante 2014 e por isso é que este é o teu ano! Se continuares a aumentar a life list podes chegar às 300 da anual.
Eu cá fiquei pelas 298 Very Happy
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por pedro121 Ter Jan 06, 2015 10:20 am

Paulfer escreveu:
Tissot escreveu:
Nah...eu também não. Espero nunca ser picado belo bichinho da anual, porque não tenho vida nem $ para essas andanças.  Sou mais um "listeirinho" obcecado pela lista vida. Mas confesso que tenho sempre curiosidade em saber quantas espécies observei num determinado ano.

Também pensei o mesmo para mim durante 2014 e por isso é que este é o teu ano! Se continuares a aumentar a life list podes chegar às 300 da anual.
Eu cá fiquei pelas 298 Very Happy

Sim, esse é outro ângulo, usar um ano em que se queira dar um impulso na life para obter um bom numero na anual.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por PNicolau Ter Jan 06, 2015 10:48 am

Paulfer escreveu:Passa mais um ano e ninguém assume.
Talvez o Nicolau? Very Happy
Podes ir cuscar a minha lista ao Bubo para veres como já vou lançado! Very Happy
Pois... Vida de estudante, cumpri o meu objectivo que eram as 300. Neste momento, não tenho mais nada em mente.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 06, 2015 10:51 am

Tissot escreveu:Nah...eu também não. Espero nunca ser picado belo bichinho da anual, porque não tenho vida nem $ para essas andanças.

Pois a mim também nunca me deu para fazer isso.

É certo que gosto de ir anotando aquilo que vejo e de saber quantas espécies vi no final de cada ano mas nunca fiz um esforço particular para ver um elevado número de espécies num determinado ano.

Ontem por curiosidade, e porque tenho andado a inserir muita informação histórica no e-bird, lembrei-me de ver os meus totais dos anos anteriores e reparei que ficam longe, mesmo muito longe dos máximos aqui ventilados.

Em 2014, por exemplo, vi 208 espécies - um total muito modesto, mas melhor que as 137 de 2011.
E 2014 foi o meu melhor ano desde 2005, ano em que atingi a fantástica marca das 210 espécies  Laughing
(os totais dos anos anteriores a 2010 não são ainda definitivos, porque ainda me falta inserir alguma informação, especialmente da década de 1990, mas os valores finais não serão muito superiores).

Tissot escreveu: Sou mais um "listeirinho" obcecado pela lista vida.

Eu comecei a ver aves a sério em 22 de Dezembro de 1987, acontece que em 1988 comecei a ver aves além fronteiras (na Europa) e a partir de 1993 alarguei a minha actividade de observação a África, onde desde então já tive oportunidade de ir por dez vezes; desde há 25 anos que o meu foco passou a ser mundial e não nacional.

pedro121 escreveu:podes sempre fazer um Big year distrital.

Ou regional, ou concelhio, ou...
Há listas para todos os gostos, nos EUA e no Canadá existe há muitos anos um ranking por estado.


Olha um desafio totalmente diferente mas bastante engraçado que só fiz uma vez (no Sado, mais precisamente no Zambujal) é a chamada "Walking Hour Bird Race", que consiste em fazer um percurso pedestre durante uma hora e tentar ver o maior número possível de espécies. O total dessa vez foi de 54 espécies.

Para obter um total desta ordem de grandeza tem de ser um sítio que tenha muitas aquáticas, incluindo limícolas, e também muitos passeriformes agrícolas e florestais. O Zambujal é um sítio bom para um desafio desse calibre.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por Paulfer Ter Jan 06, 2015 11:16 am

"Walking Hour Bird Race"
Não conheço mas se calhar deve ser mais running.

Da outra vez falaram da marca 100 por dia num só concelho. Acho que me vou dedicar a essa Very Happy
E à marca 50 em pequenas freguesias Laughing
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 06, 2015 11:20 am

Paulfer escreveu:"Walking Hour Bird Race"
Não conheço mas se calhar deve ser mais running.

Por acaso da vez que fiz foi a andar muito devagar. O percurso total foi de 2 km no máximo.

Paulfer escreveu:Da outra vez falaram da marca 100 por dia num só concelho. Acho que me vou dedicar a essa  Very Happy
E à marca 50 em pequenas freguesias  Laughing

há que inventar novos desafios Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por PNicolau Ter Jan 06, 2015 11:22 am

100 num concelho é relativamente fácil no Algarve na Primavera.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por pedro121 Ter Jan 06, 2015 3:52 pm

Paulfer escreveu:Passa mais um ano e ninguém assume.

Bem, pelos visto pelo menos 1 observador já viu mais de 1/3 das espécies necessárias, considerando que só estamos a 6-Jan parece.me promissor! Very Happy

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 06, 2015 4:04 pm

PNicolau escreveu:100 num concelho é relativamente fácil no Algarve na Primavera.

Isso não é possível em todos os concelhos. Estás a pensar em nalgum em particular? Loulé seria talvez o melhor.

Mais para norte, creio que os melhores concelhos para esse tipo de desafio seriam Santiago do Cacém, Alcácer do Sal, Benavente, Vila Franca de Xira e talvez Elvas.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por Paulfer Ter Jan 06, 2015 4:10 pm

pedro121 escreveu:
Paulfer escreveu:Passa mais um ano e ninguém assume.

Bem, pelos visto pelo menos 1 observador já viu mais de 1/3 das espécies necessárias, considerando que só estamos a 6-Jan parece.me promissor! Very Happy


Só numa lista no dia 3 limpou 97 espécies Shocked
Estas listas sim!!
Paulfer
Paulfer

Número de Mensagens : 952
Idade : 41
Local : Mealhada
Data de inscrição : 17/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por pedro121 Ter Jan 06, 2015 4:10 pm

[quote="Gonçalo Elias"]
PNicolau escreveu:
Mais para norte, creio que os melhores concelhos para esse tipo de desafio seriam Santiago do Cacém, Alcácer do Sal, Benavente, Vila Franca de Xira e talvez Elvas.

100 num dia? uiii, nada fácil, mesmo nada fácil, num único concelho... hummm não é fácil, mas será impossível em Óbidos?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing - Página 2 Empty Re: Portugal Year List for 2014 do Bubo Listing

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos