Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços

+2
pedrocardia
Júlio Neto
6 participantes

Ir para baixo

Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços Empty Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços

Mensagem por Júlio Neto Seg Mar 16, 2015 3:42 am

Há 10 anos realizou-se o primeiro censo de Escrevedeira-dos-caniços (Emberiza schoeniclus) em Espanha, onde ocorrem duas subespécies nidificantes: witherbyi e lusitanica, ambas altamente ameaçadas. Este ano, alguns colaboradores espanhóis (Eduardo Belda, Juan Monrós e Pablo Vera) e eu próprio pretendemos organizar um novo censo, desta vez ibérico por forma a incluir as importantes populações de lusitanica que ocorrem em Portugal, e talvez ainda no norte de África onde ocorrem algumas witherbyi.

Assim, gostaria de saber se de facto há voluntários em Portugal que se disponibilizem para ajudar este projeto, visitando os locais onde esta espécie ocorre e contando o número de machos territoriais, que é a unidade deste censo. A metodologia não é complexa, incluindo o mínimo de uma visita a cada local potencial de ocorrência entre 20 de Abril e 5 de Junho e o uso de gravações para estimular os machos territoriais a cantar. É no entanto necessário que os voluntários tenham experiência de observação de aves e em detectar passeriformes pelo canto, identificando correctamente a espécie em causa. Mais pormenores serão facultados posteriormente, se de facto houver voluntários suficientes e este censo se vier a realizar, mas informo desde já que não existe qualquer financiamento para este projecto que permita suportar os custos do trabalho de campo.

Neste momento não existe qualquer coordenação entre este censo e o novo atlas das aves nidificantes de Portugal ou a sua organização, mas parece-me evidente que este censo contribuirá para o novo atlas, permitindo uma melhor cobertura desta espécie.

Potenciais voluntários deverão contactar-me informando da sua disponibilidade, por forma a que eu possa decidir sobre a concretização deste censo e alocar o esforço de amostragem para cada local.

Para quem estiver interessado, o censo espanhol anterior encontra-se disponível em http://www.seo.org/wp-content/uploads/2012/04/7_escribano_palustre.pdf

Finalmente, gostaria de realçar a importância da informação gerada por esta metodologia. As subespécies que ocorrem na Península Ibérica diferem em várias características morfológicas, comportamentais e acústicas, características essas que parecem conferir adaptação local e algum isolamento reprodutivo. No entanto, essa variação pode perder-se pois o baixo número de efectivos de lusitanica e witherbyi e as suas reduzidas áreas de distribuição conduzem a um elevado risco de extinção. A perda desta variação, ou mesmo a sua drástica diminuição, também impediria o estudo do processo de especiação que parece estar a ocorrer dentro desta espécie, bem como de outros aspectos fundamentais e aplicados da sua biologia. Uma efectiva monitorização é condição essencial para estabelecer prioridades, implementar medidas de conservação e determinar a sua efectividade.

Saudações ornitológicas!
Júlio M. Neto
Júlio Neto
Júlio Neto

Número de Mensagens : 132
Idade : 51
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Ir para o topo Ir para baixo

Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços Empty Re: Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços

Mensagem por pedrocardia Qua Mar 18, 2015 4:42 pm

Olá Júlio,

Eu estou interessado em participar no censo das Emberiza schoeniclus.
Como vivo no Porto, proponho cobrir as seguintes áreas: Barrinha de Esmoriz, Estuário do Douro (não deve ter, mas ainda assim convém procurar) e poderei também cobrir o estuário do Ave/Mindelo.

O que achas?

Pedro Cardia
pedrocardialopes@gmail.com

P.S.: não consegui encontrar o teu mail, por isso estou a tentar por este meio.

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços Empty Re: Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços

Mensagem por HL Sex Mar 20, 2015 3:38 am

Excelente iniciativa Júlio,
tenho interesse em participar. Estou um bocado limitado quando aos locais a visitar. Tenho disponibilidade para 3 (4 eventualmente) locais dentro da ZPE de Castro Verde, onde a espécie deve ocorrer muito pontualmente (lembro-me de 2 registos). Se achares que vale a pena, envio-te o contacto por mensagem do forum.

Cumps
Hugo

HL
HL

Número de Mensagens : 1436
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços Empty Re: Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços

Mensagem por pedro121 Sex Mar 20, 2015 4:07 am

Eu posso também dar uma ajuda, cobrindo as zonas húmidas do concelho de Óbidos: poça da Amoreira, Poças do vau e lagoa de Óbidos. Existem indivíduos invernantes na zona mas nunca observei a espécie em altura de reprodução, apesar do habitat aparentemente muito favorável que existe no Vau.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços Empty Re: Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Mar 20, 2015 7:20 am

Já agora um link para um tópico antigo no Forum sobre esta população nidificante:
https://aves.forumeiros.com/t2076-escrevedeira-dos-canicos-subspecies-lusitanica
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços Empty Re: Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços

Mensagem por Júlio Neto Sex Mar 20, 2015 1:40 pm

Obrigado pelo vosso interesse. Já temos alguns voluntários e penso que mesmo que o censo seja parcial, valerá a pena realizá-lo, desde que se registe todos os locais que foram visitados, incluindo aqueles em que não se observarem aves. Assim dá sempre para comparar com os resultados de um censo futuro.

Mais tarde, mas antes do trabalho de campo, produzirei uma lista dos locais e observadores.

Abraço
Júlio
Júlio Neto
Júlio Neto

Número de Mensagens : 132
Idade : 51
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Ir para o topo Ir para baixo

Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços Empty Re: Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços

Mensagem por Júlio Neto Seg Abr 27, 2015 9:42 am

Finalmente consegui ter algum tempo para tratar disto.

Os locais principais a visitar são os seguintes:

1. Foz do Coura/Minho ??
2. Ribeira de São Simão/Foz do Lima - Pedro Martins
3. Barrinha de Esmoriz - Pedro Cardia
4. Mindelo/Foz do Ave - Pedro Cardia
5. Foz do Caster/Ovar ??
6. Pateira de Fermentelos ??
7. Salreu - Pedro Moreira/Tim van Nus
8. Vagueira/Areão   - Paulo Tenreiro
9. Canal do Boco/Vagos ??
10. Barrinha e Lagoa de Mira  - Paulo Tenreiro
11. Estuário do Mondego    - Paulo Tenreiro
12. Paúl do Taipal  - Paulo Tenreiro
13. Paúl da Arzila  - Paulo Tenreiro
14. Paúl da Madriz - Paulo Tenreiro
15. Paúl da Tornada - Helder Cardoso
16. Lagoa de Óbidos - Pedro Ramalho
17. Salinas de Alverca ??
18. Estuário do Tejo ??
19. Lagoa de Albufeira ??

Informação da presença (e números) ou ausência da espécie noutros locais é muito bem vinda!

Peço por favor aos voluntários interessados em colaborar com este projecto que me informem que locais irão visitar bem como a morada de email, para que eu possa partilhar a metodologia do censo, gravação do canto e ficha de campo.

Cumprimentos
Júlio


Última edição por Júlio Neto em Ter Abr 28, 2015 3:18 am, editado 4 vez(es)
Júlio Neto
Júlio Neto

Número de Mensagens : 132
Idade : 51
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Ir para o topo Ir para baixo

Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços Empty Re: Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços

Mensagem por scirpaceus Seg Abr 27, 2015 9:50 am

Posso fazer os caniçais existentes no Baixo Mondego, para alem dos pauis, Estuário do Mondego e depois os caniçais entre a Figueira da Foz e a Gafanha do Areão.

Abraço
scirpaceus
scirpaceus

Número de Mensagens : 709
Data de inscrição : 01/07/2007

http://www.pqt.no.sapo.pt

Ir para o topo Ir para baixo

Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços Empty Re: Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços

Mensagem por Júlio Neto Seg Abr 27, 2015 9:56 am

OK, fica registado. Vou enviar-te agora um email. Abraço
Júlio Neto
Júlio Neto

Número de Mensagens : 132
Idade : 51
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Ir para o topo Ir para baixo

Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços Empty Re: Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços

Mensagem por Júlio Neto Seg Ago 17, 2015 5:36 am

Olá a todos,

Já recebi alguns resultados do censo das escrevedeiras mas não todos, e agradecia que mos enviassem logo que possível. Se não encontraram aves desta espécie durante o censo, enviem pelo menos a lista dos locais visitados e se estes foram cobertos na totalidade ou apenas parcialmente. Assim que compilar a informação divulgarei os resultados!

Cumprimentos
Júlio
Júlio Neto
Júlio Neto

Número de Mensagens : 132
Idade : 51
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Ir para o topo Ir para baixo

Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços Empty Re: Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Ago 17, 2015 7:55 am

Olá Júlio,

Já procuraste no e-bird? Tem lá vários registos deste ano que eventualmente poderão ser úteis para complementar a informação que já recolheste.

1 abr
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços Empty Re: Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços

Mensagem por Júlio Neto Dom Set 27, 2015 8:51 am

Finalmente consegui compilar todos os dados:

Local; Voluntário; Completo/parcial; Machos; Femeas
Foz do Coura/Minho; não recenseado
Ribeira de São Simão; Pedro Martins; Completo; 0; 1
Mindelo; Pedro Cardia; Completo; 0; 0
Estuário do Ave; Pedro Cardia; Completo; 0; 0
Estuário do Douro; Pedro Cardia; Completo; 0; 0
Barrinha de Esmoriz; Pedro Cardia; Completo; 7; 2
Foz do Caster/Ovar; não recenseado
Pateira de Fermentelos; não recenseado
Salreu/Baixo Vouga; Pedro Moreira/Tim van Nus; Parcial (66%); 50-51; 3; (extrapolação: 77)
Gafanha Areão; Paulo Tenreiro; Completo; 0; 0 (mas um jovem com primárias em crescimento foi capturado neste local)
Lagoa Vela; Paulo Tenreiro; Completo; 0; 0
Lagoa Braças; Paulo Tenreiro; Completo; 0; 0
Lagoa Salgueira; Paulo Tenreiro; Completo; 0; 0
Lagoa Teixoeira; Paulo Tenreiro; Completo; 0; 0
Caniçal Morros; Paulo Tenreiro; Completo; 0; 0
Poço da Cruz; Paulo Tenreiro; Completo; 0; 0
Estuário do Mondego; Paulo Tenreiro; Completo; 0; 0
Barrinha e Lagoa de Mira; Paulo Tenreiro Completo 0 0
Paúl do Taipal; Paulo Tenreiro; Completo; 0; 0
Paúl da Arzila; Paulo Tenreiro; Completo; 0; 0
Paúl da Madriz; Paulo Tenreiro; Completo; 0; 0
Paúl da Tornada; Helder Cardoso não recenseado?
Lagoa de Óbidos; Pedro Ramalho; Completo; 0; 0
Poças do Vau e da Amoreira; Pedro Ramalho; Completo; 0; 0
Salinas de Alverca; não recenseado?
Estuário do Tejo (Ponta da Erva); Pedro Marques; Parcial?; 2; 0
Estuário do Tejo (38 Moios); Pedro Marques; Parcial?; 1; 0
Estuário do Tejo (outros locais); não recenseado
Lagoa de Albufeira; não recenseado?

Tal como esperado, o melhor local para esta espécie em Portugal (e o melhor para toda a subespécie lusitanica) é o Baixo Vouga, embora os números sejam inferiores ao esperado (este método tende a subestimar o tamanho populacional, especialmente em locais de maior densidade).

Quero agradecer a todos os voluntários e muito especialmente ao Pedro Moreira e Tim van Nus, que em três dias percorreram 34 km no Baixo Vouga cobrindo grande parte das zonas acessíveis, e ao Paulo Tenreiro que visitou imensos locais nos distritos de Aveiro e Coimbra. Infelizmente não foi possivel visitar alguns locais potencialmente importantes, tais como a foz do Coura, partes do Tejo e a Pateira de Fermentelos, entre outros. Mas penso que estes dados serão úteis para comparar com censos futuros. Se alguém tiver informação aqui em falta, por favor informe-me. Observações ocasionais, tal como sugerido pelo Gonçalo, poderão ser úteis para determinar com maior precisão a distribuição e a proporção dessa distribuição que foi de facto recenseada, mas não servirão para o censo propriamente dito pois afectaria a comparabilidade entre censos (o esforço das observações ocasionais não é medido e seria variável entre censos).

Cumprimentos
Júlio
Júlio Neto
Júlio Neto

Número de Mensagens : 132
Idade : 51
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Ir para o topo Ir para baixo

Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços Empty Re: Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços

Mensagem por Júlio Neto Sex Jun 15, 2018 10:15 am

Informo que os resultados do Censo Ibérico de Escrevedeira-dos-caniços foram finalmente publicados numa monografia da SEO. Esta pode ser visualizada e descarregada no seguinte endereço: https://www.seo.org/boletin/seguimiento/censos/43%20escribano%20palustre/pdf/SEO%2043%20Escribano%20palustre%20DIG.pdf

Agradeço uma vez mais a todos os participantes, que estão mencionados no final da monografia sob "Equipa de Censo".

Cumprimentos
Júlio
Júlio Neto
Júlio Neto

Número de Mensagens : 132
Idade : 51
Local : Aveiro & Lund
Data de inscrição : 23/06/2007

http://web.mac.com/julio.m.neto/Enter/Welcome.html

Ir para o topo Ir para baixo

Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços Empty Re: Censo Ibérico de Escrevedeiras-dos-caniços

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos