Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Libertação de um Milhafre-real recuperado no CERVAS

2 participantes

Ir para baixo

Libertação de um Milhafre-real recuperado no CERVAS Empty Libertação de um Milhafre-real recuperado no CERVAS

Mensagem por Lúcia Lopes Qui Mar 12, 2009 6:57 pm

CERVAS
Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens


O CERVAS (Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens), estrutura pertencente ao Parque Natural da Serra da Estrela, situada em Gouveia, vem por este meio informá-los e convidá-los a participar numa acção de devolução à natureza de uma ave recuperada neste centro de recuperação de fauna selvagem:

Dia 17 de Março de 2009
Libertação de um Milhafre-real (Milvus milvus)
Local: Estremoz
Hora: 12h30
Ponto de encontro: Junto à Pousada Rainha Santa Isabel (Estremoz)
Patrocinador: ADT - Fire & Security
Colaborador: Câmara Municipal de Estremoz

Este Milhafre-real (Milvus milvus), ave de uma espécie considerada "Criticamente em perigo" pelo ICNB em 2005, foi recolhido no passado dia 28 de Janeiro no Monte Redondo (Sta Maria, Estremoz) pela equipa do SEPNA de Estremoz, por se encontrar muito débil e desnutrido. Esta ave foi entregue ao PNSSM que por sua vez a entregou no CERVAS. Após todo o processo de recuperação que incluiu alimentação para aumento e estabilização de peso e treinos de voo e musculação nas instalações deste centro, esta ave encontra-se finalmente pronta para ser devolvida à Natureza.

Esta libertação contará com a presença de um importante patrocinador do CERVAS, a empresa ADT - Fire & Security, que cedeu e instalou gratuitamente câmaras de vigilância nas câmaras de muda e túnel de voo do centro. Estes equipamentos permitirão observar os animais em recuperação 24h por dia, o que providenciará informações essenciais sobre o comportamento dos indivíduos, levando a que o processo de recuperação possa ser melhorado e acelerado.

Este momento de devolução à Natureza de uma ave recuperada no CERVAS será antecedido por uma acção de educação ambiental com uma turma do 10º ano de escolaridade da Escola Secundária Rainha Santa Isabel - Estremoz.


Milhafre-real (Milvus milvus)


O milhafre-real (Milvus milvus) é uma ave de rapina diurna de comprimento compreendido entre 55 e 64 cm, e com uma envergadura máxima de 180 cm. Esta ave apresenta uma plumagem corporal castanha com pequenas manchas escuras e uma cauda comprida marcadamente bifurcada de cor ruiva. As asas são de cor castanha escura e com pontas de cor negra. Na face superior destas pode-se observar uma linha diagonal descendente mais clara e na parte inferior é possível identificar uma janela translúcida de cor branca. A cabeça é de cor cinza claro com um padrão listrado vertical de cor negra. O milhafre-real juvenil apresenta uma cor mais clara que os adultos, as penas corporais destes têm uma lista preta central e pontas pálidas e a cauda é de cor castanha.

Esta espécie é residente e pode ser encontrada principalmente em planícies e montados, encostas e bosques, podendo também ser observada em áreas de cultivo (principalmente de cereais) e zonas urbanizadas. A alimentação desta ave é constituída por roedores, pequenos pássaros e peixes, contudo esta adopta, sempre que possível, hábitos necrófagos.

O milhafre-real é normalmente solitário mas no Inverno muitos destes agrupam-se em locais de abrigo. Além disso, é uma espécie que acasala para toda a vida (monógama) sendo possível observá-los aos pares na época de acasalamento.

O período de nidificação tem início em Março e a postura decorre ao longo do mês de Abril, com a deposição de 1 a 3 ovos. Após 31 a 32 dias dá-se a eclosão das crias que irão permanecer aos cuidados dos progenitores durante aproximadamente 50 dias.

Em Portugal encontramos uma população bastante fragmentada, principalmente nos meses de Inverno durante a estadia de populações invernantes provenientes do norte e centro da Europa. Da população residente, 70 a 80% destas aves encontram-se nas regiões do Planalto Mirandês, Ribacôa e entre Castelo Branco e Idanha-a-Nova. O restante efectivo encontra-se disperso em vários locais do Alentejo e das bacias do Mondego e Tejo.

Actualmente, em Portugal, esta ave encontra-se “Criticamente em Perigo”, estatuto de conservação definido pelo ICNB em 2005, tendo como principais ameaças o abate ilegal e o envenenamento por consumo de carcaças e iscos. Podemos ainda assinalar a electrocussão em linhas eléctricas, a colisão com as pás dos aerogeradores em parques eólicos, o corte de maciços florestais, o abandono da agricultutra tradicional, a redução da disponibilidade alimentar devido ao cumprimento das exigências higieno-sanitárias e ainda a competição com outras aves de rapina florestais.



-------------------------------------------------

OUTRAS ACTIVIDADES:


Saída de Campo - Observação de Aves - As Aves da Montanha: Gouveia, 21 de Março de 2009

VII Workshop Prático de Recuperação de Animais Silvestes: Gouveia-Seia, 27 a 29 de Março de 2009 (informações e inscrições em www.aldeia.org)

Saída de Campo - Observação de Aves - As Aves da Noite: Gouveia, 18 de Abril de 2009


Qualquer informação: cervas.pnse@gmail.com / 962714492

--
O Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS) é uma estrutura que pertence ao ICNB – Parque Natural da Serra da Estrela e tem como objectivos detectar e solucionar diversos problemas associados à conservação e gestão das populações de animais selvagens e dos seus habitates. As linhas de acção do CERVAS são a recuperação de animais selvagens feridos ou debilitados, o apoio e/ou a realização de trabalhos de monitorização ecológica e sanitária das populações de animais selvagens, o apoio e fomento à aplicação do Programa Antídoto – Portugal www.antidoto-portugal.org, a promoção da sensibilização ambiental em matéria de conservação e gestão dos animais selvagens e o funcionamento como unidade intermédia de gestão e transferência de informação e amostras tratadas através de parcerias científicas.

Lúcia Lopes

Número de Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Libertação de um Milhafre-real recuperado no CERVAS Empty Re: Libertação de um Milhafre-real recuperado no CERVAS

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Mar 12, 2009 9:20 pm

Olá Lúcia,

Parabéns pela iniciativa.

Gostaria apenas de deixar uma nota: o estatuto "criticamente em perigo" só se aplica à população nidificante (residente), que se distribui pelo nordeste do território. A população invernante, que envolve quase todas as aves que aparecem no Alentejo, tem o estatuto de "vulnerável".

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Libertação de um Milhafre-real recuperado no CERVAS Empty Re: Libertação de um Milhafre-real recuperado no CERVAS

Mensagem por Lúcia Lopes Sex Mar 13, 2009 12:06 pm

Olá Gonçalo!

Em nome da equipa do CERVAS, obrigada pela nota e pelo incentivo!

Espero que esta libertação tenha bastantes participantes, uma vez que vai ser numa região onde se encontram muitos apaixonados das aves!

bjokas

Lúcia Lopes

Lúcia Lopes

Número de Mensagens : 10
Data de inscrição : 13/01/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Libertação de um Milhafre-real recuperado no CERVAS Empty Re: Libertação de um Milhafre-real recuperado no CERVAS

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos