Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Big day e novo recorde de Portugal?

+14
AndreVieira
Ricardo B. Salgueiro
Carlos Vilhena
LuisMM
patriciaeluis
PNicolau
Helder Vieira
cardosohelder
Paulo Alves
Paulfer
Gonçalo Elias
Flávio Oliveira
Ricardo Melo
pedro121
18 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por pedro121 Sáb Abr 25, 2015 9:53 am

Helder Vieira escreveu:[
Já agora, também não concordo com esta regra, na alínea 1D: "...Birds attracted to tape-recorders or feeders may be counted..."

Sim, mas nesse caso é opcional, ou seja tu podes restringir-te e não conta-las, não é relevante e o teu total seria valido. A questão dos comedouros não se põem em Portugal, e quanto ao uso de chamamentos a utilidade dos mesmos em Portugal num big day é reduzida, não temos assim tantas espécies em que o seu uso possa fazer a diferença nesta altura do ano as espécies estão mesmo muito vocais, por isso o fundamental é conseguir reconhece-las pelo som, isso sim faz uma grande diferença.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Abr 25, 2015 10:13 am

Gostei muito do relato.

Só uns pequenos comentários em jeito de anotações:

pedro121 escreveu:Decidimos seguir para Pancas, mais um destino que nos garantiu o mínimo, tendo sido ouvido Alcaravão e Coruja-do-mato, mas nenhum dos noitibós.

Este é um dos casos em que o uso de chamados poderia ter feito alguma diferença.

pedro121 escreveu:Chegámos a São Cristóvão ainda de noite, mas com muitas espécies já a cantar: codorniz e cotovia-pequena faziam-se ouvir bem alto

Ambas as espécies cantam durante a noite, por isso eu não diria "já a cantar". Ou seja, não se trata de cantos da alvorada.
Há um tópico sobre isto.

pedro121 escreveu:Arrancámos para o Sado, com uma paragem em montado para tentar ver mais algumas espécies, em particular Felosa-de-bonelli e Rabirruivo-de-testa-branca. A felosa foi bastante fácil, mas infelizmente não demos com o rabirruivo.

Não me surpreende a ausência do rabirruivo, pelo menos nos anos 1990 o Sado não era propriamente uma zona onde houvesse muitos e a espécie era mais fácil na serra de Grândola ou nos montados de Coruche, por exemplo. Mas é possível que a situação tenha mudado entretanto.


Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por pedro121 Sáb Abr 25, 2015 1:17 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Não me surpreende a ausência do rabirruivo, pelo menos nos anos 1990 o Sado não era propriamente uma zona onde houvesse muitos e a espécie era mais fácil na serra de Grândola ou nos montados de Coruche, por exemplo. Mas é possível que a situação tenha mudado entretanto.

Sim, eles são escassos, mas em anos anteriores tenho observado no local, no entanto não era uma espécie certa, mas não custava tentar. Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Rabirruivos no Sado

Mensagem por Carlos Vilhena Sáb Abr 25, 2015 1:32 pm

Viva,

Já vi os rabirruivos neste lugar este ano.
Em 2011 tb os vi aqui.

https://www.google.pt/maps/@38.2147693,-8.4996721,595m/data=!3m1!1e3?hl=pt-PT

Cump,

_________________
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por Ricardo B. Salgueiro Qui Abr 30, 2015 6:08 pm

Bem isto era digno de uma curta-metragem eu ia ver Very Happy
Ricardo B. Salgueiro
Ricardo B. Salgueiro

Número de Mensagens : 35
Idade : 40
Local : Entroncamento
Data de inscrição : 16/04/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por Carlos Vilhena Sex maio 01, 2015 3:01 am

https://www.youtube.com/watch?v=VBl0zFdRPW8

Isto foi no Texas. Cool

_________________
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena
Carlos Vilhena

Número de Mensagens : 1083
Local : Setúbal
Data de inscrição : 16/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por LuisMM Sex maio 01, 2015 5:16 am

Wow!

Já alguém fez um Big Day em termos percentuais? (ou seja, ver a maior quantidade de espécies possíveis em relação às que são possíveis de ver nos locais visitados)
LuisMM
LuisMM

Número de Mensagens : 724
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por pedro121 Sex maio 01, 2015 6:57 am

LuisMM escreveu:Wow!

Já alguém fez um Big Day em termos percentuais? (ou seja, ver a maior quantidade de espécies possíveis em relação às que são possíveis de ver nos locais visitados)

Isso não é muito fácil, porque não é possível estabelecer quantas espécies podem realmente ser vistas num dado local. Uma das grandes discussões no planeamento deste big day foi classificar as espécies em "certas", prováveis, improváveis e impossíveis e não é fácil estabelecer consenso.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por LuisMM Sex maio 01, 2015 9:08 am

pedro121 escreveu:
LuisMM escreveu:Wow!

Já alguém fez um Big Day em termos percentuais? (ou seja, ver a maior quantidade de espécies possíveis em relação às que são possíveis de ver nos locais visitados)

Isso não é muito fácil, porque não é possível estabelecer quantas espécies podem realmente ser vistas num dado local. Uma das grandes discussões no planeamento deste big day foi classificar as espécies em "certas", prováveis, improváveis e impossíveis e  não é fácil estabelecer consenso.

Sim, entendo que não seja fácil. Estava a pensar apenas nas espécies "certas" e "prováveis", as outras seriam os bónus.
LuisMM
LuisMM

Número de Mensagens : 724
Data de inscrição : 24/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por pedro121 Sex maio 01, 2015 9:25 am

LuisMM escreveu:
Sim, entendo que não seja fácil. Estava a pensar apenas nas espécies "certas" e "prováveis", as outras seriam os bónus.

Sim, mas repara que mesmo nisso não há consenso, ou seja eu sou por natureza mais optimista que o Flávio e classifiquei mais espécies como prováveis do que ele ou seja se formos ver a taxa de execução das aves previstas, a dele é melhor que a minha.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom maio 14, 2017 6:15 am

Ontem, eu o Renato Bagarrão e o José Godinho decidimos aproveitar o Big Day global do ebird para fazer um Big Day algarvio.

Objectivos
A ideia não era a de tentar quebrar o recorde nacional aqui apresentado pelo trio Pedro Ramalho / Pedro Nicolau / Flávio Oliveira (desafio à partida impossível tendo em conta a data, o âmbito geográfico da saída e algumas limitações horárias que nos impossibilitariam de fazer um horário tão alargado), mas sim o de tentar obter o melhor resultado possível dentro das limitações existentes.

Depois de algumas contas, foi definido como objectivo teórico atingir as 120 espécies, assim distribuídas:
- 68 não passeriformes
- 52 passeriformes

Em termos de dificuldade, foram consideradas 176 espécies "possíveis", as quais foram depois classificadas em fáceis (91), médias (65) e difíceis (20); tendo em conta esta classificação foi então estabelecido como meta:
- ver todas as espécies fáceis (91)
- ver metade das espécies médias (32)
- não contar com nenhuma espécie difícil
A concretizar-se isto daria um total de 123, um pouco acima do objectivo traçado.

No entanto, desde o início que eu tinha a noção de que as rapinas e as limícolas eram os dois grupos mais críticos para se atingir o objectivo (o primeiro devido à sua imprevisibilidade e o segundo pelo facto de estarmos na ponta final da migração) e que se esses grupos "falhassem" não haveria qualquer hipótese de atingir as 120. Efectivamente, esses dois grupos ficaram aquém do previsto, conforme mais abaixo se detalha.


Percurso
O circuito foi pensado da seguinte forma:
- manhã na serra e noutros locais do interior, muito virado para passeriformes e outras aves florestais e também rapinas
- tarde na faixa costeira, mais voltada para aquáticas.

O percurso realizado foi este:
Cabanas (Tavira) - Corte António Martins (VRSA) - Cintados (Tavira) - Fernão Gil (Castro Marim) - Bentos (Alcoutim) - Feiteira (Tavira) - Barranco do Velho (Loulé) - Javali (S. B. Alportel) - Cova da Muda (S. B. Alportel) - Juncais (S. B. Alportel) - Fonte Férrea (S. B. Alportel) - Faro - Praia de Faro - Quinta do Lago (Loulé) - Vilamoura (Loulé) - Marinha do Baeta (Olhão) - Salina do Forte do Rato (Tavira)


Resultados
Feitas as contas, registámos 109 espécies - se bem que, ao abrigo das regras ABA para o big day apenas são de considerar 108 uma vez que uma espécie (Ardea cinerea) só foi vista por 2 participantes.

No que se refere às categorias por nós estabelecidas, os resultados foram:
- 88 espécies "fáceis" (das 91 identificadas como "fáceis" falharam 3: Cuculus canorus, Oenanthe hispanica e, pasme-se, Saxicola rubicola)
- 19 espécies "médias" (bastante abaixo do objectivo que era ver 32 das médias)
- 1 espécie "difícil" (Coturnix coturnix)
- 1 espécie "não prevista" (Bucanetes githagineus)

Em termos de ordens, fizéramos previamente uma lista daquilo que nos parecia realista esperar (considerando todas as fáceis e um mix de médias que tinha em conta os locais por onde prevíamos passar).

Os resultados, por cada ordem de aves, foram estes:
Anseriformes - previstas 5, registadas 5
Galliformes - previstas 1, registadas 2 (a Coturnix foi um pequeno bónus que não estava prevista nas 120)
Podicecipediformes - previstas 2, registadas 2
Pelecaniformes - previstas 2, registadas 0 (estranha a ausência de Morus bassanus, no dia anterior eu tinha visto 40 em apenas 10 minutos)
Ciconiiformes - previstas 8, registadas 7 (Plegadis não apareceu)
Phoenicopteriformes - previstas 1, registadas 1
Accipitriformes - previstas 3, registadas 2 (a escassez de rapinas foi um dos aspectos mais decepcionantes da saída, apesar dos esforços feitos ao longo de todo o dia)
Falconiformes - previstas 1, registadas 1
Gruiformes - previstas 4, registadas 3
Charadriiformes - previstas 25, registadas, 21 (o total em limícolas ficou bastante aquém do previsto)
Columbiformes - previstas 4, registadas 4
Strigiformes - previstas 3, registadas 2
Caprimulgiformes - previstas 1, registadas 0 (não chegámos a fazer observação depois do anoitecer)
Cuculiformes - previstas 1, registadas 0 (claramente o Cuculus canorus não é tão frequente nesta zona como tínhamos pensado)
Apodiformes - previstas 2, registadas 2 (ainda tentámos o A. caffer, sem sucesso, mas de qualquer forma não estávamos a contar com ele)
Coraciiformes - previstas 2, registadas 3
Piciformes - previstas 3, registadas 3
Passeriformes - previstas 52, registadas 51 (muito em linha com o objectivo, ainda assim saliente-se as ausências de Motacilla alba, Saxicola rubicola, Oenanthe hispanica, Corvus corax e Passer hispaniolensis)

Apesar de não terem sido atingidas as 120 espécies, o dia foi muito interessante. A "estrela" foi o Bucanetes githagineus em Bentos, Alcoutim. Outras espécies interessantes do dia foram Strix aluco a ser corrida em pleno dia por um bando de Cyanopicas; Muscicapa striata; Ixobrychus minutus; Dendrocopos minor.

Claro que para conseguir um total superior seria necessário fazer algumas alterações importantes:
- antecipar a data, para aumentar o número de espécies de aves aquáticas presentes
- alargar o horário para incluir algumas horas de noite
- desenhar um circuito mais alargado de modo a incluir algumas horas no Baixo Alentejo, aumentando assim a lista de espécies, nomeadamente em matéria de rapinas e estepárias
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por pedro121 Seg maio 15, 2017 4:23 am

Gonçalo Elias escreveu:
- antecipar a data, para aumentar o número de espécies de aves aquáticas presentes
- alargar o horário para incluir algumas horas de noite
- desenhar um circuito mais alargado de modo a incluir algumas horas no Baixo Alentejo, aumentando assim a lista de espécies, nomeadamente em matéria de rapinas e estepárias

Sim, a data ser mais cedo é muito importante para as limicolas, mas também para patos e mesmo migradoras.

A noite é importante não só para nocturnas, é importante para chegar aos pontos mais distantes, ou para ir ver/ouvir limicolas e aves de caniçal.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por AndreVieira Seg maio 15, 2017 6:06 am

Gonçalo Elias escreveu:Ontem, eu o Renato Bagarrão e o José Godinho decidimos aproveitar o Big Day global do ebird para fazer um Big Day algarvio.
(...)
Claro que para conseguir um total superior seria necessário fazer algumas alterações importantes:
- antecipar a data, para aumentar o número de espécies de aves aquáticas presentes
- alargar o horário para incluir algumas horas de noite
- desenhar um circuito mais alargado de modo a incluir algumas horas no Baixo Alentejo, aumentando assim a lista de espécies, nomeadamente em matéria de rapinas e estepárias

Se propões passar algumas horas no Baixo Alentejo, deixa de ser um Big Day algarvio...
Twisted Evil

AndreVieira

Número de Mensagens : 302
Idade : 49
Local : Faial - Açores
Data de inscrição : 29/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg maio 15, 2017 6:21 am

pedro121 escreveu:A noite é importante não só para nocturnas, é importante para chegar aos pontos mais distantes, ou para ir ver/ouvir limicolas e aves de caniçal.

Sim, eu tenho noção disso, este ano isso não foi possível devido a compromissos existentes.

AndreVieira escreveu:Se propões passar algumas horas no Baixo Alentejo, deixa de ser um Big Day algarvio...
Twisted Evil

Claro, mas eu não disse em lado nenhum que os Big Days futuros seriam algarvios. Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por pedro121 Seg maio 15, 2017 10:05 am

Gonçalo Elias escreveu:
Claro, mas eu não disse em lado nenhum que os Big Days futuros seriam algarvios. Very Happy

Lol, bem, eu devo dizer que os recordes distritais tem para mim muito interesse porque obrigam a um conhecimento profundo do distrito.

E 1 espécie faz a diferença.

A questão claro é que em Portugal há poucas tentativas deste género e é difícil saber o máximo que foi visto em cada distrito.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg maio 15, 2017 10:10 am

pedro121 escreveu:Lol, bem, eu devo dizer que os recordes distritais tem para mim muito interesse porque obrigam a um conhecimento profundo do distrito.

E 1 espécie faz a diferença.

É bem verdade, de facto nunca tinha pensado nisso dessa forma mas faz todo o sentido.

pedro121 escreveu:A questão claro é que em Portugal há poucas tentativas deste género e é difícil saber o máximo que foi visto em cada distrito.

Podemos sempre começar a registar e usar este tópico para ir partilhando esses "feitos".

Eu tenho um big day feito apenas no distrito de Setúbal (na realidade, apenas no estuário do Sado) com o belo total de 106. Este fica já para o registo.
Vou vasculhar nas minhas notas a ver o que tenho mais  Cool
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por João Tomás Seg maio 15, 2017 12:26 pm

pedro121 escreveu:A questão claro é que em Portugal há poucas tentativas deste género e é difícil saber o máximo que foi visto em cada distrito.

Eu e o Paulo Belo aproveitamos o Big Day global para "varrer" o distrito de Vila Real. Deu um total de 106 espécies (para mim) e 105 para os dois. Com uma ajudinha da meteorologia penso que seria passar a barreira das 110.

Espécies que perdemos, ou seja que procuramos, e potenciais motivos:
- Mon sax, Cir cya e Gal gal não foram possíveis pelo nevoeiro que existia nas cotas mais altas de Montalegre;
- Lan col ainda era um pouco cedo para a espécie, a juntar ao motivo das duas espécies anteriores;
- Den min e Jyn tor são espécies que ou se tem sorte ou nada feito. Apesar de serem abundantes nas Lagoas do Tâmega não conseguimos observar;
- Oen leu deixamos para o fim da tarde... não estava no local do "costume";
- A Gal the tem uma distribuição mais no leste e sul do distrito pelo que não nos esforçamos muito por ela;
- Str alu e Tyt alb... com o vento nem a Str alu de casa do Paulo piou;
- Lox cur tentamos duas vezes e nada;
- o Tac ruf não estava na poça onde costuma nidificar;
- o Coc coc também penso que não seja a melhor alturar para os detectar, pois andam menos activos em termos vocais. Mas tentámos no Vidago Palace;
- Syl con tentámos a que se encontra próximo da casa do Paulo mas não apareceu.. tirando essa é uma espécia quase impossível no distrito;
- Acc gen depende da sorte;
- Apu mel também o tentámos na Régua mas nada;
- Havia ainda uma Phy col na UTAD que nem sequer tentámos porque ainda era um desvio grande... mais o casal de Fal per;

Espécies que não esperávamos observar:

- Um possível casal de Mus str no Vidago Palace Smile para compensar os Coc coc que não vimos;
- Him him na albufeira de Tourém.. pouco menos de uma semana depois de ter entrado para a lista de espécies do distrito, aparece um segundo registo da espécie Smile
- Houve depois umas espécies em que tivemos muita muita sorte, pois o tempo estava mesmo desfavorável para as observar: Syl bor, Emb hor, Ant cam, Ant tri e Mer api.

Mesmo assim penso que foi um excelente resultado para o distrito, embora ache que com uma meterologia mais favorável se ultrapasse facilmente as 110 espécies Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg maio 15, 2017 12:55 pm

No distrito da Guarda tenho uma visita de atlas efectuada em 2002 que rendeu 73 espécies.

O valor não é muito alto mas serve de ponto de partida para este distrito.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por pedro121 Seg maio 15, 2017 2:06 pm

Outra coisa interessante é a melhor altura para se tentar fazer um big day distrital, é que se calhar para Vila Real fins de Maio é a altura óptima, mas para Leiria é meio de Abril. Maio é uma parvoiçe, e quanto mais tarde pior.

Distritos que sejam fortes em estivais e fracos em invernantes e migradoras tem alturas óptimas muito diferentes de distritos que tem muitas invernantes e migradoras.

Em Leiria a lógica é fazer em Abril ou Setembro,

E em Faro? se calhar é igual, Abril e Setembro devem ser os messes com maior numero de espécies possíveis.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg maio 15, 2017 2:48 pm

pedro121 escreveu:Maio é uma parvoiçe

Obrigadinho pela parte que me toca jocolor
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por pedro121 Seg maio 15, 2017 3:46 pm

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Maio é uma parvoiçe

Obrigadinho pela parte que me toca jocolor

Maio é uma parvoíce para Leiria!

Bem, também é para Faro, na melhor das hipóteses tens duas espécies que não terias em Abril, mas diminuis em muito as hipóteses em dezenas de outras. Portanto, sim, em Faro fazer em Maio é parvo tal como em Leiria, e sim, eu sei que é fixe fazer no GBD mas na realidade para se maximizar o numero de espécies nesta altura do ano tem que ser Abril.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg maio 15, 2017 4:33 pm

pedro121 escreveu:Bem, também é para Faro(...) Portanto, sim, em Faro fazer em Maio é parvo

Pois... obrigadinho. Já alegraste o meu dia sunny

pedro121 escreveu:na melhor das hipóteses tens duas espécies que não terias em Abril,

mais o Bucanetes Twisted Evil
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por pedro121 Ter maio 16, 2017 2:36 am

Gonçalo Elias escreveu:

mais o Bucanetes Twisted Evil

Lol, só prova que as megas aparecem em situações inesperadas.

De qualquer modo um esforço serio a nível distrital tem que ser mesmo muito bem pensado e planeado, não só porque a altura é muito importante, mas porque a rota tem que ser muito bem vista já que há espécies muito escassas e localizadas em cada distrito.

Os exemplos do João são claros, para se dar com algumas espécies num contexto distrital é mesmo preciso ir ao local Y ver o casal que lá cria porque não há mais nenhuns no distrito ou se houver estão demasiado longe etc...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por PNicolau Ter maio 16, 2017 11:30 am

Este ano com a onda de migradores, Março teria sido ideal no Algarve.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por PNicolau Ter Mar 26, 2019 5:44 am

Bom, tenho umas actualizações a fazer neste tópico! Smile
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Big day e novo recorde de Portugal? - Página 2 Empty Re: Big day e novo recorde de Portugal?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos