Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Stringers

+13
Rui Figueiredo
Daniel Raposo
João Tomás
José Freitas
Tissot
cardosohelder
HL
José Frade
Helder Vieira
pedro121
Jorge Saraiva
Gonçalo Elias
PNicolau
17 participantes

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por Daniel Raposo Sex Fev 17, 2017 3:42 pm

pedro121 escreveu:... os Super-eBirders já podem mandar registos com fotos para revisão...

Já agora, poderias clarificar esta questão, Pedro?
Daniel Raposo
Daniel Raposo

Número de Mensagens : 200
Idade : 44
Local : Seixal/Cercal do Alentejo
Data de inscrição : 16/12/2015

http://bicho-do-mato.blogs.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Fev 17, 2017 4:15 pm

pedro121 escreveu:O problema não são os dados no eBird, o mais chato no eBird são os utilizadores que estão sempre a fazer erros que os filtros não apanham, envolvendo identificações erradas de espécies comuns.

Papa-figos e Pica-paus identificados só pela vocalização por exemplo, trocarem os andorinhões, toda a questão dos estorninhos, toda as identificações de felosas que são feitas as vezes sem cuidado por observadores experientes, eu incluindo.

etc...

Isso sim é complicado e perigoso porque estabelece um falso padrão de ocorrência e depois tentar perceber qual o trigo e qual o joio é muito complicado.

Qual é o meu problema mais recente? Listas na Lagoa de Óbidos com Limosa limosa no inverno, até aqui tudo bem, é possível, o problema é que parte delas não tem Fuselo, bom, alguém ir à lagoa e ver Lim lim no inverno é possível, já aconteceu, também é possível alguém ir à lagoa e não ver Fuselos, o que é difícil é ver Lim lim sem ver fuselos! A questão é que eu construí o filtro para Lim lim levando em linha de conta estas listas sem fuselos, e agora tenho os registos todos encravados durante o período de inverno.

E o mesmo é verdade para muitas outras espécies, a partir do momento em que um falso padrão aparece é depois muito complicado contrariar o mesmo.

Mas pronto, isto não tem nada a ver com stringers. São erros honestos.

Estes problemas também acontecem nas datas de chegadas precoces que estão no site chegadas.

Basicamente temos dois grupos de espécies:
- aquelas em que há um padrão claro de chegadas, como por exemplo Cla gla, Apu mel, Lan sen ou Oen his - o padrão é consistente, olha-se para o quadro e fica claro quando é que a espécie começa a chegar, que é quando os registos começam a ficar "colados", isto é, quase todos em dias consecutivos ou até vários no mesmo dia; claro que há sempre um ou dois "outliers", mas o que me interessa mais nestas compilações é o padrão e não é um ou dois outliers que estragam o padrão
- aquelas em que o padrão é tudo menos claro - o exemplo mais óbvio é o Ori ori, o padrão não é consistente, os registos não se vão adensando à medida que a época avança, há demasiados outliers e por tudo isto eu estou convencido que mais de metade dos registos que ali aparecem correspondem a aves mal identificadas; outras espécies que sofrem deste problema, embora talvez em menor grau, são Per api, Emb hor, Cuc can, Fal sub, entre outros.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por João Tomás Sáb Fev 18, 2017 8:56 am

Gonçalo Elias escreveu:- aquelas em que o padrão é tudo menos claro - o exemplo mais óbvio é o Ori ori, o padrão não é consistente, os registos não se vão adensando à medida que a época avança, há demasiados outliers e por tudo isto eu estou convencido que mais de metade dos registos que ali aparecem correspondem a aves mal identificadas; outras espécies que sofrem deste problema, embora talvez em menor grau, são Per api, Emb hor, Cuc can, Fal sub, entre outros.

Para o papa-figos o pior inimigo é o estorninho Sad O período de chegada corresponde a um período em que os estorninhos estão muitos activos vocalmente e facilmente nos enganam com uma imitação do canto do papa-figos.

No Cuc can achas que haverá problemas de id?
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Fev 18, 2017 9:28 am

João Tomás escreveu:No Cuc can achas que haverá problemas de id?

Respondo-te assim: o livro em inglês que serviu de inspiração para esta compilação de datas de chegadas, e que descobri na biblioteca da Cruzinha (associação A Rocha) chama-se "Early and late dates for summer migrants" (https://www.amazon.co.uk/Early-summer-migrants-British-Ornithology/dp/B0000EH05S). Na secção dedicada ao cuco diz que por se tratar de uma espécie cujo som é facilmente imitável, eles apenas consideraram registos de aves efectivamente vistas e não apenas ouvidas...

Ou seja, a confusão auditiva não seria com outras espécies, mas sim com sons produzidos por outras fontes (nomeadamente envolvendo acção humana).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por João Tomás Sáb Fev 18, 2017 9:52 am

Gonçalo Elias escreveu:Respondo-te assim: o livro em inglês que serviu de inspiração para esta compilação de datas de chegadas, e que descobri na biblioteca da Cruzinha (associação A Rocha) chama-se "Early and late dates for summer migrants" (https://www.amazon.co.uk/Early-summer-migrants-British-Ornithology/dp/B0000EH05S). Na secção dedicada ao cuco diz que por se tratar de uma espécie cujo som é facilmente imitável, eles apenas consideraram registos de aves efectivamente vistas e não apenas ouvidas...

Ou seja, a confusão auditiva não seria com outras espécies, mas sim com sons produzidos por outras fontes (nomeadamente envolvendo acção humana).

Não estou a ver assim nenhum instrumento capaz de produzir um "kuckooo-kuckoo" x) mas é possível!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Fev 18, 2017 10:12 am

João Tomás escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Respondo-te assim: o livro em inglês que serviu de inspiração para esta compilação de datas de chegadas, e que descobri na biblioteca da Cruzinha (associação A Rocha) chama-se "Early and late dates for summer migrants" (https://www.amazon.co.uk/Early-summer-migrants-British-Ornithology/dp/B0000EH05S). Na secção dedicada ao cuco diz que por se tratar de uma espécie cujo som é facilmente imitável, eles apenas consideraram registos de aves efectivamente vistas e não apenas ouvidas...

Ou seja, a confusão auditiva não seria com outras espécies, mas sim com sons produzidos por outras fontes (nomeadamente envolvendo acção humana).

Não estou a ver assim nenhum instrumento capaz de produzir um "kuckooo-kuckoo" x) mas é possível!

Se eu te disser que consigo imitar cuco (sem recurso a qualquer artefacto ou gravação) a ponto de atrair as aves desta espécie, aceitas rever a tua opinião? Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por João Tomás Sáb Fev 18, 2017 10:15 am

Gonçalo Elias escreveu:Se eu te disser que consigo imitar cuco (sem recurso a qualquer artefacto ou gravação) a ponto de atrair as aves desta espécie, aceitas rever a tua opinião? Smile

Pronto pronto, já me calei Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por Tissot Sáb Fev 18, 2017 10:17 am

João Tomás escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Respondo-te assim: o livro em inglês que serviu de inspiração para esta compilação de datas de chegadas, e que descobri na biblioteca da Cruzinha (associação A Rocha) chama-se "Early and late dates for summer migrants" (https://www.amazon.co.uk/Early-summer-migrants-British-Ornithology/dp/B0000EH05S). Na secção dedicada ao cuco diz que por se tratar de uma espécie cujo som é facilmente imitável, eles apenas consideraram registos de aves efectivamente vistas e não apenas ouvidas...

Ou seja, a confusão auditiva não seria com outras espécies, mas sim com sons produzidos por outras fontes (nomeadamente envolvendo acção humana).

Não estou a ver assim nenhum instrumento capaz de produzir um "kuckooo-kuckoo" x) mas é possível!

Um relógio de cuco!!!! Very Happy
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por pedro121 Sáb Fev 18, 2017 10:57 am

Raposo escreveu:
pedro121 escreveu:... os Super-eBirders já podem mandar registos com fotos para revisão...

Já agora, poderias clarificar esta questão, Pedro?

Está explicado e,m pormenor algures na sala do eBird, basicamente os utilizadores que tem mais de XXX listas submetidas no ano anterior podem mandar para revisão fotos que achem estar mal identificadas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por Daniel Raposo Sáb Fev 18, 2017 1:14 pm

pedro121 escreveu:Está explicado e,m pormenor algures na sala do eBird, basicamente os utilizadores que tem mais de XXX listas submetidas no ano anterior podem mandar para revisão fotos que achem estar mal identificadas.

Vou procurar esse tópico para ler com atenção, mas se for assim linear, um critério quantitativo não me parece o ideal para distinguir ebirders...


Última edição por Raposo em Sáb Fev 18, 2017 5:18 pm, editado 1 vez(es)
Daniel Raposo
Daniel Raposo

Número de Mensagens : 200
Idade : 44
Local : Seixal/Cercal do Alentejo
Data de inscrição : 16/12/2015

http://bicho-do-mato.blogs.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por pedro121 Sáb Fev 18, 2017 3:04 pm

Raposo escreveu:
Vou procurar esse tópico para ler com atenção, mas se for assim linear, parece-me que um critério quantitativo não me parece o ideal para distinguir ebirders...

Não é obviamente, mas era preciso um critério para escolher um grupo de beta testers para ver como o processo funciona e melhorias.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por Daniel Raposo Sáb Fev 18, 2017 9:58 pm

pedro121 escreveu:Não é obviamente, mas era preciso um critério para escolher um grupo de beta testers para ver como o processo funciona e melhorias.

Se é apenas para beta test, é mais compreensível.
Daniel Raposo
Daniel Raposo

Número de Mensagens : 200
Idade : 44
Local : Seixal/Cercal do Alentejo
Data de inscrição : 16/12/2015

http://bicho-do-mato.blogs.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por Tissot Dom Fev 19, 2017 4:43 am

pedro121 escreveu:O problema não são os dados no eBird, o mais chato no eBird são os utilizadores que estão sempre a fazer erros que os filtros não apanham, envolvendo identificações erradas de espécies comuns.

Papa-figos e Pica-paus identificados só pela vocalização por exemplo, trocarem os andorinhões, toda a questão dos estorninhos, toda as identificações de felosas que são feitas as vezes sem cuidado por observadores experientes, eu incluindo.


Sim o problema dos estorninhos é recorrente. Tenho também o exemplo de algumas observações de Sturnus vulgaris que não se enquadram no padrão normal para um parque que conheço muito bem e percorro com muita frequência, o Parque Urbano Moinhos de Santana em Lisboa. O problema pode estar na simples inserção trocada da espécie ao efectuar a lista, vulgaris por unicolor, ou devido a erros de identificações (comuns nessa altura do ano), isto porque nas seguintes listas só são referidos vulgaris e nenhum unicolor, quando neste parque o Sturnus unicolor é presença assídua, fazendo-se ouvir e ver com muita facilidade (das 65 listas que tenho inseridas no local, em 64 delas está incluído o unicolor, sendo que a única lista que não tem esta espécie é uma lista de protocolo acidental que utilizei para inserir somente a observação de uma calçada.) Ou então houve um influxo momentâneo de vulgaris que me passou ao lado.

http://ebird.org/ebird/view/checklist/S32037337
http://ebird.org/ebird/view/checklist/S32031794
http://ebird.org/ebird/view/checklist/S32421899 (esta tb tem um erro de distância percorrida: 70 km!!!)
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por Rui Figueiredo Seg Fev 20, 2017 5:52 am

Tissot escreveu:
pedro121 escreveu:O problema não são os dados no eBird, o mais chato no eBird são os utilizadores que estão sempre a fazer erros que os filtros não apanham, envolvendo identificações erradas de espécies comuns.

Papa-figos e Pica-paus identificados só pela vocalização por exemplo, trocarem os andorinhões, toda a questão dos estorninhos, toda as identificações de felosas que são feitas as vezes sem cuidado por observadores experientes, eu incluindo.


Sim o problema dos estorninhos é recorrente. Tenho também o exemplo de algumas observações de Sturnus vulgaris que não se enquadram no padrão normal para um parque que conheço muito bem e percorro com muita frequência, o Parque Urbano Moinhos de Santana em Lisboa. O problema pode estar na simples inserção trocada da espécie ao efectuar a lista, vulgaris por unicolor, ou devido a erros de identificações (comuns nessa altura do ano), isto porque nas seguintes listas só são referidos vulgaris e nenhum unicolor, quando neste parque o Sturnus unicolor é presença assídua, fazendo-se ouvir e ver com muita facilidade (das 65 listas que tenho inseridas no local, em 64 delas está incluído o unicolor, sendo que a única lista que não tem esta espécie é uma lista de protocolo acidental que utilizei para inserir somente a observação de uma calçada.) Ou então houve um influxo momentâneo de vulgaris que me passou ao lado.

http://ebird.org/ebird/view/checklist/S32037337
http://ebird.org/ebird/view/checklist/S32031794
http://ebird.org/ebird/view/checklist/S32421899 (esta tb tem um erro de distância percorrida: 70 km!!!)

Caros,
a segunda lista que o Tissot identificou é minha e tratou-se claramente de um erro da minha parte.
Aliás é estranho porque dois dias antes tinha colocado outra lista no mesmo spot e aí refiro apenas o outro estorninho.
Vou editar e alterar.
Obrigado pelo alerta

Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por Tissot Seg Fev 20, 2017 7:19 am

Rui Figueiredo escreveu:
Aliás é estranho porque dois dias antes tinha colocado outra lista no mesmo spot e aí refiro apenas o outro estorninho.
Vou editar e alterar.
Obrigado pelo alerta

Não é estranho, é um lapso recorrente. Eu já tive de alterar uma lista do mesmo local porque tinha inserido uma vintena de vulgaris que eram obviamente unicolor.
Ainda hoje de manhã ao utilizar a app para inserir uma lista quase que fazia o mesmo erro.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por PNicolau Qua Jun 28, 2017 5:37 am

E mais um para a colecção, Sacre!
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por pedrocardia Qua Jun 28, 2017 5:44 am

Sacre?

Onde? Quando?

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por Tissot Qua Jun 28, 2017 5:52 am

PNicolau escreveu:E mais um para a colecção, Sacre!

...é o "sacre" do Tiago Moura do grupo de Facebook Aves de Portugal?
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por PNicolau Qua Jun 28, 2017 6:13 am

pedrocardia escreveu:Sacre?

Onde? Quando?

Pedro Cardia
Feira Medieval de Odiáxere, também conhecida como Ponta da Piedade em Lagos.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por PNicolau Qua Jun 28, 2017 6:19 am

E falta aqui adicionar
Lanius minor
Phylloscopus humei
Nucyfraga (?)

pertencendo a esta categoria
- o observador inconscientemente identifica mal a espécie, sem ser de propósito, o que fica muito complicado de avaliar quando não há provas.

O sacre é curiosamente um híbrido de 2 categorias Laughing

- o observador mente em relação ao local do registo fotográfico (...)
- o observador altera digitalmente a foto (...)
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por pedrocardia Qua Jun 28, 2017 6:30 am

Ok.
Como não consumo Facebook há muita coisa que me "passa ao lado".

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jun 28, 2017 6:36 am

Aqui está
https://www.facebook.com/groups/121307984660183/permalink/591700207620956/
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por pedro121 Qua Jun 28, 2017 6:58 am

PNicolau escreveu:
pedrocardia escreveu:Sacre?

Onde? Quando?

Pedro Cardia
Feira Medieval de Odiáxere, também conhecida como Ponta da Piedade em Lagos.

À que giro, e como é que descobriram essa? Eu estive para levantar essa lebre, que fundo verde na Ponta da Piedade seria difícil...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por Daniel Raposo Qua Jun 28, 2017 7:02 am

pedro121 escreveu:À que giro, e como é que descobriram essa? Eu estive para levantar essa lebre, que fundo verde na Ponta da Piedade seria difícil...

Malta da fotografia apanha esses truques de photoshop facilmente. O mesmo artista sacou tb um Bubo completamente "selvagem" Laughing
Daniel Raposo
Daniel Raposo

Número de Mensagens : 200
Idade : 44
Local : Seixal/Cercal do Alentejo
Data de inscrição : 16/12/2015

http://bicho-do-mato.blogs.sapo.pt/

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por pedro121 Qua Jun 28, 2017 7:05 am

Daniel Raposo escreveu:
pedro121 escreveu:À que giro, e como é que descobriram essa? Eu estive para levantar essa lebre, que fundo verde na Ponta da Piedade seria difícil...

Malta da fotografia apanha esses truques de photoshop facilmente. O mesmo artista sacou tb um Bubo completamente "selvagem"  Laughing

O que eu não entendo é como é que alguém se coloca numa posição destas, agora por causa da brincadeira nunca mais ninguém vai acreditar nele... Evil or Very Mad Evil or Very Mad
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Stringers - Página 5 Empty Re: Stringers

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 7 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7  Seguinte

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos