Ave que nunca vi em Portugal !

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir em baixo

Ave que nunca vi em Portugal ! - Página 2 Empty Re: Ave que nunca vi em Portugal !

Mensagem por Luís Pires da Silva em Qua Ago 24, 2016 10:38 am

Caro amigo,

Gosto da resposta, e não deixo de estar de acordo em quase tudo. Considero-me um leigo na observação de aves, comparando-me convosco. Na minha juventude e adolescência, posso dizer que era "louco" pela passarada, e estudava os movimentos, o modo de disfarçarem os seus ninhos e como os faziam, e onde os faziam. Em resumo, estudava os hábitos das espécies que nesse tempo, ainda abundavam na minha região, nos arredores do Porto. Ainda hoje gosto de ver, algum exemplar que aparece, de espécies que foram abundantes e que agora são raríssimas. Continuo a olhar para elas, da mesma forma como fazia nesses tempos. Por vezes, quando resolvo dar uma volta afastando-me alguns quilómetros da cidade, e encontro uma ave chamo a atenção da minha esposa para que olhe para ela, digo-lhe o nome ( aquele pelo qual é vulgarmente conhecido ) e, indico-lhe o que a ave vai fazer de seguida. Até chego a dizer-lhe qual o sítio onde ela vai poisar e o que vai fazer a seguir, e raras são as vezes que o que eu lhe digo, não acontece !
Foram muitos anos os que dediquei à observação de todas as espécies cá da região, tanto as que por cá se mantêm durante todo o ano, como daquelas que apenas vêm cá nidificar, ou passar o Inverno.
Enfim, estive aqui a contar um pouco do meu passado de jovem, apenas porque um, que será uma, Corvus Albus, resolveu radicar-se na zona onde resido !

Sobre o cruzamento de espécies diferentes, sei que por vezes acontecem coisas que vão contra o que é considerado quase colo lei. Temos o celebre caso acontecido, cá em Portugal, de uma Mula ter parido ! Certamente saberás disso. O filhote, se bem me lembro, foi para a faculdade de Medicina Veterinária de Vila Real, e por lá andou durante anos. Não sei se já morreu ou se ainda por lá andará.

Quanto ao repatriamento, serei contra, porque como é uma ave africana, ( tanto quanto sei ), acho que se os ladrões, terroristas, etc, têm direito a asilo, com recebimento de dinheiro que eu pago, esta ave, a meu ver tem muito mais. Espero bem que não apareça um idiota que se lembre de a capturar ou mesmo abater.

Abraço

Luís Silva

Luís Pires da Silva

Número de Mensagens : 15
Data de inscrição : 13/05/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ave que nunca vi em Portugal ! - Página 2 Empty Re: Ave que nunca vi em Portugal !

Mensagem por Luís Pires da Silva em Ter Set 06, 2016 3:54 pm

Olá Amigos, boa noite.

Para nao deixar morrer este assunto, e também para que saibam que o "meu" Corvus Albus não desapareceu, e está vivinho da Silva, estou a informar que andou por aqui durante 3 dias seguidos na semana em que o FCP foi jogar a Roma. Esteve nessa tarde, nos 2 dias seguintes. No 2º dia dei-lhe alguma comida. Depois não voltei a V~e-lo, mas minha esposa, que também já conhece o ruído que ele faz, disse-me: Olha, o pássaro da lista branca está aqui perto. Como eu estava ocupado, não fui ver, mas acho que deveria estar numa antena de TV.

Certamente voltará. Pelo menos é isso que eu espero e quero.

Abraço


Luís Silva

Luís Pires da Silva

Número de Mensagens : 15
Data de inscrição : 13/05/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ave que nunca vi em Portugal ! - Página 2 Empty Re: Ave que nunca vi em Portugal !

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Set 07, 2016 9:22 am

Olá Luís,

Obrigado pelo feed-back.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 21639
Idade : 51
Local : Sotavento
Data de inscrição : 14/06/2007

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ave que nunca vi em Portugal ! - Página 2 Empty Re: Ave que nunca vi em Portugal !

Mensagem por Luís Pires da Silva em Ter Out 30, 2018 10:00 am

Olá Amigos,

A minha última intervenção, neste Fórum, falando sobre o Corvus Albus  que apareceu aqui, na zona da cidade do Porto onde resido, que é muito próxima da Estádio do Dragão, para que possam identificar facilmente o local, foi em 24 de Agosto de 2016.
Esta ave, conforme referi quando criei este tópico, apareceu por cá, no início de 2015, portanto, desde o seu aparecimento até á minha última intervenção aqui no fórum, decorreu mais de 1 ano !
Depois dessa data, o nosso Corvo, frequentou esta zona da cidade com alguma frequência, embora por vezes com ausências de algumas semanas, ou talvez não, porque poderá ter acontecido ele ter andado por cá e eu não o ter visto, nem minha esposa que já se apercebe que ele (provavelmente ela, ver o que eu escrevi), está perto, pelo som característico que faz !
No entanto, em meados do ano 2017 desapareceu, o que me levou a penar que teria morrido por uma qualquer razão, desde as naturais até á de ter sido capturada por alguém, ou mesmo por alguma ave de rapina. Mas, para minha surpresa, bastante agradável, diga-se, no início deste ano ( 2018 ), voltei a ter por cá a nossa ave, que nos visita quase diariamente !
Há no entanto uma curiosidade: Ao fim do dia, já bem próximo da noite, ela passa junto à parte traseira da minha casa, no sentido nascente e, se eu me apercebo e consigo produzir ruídos semelhantes ao que ela faz, ela reage (noto pela alteração do voo ) seguindo o seu caminho quase sempre, no entanto, algumas vezes, altera o sentido de voo, voa em circulo e chega a pousar perto. Como nada tenho para lançar sobre a placa das garagens, para ela comer, ela levanta voo e segue o seu destino. Nos dias em que me levanto cedo para ver o sol nascer, por vezes vejo-a fazer exactamente o trajecto contrário e passa aproximadamente à mesma distância da varanda onde estou !
Referi o que vejo, mas, minha esposa diz que a vê quase todos os dias, umas vezes a passar e outras pousada aqui perto ! Eu também a vejo com frequência e ainda ontem a vi passar !
Concluindo:
O Corvus Albus já faz parte da fauna da zona onde resido e está bem de saúde ! E as Pêgas sempre que podem, continuam a andar com ele, mas não são nada meigas, ou será que é ele que anda com elas ?

O meu abraço para toda esta malta cá do Forum.

Luís Pires da Silva

Luís Pires da Silva

Número de Mensagens : 15
Data de inscrição : 13/05/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ave que nunca vi em Portugal ! - Página 2 Empty Re: Ave que nunca vi em Portugal !

Mensagem por Luís Pires da Silva em Qua Mar 20, 2019 7:13 pm

Caros Amigos,

Sem duvidas que este fórum, para além da beleza das aves que nos mostra, realça a verdadeira paixão que os seus membros nutrem por essas autenticas beldades que a Natureza nos dá e que, felizmente ainda não foram extintas ! Como seria se aquelas que desapareceram ainda fossem admiradas por todos nós e principalmente por vós, que, devido à vossa paixão, nos proporcionam saber da existência de espécies que jamais sonharíamos que pudessem existir !
Por isso, e porque me considero um sortudo, bafejado pelo vosso trabalho, aproveito para vos agradecer, A TODOS, o poder que me dais de admirar tanta beleza. OBRIGADO, é o menos que vos posso dizer.

Meus caros Amigos, mais uma vez venho aqui, e já lá vão 4 anos desde a 1ª vez, para vos dizer que o "meu" Corvus Albus continua por cá ! Sim, desde Fevereiro de 2015 que por cá anda ! Inicialmente vinha com frequência para cima das minhas garagens comer o que eu lhe atirava, mas como aqui perto, tem pelo menos 2 sítios onde tem comida que colocam para gatos, ele, o "meu" Corvo passa pertinho da minha varanda mas raras vezes poisa. No entanto, ele ainda se lembrará do modo como eu o chamava no início porque, por vezes, reage ao meu chamamento mas raras vezes poisa como referi, mas nota-se bem que me dá alguma atenção porque inclina a cabeça na minha direcção !
Portanto, meus caros Amigos, esta ave, continua vivinha e, parece-me saudável, no entanto, quero dizer-vos que andou cerca de meio ano sem ser vista ! Foi mais ou menos durante quase todo o segundo semestre do último ano (2018) o que me levou a pensar que tivesse sido capturada ou morrido.
Deve dormir perto porque de manhã bem cedo, passa no sentido de um dos sítios onde come e à noite passa exactamente no sentido inverso !
Como nos 2 primeiros anos a via passar com objectos próprios para fazer ninho, deduzo que seja uma fêmea, portanto, se tivesse um macho, não tenho duvidas de que já por cá teríamos uma família de Corvus Albus.

Meus caros Amigos, foi com muito gosto que vos voltei a falar desta ave que adoptou o Porto para viver !

Para todos vós, o meu abraço, e até sempre.

Luís Pires da Silva

Luís Pires da Silva

Número de Mensagens : 15
Data de inscrição : 13/05/2015

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ave que nunca vi em Portugal ! - Página 2 Empty Re: Ave que nunca vi em Portugal !

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum