Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Atlas das aves nidificantes

+17
pedrocardia
Ricardo Melo
Rui Figueiredo
Agostinho_MRCM
Samuel Patinha
Luis Reino
Luis Silva
Paulo Lemos
João Tomás
pedro121
LuisMM
HL
Gonçalo Elias
PNicolau
Paulfer
scirpaceus
conspicillata
21 participantes

Página 8 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... 7, 8, 9, 10, 11, 12  Seguinte

Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 15, 2018 2:43 pm

Luis Silva escreveu:eu tive a semana passada na zona de Alijó. A quantidade de aves invernantes (ou aves em passagem) era enorme (1/3 das aves que capturei eram aves cheias de gordura). Ter feito quadriculas para o Atlas ia dar asneira Very Happy

Se excluirmos o período em que há invernantes (até meio de Abril) e o período em que já há dispersão de juvenis para fora das zonas de nidificação (a partir de meio de Junho), a janela de oportunidade para obter dados não contaminados pela presença de não nidificantes é muito curta.

Na prática existe vantagem em alargar um pouco essa janela, pois mesmo incluindo algum "lixo", consegue-se muita informação boa.

Por exemplo, na segunda quinzena de Março ainda há muitos Tur phi, Car spi e Ant pra, mas a verdade é que os residentes já estão todos a cantar intensamente, alguns estivais já chegaram e certas espécies já tem os putos cá fora - uma vez vi juvenis voadores de cartaxo a 16 de Março.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por João Tomás Dom Abr 15, 2018 3:34 pm

luis silva escreveu:eu tive a semana passada na zona de Alijó. A quantidade de aves invernantes (ou aves em passagem) era enorme (1/3 das aves que capturei eram aves cheias de gordura). Ter feito quadriculas para o Atlas ia dar asneira Atlas das aves nidificantes - Página 8 Icon_biggrin

Mas para prevenir essas situações é que as visitas acima do Douro apenas começam amanhã Smile mas sim entendo-te e esse risco ainda existirá nos próximos dias. Mas acho que pesando os riscos e proveitos, como o Gonçalo refere, são mais os ganhos.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 15, 2018 3:38 pm

João Tomás escreveu:as visitas acima do Douro apenas começam amanhã Smile

perdão? Rolling Eyes

não era suposto começarem 15 dias depois do início no sul?

No sul começou a 15 de Março logo no norte deveria começar a 30 de Março.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por João Tomás Dom Abr 15, 2018 3:46 pm

Gonçalo Elias escreveu:perdão? Atlas das aves nidificantes - Página 8 Icon_rolleyes 

não era suposto começarem 15 dias depois do início no sul?

No sul começou a 15 de Março logo no norte deveria começar a 30 de Março.

Eu peço perdão Smile tens razão. Esqueçam essa parte da data!!
A outra parte dos ganhos e perdas mantém-se Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Abr 20, 2018 11:12 am

Numa pesquisa rápida pelo eBird (vi apenas metade dos distritos) parece-me que a situação em termos de visitas está igual ao que estava no passado domingo dia 15 quando coloquei aqui um ponto de situação. Assim sendo, e para além do que já referi anteriormente, tenho algo a acrescentar relativamente a isto:

PNicolau escreveu:Mas já agora Gonçalo, qual é o intuito com esta monitorização das visitas ao atlas?

O nível de cobertura atingido até ao momento é baixíssimo, tendo em conta a dimensão do país só este ano deveriam ser feitas pelo menos umas 200 quadrículas na primeira volta, mas a julgar pelos dados disponíveis nem 10% disso foi conseguido. Caso esta situação não se altere de forma significativa até ao final do mês (=final da primeira volta), enviarei um mail ao coordenador regional solicitando que esclareça junto da SPEA se o projecto é para continuar ou não. Eu fiz duas quadrículas este ano (sim, duas das doze quadrículas e meia foram feitas por mim). É certo que me disponibilizei para o fazer como voluntário, mas esse trabalho exige esforço físico, ocupa tempo e implica despesas e portanto para mim só faz sentido continuar a fazê-lo se isto tiver alguma utilidade. Dado que ainda há uma segunda volta pela frente, eu pretendo obter uma confirmação se o esforço físico, o tempo e os recursos que terei de despender para realizar a segunda volta são para aproveitar ou se serão mera perda de tempo. Fui claro?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por João Tomás Sex Abr 20, 2018 1:48 pm

Gonçalo Elias escreveu:O nível de cobertura atingido até ao momento é baixíssimo, tendo em conta a dimensão do país só este ano deveriam ser feitas pelo menos umas 200 quadrículas na primeira volta, mas a julgar pelos dados disponíveis nem 10% disso foi conseguido. Caso esta situação não se altere de forma significativa até ao final do mês (=final da primeira volta), enviarei um mail ao coordenador regional solicitando que esclareça junto da SPEA se o projecto é para continuar ou não. Eu fiz duas quadrículas este ano (sim, duas das doze quadrículas e meia foram feitas por mim). É certo que me disponibilizei para o fazer como voluntário, mas esse trabalho exige esforço físico, ocupa tempo e implica despesas e portanto para mim só faz sentido continuar a fazê-lo se isto tiver alguma utilidade. Dado que ainda há uma segunda volta pela frente, eu pretendo obter uma confirmação se o esforço físico, o tempo e os recursos que terei de despender para realizar a segunda volta são para aproveitar ou se serão mera perda de tempo. Fui claro?

Acho que fazes bem. Eu não fiz nenhuma quadrícula este ano mas sinto o mesmo pelas quadrículas que fiz nos dois primeiros anos.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por pedro121 Sex Abr 20, 2018 3:37 pm

vocês tem razão, mas são deprimentes.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Abr 20, 2018 3:50 pm

pedro121 escreveu:vocês tem razão, mas são deprimentes.

Pois eu sei que é deprimente, podemos fingir que estes problemas não existem e que está tudo bem, que tal? Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por João Tomás Sex Abr 20, 2018 3:53 pm

pedro121 escreveu:vocês tem razão, mas são deprimentes.

Temos de o ser. A alternativa é fingir que nada se passa, como o Gonçalo diz, que não vai com a minha maneira de ser.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por pedro121 Sex Abr 20, 2018 4:14 pm

Deprimentes...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por João Tomás Sex Abr 20, 2018 4:16 pm

pedro121 escreveu:Deprimentes...

Basketball
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por PNicolau Sex Abr 20, 2018 4:19 pm

É certo que me disponibilizei para o fazer como voluntário, mas esse trabalho exige esforço físico, ocupa tempo e implica despesas e portanto para mim só faz sentido continuar a fazê-lo se isto tiver alguma utilidade. Dado que ainda há uma segunda volta pela frente, eu pretendo obter uma confirmação se o esforço físico, o tempo e os recursos que terei de despender para realizar a segunda volta são para aproveitar ou se serão mera perda de tempo. Fui claro?
Subscrevo inteiramente. Eu gastei tempo e dinheiro num projecto que não é sério, sinto-me igualmente indignado.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Abr 20, 2018 5:25 pm

João Tomás escreveu:
pedro121 escreveu:vocês tem razão, mas são deprimentes.

Temos de o ser. A alternativa é fingir que nada se passa, como o Gonçalo diz, que não vai com a minha maneira de ser.

Nem com a minha, como já deu certamente para perceber...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por pedro121 Sáb Abr 21, 2018 6:34 am

Gonçalo Elias escreveu:
João Tomás escreveu:
pedro121 escreveu:vocês tem razão, mas são deprimentes.

Temos de o ser. A alternativa é fingir que nada se passa, como o Gonçalo diz, que não vai com a minha maneira de ser.

Nem com a minha, como já deu certamente para perceber...

Malta, vocês sabem que eu concordo com tudo o que escreveram sobre esta questão ou quase tudo, mas para os poucos voluntarios que há, ao lerem o que escrevem ficam com menos vontade ainda de ir fazer quadriculas, pelo menos a mim afecta-me.

Ou seja, este tipo de pressão constante que vocês estão a fazer só está a conseguir é desmotivar-me.

Tem que ser feita noutra altura, depois da época, falarem com a Spea etc, mas durante a época é desmotivante! especialmente quando chove todos os fins de semana!!

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Abr 21, 2018 7:48 am

Pedro a ver se percebi: tu preferes não saber que as coisas estão a correr mal, para te continuares a sentir motivado a colaborar no projecto, mesmo que isso depois não sirva para nada? Achas mesmo que faz sentido incentivar voluntários a perder tempo, dinheiro e esforço sem que a utilidade desse investimento seja clara? Consideras que é decente estar a ocultar das pessoas o facto de isto não estar a correr bem e continuar a pedir-lhes para colaborar suportando os seus próprios custos, mesmo sem se poder assegurar que isto vai realmente ter um resultado com o nível de qualidade que se exige num projecto destes?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por pedro121 Sáb Abr 21, 2018 7:55 am

Gonçalo Elias escreveu:Pedro a ver se percebi: tu preferes não saber que as coisas estão a correr mal, para te continuares a sentir motivado a colaborar no projecto, mesmo que isso depois não sirva para nada? Achas mesmo que faz sentido incentivar voluntários a perder tempo, dinheiro e esforço sem que a utilidade desse investimento seja clara? Consideras que é decente estar a ocultar das pessoas o facto de isto não estar a correr bem e continuar a pedir-lhes para colaborar suportando os seus próprios custos, mesmo sem se poder assegurar que isto vai realmente ter um resultado com o nível de qualidade que se exige num projecto destes?

Exacto. é mesmo isso, porque eu já sei que estão a correr mal, não preciso de estar constantemente a ser relembrado disso. Pelo menos a mim desmotiva-me.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Abr 21, 2018 8:05 am

Mas então há uma coisa que não percebo: tu queres participar no projecto com que objectivo?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por pedro121 Sáb Abr 21, 2018 8:55 am

Gonçalo Elias escreveu:Mas então há uma coisa que não percebo: tu queres participar no projecto com que objectivo?

melhor a identificação auditiva e conhecer melhor algumas zonas, por isso não me deprimam.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Abr 21, 2018 3:42 pm

São objectivos válidos, mas não precisas do atlas para isso.

Vamos por partes:

pedro121 escreveu:melhor a identificação auditiva

Relativamente a essa parte, creio que terás mais hipóteses de evoluir se fizeres uma saída com alguém que tenha prática de sons.

Eu ofereço-me desde já para fazer saídas contigo com o objectivo de praticares os sons.  Smile

pedro121 escreveu:e conhecer melhor algumas zonas

Já me ofereci anteriormente para te mostrar locais interessantes em dois distritos que conheces mal e onde queres melhorar a lista distrital. A oferta mantém-se de pé e vai ao encontro desse objectivo.  Smile

pedro121 escreveu:por isso não me deprimam.

Com uma, ou melhor, com duas ofertas destas, só ficas deprimido se quiseres Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por pedro121 Sáb Abr 21, 2018 4:39 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Já me ofereci anteriormente para te mostrar locais interessantes em dois distritos que conheces mal e onde queres melhorar a lista distrital. A oferta mantém-se de pé e vai ao encontro desse objectivo.  Smile

São mais as zonas daqui, não vou fazer atlas para Portalegre. Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Abr 21, 2018 4:42 pm

Para conheceres as zonas daí não precisas de um atlas como incentivo, ou precisas? Rolling Eyes

Além disso Portalegre era um dos distritos-oferta mas há outro muito menos distante que até fica bem pertinho daí Smile

Mas pronto, se não estás interessado na oferta e preferes ficar deprimido, quem sou eu para te impedir Evil or Very Mad
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por pedro121 Sáb Abr 21, 2018 5:01 pm

Gonçalo Elias escreveu:Para conheceres as zonas daí não precisas de um atlas como incentivo, ou precisas? Rolling Eyes

Preciso, ao contrario da maioria dos observadores, eu não faço observação ao fim de semana, na realidade a maioria da minha observação é feita em pequenos períodos de tempo, antes e depois do trabalho. Isso resulta que não conheço muito do resto do distrito de Leiria, as quadriculas locais já estão feitas, agora ia começar a explorar locais um "pouco"mais distantes. Mas não tá fácil.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Abr 21, 2018 5:14 pm

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Para conheceres as zonas daí não precisas de um atlas como incentivo, ou precisas? Rolling Eyes

Preciso

Bom, nesse caso resta-me sugerir que deixes de ler este tópico, é a forma de não te deprimires Twisted Evil
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Abr 22, 2018 12:10 pm

Decorrida mais uma semana, aqui fica o balanço actualizado: já foram feitas imensas visitas, está tudo a correr optimamente por isso pessoal toca a ir para o campo para fazer as quadrículas que faltam, a ver se acabamos isto Very Happy
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por pedro121 Dom Abr 22, 2018 12:19 pm

Gonçalo Elias escreveu:Decorrida mais uma semana, aqui fica o balanço actualizado: já foram feitas imensas visitas, está tudo a correr optimamente por isso pessoal toca a ir para o campo para fazer as quadrículas que faltam, a ver se acabamos isto Very Happy

Estou demasiado deprimido com a gaivina e o marreco... mas obrigado pelo esforço. Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Atlas das aves nidificantes - Página 8 Empty Re: Atlas das aves nidificantes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 8 de 12 Anterior  1, 2, 3 ... 7, 8, 9, 10, 11, 12  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos