Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maritimas

+42
Samuel Patinha
Paulo Lemos
João Tomás
LuisMM
Tissot
Ricardo Melo
patriciaeluis
tiago_sa
Flávio Oliveira
Paulfer
Paulo Alves
JMorgado
Araújo da Silva
paulo dias
sérgio moreira
Inocêncio Oliveira
cardosohelder
alcedo
Luis Silva
Jacinto Roque
Isidoro Soares Teodoro
José Frade
Rafael Matias
Carlos Pacheco
JFMeneses
PNicolau
thysvalkenburg
Filipe Martins
Simon Wates
Helder Vieira
lrodrigues
RuiCaratao
Joost Valkenburg
pedrocardia
Alexandre_Leitão
Sonia Manso
Carlos Vilhena
António A Gonçalves
Pedro Fernandes
Gonçalo Elias
Nigel Jackson
pedro121
46 participantes

Página 5 de 28 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 16 ... 28  Seguinte

Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Sáb Nov 06, 2010 11:33 am

pedrocardia escreveu:
Consegui ver paínhos (!), embora a grande distância (talvez 500m - 1 km).
Dada a minha inexperiência com paínhos e a distância da observação não me atrevo a deixar um palpite quanto à identidade dos bichos... Voavam bem mais rápido do que eu estava à espera e só muito de vez em quando é que pousavam na água.

Pois, painhos pela primeira vez é complicado, eu que o diga, para a próxima tenta ver se tem branco debaixo da asa ou se tem aquela marcação castanha muito visível que o Painho-cauda-forcada tem, de qualquer modo nesta altura do campeonato o mais provável é serem ou painhos-de-cauda-quadrada ou de cauda-forcada, estuda as diferenças entre essas duas espécies, e falta ao emprego na terça feira, que o tempo promete. Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Helder Vieira Sáb Nov 06, 2010 5:09 pm

pedro121 escreveu:
pedrocardia escreveu:
Consegui ver paínhos (!), embora a grande distância (talvez 500m - 1 km).
Dada a minha inexperiência com paínhos e a distância da observação não me atrevo a deixar um palpite quanto à identidade dos bichos... Voavam bem mais rápido do que eu estava à espera e só muito de vez em quando é que pousavam na água.

Pois, painhos pela primeira vez é complicado, eu que o diga, para a próxima tenta ver se tem branco debaixo da asa ou se tem aquela marcação castanha muito visível que o Painho-cauda-forcada tem, de qualquer modo nesta altura do campeonato o mais provável é serem ou painhos-de-cauda-quadrada ou de cauda-forcada, estuda as diferenças entre essas duas espécies, e falta ao emprego na terça feira, que o tempo promete. Very Happy Very Happy

lol! Imparável!!!
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedrocardia Seg Nov 08, 2010 12:19 pm

Olá!

pedro121 escreveu:Pois, painhos pela primeira vez é complicado, eu que o diga, para a próxima tenta ver se tem branco debaixo da asa ou se tem aquela marcação castanha muito visível que o Painho-cauda-forcada tem, de qualquer modo nesta altura do campeonato o mais provável é serem ou painhos-de-cauda-quadrada ou de cauda-forcada, estuda as diferenças entre essas duas espécies, e falta ao emprego na terça feira, que o tempo promete. Very Happy Very Happy

As condições de observação eram tão más que demorei bastante tempo até me assegurar que as aves que via tinhamo uropígio branco. Mesmo que os paínhos tivessem o branco debaixo da asa ou a zona castanha nas coberturas eu não conseguiria ver essas características.

A única característica que me pareceu notar numa ave que se afastava mar adentro foi que o branco do uropígio parecia estender-se para os flancos.

Espero ter mais sorte numa próxima oportunidade!

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Ter Nov 09, 2010 2:36 am

[quote="pedrocardia"

As condições de observação eram tão más que demorei bastante tempo até me assegurar que as aves que via tinhamo uropígio branco. Mesmo que os paínhos tivessem o branco debaixo da asa ou a zona castanha nas coberturas eu não conseguiria ver essas características.

[/quote]

Sim, sem duvida, a primeira vez que eu vi painhos a partir de terra (já os tinha visto em pelagicas) não consegui ver nada, alias num deles que passou muito perto fiquei parvo porque nem branco nem mancha carpal, nicles...até comecei a delirar que era um Painho-de-Swinhoe Embarassed Embarassed Embarassed

Isto só para dizer que não é apenas importante que as aves apareçam, as condições de observação também tem que ser “boas”, nomeadamente a nível de estabilidade do telescópico, e se possível temos que estar abrigados da chuva e do vento, observar a partir de um carro é uma possibilidade. Mas mesmo assim é muitas vezes difícil identificar as espécies, é uma daquelas coisas, aparece uma espécie nova, e nos não conseguimos identificar porque não sabemos o que procurar…
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por António A Gonçalves Qua Nov 24, 2010 10:26 am

Boas,

No Domingo e hoje, respectivamente, observei 1 e cerca de 8 Paínhos que penso (cerca de 80% de segurança Very Happy ) tratarem-se de cauda forcada (Oceanodroma leucorhoa) no Cabo Raso. No Sábado a observação foi bastante fugaz, mas hoje as condições do mar permitiram uma boa observação de vários inds a sul do cabo, apesar de a alguma distância.
No Domingo observei também uma Rissa tridactila adulta de passagem para Norte.

António Gonçalves


António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por António A Gonçalves Dom Dez 26, 2010 3:34 pm

Boas,

Voltei ao Cabo Raso na esperança de ver Paínhos, o que aconteceu, mas não na espécie que esperava. Em vez de O. leucorhoa, andavam vários Hydrobates pelagicus bem perto da costa?!!

Não vi nenhuma mobelha, mas nunca tinha visto tantos Famegos (Larus canus) como neste fim de semana na área: Contei pelo menos 10 inds todos de 1º Inverno, a passar no Cabo Raso em direcção a Cascais e na Guia.

P.S. Observei também 2 Tordeias na Guia, espécie que nunca tinha observado na zona.

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Dom Dez 26, 2010 5:07 pm

António A Gonçalves escreveu:Boas,

Voltei ao Cabo Raso na esperança de ver Paínhos, o que aconteceu, mas não na espécie que esperava. Em vez de O. leucorhoa, andavam vários Hydrobates pelagicus bem perto da costa?!!

Não vi nenhuma mobelha, mas nunca tinha visto tantos Famegos (Larus canus) como neste fim de semana na área: Contei pelo menos 10 inds todos de 1º Inverno, a passar no Cabo Raso em direcção a Cascais e na Guia.

Painhos não tenho visto, mas Famegos sim, até um maximo de 5 aves diferentes em Peniche, 3 1º invernos, um 2º inveno e um adulto, com a curiosidade que o 2º inverno é quase garantidamente uma ave que está de volta, já que o sitio onde anda era o ano passado frequentado por um 1º inverno, logo.... Smile

Agora mobelhas, pois, eu bem tenho andado á procura delas, especialmente da pequena, e hoje surpresa surpresa aparece uma no porto de peniche, e melhor ainda telefonam-me para avisar e o meu tlm no carro... lindo Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad enfim, pode ser que ainda lá esteja amanha e eu tenha a minha prenda de natal ligeiramente atrasada. Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedrocardia Qui Dez 30, 2010 11:30 am

Olá,

Hoje ao largo da barra do douro andavam dois paínhos (talvez 3...).
Mais um vez não deu par ver os detalhes suficientes para chegar a uma ID conclusiva, mas deu pelo menos para confirmar que tinham a cauda bifurcada e o uropígio branco. como não era Pelagodroma sobram três espécies...

Boas observações par todos!

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Qui Dez 30, 2010 12:28 pm

pedrocardia escreveu: mas deu pelo menos para confirmar que tinham a cauda bifurcada e o uropígio branco. como não era Pelagodroma sobram três espécies...


Pedro, três? com cauda bifurcada e uropigio branco só podem ser os dois Oceanodromas (ou estou a ver alguma coisa mal?), como o da madeira é pouco provável de aparecer junto á costa, o mais provável é serem Painhos-de-cauda-forcada, mas lá esta, com painhos, tal como com moleiros juvenis e andorinhas-do-mar (no mar Very Happy ) muitas das vezes o melhor que podemos fazer é dar um palpite, um bom palpite, mas um palpite.

Agora um Pelagodroma, isso é que era, para alem de que nesses não haveria duvidas... Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Sáb Jan 08, 2011 11:59 am

Boas

Um dia interessante, na contagem RAM de hoje duas surpresas, a 1ª a ausência de gaivota-tridáctila, nem uma, nem Alca tordas... Pala positiva a passagem de dois moleiros que não eram moleiros grandes, agora eram parasiticus ou pomarinos e o que estavam a fazer aqui nesta altura do ano?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Gavia sp.

Mensagem por pedrocardia Sáb Jan 15, 2011 3:34 pm

Olá!

Ontem (14 Jan 2011) pelas 11:00h observei uma mobelha Gavia sp. em voo para Norte, em frente à foz do rio Douro.
A ave passou muito longe da costa pelo que não deu para ver detalhes nem chegar a uma identificação. No entanto, fiquei com a impressão que era pequena.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Ter Jan 25, 2011 4:23 pm

Boas

Algo surpreendentemente tendo em conta o vento leste persistente estavam 2 dezenas de painhos-de-cauda-quadrada na entrada do porto de Peniche hoje ao fim da tarde, estava também presente 1 famego de 1º inverno com a particularidade de só ter uma perna e a gaivota-de-bico-riscado descoberta no Sabado.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Mobelha-pequena Gavia stellata - ao largo da foz do Douro

Mensagem por pedrocardia Sex Jan 28, 2011 6:22 am

Olá,

Hoje, 28 Janeiro, observei pelas 11h uma Gavia stellata a, pelo menos, 500m da costa (talvez mais), ao largo da foz do Douro.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Seg Fev 14, 2011 1:19 pm

Finalmente, temos temporal!!! estava a ver que seria um inverno de seca, mas o tempo promete para esta semana, para alem das hipóteses de observação de marítimas, a frente provavelmente trás gaivotas e se correr mesmo bem alguns alcideos para portos de abrigo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Simon Wates Seg Fev 14, 2011 2:11 pm

Vai por ela Pedro - saca uma Rhodostethia!

Como os pescadores não gostam que os seus amigos desejam-lhes sorte espero que ficas gelado!

Um abraço

Simon jocolor
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Helder Vieira Seg Fev 14, 2011 2:19 pm

Suponho que seja uma boa altura para encontrar umas Rissa tridactyla nas praias, não?!
Sad Seria estreia... Very Happy
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Simon Wates Seg Fev 14, 2011 2:26 pm

Este ano não tem sido famoso para Rissas, tive só um registo aqui no Algarve - em Lagos.

Mas, claro merece a pena a tentar!
Simon Wates
Simon Wates

Número de Mensagens : 747
Idade : 62
Local : Lagos
Data de inscrição : 20/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Seg Fev 14, 2011 2:35 pm

Simon Wates escreveu:Vai por ela Pedro - saca uma Rhodostethia!

Como os pescadores não gostam que os seus amigos desejam-lhes sorte espero que ficas gelado!

Very Happy Very Happy Pensar em grande!! Mas já fico contente com uns Airos e Papagaios-do-mar Very Happy ! Ou mesmo um 1º inverno de Larus smithsonianus
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Seg Fev 14, 2011 2:37 pm

Helder Vieira escreveu:Suponho que seja uma boa altura para encontrar umas Rissa tridactyla nas praias, não?!
Sad Seria estreia... Very Happy

Hummm, não é por nada, mas espero que não chegue a isso, para elas irem para as praias é preciso que o tempo tenha estado mesmo muito mau, mas se elas passarem próximo da costa em bons números já era muito fixe. Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Seg Fev 14, 2011 2:38 pm

Simon Wates escreveu:Este ano não tem sido famoso para Rissas, tive só um registo aqui no Algarve - em Lagos.

Mas, claro merece a pena a tentar!

Sim, mesmo muito fraco, mas...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Fev 14, 2011 4:22 pm

pedro121 escreveu:
Simon Wates escreveu:Este ano não tem sido famoso para Rissas, tive só um registo aqui no Algarve - em Lagos.

Mas, claro merece a pena a tentar!

Sim, mesmo muito fraco, mas...

Em 2009 é que foi! Vi duas perto de Castelo de Vide, distrito de Portalegre (!) e sei que até na serra da Estrela apareceram!!!
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Qui Fev 17, 2011 3:30 am

Helder Vieira escreveu:Suponho que seja uma boa altura para encontrar umas Rissa tridactyla nas praias, não?!
Sad Seria estreia... Very Happy

Então Helder, já destes com elas? por aqui elas estão a passar em força e as Gaivotas-pequenas já estão na Etar da Atouguia.

Mas nada de alcideos e nem de painhos... Sad Sad
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Helder Vieira Qui Fev 17, 2011 9:10 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:
Simon Wates escreveu:Este ano não tem sido famoso para Rissas, tive só um registo aqui no Algarve - em Lagos.

Mas, claro merece a pena a tentar!

Sim, mesmo muito fraco, mas...

Em 2009 é que foi! Vi duas perto de Castelo de Vide, distrito de Portalegre (!) e sei que até na serra da Estrela apareceram!!!

Brutal!! Fiquei curioso Gonçalo, como as observaste? Em voo ou a descansar junto a algum local em particular?
Suponho que foi em dias de condições atmosféricas idênticas às dos últimos dias?!

pedro121 escreveu:
Helder Vieira escreveu:Suponho que seja uma boa altura para encontrar umas Rissa tridactyla nas praias, não?!
Sad Seria estreia... Very Happy

Então Helder, já destes com elas? por aqui elas estão a passar em força e as Gaivotas-pequenas já estão na Etar da Atouguia.

Mas nada de alcideos e nem de painhos... Sad Sad

Não Pedro, estou mesmo preso entre 4 paredes... só lá para o fim-de-semana terei hipótese de dar um salto até à costa (eventualmente!).
De facto dadas as condições de mar e vento (ontem suponho que esteve de oeste) deve haver alguma animação!!
Ontem a sobrevoar Paredes (a 35-40 km da costa) "eram gaivotas às dezenas!"
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Fev 17, 2011 9:34 am

Helder Vieira escreveu:
Brutal!! Fiquei curioso Gonçalo, como as observaste? Em voo ou a descansar junto a algum local em particular?
Suponho que foi em dias de condições atmosféricas idênticas às dos últimos dias?!

Vi duas aves a voar sobre as águas da albufeira de Póvoa e Meadas. O tempo estava mau nesse dia mas nota que nesse Inverno houve uma invasão excepcional de gaivotas-tridáctilas (também andavam umas quantas na zona ribeirinha de Lisboa).

Quanto à da serra da Estrela não fui eu que vi, apenas sei que foi recolhida uma ave muito debilitada perto de Vide (concelho de Seia). Talvez o Filipe Martins possa dar mais elementos sobre esse caso.

1 abraço,
Gonçalo
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Helder Vieira Qui Fev 17, 2011 9:42 am

Obrigado Gonçalo.

abraço,
Helder
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 5 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 28 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6 ... 16 ... 28  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos