Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Maritimas

+42
Samuel Patinha
Paulo Lemos
João Tomás
LuisMM
Tissot
Ricardo Melo
patriciaeluis
tiago_sa
Flávio Oliveira
Paulfer
Paulo Alves
JMorgado
Araújo da Silva
paulo dias
sérgio moreira
Inocêncio Oliveira
cardosohelder
alcedo
Luis Silva
Jacinto Roque
Isidoro Soares Teodoro
José Frade
Rafael Matias
Carlos Pacheco
JFMeneses
PNicolau
thysvalkenburg
Filipe Martins
Simon Wates
Helder Vieira
lrodrigues
RuiCaratao
Joost Valkenburg
pedrocardia
Alexandre_Leitão
Sonia Manso
Carlos Vilhena
António A Gonçalves
Pedro Fernandes
Gonçalo Elias
Nigel Jackson
pedro121
46 participantes

Página 4 de 28 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 16 ... 28  Seguinte

Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Seg Out 04, 2010 2:50 am

Gonçalo Elias escreveu:agora vêm dois dias de sol mas a partir de quinta-feira parece que vai haver carga d'água...

Sim, a chuva não é decisiva, mas as condições meteorológicas parecem excelentes para este fim de semana, agora a situação é interessante porque eu tenho marcado um lugar na Pelágica da relevos para sábado, se o tempo se aguentar vai ser muito BOM e provavelmente vão aparecer montes de coisas, se por outro lado não for possível a saída vai ser bom na mesma com observação a partir de terra.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Out 04, 2010 3:31 am

pedro121 escreveu:se lá tivesse ficado mais um minuto tinha tirado um Pterodroma.

não queres um Phaethon também? What a Face
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Seg Out 04, 2010 3:38 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:se lá tivesse ficado mais um minuto tinha tirado um Pterodroma.

não queres um Phaethon também? What a Face


Já agora, também era uma hipótese, e tinha a vantagem de ser fácil a identificação, mas os pterodroma são mais prováveis, todos os anos desde Agosto até inicio de Outubro são avistados indivíduos desde a Irlanda até á Corunha, por isso com "bom" tempo...

Mas eu já ficava satisfeito com um O. castro ou mesmo com um painho-de-cauda-forcada, e se não fosse pedir muito um airo a passar a menos de 200 metros com boa visibilidade, seria muito fixe.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedrocardia Seg Out 04, 2010 5:07 pm

Olá!

Hoje à tarde estavam duas Sterna hirundo juvenis e uma Sterna paradisea também juvenil no Parque da Cidade (Porto), no lago mais próximo da praia. Suponho que terão sido empurradas para terra pelo temporal de ontem.
Amanhã de manhã vou ao estuário do Douro e, tendo tempo, também espreitarei o mar.
Pode ser que tenha sorte... (fazer figas!)

No passado dia 22 de Setembro estive no Castro de S. Paio, em Labruge, mas só passaram 3-4 Stercorarius parasiticus, 5 Morus bassanus e algumas Sternas muito longe que deveriam ser sandvicensis (uma teve que "pagar portagem" a um S. parasiticus de fase escura). E no dia 27 estava um Phalacrocorax aristotelis na baía da praia de Matosinhos. Refiro esta observação porque é uma espécie pouco frequente ou mesmo rara aqui no grande Porto.

A minha experiência aqui pelo grande Porto, é que a observação de marinhas é muito ingrata. Há dois ou três locais que conjugam a proximidade ao mar com alguma altura: Sr. da Pedra em Miramar, o posto fiscal/secado bacalhau no lado Sul da foz do Douro e Castro de S. Paio em Labruge. Mas mesmo nestes sítios o mais frequente é os bichos passarem muito longe. O molhe novo da foz do Douro (lado Norte) permite "ganhar" uns metros mar a dentro, mas isto à custa de uma fraca altura acima do mar, para além de ser impraticável e perigosíssimo quando o mar está picado...

Pedro Cardia

P.S.: não peço nenhum Phaeton nem nenhuma Pterodroma, mas uns paínhos vinham mesmo a calhar; até agora, só vi um O. leucorhoa, e mesmo esse não passava de um esqueleto com penas depositado na areia junto à Barrinha de Esmoriz Sad

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por RuiCaratao Seg Out 04, 2010 6:48 pm

Pedro121 escreveu:agora a situação é interessante porque eu tenho marcado um lugar na Pelágica da relevos para sábado, se o tempo se aguentar vai ser muito BOM e provavelmente vão aparecer montes de coisas

Ondas de 5.5 a 6.5 metros com rajadas de 17 a 23 nos, ...vai ser dificil haver pelagica, o que ´´e pena!!!!!! Pode ser que a vaga acalme um bocado.

Quanto aos Pterodromas, talvez seja so preciso mais idas ao mar por parte dos birdwatchers portugueses..... e talvez se possa dizer o mesmo para Bulweria e Pelagodroma

cumps,

Rui

RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por lrodrigues Ter Out 05, 2010 12:32 am

pedrocardia escreveu:Hoje à tarde estavam duas Sterna hirundo juvenis e uma Sterna paradisea também juvenil no Parque da Cidade (Porto), no lago mais próximo da praia. Suponho que terão sido empurradas para terra pelo temporal de ontem.

Olá, já lá estão à algum tempo. Eu fotografei-as na semana passada, e o António Terra fotografou-as à duas ou três semanas. São 2 adultos e dois juvenis. É novidade a Sterna paradisea... tinham-me parecido todas Sterna hirundo. Tenho de ver melhor as fotos. Logo coloco-as aqui.
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por lrodrigues Ter Out 05, 2010 8:27 am

Pedro Cardia,

O link de uma das Sternas. Agradecia ajuda na identificação se possível. Obrigado.
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Qua Out 06, 2010 3:37 am

RuiCaratao escreveu:Ondas de 5.5 a 6.5 metros com rajadas de 17 a 23 nos, ...vai ser dificil haver pelagica, o que ´´e pena!!!!!! Pode ser que a vaga acalme um bocado.

Sim, eu já calculava, e é de facto uma pena, mas por outro lado está bom para o surf...Very Happy



RuiCaratao escreveu:Quanto aos Pterodromas, talvez seja so preciso mais idas ao mar por parte dos birdwatchers portugueses..... e talvez se possa dizer o mesmo para Bulweria e Pelagodroma


Sim, isso parece-me certo, basta olhar para os registos das duas espécies, http://www.avesdeportugal.info/bulbul.html e http://www.avesdeportugal.info/pelmar.html que indo mais vezes, na altura certa (AGOSTO e sim eu sei que em Agosto não se arranja barco em Peniche, mas existem outro Portos) e indo mais dento até as zonas de upwelling as recompensas serão potencialmente grandes Cool
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Qua Out 06, 2010 3:43 am

pedrocardia escreveu:
A minha experiência aqui pelo grande Porto, é que a observação de marinhas é muito ingrata. Há dois ou três locais que conjugam a proximidade ao mar com alguma altura: Sr. da Pedra em Miramar, o posto fiscal/secado bacalhau no lado Sul da foz do Douro e Castro de S. Paio em Labruge. Mas mesmo nestes sítios o mais frequente é os bichos passarem muito longe.


Boas


Eu não tenho nenhuma experiencia nessa zona, mas vendo no Google maps a zona que me parece mais favoravel é esta:

http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=41.182401,-8.710828&spn=0.022932,0.038581&t=h&z=15

Não sei se é possivel aceder facilmente á mesma, mas parece-me interesante para a passagem outunal, e em condições de mau tempo parece-me um daqueles sitios onde entram aves para se abrigarem do mau tempo. mas claro que isso é olhando para o mapa na realidade...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedrocardia Qua Out 06, 2010 1:29 pm

pedro121 escreveu:
Eu não tenho nenhuma experiencia nessa zona, mas vendo no Google maps a zona que me parece mais favoravel é esta:

http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=41.182401,-8.710828&spn=0.022932,0.038581&t=h&z=15

Não sei se é possivel aceder facilmente á mesma, mas parece-me interesante para a passagem outunal, e em condições de mau tempo parece-me um daqueles sitios onde entram aves para se abrigarem do mau tempo. mas claro que isso é olhando para o mapa na realidade...

Olá,
Tens provavelmente razão. Os molhes do porto de leixões devem ser do que há de melhor aqui pelas redondezas, mas estão "off-limits" para o comum dos mortais. No molhe norte fazem-se as descargas dos petroleiros - estive lá uma vez só, mas foi há muitos anos (1997). O molhe sul está numa zona do porto de pesca também interdita ao comum dos mortais e, ainda para mais com muitas obras na sua base.

De qualquer forma é sempre estimulante estar à procura de marinhas, mesmo que em condições que não são as ideais.

Pedro Cardia


pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por RuiCaratao Qui Out 07, 2010 9:26 am

Sim, isso parece-me certo, basta olhar para os registos das duas espécies, http://www.avesdeportugal.info/bulbul.html e http://www.avesdeportugal.info/pelmar.html que indo mais vezes, na altura certa (AGOSTO e sim eu sei que em Agosto não se arranja barco em Peniche, mas existem outro Portos) e indo mais dento até as zonas de upwelling as recompensas serão potencialmente grandes Cool

Olá Pedro, já tinha olhado várias vezes consecutivas para os registos de Pardela de Bulwer e calca mar, e sempre me perguntei o porquê de Agosto, será um mês em que particularmente estas especies sobem o Atlântico, ou será que o Sr Colm Moore apenas fazia maior parte das saídas a partir de Julho até ao Outono.

Se o fizerem deverá ser sobretudo aves não reprodutoras, já que juvenis ainda não devem ter saído do ninho por essa altura......

...e o resto do ano, até Maio???? Existe uma observação de 12 ou 14 P.de Bulwer em passagem na Galiza há uns bons anos atrás, que salvo erro é de Janeiro ou Fevereiro. Posso confirmar assim que chegar a casa... assim como inumeras observações no Norte da Europa em outros meses, inclusive de Albatrozes.

Há quem queira um Phaeton, outros Pterodromas....eu apenas queria um Diomedea

cumps,

Rui Caratão

P.S. Os registos de Albatrozes em águas de Portugal, não foram homologados pelo comité????? Sei que existem dois pelo menos e não os encontro aqui no portal
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por António A Gonçalves Qui Out 07, 2010 2:14 pm

[quote="RuiCaratao"]


P.S. Os registos de Albatrozes em águas de Portugal, não foram homologados pelo comité????? Sei que existem dois pelo menos e não os encontro aqui no portal

Registos de Albatrozes homologados, apenas tenho conhecimento de um de 1983 (Fev) por L. Vicente (Thalassarche melanophris) para o arquipélago das Berlengas - Anuário ornitológico, 2007, p.6;

E não me importava nada de ver qualquer espécie que fosse, da família dos Albatrozes. Smile

António A Gonçalves

Número de Mensagens : 480
Local : Sintra
Data de inscrição : 26/06/2008

http://www.flickr.com/photos/antoniogonalves/

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por RuiCaratao Qui Out 07, 2010 5:22 pm

Nao reparei que esse registo estava homologado, obrigado Antonio! O outro que tenho conhecimento ´´e o de um Diomedea exulans, a 80 km da costa Portuguesa em Outubro 1963.

cumps,
Rui
RuiCaratao
RuiCaratao

Número de Mensagens : 1283
Data de inscrição : 11/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Sex Out 08, 2010 3:35 am

pedrocardia escreveu: Os molhes do porto de leixões devem ser do que há de melhor aqui pelas redondezas, mas estão "off-limits" para o comum dos mortais. No molhe norte fazem-se as descargas dos petroleiros - estive lá uma vez só, mas foi há muitos anos (1997). O molhe sul está numa zona do porto de pesca também interdita ao comum dos mortais e, ainda para mais com muitas obras na sua base.

Humm, é realmente uma pena, pareciam promissoras.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Sex Out 08, 2010 3:49 am

RuiCaratao escreveu:

Olá Pedro, já tinha olhado várias vezes consecutivas para os registos de Pardela de Bulwer e calca mar, e sempre me perguntei o porquê de Agosto, será um mês em que particularmente estas especies sobem o Atlântico, ou será que o Sr Colm Moore apenas fazia maior parte das saídas a partir de Julho até ao Outono.

Se o fizerem deverá ser sobretudo aves não reprodutoras, já que juvenis ainda não devem ter saído do ninho por essa altura......

...e o resto do ano, até Maio????

Olá Rui

Sim, essa duvida também eu tenho, de qualquer modo é claro pelos registos portugueses, espanhóis e Irlandeses, que as espécies nidificantes na madeira (pterodromas, bulwer, Puffinus assimilis e o calca mar) ocorrem com alguma frequência nas aguas Portuguesas durante o mes de Agosto, chegando algumas delas as costas da Irlanda (múltiplos registos de pterodromas todos os anos), para alem disso o único registo de Phateon em Portugal continental é em Agosto e fins de Agosto é a altura com mais registos de Moleiro rabilongo……..

Infelizmente o tempo em Agosto raramente é propicio a observação a partir de terra, mas tendo em conta os registos existentes parece-me que varias espécies se deslocam para norte da madeira durante esta altura do ano e alguns dos migradores estivais (moleiro-rabilongo, andorinha-do-mar-rosa) começam a descer.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Sex Out 08, 2010 3:57 am

[quote="António A Gonçalves"]
RuiCaratao escreveu:


P.S. Os registos de Albatrozes em águas de Portugal, não foram homologados pelo comité????? Sei que existem dois pelo menos e não os encontro aqui no portal

Registos de Albatrozes homologados, apenas tenho conhecimento de um de 1983 (Fev) por L. Vicente (Thalassarche melanophris) para o arquipélago das Berlengas - Anuário ornitológico, 2007, p.6;

E não me importava nada de ver qualquer espécie que fosse, da família dos Albatrozes. Smile

Boas, o registo de 1983 está no site

http://www.avesdeportugal.info/thamel.html

E sim, tambem eu gostava de ver um Albatroz, acho que para qualquer observador de maritimas do hemisferio norte é esse o unicornio, se bem que um adulto de fragata sp....... a passar pertinho.......... Cool , enfim, o tempo este fim de semana está promissor, vamos ver o que dá, já não peço moleiros as centenas como na segunda (em 6 horas de observação vi 187 pomarinos a maior parte dos quais adultos, não almocei, fiquei com o traseiro quadrado, deixei a minha esposa á minha espera, mas fiquei com uma barrigada de pomarinos Very Happy ) mas com o tempo que vai estar se o vento ajudar..............está tempo para Sabines Cool
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por lrodrigues Sex Out 08, 2010 4:17 am

pedro121 escreveu:
pedrocardia escreveu: Os molhes do porto de leixões devem ser do que há de melhor aqui pelas redondezas, mas estão "off-limits" para o comum dos mortais. No molhe norte fazem-se as descargas dos petroleiros - estive lá uma vez só, mas foi há muitos anos (1997). O molhe sul está numa zona do porto de pesca também interdita ao comum dos mortais e, ainda para mais com muitas obras na sua base.

Humm, é realmente uma pena, pareciam promissoras.

E se organizassemos uma saída pelágica de barco ao largo do Porto? Talvez alguma empresa que opere cá ou mesmo uma traineira de pesca alinhasse.

Que dizem?
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Qua Out 13, 2010 5:15 am

lrodrigues escreveu:
E se organizassemos uma saída pelágica de barco ao largo do Porto? Talvez alguma empresa que opere cá ou mesmo uma traineira de pesca alinhasse.

Que dizem?

No Porto não digo, mas ao largo de Viana podia ser interesante.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Qua Out 13, 2010 5:17 am

Bem, o tempo melhorou, e com a melhoria começaram a passar as sternas em grande numero, nos ultimos dois dias a passagem tem sido bastante intensa, tambem os gansos patolas e ospatos-pretos já estão em forte passagem e as tordas estão a começar a aparecer.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por lrodrigues Sex Out 15, 2010 8:49 am

pedro121 escreveu:
lrodrigues escreveu:
E se organizassemos uma saída pelágica de barco ao largo do Porto? Talvez alguma empresa que opere cá ou mesmo uma traineira de pesca alinhasse.

Que dizem?

No Porto não digo, mas ao largo de Viana podia ser interesante.

Eu alinhava nisso. Há mais interessados? Alguém conhece alguma empresa para essa zona?
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Dom Out 31, 2010 4:28 am

Bem, hoje esta a loucura total, quem poder que vá para a costa, até uma pardela de barrete passou............. Shocked
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 31, 2010 4:41 am

Com este tempo, imagino a festa...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedro121 Dom Out 31, 2010 4:47 am

Gonçalo Elias escreveu:Com este tempo, imagino a festa...

Pois, infelizmente eu tive que vir embora porque tenho que ir a um almoço de anos de um familiar, e a minha esposa punha-me as malas á porta se eu me balda-se, mas a "festa" estava animada, o buffet era abundante e variado, a dificuldade era escolher....
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Out 31, 2010 5:02 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Com este tempo, imagino a festa...

Pois, infelizmente eu tive que vir embora porque tenho que ir a um almoço de anos de um familiar, e a minha esposa punha-me as malas á porta se eu me balda-se, mas a "festa" estava animada, o buffet era abundante e variado, a dificuldade era escolher....

No próximo ano podes sempre sugerir um almoço ao ar livre na Papoa pirat
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por pedrocardia Sáb Nov 06, 2010 9:50 am

Olá,

Hoje, por volta das 13:00h estive a observar marinhas a partir do lado sul da foz do Douro.
Consegui ver paínhos (!), embora a grande distância (talvez 500m - 1 km).
Dada a minha inexperiência com paínhos e a distância da observação não me atrevo a deixar um palpite quanto à identidade dos bichos... Voavam bem mais rápido do que eu estava à espera e só muito de vez em quando é que pousavam na água.

Também se viam vários Morus bassanus ainda mais longe da costa e passou um Catharacta skua para norte.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Maritimas - Página 4 Empty Re: Maritimas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 28 Anterior  1, 2, 3, 4, 5 ... 16 ... 28  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos