Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hotspots--propostas de mudança de nome

+20
HL
Lars Gonçalves
Miguel Berkemeier
Helder Vieira
Paulo Alves
aegypius
Carlos Pacheco
João Tomás
Flávio Oliveira
Tissot
Paulfer
pedrocardia
conspicillata
Pedro Lopes Moreira
David Travassos
scirpaceus
pedro121
Pedro Fernandes
PNicolau
Gonçalo Elias
24 participantes

Página 6 de 13 Anterior  1, 2, 3 ... 5, 6, 7 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por HL Qui Mar 29, 2018 10:16 am

Gonçalo Elias escreveu:
HL escreveu:O problema está em saber onde começa e acaba Entradas, mas isso coloca-se para a maioria dos hotspots generalistas.

Isso é verdade. A questão é que numa zona como Castro Verde temos duas formas de nomear hotspots:
- pelo nome das aldeias
- pelo nome das estradas

Pessoalmente prefiro o primeiro, porque considero que as aldeias são a referência naquela zona.

Não me oponho ao uso do segundo, e reconheço a sua utilidade em certos casos (embora de uma forma geral ache este sistema mais restritivo).

Mas acho muito complicado que os dois sistemas coexistam na mesma área. É aquilo que já acontece um pouco na zona de Entradas.

Eu acho o primeiro mais intuitivo em termos de organização, e tb o prefiro, porque tenho uma ideia +/- precisa de onde acabam os limites dessas localidades.

A segunda forma, acabar por ser mais intuitiva para os observadores (julgo eu) pois utilizam as estradas para fazer observação, e nesse sentido um hotspot por estrada pode fazer sentido.
Mas acho que nem sempre resulta bem. Por exemplo, no hotspot "Estrada agrícola entre Entradas e S. Marcos da Ataboeira" tens claramente duas partes, divididas pela ribeira de Cobres: habitat aberto a W e montado com alguns matos e florestação a E. Dependendo se se percorre ou não a estrada toda, o tipo de espécies observada é muito diferente.

Sinceramente não sei qual será a melhor solução.
HL
HL

Número de Mensagens : 1436
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Mar 29, 2018 1:54 pm

A minha opinião pode ser resumida da seguinte forma: em Castro Verde há hotspots a mais e aquilo devia ser reduzido para menos de metade. De qualquer forma de momento não vou avançar com nenhuma proposta nesse sentido (e para se debater a questão é preferível que seja criado um tópico novo para não contaminar este).
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Abr 03, 2018 7:17 am

Gonçalo Elias escreveu:Quinta do Ludo--pinhal
para
Pontal

Feito.

Gonçalo Elias escreveu:PN Ria Formosa--Ilha de Faro
para
PN Ria Formosa--Praia de Faro

Feito.

pedro121 escreveu:Lagoa de Óbidos--Lapinha
https://ebird.org/hotspot/L3248941?yr=all&m=&rank=mrec
Para:Lagoa de Óbidos--Margem Sul

Feito.

Lars Gonçalves escreveu:Sesmarias--Portimão
https://ebird.org/hotspot/L4309099
para:
Sesmarias de Baixo

Feito.

HL escreveu:Estas ainda não foram alteradas:
IBA Castro Verde--Castro Verde
IBA Castro Verde--açude de Entradas
IBA Castro Verde--Penilhos
IBA Castro Verde--Santa Bárbara de Padrões
IBA Castro Verde--Namorados
IBA Castro Verde--Figueirinha

(...)

Casével
Sugiro alterar para ZPE de Castro Verde--Casével em conformidade com os hotspots das localidades anteriores.

Feito
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Gonçalo Elias Ter maio 15, 2018 7:54 am

O hotspot "São Brás de Alportel--N2" passou a chamar-se "Bicas da Serra", pois é esse o nome indicado no local. A designação anterior era vaga e ambígua.

https://ebird.org/portugal/hotspot/L965531
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jul 11, 2018 12:40 am

Propõe-se a mudança de nome do hotspot
PN Serra da Estrela--planalto da torre
para
PN Serra da Estrela--planalto superior

Motivo: este hotspot não fica na torre e estar a chamar-lhe planalto da torre só serve para gerar confusão com a zona da torre.

Alguém se opõe?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por pedro121 Qua Jul 11, 2018 2:21 am

Bem, eu concordo com que planalto da torre é no mínimo confuso, e concordo com a mudança de nome se ninguém se lembrar de uma alternativa a planalto superior.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jul 11, 2018 6:51 am

Saliento que o nome planalto superior não foi inventado por mim, é o termo usado pelo CISE para se referir a essa zona, como se pode ver por exemplo aqui e aqui.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por pedro121 Qua Jul 11, 2018 7:06 am

Gonçalo Elias escreveu:Saliento que o nome planalto superior não foi inventado por mim, é o termo usado pelo CISE para se referir a essa zona, como se pode ver por exemplo aqui e aqui.

Nesse caso perfeito.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Flávio Oliveira Dom Set 02, 2018 12:44 pm

Proponho a alteração de nome do hotspot
PN Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina--Estalagem
para
PN Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina--Ponta da Atalaia
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por pedro121 Dom Set 02, 2018 1:36 pm

Flávio Oliveira escreveu:Proponho a alteração de nome do hotspot
PN Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina--Estalagem
para
PN Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina--Ponta da Atalaia

Concordo!!!!
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Flávio Oliveira Seg Set 03, 2018 1:37 pm

Proponho a alteração de nome do hotspot
Altura
para
Lago de Altura (ou Tanque de Altura)
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 03, 2018 2:37 pm

Flávio Oliveira escreveu:Proponho a alteração de nome do hotspot
Altura
para
Lago de Altura (ou Tanque de Altura)

Neste caso acho preferível manter como está, uma vez que o hotspot não compreende apenas o tanque, mas também os terrenos envolventes, a localidade propriamente dita e a praia. Tenho muitas listas feitas nos vários habitats da zona.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Flávio Oliveira Seg Set 03, 2018 3:17 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Flávio Oliveira escreveu:Proponho a alteração de nome do hotspot
Altura
para
Lago de Altura (ou Tanque de Altura)

Neste caso acho preferível manter como está, uma vez que o hotspot não compreende apenas o tanque, mas também os terrenos envolventes, a localidade propriamente dita e a praia. Tenho muitas listas feitas nos vários habitats da zona.

Isso é altamente discutível uma vez que o ponto está e sempre esteve dentro do tanque. Portanto, usar um ponto que está num tanque para observações na localidade e até na praia é "esticar bastante a corda" Very Happy
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 03, 2018 4:01 pm

Flávio Oliveira escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
Flávio Oliveira escreveu:Proponho a alteração de nome do hotspot
Altura
para
Lago de Altura (ou Tanque de Altura)

Neste caso acho preferível manter como está, uma vez que o hotspot não compreende apenas o tanque, mas também os terrenos envolventes, a localidade propriamente dita e a praia. Tenho muitas listas feitas nos vários habitats da zona.

Isso é altamente discutível uma vez que o ponto está e sempre esteve dentro do tanque. Portanto, usar um ponto que está num tanque para observações na localidade e até na praia é "esticar bastante a corda" Very Happy

Sim, eu sei que é discutível, é verdade que o ponto sempre esteve no tanque mas sempre se chamou Altura (e não tanque de Altura) e a minha interpretação desde que comecei a utilizá-lo e a frequentar mais a zona foi a de que como se chamava apenas "Altura" se referia à localidade e à respectiva envolvente, conforme acima mencionei. Aliás, como já referi em posts anteriores neste e noutros tópicos, nunca simpatizei especialmente com a ideia de dar nomes de habitats a hotspots, pois a paisagem em Portugal é tão fragmentada que eu muitos desses hotspots com nome de habitat a maioria das aves acaba por estar fora do habitat que dá o nome ao hotspot. De uma forma geral eu defendo que os nomes dos hotspots devem sempre que possível seguir a toponímia ou a geografia.

Quanto à última parte do teu último comentário, eu diria que usar o ponto do tanque para observações na praia é esticar tanto a corda como usar hotspots da praia para registar aves que estão fora da mesma. Conforme já foi mencionado noutros tópicos, os limites dos hotspots são muitas vezes difusos e dependem da interpretação de cada um.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por pedro121 Seg Set 03, 2018 4:11 pm

típico cenário em que um problema é causado por não haver mais hotspots...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Set 03, 2018 4:17 pm

pedro121 escreveu:típico cenário em que um problema é causado por não haver mais hotspots...

sim eu sei, podia criar-se ali uma rede de hotspots, tipo isto:

Altura--tanque
Altura--praia
Altura--centro urbano
Altura--dunas

e porque não

Altura--área geral

Laughing
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Flávio Oliveira Ter Set 04, 2018 11:53 am

Gonçalo Elias escreveu:Quanto à última parte do teu último comentário, eu diria que usar o ponto do tanque para observações na praia é esticar tanto a corda como usar hotspots da praia para registar aves que estão fora da mesma.

Esta frase eu não entendo... Isto é para quem? É que para mim não é de certeza!
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por pedro121 Ter Set 04, 2018 2:35 pm

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:típico cenário em que um problema é causado por não haver mais hotspots...

sim eu sei, podia criar-se ali uma rede de hotspots, tipo isto:

Altura--tanque
Altura--praia
Altura--centro urbano
Altura--dunas

e porque não

Altura--área geral

Laughing

Gonçalo, para mim é difícil discutir esta questão porque é tão óbvio (para mim obviamente) que o tanque de Altura é um hotspot que não consigo ver o outro lado, ou seja, há um tanque em Altura que tem interesse óbvio e que por isso deve obrigatoriamente ter um hotspor, se a zona da praia tem listas ou a povoação, etc, deve ser criado um hotspot para a povoação, como há em tantas povoações em Portugal.

Mas o Hotspot actualmente existente apesar de se chamar altura é de facto usado para o Tanque, e deve por isso ser mudado o nome do mesmo, para que o nome não seja o motivo de se colocarem listas feitas noutro lado no ponto.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 04, 2018 2:44 pm

Flávio Oliveira escreveu:Esta frase eu não entendo... Isto é para quem? É que para mim não é de certeza!

Xiii... que susceptível! Shocked


pedro121 escreveu:
Gonçalo, para mim é difícil discutir esta questão porque é tão óbvio (para mim obviamente) que o tanque de Altura é um hotspot que não consigo ver o outro lado, ou seja, há um tanque em Altura que tem interesse óbvio e que por isso deve obrigatoriamente ter um hotspor, se a zona da praia tem listas ou a povoação, etc, deve ser criado um hotspot para a povoação, como há em tantas povoações em Portugal.

Para ti é óbvio porque se calhar de Altura só conheces o tanque Smile

pedro121 escreveu:Mas o Hotspot actualmente existente apesar de se chamar altura é de facto usado para o Tanque, e deve por isso ser mudado o nome do mesmo, para que o nome não seja o motivo de se colocarem listas feitas noutro lado no ponto.

Mas dizes que é usado para o tanque com base em quê? Eu já fiz montes de listas nesse hotspot que não têm nada a ver com o tanque... claro que se quiserem chamar-lhe tanque porque isso vos dá mais conforto, quem sou eu para o impedir... Rolling Eyes
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por pedro121 Ter Set 04, 2018 3:08 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Para ti é óbvio porque se calhar de Altura só conheces o tanque Smile

Obviamente, ou seja, é óbvio que só conheço o tanque, mas isso é obviamente irrelevante, porque obviamente o tanque é distinto o suficiente para ter que ter um hotspot separado. obvio.

Agora a serio se desde o Inicio tivesse havido dois hotspots , Altura, e Tanque de Altura, tinha ficado todo muito melhor arrumado e seria o lógico.

Agora temos o problema de transformar um ponto geral em especifico, algo a que eu seria por principio contra, pelos motivos apresentados pelo Gonçalo, mas não sendo viável criar um hotspot para o tanque e mudar as listas feitas no tanque para lá, penso que é preferível assumir a mudança do nome e criar um novo para Altura?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Flávio Oliveira Ter Set 04, 2018 3:26 pm

Gonçalo Elias escreveu:Mas dizes que é usado para o tanque com base em quê? Eu já fiz montes de listas nesse hotspot que não têm nada a ver com o tanque... claro que se quiserem chamar-lhe tanque porque isso vos dá mais conforto, quem sou eu para o impedir... Rolling Eyes

Repara, se quiseres dar-te ao trabalho de olhar para as listas deste hotspot, verificarás que a esmagadora maioria das listas são estacionárias e feitas no tanque. Arrisco-me a dizer que foste a única pessoa a ter esse entendimento mais lato relativamente aos limites do hotspot. Admito que haja uma ou duas listas de outras pessoas que foram feitas até à praia (uma delas é do António). Portanto, toda a gente usou o ponto no sentido estrito, ou seja, para observações onde está colocado o ponto.

Lamento que o nome actual do hotspot seja o da localidade. Felizmente, isso não levou a uma má utilização por parte do conjunto de observadores que visitou o local. Só tu, Gonçalo, entendeste de forma diferente...
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por PNicolau Ter Set 04, 2018 3:39 pm

Pois, eu também sou apologista de que devemos trabalhar os mesmos hotspots da mesma forma, e de que agregar habitats distintos tudo num ponto só para ter tudo agregado é prejudicial. Ter no mesmo ponto listas estacionárias, listas em que damos a volta à povoação e listas em que vamos até à praia, não me faz qualquer sentido.

Concordo que o Tanque de Altura deve ter Hotspot só para si.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 04, 2018 4:24 pm

Flávio Oliveira escreveu:Repara, se quiseres dar-te ao trabalho de olhar para as listas deste hotspot, verificarás que a esmagadora maioria das listas são estacionárias e feitas no tanque. Arrisco-me a dizer que foste a única pessoa a ter esse entendimento mais lato relativamente aos limites do hotspot. Admito que haja uma ou duas listas de outras pessoas que foram feitas até à praia (uma delas é do António). Portanto, toda a gente usou o ponto no sentido estrito, ou seja, para observações onde está colocado o ponto. Lamento que o nome actual do hotspot seja o da localidade.

Podes ter alguma razão nessa análise, mas sobre isso tenho a dizer que este aparentemente endeusamento do tanque só acontece porque há três Invernos atrás apareceu lá um patinho raro. Ou seja, como surgiu lá uma mega-raridade, este lugar ficou nos radares e por isso houve uma preocupação muito grande com o rigor das coordenadas. Caso contrário este tanque era um sítio obscuro, com meia dúzia de zarros e galeirões mas de resto pouco interessante, e ninguém se preocuparia realmente com esta questão de saber se o hotspot estava no tanque ou não estava no tanque e dizia respeito a algo mais do que o tanque. Smile

Flávio Oliveira escreveu:Felizmente, isso não levou a uma má utilização por parte do conjunto de observadores que visitou o local. Só tu, Gonçalo, entendeste de forma diferente...

É possível que só eu tenha entendido de forma diferente da maioria, acontece que das 110 listas existentes em Altura, cerca de 70 foram feitas por mim... Ou seja, eu não fui lá "uma ou duas vezes", foi um local que realmente visitei com muita frequência ao longo dos últimos meses. Não me revejo contudo na expressão que escolheste de classificar como "má utilização" a forma como coloquei lá as minhas listas. Foi o entendimento que fiz do hotspot, o qual é aliás tão legítimo como o teu.

PNicolau escreveu:Pois, eu também sou apologista de que devemos trabalhar os mesmos hotspots da mesma forma, e de que agregar habitats distintos tudo num ponto só para ter tudo agregado é prejudicial. Ter no mesmo ponto listas estacionárias, listas em que damos a volta à povoação e listas em que vamos até à praia, não me faz qualquer sentido.

Pode não fazer sentido na tua opinião, mas saliento que não existem instruções em lado nenhum sobre como é que cada hotspot "deve" ser utilizado. Fica por isso ao gosto do freguês.

Assim, independentemente do entendimento que cada um faz sobre os limites do hotspot e do protocolo que cada qual acha que "deve" ser usado em cada um, a ausência de instruções específicas para cada hotspot faz com que tenhamos de aceitar que haja diferentes entendimentos acerca da forma de o utilizar. E acrescento que até me faz um bocado de espécie quando alguém vem dizer, como o Flávio referiu acima, que o hotspot X foi "mal utilizado", só porque considera que aquele protocolo não devia ser usado ali. O ebird prevê a utilização de diferentes protocolos e por isso eu sou da opinião de que devemos aceitar diferentes interpretações e utilizações de cada hotspot, mesmo que não seja a utilização que cada um de nós lhe dá normalmente ou "acha" que lhe devia ser dada. O ebird prevê isso, tal como prevê a possibilidade de fazer percursos de carro (sei que alguns membros deste forum acham que isso não faz sentido, eu também acho que há muita coisa no ebird que não faz sentido, mas não sou eu quem define as regras, há que aceitá-las).

Qualquer dia ainda vão começar a propor a rejeição de listas só porque o hotspot X ou Y não foi usado "da maneira que era suposto"...  Rolling Eyes
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Paulo Alves Ter Set 04, 2018 4:44 pm

Gonçalo Elias escreveu:O ebird prevê a utilização de diferentes protocolos e por isso eu sou da opinião de que devemos aceitar diferentes interpretações e utilizações de cada hotspot, mesmo que não seja a utilização que cada um de nós lhe dá normalmente ou "acha" que lhe devia ser dada. O ebird prevê isso, tal como prevê a possibilidade de fazer percursos de carro (sei que alguns membros deste forum acham que isso não faz sentido, eu também acho que há muita coisa no ebird que não faz sentido, mas não sou eu quem define as regras, há que aceitá-las).

Totalmente de acordo. Portanto não percebo a tua interpretação do hotspot ETAR da Figueira, por exemplo.

Gonçalo Elias escreveu:Qualquer dia ainda vão começar a propor a rejeição de listas só porque o hotspot X ou Y não foi usado "da maneira que era suposto"... Rolling Eyes

Pois Gonçalo, a tua última frase faz tanto sentido quanto a fusão de hotspots só porque alguém tem um entendimento diferente do que são os limites do hotspot. Portanto não sei bem em que ficamos...
Paulo Alves
Paulo Alves

Número de Mensagens : 2539
Idade : 34
Local : Concavada - Abrantes
Data de inscrição : 30/06/2008

https://ebird.org/profile/MjcyNjg2

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Set 04, 2018 5:07 pm

Paulo Alves escreveu:Totalmente de acordo. Portanto não percebo a tua interpretação do hotspot ETAR da Figueira, por exemplo.

Recordo que não fui eu quem levantou a questão da ETAR da Figueira, eu apenas apoiei a sugestão do Lars de fazer a fusão com o hotspot Praia da Figueira, isto porque eu não sou muito favorável a ter hotspots muito próximos que se sobrepõem, como é o caso do par ETAR da Figueira - Praia da Figueira.

Gonçalo Elias escreveu:Pois Gonçalo, a tua última frase faz tanto sentido quanto a fusão de hotspots só porque alguém tem um entendimento diferente do que são os limites do hotspot. Portanto não sei bem em que ficamos...

Admito que possa parecer confuso, mas vou tentar resumir o meu ponto de vista como segue:
- cada hotspot corresponde não a um ponto, e sim a uma área
- o ponto onde está o "balão" representa o centro da dita área, mas o hotspot abrange uma porção de terreno em torno do balão
- a extensão da área circundante que é abrangida varia muito de hotspot para hotspot, podendo ser de por exemplo apenas 100 metros (caso de pequenos jardins) como de 5 km ou mais (caso de certas zonas uniformes no Alentejo) ou até de 10 km (caso de certos hotspots do tipo "área geral)
- não havendo qualquer indicação sobre a dita extensão, fica ao critério do utilizador decidir até onde vai a área abrangida pelo hotspot (no caso concreto de Altura eu sou do entendimento que abrange a totalidade da localidade Altura, assim como uma estreita faixa em seu redor, abrangendo a praia e o tanque, mas outras pessoas defendem que apenas abrange o tanque - ambas as interpretações são legítimas, pois trata-se de uma questão de opinião)
- havendo hotspots muito próximos uns dos outros, e ficando o entendimento sobre os respectivos limites ao critério do utilizador, há obviamente muitas situações em que as áreas abrangidas pelos hotspots vizinhos se tocam ou se sobrepõem, o que significa que alguns terrenos podem pertencer a vários hotspots em simultâneo (chamemos-lhes "terrenos de intersecção"), consoante a interpretação que cada observador faça da extensão dos mesmos
- nestas situações, existe um risco de dispersão das observações realizadas nesses "terrenos de intersecção" por diferentes hotspots vizinhos, ou seja, as observações foram todas realizadas no mesmo ponto, mas os observadores distribuíram-nas por hotspots diferentes, por uma mera questão de preferência pessoal
- eu sou da opinião de que esta dispersão de informação referente ao mesmo local é indesejável e por isso defendo a fusão dos pontos em que isto acontece (foi neste sentido que apoiei a sugestão do Lars para a fusão dos hotspots da Figueira).

Espero ter sido claro Wink
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Hotspots--propostas de mudança de nome - Página 6 Empty Re: Hotspots--propostas de mudança de nome

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 6 de 13 Anterior  1, 2, 3 ... 5, 6, 7 ... 11, 12, 13  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos