Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alerta de raridades

+7
Rogerio
Tissot
AndreVieira
pedro121
Carlos Pacheco
Pedro Fernandes
Gonçalo Elias
11 participantes

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jun 13, 2017 5:46 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:tentar introduzir ciju e chch e hiru

Question

É o que dá não usares a app, ela utiliza o sistema de abreviação americano adaptado.

Hum... será uma variante do sistema finlandês mas usando apenas duas letras em ver de três?

Já percebi ciju e hiru mas não percebi o chch e não estou a ver como distingues simpatilgos de rimpatoxos Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por AndreVieira Ter Jun 13, 2017 6:17 am

Gonçalo Elias escreveu:

Já percebi ciju e hiru mas não percebi o chch e não estou a ver como distingues simpatilgos de rimpatoxos Smile

Deve ser por esse motivo que o Pedro constipou-se e desistiu de usar a app
porque não dava para distinguir esses hibridos

AndreVieira

Número de Mensagens : 302
Idade : 49
Local : Faial - Açores
Data de inscrição : 29/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por PNicolau Ter Jun 13, 2017 6:23 am

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:tentar introduzir ciju e chch e hiru

Question

É o que dá não usares a app, ela utiliza o sistema de abreviação americano adaptado.

Hum... será uma variante do sistema finlandês mas usando apenas duas letras em ver de três?

Já percebi ciju e hiru mas não percebi o chch e não estou a ver como distingues simpatilgos de rimpatoxos Smile
Aparecem-te os dois e e' so' escolher. Para algumas especies funciona muito bem, para outras nao. O pior e' coco (corone, corax, coccothraustes, coturnix)

Chloris chloris
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por pedro121 Ter Jun 13, 2017 6:43 am

coco é o mais chato se estiverem no filtro as 4 hipóteses base que o Nicolau referiu, mas com um pouco de pratica uma pessoa habitua-se e fica mais ou menos automático.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por Rogerio Dom Fev 25, 2018 2:46 am

Ontem registei um Calidris cunutus na lagoa de Albufeira , e apareceu-me como uma raridade no local , será mesmo assim ?
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por Tissot Dom Fev 25, 2018 2:59 am

Rogerio escreveu:Ontem registei um Calidris cunutus na lagoa de Albufeira , e apareceu-me como uma raridade no local , será mesmo assim ?

Se fizeres uma busca no eBird para esta espécie e restringires o período temporal para os meses de Fevereiro/Março terás a resposta.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por Rogerio Dom Fev 25, 2018 4:05 am

Obrigado Mathias , verificado e perfeitamente compreendido tenho de ir aos cursos de formacao do EBird Smile
Já agora uma pergunta adicional , qual é o critério para a espécie deixar de ser considerada uma raridade no local ou no país
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por Tissot Dom Fev 25, 2018 4:16 am

Rogerio escreveu:Obrigado Mathias , tenho de ir aos cursos de formacao do EBird Smile
Já agora uma pergunta adicional , qual é o critério para a espécie deixar de ser considerada uma raridade no local ou no país

Não me parece que haja um critério definido para uma "raridade local", depende da cada revisor, do local específico, da época do ano e de outros critérios como por exemplo espécies passíveis de ser facilmente confundidas com outras espécies semelhantes podem ter valores de filtros muito apertados (como por exemplo Galeridas, corone vs corax, collybita vs ibericus, etc...).

Quanto à questão de ser raridade no país parece que existem critérios, mas não sei quais são.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Fev 25, 2018 5:31 am

Tissot escreveu:Quanto à questão de ser raridade no país parece que existem critérios, mas não sei quais são.

Ninguém sabe Laughing
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por pedro121 Dom Fev 25, 2018 7:40 am

Rogerio escreveu:Ontem registei um Calidris cunutus na lagoa de Albufeira , e apareceu-me como uma raridade no local , será mesmo assim ?

Um calidris cunutus será uma mega raridade, já um Calidris canutus é outra historia. Mas repara que entre Janeiro e Março só tem 2 registos no local.

Rogério, uma espécie pode estar como rara (não confundir com raridade) num local por causa da altura do ano, mas também por causa de questões de ID, ou seja espécies complicadas podem estar com o valor zero no filtro não por serem raras mas porque o revisor prefere rever manualmente essa espécie.

Espécies tipicamente nessa situação: Narceja-galega, galinhola, corvo, regulus regulus, abetouro, airo, papagaio-do-mar, etc...

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por pedro121 Dom Fev 25, 2018 7:42 am

Gonçalo Elias escreveu:
Tissot escreveu:Quanto à questão de ser raridade no país parece que existem critérios, mas não sei quais são.

Ninguém sabe Laughing

Bem, se estão a falar das espécies que foram consideradas raridades para efeitos dos alertas de raridade para PTc acho que os critérios foram explicados, não?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por Tissot Dom Fev 25, 2018 7:49 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
Tissot escreveu:Quanto à questão de ser raridade no país parece que existem critérios, mas não sei quais são.

Ninguém sabe Laughing

Bem, se estão a falar das espécies que foram consideradas raridades para efeitos dos alertas de raridade para PTc acho que os critérios foram explicados, não?

Ver:
https://aves.forumeiros.com/t23118-alertas-para-portugal-continental
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por Rogerio Dom Fev 25, 2018 10:25 am

pedro121 escreveu:
Rogerio escreveu:Ontem registei um Calidris cunutus na lagoa de Albufeira , e apareceu-me como uma raridade no local , será mesmo assim ?

Um calidris cunutus será uma mega raridade, já um Calidris canutus é outra historia. Mas repara que entre Janeiro e Março só tem 2 registos no local.

Rogério, uma espécie pode estar como rara (não confundir com raridade) num local por causa da altura do ano, mas também por causa de questões de ID, ou seja espécies complicadas podem estar com o valor zero no filtro não por serem raras mas porque o revisor prefere rever manualmente essa espécie.

Espécies tipicamente nessa situação: Narceja-galega, galinhola, corvo, regulus regulus, abetouro, airo, papagaio-do-mar, etc...


Embarassed Smile não estou a valorizar o trabalho do Linnaeus ,  sim com a explicação do Matthias compreendi o processo
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por Rogerio Dom Fev 25, 2018 10:46 am

Uma outra questão ainda relativa ao registo de raridades.

Quando anexo uma foto no registo consigo verificar que a espécie fica classificada como " Unconfirmed " como foi agora o caso do canutus , suponho que cabe ao revisor local verificar e mudar o estado ou contactar o utilizador em caso de duvida ou possivel erro , mas existe algum tempo limite para o fazer  , por exemplo tenho um registo de Tringa stagnatilis efectuado em 12.02.2018 em que o estado se mantém inalterado.
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por pedro121 Dom Fev 25, 2018 11:36 am

Rogerio escreveu:
Quando anexo uma foto no registo consigo verificar que a espécie fica classificada como " Unconfirmed " como foi agora o caso do canutus , suponho que cabe ao revisor local verificar e mudar o estado ou contactar o utilizador em caso de duvida ou possivel erro , mas existe algum tempo limite para o fazer  , por exemplo tenho um registo de Tringa stagnatilis efectuado em 12.02.2018 em que o estado se mantém inalterado.

Não há tempo limite para rever um registo e validar/invalidar o mesmo, eu tenho neste momento 26 registos para processar, o mais antigo é de Maio de 2017 mas o observador não tem presa (o observador sou eu), a propósito dos 26 registos 19 são do mesmo observador...

Bem, resumindo, há registos que são processados rapidamente e outros que demoram. No caso de Leiria e Coimbra os que demoram não são por questões de id, mas sim por indecisão sobre se se muda o filtro ou não.

Mas é como tudo, há distritos em que o numero de registos para rever é muito grande, e o trabalho acumula-se.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Fev 25, 2018 12:08 pm

pedro121 escreveu:Rogério, uma espécie pode estar como rara (não confundir com raridade)

A partir do momento em que o ebird envia emails com o assunto "Alerta de raridades", estão criadas as condições para os dois conceitos se confundirem.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por Rogerio Dom Fev 25, 2018 12:27 pm

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Rogério, uma espécie pode estar como rara (não confundir com raridade)

A partir do momento em que o ebird envia emails com o assunto "Alerta de raridades", estão criadas as condições para os dois conceitos se confundirem.

Justamente Gonçalo , o que torna a lista de alertas interessante para o revisor mas a leitura fastidiosa para quem não está interessado nas revisões.
A situação ideal seria existir um novo filtro que aumenta-se a granularidade da informação e indica-se somente raridades locais.
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por Pedro Fernandes Dom Fev 25, 2018 4:46 pm

Rogério, não creio que será possível separar apenas as raridades/raras locais das restantes. Temos o alertas de raridades de Portugal continental e o alerta raridades que inclui raridades/raras locais do continente e arquipélagos, sendo que o primeiro exclui casos como este da Seixoeira. Pelo que percebi da questão, neste caso sugeriria optar apenas pelo alerta de raridades de Portugal continental.
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por PNicolau Seg Fev 26, 2018 6:45 am

Sim, no caso do Rogério faz mais sentido o alerta de raridades de PTc e talvez algum alerta necessita para PT ou para algum distrito onde faças observação regular.

Invariavelmente uma raridade local vai depender da altura do ano. Um abelharuco no inverno é uma raridade local é todo o país, por exemplo.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jun 23, 2018 1:06 am

Apus apus, Apus pallidus, Cecropis daurica, Linaria cannabina, entre outros, aparecem como raros em Leiria (geraram alertas), isto é normal?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por Tiago Carvalho Sáb Jun 23, 2018 4:52 am

Desde ontem que os filtros em Leiria estão estranhos. Fiz uma lista em que quase metade fazia disparar os filtros o que não acontecia na quarta-feira passada. E em alguns hotspots o número de espécies que aparece é inferior ao que já foi observado.

Tiago Carvalho

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 31/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por pedro121 Sáb Jun 23, 2018 3:45 pm

Boas, antes de mais as minhas desculpas aos observadores locais, neste caso ao Tiago, basicamente o que aconteceu foi que eu ontem fiz uma alteração de fundo do filtro de Leiria-Litoral, e pensava que conseguiria acabar rapidamente as alterações, mas demorou mais do que pensava e depois meteu-se o jogo do Brasil pelo meio e fiquei sem tempo.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jun 23, 2018 3:55 pm

pedro121 escreveu:depois meteu-se o jogo do Brasil pelo meio e fiquei sem tempo.
Shocked Shocked Shocked
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por pedro121 Sáb Jun 23, 2018 4:08 pm

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:depois meteu-se o jogo do Brasil pelo meio e fiquei sem tempo.
Shocked Shocked Shocked

Eii, o que queres? O Brasil estava quase a ficar com um pé de fora do mundial, foi uma pena terem conseguido dar a volta ao jogo... Twisted Evil Twisted Evil
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por Tiago Carvalho Sáb Jun 23, 2018 4:17 pm

Sem problema Pedro. Eu acabei por não submeter a lista porque pensei que se esses filtros disparassem ias receber um monte de notificações desnecessárias.

Tiago Carvalho

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 31/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Alerta de raridades - Página 3 Empty Re: Alerta de raridades

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 4 Anterior  1, 2, 3, 4  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos