Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

+34
JP Gonçalves
Gilberto Pinelas
GAlmeida
HL
Pedro Maia
Marcio Cachapela
luis correia
Marina CRibeiro
Rui Figueiredo
Paulo Domingues
PedroSeixas
Ricardo Melo
Samuel Patinha
cardosohelder
lrodrigues
Helder Vieira
Miguel Berkemeier
Rogerio
Lars Gonçalves
AndreVieira
LuisMM
João Tomás
Milas Santos
nuno dosantos
patriciaeluis
pedrocardia
Flávio Oliveira
Paulo Alves
Paulo Lemos
pedro121
José Frade
PNicolau
Tissot
Gonçalo Elias
38 participantes

Página 23 de 31 Anterior  1 ... 13 ... 22, 23, 24 ... 27 ... 31  Seguinte

Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por lrodrigues Dom Nov 24, 2019 8:00 am

Pedro Maia escreveu:
Ir à Serra da Estrela, andar lá às voltas e voltar tudo no mesmo dia é um bocado puxado, não digo que não se faça mas há duas questões, por um lado sei que há lá umas quantas espécies que me faltam mas não sei quais são as probabilidades de as  ver, até porque são tudo aves pequenas, e por outro é preciso estar bom tempo e apesar de não ainda haver previsões minimamente fiáveis a tendência para já não é de bom tempo.

Se fores cedo, de forma a estar lá às 8:00, fazes tudo de manhã e ainda sobra tempo para ir à chanfana.
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por PNicolau Dom Nov 24, 2019 8:27 am

A Serra da Estrela pode ser difícil, mas pode ser muito boa também.
- Cruza-bico, tordos, estrelinha, ferreirinha-alpina, escrevedeira-das-neves, dom-fafe, tentilhão-montês são todos possíveis em bons anos num fim-de-semana.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por PNicolau Dom Nov 24, 2019 8:28 am

lrodrigues escreveu:ainda sobra tempo para ir à chanfana.
Tens de me dizer onde é que é boa a chanfana porque eu comi uma no Sabugueiro e... Jurei para nunca mais.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Pedro Maia Dom Nov 24, 2019 8:40 am

Assim no “papel” até parece fácil...
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por PNicolau Dom Nov 24, 2019 8:50 am

Pedro Maia escreveu:Assim no “papel” até parece fácil...
Sim, na prática podes não ver nada. Porque tens de começar o mais cedo possível.

Basicamente o ideal é:
Chegas um dia de manhã cedo e vais directo às Penhas da Saúde para Tordo-ruivo, Tordo-zornal e Melro-de-peito-branco, mais potencialmente tentilhão e dom-fafe. Depois passas na Torre para ver se está lá qualquer coisa, dás a volta ao edifício. Se não estiver nada, largas sementes num sítio qualquer resguardado (ou na rotunda) e voltas no dia seguinte de manhã cedo. Depois segues directo ao Vale do Rossim, onde podes tocar chamamentos de Regulus regulus, prestar atenção aos tordos e aos cruzas-bicos, dom-fafe e tentilhão. Vais então ao miradouro nas Penhas Douradas e tentas ouvir cruza-bico e ver se os fotografas em voo ou no topo das coníferas. Não sei se te falta ferreirinhas-comuns mas podes tentar chamamentos em zonas arbustivas, assim como para cia. Cotovias-arbóreas, pica-pau-verde e outras espécies são possíveis ao longo do caminho, não sei se te faltam. Portanto, no fim do dia vês o que te falta, voltas à torre de manhã cedo antes de estar lá ninguém e encontras corvos à volta do edifício, e ferreirinhas-alpinas a comer sementes junto às escrevedeiras. Smile Smile Smile

Depois, tens ainda tempo de passar na Pampilhosa da Serra onde esperas durante 2-3 horas para ver se consegues dar com uma trepadeira-dos-muros.

E pronto, tens um fim-de-semana bem passado.


Última edição por PNicolau em Dom Nov 24, 2019 10:21 am, editado 1 vez(es)
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Nov 24, 2019 10:14 am

PNicolau escreveu:Vais então ao miradouro nas Penhas da Saúde e tentas ouvir cruza-bico

Querias dizer Penhas Douradas? Se não era o caso, não estou a ver onde fica este miradouro.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por PNicolau Dom Nov 24, 2019 10:21 am

Gonçalo Elias escreveu:
PNicolau escreveu:Vais então ao miradouro nas Penhas da Saúde e tentas ouvir cruza-bico

Querias dizer Penhas Douradas? Se não era o caso, não estou a ver onde fica este miradouro.
Certo! Já corrigi
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por lrodrigues Dom Nov 24, 2019 11:29 am

PNicolau escreveu:
lrodrigues escreveu:ainda sobra tempo para ir à chanfana.
Tens de me dizer onde é que é boa a chanfana porque eu comi uma no Sabugueiro e... Jurei para nunca mais.

Eu costumo comer no restaurante do outro lado da estrada do Hotel Serra da Estrela nas Penhas Douradas.
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Dom Nov 24, 2019 12:34 pm

Para a serra da estrela eu diria dois dias, ok, é verdade que se limpa tudo num dia teoricamente, mas a teoria...

E Pedro Maia peço desculpa, mas não tens ainda as capacidades para fazer rapidamente a serra da Estrela.

Mesmo porque algumas espécies são traiçoeiras, como o Melro-de-agua ou o Cruza-bico.

Sinceramente se o objectivo for só as 200, eu pensaria em vir a Peniche. Larus marinus, Larus canus, pato-preto, calidris-maritima, tarambola são muito prováveis neste momento. Mais mergulhão e estrelinha na lagoa, esses garantido. Mais tordo-comum. Portanto estamos a falar de 8 espécies quase garantidas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por GAlmeida Dom Nov 24, 2019 6:32 pm

Se te faltar Clangula hyemalis anda um em Almada, e parece que se vai manter, pelo comportamento do bicho
GAlmeida
GAlmeida

Número de Mensagens : 327
Idade : 25
Local : Caparica/Almada
Data de inscrição : 04/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Pedro Maia Seg Nov 25, 2019 4:03 am

PNicolau escreveu:
Pedro Maia escreveu:Assim no “papel” até parece fácil...
Sim, na prática podes não ver nada. Porque tens de começar o mais cedo possível.

Basicamente o ideal é:
Chegas um dia de manhã cedo e vais directo às Penhas da Saúde para Tordo-ruivo, Tordo-zornal e Melro-de-peito-branco, mais potencialmente tentilhão e dom-fafe. Depois passas na Torre para ver se está lá qualquer coisa, dás a volta ao edifício. Se não estiver nada, largas sementes num sítio qualquer resguardado (ou na rotunda) e voltas no dia seguinte de manhã cedo. Depois segues directo ao Vale do Rossim, onde podes tocar chamamentos de Regulus regulus, prestar atenção aos tordos e aos cruzas-bicos, dom-fafe e tentilhão. Vais então ao miradouro nas Penhas Douradas e tentas ouvir cruza-bico e ver se os fotografas em voo ou no topo das coníferas. Não sei se te falta ferreirinhas-comuns mas podes tentar chamamentos em zonas arbustivas, assim como para cia. Cotovias-arbóreas, pica-pau-verde e outras espécies são possíveis ao longo do caminho, não sei se te faltam. Portanto, no fim do dia vês o que te falta, voltas à torre de manhã cedo antes de estar lá ninguém e encontras corvos à volta do edifício, e ferreirinhas-alpinas a comer sementes junto às escrevedeiras. Smile Smile Smile

Depois, tens ainda tempo de passar na Pampilhosa da Serra onde esperas durante 2-3 horas para ver se consegues dar com uma trepadeira-dos-muros.

E pronto, tens um fim-de-semana bem passado.

Isto é que é preparação, estratégia e tática, só há dois problemas, o primeiro é que não posso ficar de um dia para o outro e o segundo é que, como bem diz o Pedro Ramalho e eu tenho perfeita consciência, eu não tenho nível para conseguir nada que se pareça com isto mesmo com estas dicas, o mais provável seria ir lá e voltar talvez com um par de espécies novas, de qualquer maneira para o ano há mais e fica aqui o registo que me pode vir a ser muito útil.

Já agora, a ferreirinha-comum e a Cia já tenho.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Pedro Maia Seg Nov 25, 2019 4:06 am

pedro121 escreveu:Para a serra da estrela eu diria dois dias, ok, é verdade que se limpa tudo num dia teoricamente, mas a teoria...

E Pedro Maia peço desculpa, mas não tens ainda as capacidades para fazer rapidamente a serra da Estrela.

Mesmo porque algumas espécies são traiçoeiras, como o Melro-de-agua ou o Cruza-bico.

Sinceramente se o objectivo for só as 200, eu pensaria em vir a Peniche. Larus marinus, Larus canus, pato-preto, calidris-maritima, tarambola são muito prováveis neste momento. Mais mergulhão e estrelinha na lagoa, esses garantido. Mais tordo-comum. Portanto estamos a falar de 8 espécies quase garantidas.

Pedro, o objectivo é mesmo chegar às 200, se no sábado tiveres disponibilidade seria perfeito.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Pedro Maia Seg Nov 25, 2019 4:07 am

GAlmeida escreveu:Se te faltar Clangula hyemalis anda um em Almada, e parece que se vai manter, pelo comportamento do bicho

Não tenho mas ir à procura duma única ave pode não ser fácil, onde é que ele anda?
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por GAlmeida Seg Nov 25, 2019 6:57 am

Ela está num dos lagos da Herdade (38.576655, -9.161113) deixo aí as coordenadas.
Podes aproveitar a zona florestal toda daquela área, para sacares espécies florestais (Turdus iliacus, Spinus spinus...)
GAlmeida
GAlmeida

Número de Mensagens : 327
Idade : 25
Local : Caparica/Almada
Data de inscrição : 04/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Pedro Maia Seg Nov 25, 2019 8:41 am

Pode-se entrar na herdade sem problemas?
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Seg Nov 25, 2019 8:51 am

Pedro Maia escreveu:

Pedro, o objectivo é mesmo chegar às 200, se no sábado tiveres disponibilidade seria perfeito.

Pois, não sei, tenho que ver ainda, fala comigo na sexta
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Pedro Maia Seg Nov 25, 2019 9:36 am

pedro121 escreveu:
Pedro Maia escreveu:

Pedro, o objectivo é mesmo chegar às 200, se no sábado tiveres disponibilidade seria perfeito.

Pois, não sei, tenho que ver ainda, fala comigo na sexta

Ok, de qualquer maneira domingo de manhã também posso.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por GAlmeida Seg Nov 25, 2019 1:42 pm

Pedro Maia escreveu:Pode-se entrar na herdade sem problemas?

Sim entrar é na boa, mas tem só atenção não vá estar malta a jogar golf nos campos que circundam o lago, é só teres atenção.
Mas de qualquer maneira é na boa. Ele hoje foi novamente observado lá.
GAlmeida
GAlmeida

Número de Mensagens : 327
Idade : 25
Local : Caparica/Almada
Data de inscrição : 04/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Nov 25, 2019 2:14 pm

Este tópico está a afastar-se do seu propósito. O tema deste tópico é o de cada qual partilhar quais são as espécies "mais comuns" que lhe faltam, não é para debater estratégias sobre como apanhar determinada raridade.

@Pedro Maia, penso que neste caso faz mais sentido usares o "teu" tópico do BY Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Pedro Maia Seg Nov 25, 2019 4:08 pm

Tens razão, uma coisa pixou a outra e foi ao correr da pena mas volto para o “meu” post.
Pedro Maia
Pedro Maia

Número de Mensagens : 1473
Data de inscrição : 17/03/2019

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por GAlmeida Seg Nov 25, 2019 4:36 pm

Peço desculpa, pensei que o topico era para a malta saber como angariar mais espécies.
Tenho de ver o que me falta de mais comum para ver.
Alguém sabe como ver no ebird o que nos falta de mais comum?
GAlmeida
GAlmeida

Número de Mensagens : 327
Idade : 25
Local : Caparica/Almada
Data de inscrição : 04/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Nov 26, 2019 3:45 am

GAlmeida escreveu:Alguém sabe como ver no ebird o que nos falta de mais comum?

Está explicado na mensagem inicial do tópico.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por pedro121 Ter Nov 26, 2019 4:35 am

Gonçalo Elias escreveu: O tema deste tópico é o de cada qual partilhar quais são as espécies "mais comuns" que lhe faltam, não é para debater estratégias sobre como apanhar determinada raridade.
)

Embora concorde contigo, acho que é de frisar que para alguns intervenientes, só lhes faltam raridades, e nalguns casos nem raridades comuns faltam.

Felizmente que no meu caso ainda me falta o lonchura e o ganso-do-egipto. Very Happy Very Happy

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por GAlmeida Ter Nov 26, 2019 11:26 am

Pardal-montês Passer montanus
Mergulhão-de-crista Podiceps cristatus
Fuselo Limosa lapponica
Tarambola-dourada Pluvialis apricaria
Gralha-de-nuca-cinzenta Corvus monedula
Pica-pau-galego Dryobates minor
Garajau-grande Hydroprogne caspia
Perna-vermelha-bastardo Tringa erythropus
Andorinhão-real Apus melba
Dom-fafe Pyrrhula pyrrhula
Abutre-preto Aegypius monachus
Chasco-ruivo Oenanthe hispanica
Abetarda Otis tarda
Famego Larus canus
Torda-mergulheira Alca torda
Tagaz Gelochelidon nilotica
Cuco-rabilongo Clamator glandarius
Cigarrinha-ruiva Locustella luscinioides
Esmerilhão Falco columbarius
Felosa-dos-juncos Acrocephalus schoenobaenus
Toutinegra-tomilheira Sylvia conspicillata
Águia-real Aquila chrysaetos
Sombria Emberiza hortulana
Melro-d'água Cinclus cinclus
Gaivota-de-bico-fino Chroicocephalus genei
Grou-comum Grus grus
Chapim-de-mascarilha Remiz pendulinus
Seixa Columba oenas
Caturro Aythya collaris
Petinha-de-richard Anthus richardi
Picanço-de-dorso-ruivo Lanius collurio
Marreco Spatula querquedula
Mobelha-grande Gavia immer

Aqui deixo a lista das minhas "mais teimosas"
Toda a ajuda é bem vinda Very Happy
GAlmeida
GAlmeida

Número de Mensagens : 327
Idade : 25
Local : Caparica/Almada
Data de inscrição : 04/10/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por PNicolau Ter Nov 26, 2019 12:18 pm

Ponta da Erva - Inverno e Primavera: Cigarrinha-ruiva, Esmerilhão, Felosa-dos-juncos, Pardal-montês, Tagaz, Toutinegra-tomilheira, Tarambola-dourada, Chapim-de-mascarilha
Baixo Alentejo - Inverno e Primavera: Mergulhão-de-crista, Gralha-de-nuca-cinzenta, Abutre-preto, Chasco-ruivo, Abetarda, Cuco-rabilongo, Águia-real, Seixa, Grou-comum (melhor no Alto Alentejo)
Estuário do Tejo - Inverno: Fuselo, Perna-vermelha-bastardo, Famego (Algés)
Serra da Arrábida/Alambre/Lagoa de Albufeira - Inverno e Primavera: Pica-pau-galego, Andorinhão-real, Dom-fafe
Cabo Espichel - Outono: Petinha-de-richard, Seixa
Estuário do Sado - Inverno: Garajau-grande, Mobelha-grande
Serra da Estrela/Montalegre - Primavera: Sombria, Melro-d'água, Picanço-de-dorso-ruivo (mais para Montalegre), Escrevedeira-amarela (Montalegre), Dom-Fafe
Twitch: Caturro (ETAR de Vilamoura), Marreco (Lagoa de Albufeira, EVOA), Gaivota-de-bico-fino (Salinas do Samouco, ou então Castro Marim)
Uma praia qualquer no Inverno: Torda-mergulheira

Mas metade disto é uma ida ao Alentejo e começares a ir à Ponta da Erva
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal? - Página 23 Empty Re: Espécies-alvo: o que vos falta ver em Portugal?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 23 de 31 Anterior  1 ... 13 ... 22, 23, 24 ... 27 ... 31  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos