Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Oenanthe hispanica - Óbidos

Ir para baixo

Oenanthe hispanica - Óbidos Empty Oenanthe hispanica - Óbidos

Mensagem por Paulo Lemos Dom Nov 27, 2016 12:35 am

Agradecia até ao fim desde mês, por MP de preferência, eventual informação acerca da população de Oenanthe hispanica na área costeira do Concelho de Óbidos.
O meu conhecimento em 2008 era de pelo menos 2 casais em "Calluno Ulicetea", com alguma rocha, caminhos de terra batida entre outras áreas nuas com cascalho/pedras soltas, duna e arbustos dispersos.
Poderei incluir a informação fornecida como comunicação pessoal do autor (numa curtíssima lista de aves relevantes para a zona, ou localmente ameaçadas: 2-3 espécies).
A título estará outra espécie (insecto), cujo holótipo vem dessa áreas, classificada como "Endangered" pela IUCN e cuja maior população conhecida subsiste nos Concelhos de Óbidos e Peniche (sendo o insecto uma potencial presa do chasco).

Há uns anos que reparo nas alterações de habitat, mas não o frequento assiduamente nas zonas propícias ao chasco, durante a época de cria. Além de desactualizado, não consigo perceber como a proliferação de resorts turísticos na costa afecta(ra)m negativamente, a curto prazo, a espécie. A longo prazo obviamente afectará, apesar da desmatação (que só em teoria lhe seria favorável), pois afinal só potenciará vegetação invasora, além dos efeitos na redução de área selvagem e da alteração do equilíbrio ecológico pela construção e relvados. Atenção que habitats anexos continuam a ser arrasados e não só pinhais, precisamente no biótopo localmente preferido pela espécie: em escassa vegetação que se mantém (ou mantinha) "climax" devido ao seu carácter isolado da civilização e ao clima agreste marítimo sobre solos pobres e até "lixiviados" (tudo subtilmente sensível a alterações).

Na verdade já observei a espécie dentro dos recintos nos últimos anos e até à beira da estrada (se a identifiquei bem ao longe pois era muito claro, mas... em Maio/Junho), talvez atraída pelo "provisório" estado abandonado e degradado, em solo nú, de parte das propriedades, ou apenas como alternativa à destruição de habitat anexo.

Outra questão: qual a importância (em conservação) desta espécie a nível nacional e local, ou relativamente a este tipo de habitat? Merece estar na lista (2-3) de observações locais relevantes da fauna?

Obrigado.



ps: nunca reparei nas formas locais e é complicado aceder a vídeos já antigos (arquivo de excedentes só para registo em... cassete pale ). Para o ano se vê, directamente no campo.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos