Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dia da águia-pesqueira '17

+7
cardosohelder
pedro121
Rui Figueiredo
Gonçalo Elias
AndreVieira
HL
João Tomás
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por João Tomás Qui Dez 08, 2016 10:00 pm

DIA DA ÁGUIA-PESQUEIRA'17 - 14 de Janeiro 2017

Dando seguimento a um evento que nasceu no Forum Aves em Janeiro de 2015, vimos por este meio anunciar a terceira edição do “dia da águia-pesqueira”, que irá decorrer no dia 14 de Janeiro de 2017 (sábado). Após o sucesso das duas primeiras edições do censo, que contaram ambas com mais de uma centena e meia de observadores voluntários espalhados pelo país, e cujos números de águias invernantes variaram entre 71 (no mínimo) a 81 (no máximo) em 2015 e entre 135 (no mínimo) e 150 (no máximo) em 2016, temos como objetivo principal assegurar uma boa cobertura do território nacional, em especial dos locais com maior número de águias-pesqueiras observadas nos dois anteriores. Isto irá permitir, por um lado, uma melhor determinação do número de águias-pesqueiras que escolhem o nosso país para passar o Inverno e, por outro, perceber melhor a sua distribuição pelo território nacional durante a mesma estação.

Dia da águia-pesqueira '17 2gwz2qh

Fica uma notícia com os resultados do ano passado: http://www.wilder.pt/…/voluntarios-contaram-mais-de-130-ag…/

QUEM PODE PARTICIPAR?
Neste censo poderão participar todas as pessoas interessadas, sendo que o único requisito que pedimos é que saibam identificar uma águia-pesqueira - se for possível documentar fotograficamente as observações e as aves identificadas com anilhas, tanto melhor, embora isso não seja obrigatório.

ONDE PARTICIPAR?
Será conveniente que todos os locais frequentados por águias-pesqueiras sejam visitados no mesmo dia, de maneira a evitar duplicações de indivíduos (isto porque se sabe que algumas aves se deslocam de umas áreas para outras) - para o efeito escolheu-se o dia 14 de Janeiro. Os locais que interessa visitar são sobretudo as grandes zonas húmidas costeiras (estuários, rias e lagoas) e também as grandes albufeiras do interior, especialmente no Alentejo.

COMO PARTICIPAR?
Para já gostaríamos de saber se há pessoas interessadas em participar nesta iniciativa (e com disponibilidade para visitar pelo menos uma zona húmida no dia 14 de Janeiro).
- locais de prioridade 1 (a vermelho no mapa) – são os sítios onde deverá haver três ou mais águias-pesqueiras, por isso é importante assegurar uma boa cobertura;
- locais de prioridade 2 (a amarelo no mapa) – são os sítios onde em anos anteriores já foi registada a presença de pelo menos uma pesqueira nos meses de Dezembro ou Janeiro.

Cada um dos locais de prioridade 1 irá contar com um coordenador que ficará responsável pela organização dos grupos de contagem. Em seguida fica cada um dos coordenadores para cada uma das áreas de prioridade 1:

Ria de Aveiro – Pedro Moreira
Vale do Tejo (entre Constância e Vila Franca de Xira) – Jose Freitas
Estuário do Tejo – Daniel Raposo
Estuário do Sado – Mário Estevens
Albuferia do Alqueva – Jorge Safara
Ria Formosa – Sérgio Correia

Dia da águia-pesqueira '17 S706

Caso estejam interessados em participar num destes seis locais pedimos que respondam a este post indicando o local que estão disponíveis para visitar.

Por fim informamos que se as condições meteorológicas impedirem a boa realização do censo, este será adiado para o sábado seguinte, dia 21 de Janeiro.

CENSO IBÉRICO
Têm sido desenvovidos alguns contactos com organizações espanholas, de modo a que o censo no país vizinho seja realizado no mesmo dia. Se isto se confirmar, este será na realidade um censo ibérico.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por HL Qui Dez 08, 2016 10:15 pm

Olá João, disponibilizo-me para a Albufeira do Roxo.
HL
HL

Número de Mensagens : 1440
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por AndreVieira Sex Dez 09, 2016 10:45 am

Falta o coordenador do estuário do Mondego, ou no mapa a identificação como area 1 está errada?

AndreVieira

Número de Mensagens : 302
Idade : 49
Local : Faial - Açores
Data de inscrição : 29/03/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Dez 09, 2016 2:17 pm

AndreVieira escreveu:Falta o coordenador do estuário do Mondego, ou no mapa a identificação como area 1 está errada?

Olá André,

Não temos ainda a confirmação de quem será o coordenador dessa área, logo que haja novidades sobre isso informaremos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por João Tomás Sex Dez 09, 2016 10:54 pm

HL escreveu:Olá João, disponibilizo-me para a Albufeira do Roxo.

Apontado para a Albufeira do Roxo Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por João Tomás Qua Jan 04, 2017 9:53 pm

DIA DA ÁGUIA-PESQUEIRA'17 - 14 de Janeiro 2017 - ACTUALIZAÇÃO


Dando seguimento a um evento que nasceu no Forum Aves em Janeiro de 2015, vimos por este meio anunciar a terceira edição do “dia da águia-pesqueira”, que irá decorrer no dia 14 de Janeiro de 2017 (sábado). Após o sucesso das duas primeiras edições do censo, que contaram ambas com mais de uma centena e meia de observadores voluntários espalhados pelo país, e cujos números de águias invernantes variaram entre 71 (no mínimo) a 81 (no máximo) em 2015 e entre 135 (no mínimo) e 150 (no máximo) em 2016, temos como objetivo principal assegurar uma boa cobertura do território nacional, em especial dos locais com maior número de águias-pesqueiras observadas nos dois anteriores. Isto irá permitir, por um lado, uma melhor determinação do número de águias-pesqueiras que escolhem o nosso país para passar o Inverno e, por outro, perceber melhor a sua distribuição pelo território nacional durante a mesma estação.
Fica uma notícia com os resultados do ano passado: http://www.wilder.pt/…/voluntarios-contaram-mais-de-130-ag…/

QUEM PODE PARTICIPAR?
Neste censo poderão participar todas as pessoas interessadas, sendo que o único requisito que pedimos é que saibam identificar uma águia-pesqueira - se for possível documentar fotograficamente as observações e as aves identificadas com anilhas, tanto melhor, embora isso não seja obrigatório.

ONDE PARTICIPAR?
Será conveniente que todos os locais frequentados por águias-pesqueiras sejam visitados no mesmo dia, de maneira a evitar duplicações de indivíduos (isto porque se sabe que algumas aves se deslocam de umas áreas para outras) - para o efeito escolheu-se o dia 14 de Janeiro. Os locais que interessa visitar são sobretudo as grandes zonas húmidas costeiras (estuários, rias e lagoas) e também as grandes albufeiras do interior, especialmente no Alentejo.

COMO PARTICIPAR?
Para já gostaríamos de saber se há pessoas interessadas em participar nesta iniciativa (e com disponibilidade para visitar pelo menos uma zona húmida no dia 14 de Janeiro).
- locais de prioridade 1 (a vermelho no mapa) – são os sítios onde deverá haver três ou mais águias-pesqueiras, por isso é importante assegurar uma boa cobertura;
- locais de prioridade 2 (a amarelo no mapa) – são os sítios onde em anos anteriores já foi registada a presença de pelo menos uma pesqueira nos meses de Dezembro ou Janeiro.
Cada um dos locais de prioridade 1 irá contar com um coordenador que ficará responsável pela organização dos grupos de contagem.
Todos os que pretenderem participar no censo pedimos que respondam a este post indicando o local que estão disponíveis para visitar.

No mapa que se encontra em baixo estão legendados os locais que ainda não contam com qualquer voluntário, pelo que apelamos a todos aqueles que queiram participar para manifestarem o interesse o quanto antes, de modo a facilitar a nossa tarefa de organização. De todos, o estuário do Sado é o local que mais está a precisar de voluntários, uma vez que poderá contar com uma dezena de águias-pesqueiras. Pessoal de Setúbal vamos lá a participar em força!!

Dia da águia-pesqueira '17 2czu42w
Por fim informamos que se as condições meteorológicas impedirem a boa realização do censo, este será adiado para o sábado seguinte, dia 21 de Janeiro.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por Rui Figueiredo Ter Jan 10, 2017 5:24 pm

Caros,
inscrevo-me como voluntário para o Estuário do Douro mas só tenho disponibilidade para 2/3 horas da parte da manhã e se for no dia 14.
Se tiver de passar para a semana seguinte já só poderei na zona de Lisboa.

Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 10, 2017 6:26 pm

Rui Figueiredo escreveu:Caros,
inscrevo-me como voluntário para o Estuário do Douro mas só tenho disponibilidade para 2/3 horas da parte da manhã e se for no dia 14.
Se tiver de passar para a semana seguinte já só poderei na zona de Lisboa.

Obrigado pela disponibilidade.

Em princípio será mesmo no dia 14, já que a previsão é favorável.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por pedro121 Ter Jan 10, 2017 8:58 pm

Eu conto fazer a Lagoa de Óbidos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 10, 2017 9:22 pm

pedro121 escreveu:Eu conto fazer a Lagoa de Óbidos.

Excelente, obrigado pela disponibilidade.

Presumo que na albufeira de São Domingos não haja nada, certo?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por pedro121 Ter Jan 10, 2017 10:05 pm

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Eu conto fazer a Lagoa de Óbidos.

Excelente, obrigado pela disponibilidade.

Presumo que na albufeira de São Domingos não haja nada, certo?

Eu não tenho lá ido, mas é um sitio complicado em termos de acesso, já ando para lá ir há uma serie de tempo ver de patos e petinhas mas a logística impede-me durante a semana.

Mas anda uma em Tornada, vai lá alguém?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por João Tomás Ter Jan 10, 2017 10:22 pm

pedro121 escreveu:Eu não tenho lá ido, mas é um sitio complicado em termos de acesso, já ando para lá ir há uma serie de tempo ver de patos e petinhas mas a logística impede-me durante a semana.

Mas anda uma em Tornada, vai lá alguém?

Sim, o Zé Caldas.
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por cardosohelder Qui Jan 12, 2017 10:22 pm

Eu posso fazer a Barragem do rio Arnoia (Óbidos), já tenho visto pesqueiras por lá.

Vou também aproveitar para "puxar a brasa à minha sardinha" e pedir aos observadores que no caso de conseguirem ler anilhas de pesqueiras durante o censo que eu tenho todo o interesse em compilar essa informação. Poderão enviar essas observações para cringsportugal@gmail.com .

Obrigado
cardosohelder
cardosohelder

Número de Mensagens : 569
Data de inscrição : 17/02/2009

http://www.heldercardoso.com

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por João Tomás Qui Jan 12, 2017 10:37 pm

Hélder,

vou apontar o teu nome para essa Barragem, que desconhecia a existência. Entretanto eu e o Gonçalo também puxamos a brasa à tua sardinha e avisamos todos os voluntários relativamente às anilhas Smile
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por Rui Figueiredo Sex Jan 13, 2017 5:08 pm

Tudo pronto para amanhã?
Boas observações!

Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 592
Local : Lisboa/Porto/Faro
Data de inscrição : 05/09/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por paulo dias Sex Jan 13, 2017 5:31 pm

Boas

Desconheço se o estuário do Rio Ave está coberto, mas penso cobrir o Rio Ave da Trofa até à foz.

paulo dias

Número de Mensagens : 747
Data de inscrição : 18/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Jan 14, 2017 5:47 pm

Aqui está o link para o ficheiro com os resultados:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Wshb9MHBUWSa_HQao75JMa8qs5nlHk8RY8YxHBfzaCw/edit#gid=0

Será actualizado à medida que os resultados forem sendo comunicados.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por Gonçalo Elias Seg Jan 16, 2017 11:04 pm

CENSO DA ÁGUIA-PESQUEIRA - RESULTADOS

Vimos informar que já estão disponíveis os resultados finais do 3º censo nacional de águias-pesqueiras. O intervalo a que chegámos aponta para um total de 155 a 184 águias-pesqueiras no país.
Tal como nos anos anteriores, verificámos que a população invernante se concentra em cinco grandes zonas húmidas costeiras: ria de Aveiro; vale do Tejo, estuário do Tejo; estuário do Sado e ria Formosa. Este ano confirmámos também a importância da albufeira de Alqueva, onde este ano foram contadas 7-8 águias-pesqueiras. Adicionalmente, um pequeno número de indivíduos distribui-se por albufeiras de menor dimensão e por pequenas zonas húmidas no litoral.

Os resultados detalhados estão disponíveis aqui:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1Wshb9MHBUWSa_HQao75JMa8qs5nlHk8RY8YxHBfzaCw/edit
Por favor notem que o ficheiro tem um segundo separador, com o comparativo dos totais por distrito em 2015, 2016 e 2017.

Podem ainda consultar um mapa nacional com os locais visitados e respectivos totais de indivíduos contados. As diferentes cores significam:
- branco: 0 indivíduos contados;
- verde: 1 indivíduo contado;
- amarelo: 2 - 5 indivíduos contados;
- vermelho: mais de 5 indivíduos contados.
Mapa: https://www.google.com/maps/d/edit?mid=1GYUAZjMmo0rNXr_t7-pXKxOWayc&ll=39.40819836151901%2C-8.15028904999997&z=7

O censo contou com a participação de 141 voluntários (quase igualando os 143 do ano anterior).
Na nossa opinião este censo foi um sucesso a todos os níveis: grande adesão de voluntários, elevado grau de cobertura do território nacional, excelente organização das equipas nos locais de maior dimensão, condições meteorológicas muito favoráveis e acima de tudo muitas águias-pesqueiras.
Renovamos os agradecimentos a todos os que participaram nesta iniciativa e desde já fazemos votos de que possamos realizar novamente este censo no futuro.

Dia da águia-pesqueira '17 V5l5io
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por João Tomás Ter Jan 17, 2017 6:26 pm

Aqui fica a notícia da WILDER sobre os resultados do 3º Censo da Águia-pesqueira:

http://www.wilder.pt/seja-um-naturalista/novo-censo-contou-mais-de-150-aguias-pesqueiras-a-passar-o-inverno-em-portugal/
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por João Tomás Qua Dez 06, 2017 7:20 pm

Desde 2015 o Aves de Portugal tem vindo a organizar anualmente, em Janeiro, o Dia da Águia-pesqueira, cujo objectivo principal é o de conhecer quantos indivíduos desta espécie escolhem o território de Portugal Continental para passar o Inverno. A terceira edição que decorreu em Janeiro deste ano contou com a participação de 141 voluntários, que possibilitaram a cobertura de praticamente todas as principais zonas húmidas de norte a sul do país e que resultaram na contagem de 155-185 águias-pesqueiras invernantes. 

Estes três censos (e muito especialmente o de 2017), graças a uma excelente coordenação das equipas de voluntários no terreno, permitiram obter resultados muito interessantes, chegando-se a um intervalo de indivíduos que deverá andar muito próximo da realidade, podendo claro haver pequenas flutuações entre anos. Foi possível também perceber a distribuição da águia-pesqueira enquanto espécie invernante em território nacional e identificar os locais mais importantes para esta espécie.

Face ao grau de conhecimento actual, a equipa coordenadora do evento considera que não se justifica realizar o censo todos os anos. Assim, no próximo ano de 2018 não irá ser organizado um novo censo nacional. Isto não quererá dizer o fim desta iniciativa, antes pelo contrário, consideramos que valerá a pena repetir o censo no futuro, possivelmente a cada 2-3 anos, pois só assim se conseguirá perceber a evolução da população invernante da águia-pesqueira no nosso país.

Esperemos contar com a presença de todos vocês nas próximas edições do Dia da Águia-pesqueira.

A Equipa Organizadora,
Gonçalo Elias
João Tomás
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por Agostinho_MRCM Qui Dez 07, 2017 3:18 pm

Eu gostava de acompanhar o coordenador do Mondego. Em última instância posso ser o coordenador, mas não tenho muita experiência na espécie, ou melhor, na sua variação que possa confundir com outras espécies. Fiz apenas 2 observações desta espécie.

Posso dar transporte de Cbr.

Onde é o local exactamente?
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 448
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 07, 2017 4:31 pm

Agostinho, não percebi. Gostavas de acompanhar quando?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por Agostinho_MRCM Qui Dez 07, 2017 5:17 pm

Gonçalo Elias escreveu:Agostinho, não percebi. Gostavas de acompanhar quando?

14 de Janeiro

EDITADO: Só agora percebi que isto já foi Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing

Estas transições de ano deixam-me sempre confuso.
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 448
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por Gonçalo Elias Qui Dez 07, 2017 5:30 pm

Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Dez 13, 2017 7:25 pm

Partilho link de um artigo em espanhol sobre o censo ibérico de águia-pesqueira realizado no Inverno passado.

http://sociedadgaditanahistorianatural.com/resultados-del-censo-2017-del-aguila-pescadora-en-boletin-el-corzo/4167/
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Dia da águia-pesqueira '17 Empty Re: Dia da águia-pesqueira '17

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos