Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID Pato

+2
pedro121
Gilberto Pinelas
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

ID Pato Empty ID Pato

Mensagem por Gilberto Pinelas Sex Dez 30, 2016 4:48 am

ID Pato Pato_1images upload

ID Pato Pato_2adult photo sharing

ID Pato Pato_4free picture upload

Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por pedro121 Sex Dez 30, 2016 6:18 am

Assim de repente parece um Dendrocygna sp.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por Gilberto Pinelas Sex Dez 30, 2016 7:37 am


De facto deve ser. Mas esta não é uma espécie que ocorre no nosso país, pois não?
Obrigado!

ID Pato Dendrocygna_viduata_imm_Austin_Roberts20mb image hosting
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Dez 30, 2016 8:39 am

Gilberto,

Por favor nota que nos pedidos de ID é obrigatório indicar a data e o local da foto.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por Gilberto Pinelas Sex Dez 30, 2016 11:05 am

Tens toda a razão, Gonçalo. Peço desculpa pelo sucedido.
Tenho esta foto há já alguns anos e hoje lembrei-me de submete-la á apreciação dos colegas para dissipar dúvidas.

Local: Montijo
Data: 10 de Julho de 2010


Obrigado!

ps: já agora gostaria de saber também a tua opinião acerca da ID.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por pedro121 Sex Dez 30, 2016 12:04 pm

Gilberto Pinelas escreveu:
De facto deve ser. Mas esta não é uma espécie que ocorre no nosso país, pois não?

Uma fuga de cativeiro
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por Gilberto Pinelas Seg Jan 02, 2017 7:03 am

pedro121 escreveu:
Gilberto Pinelas escreveu:
De facto deve ser. Mas esta não é uma espécie que ocorre no nosso país, pois não?

Uma fuga de cativeiro

Obrigado, Pedro.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jan 02, 2017 7:41 am

[quote="pedro121"]
Gilberto Pinelas escreveu:fuga de cativeiro

Pelo que tenho visto, várias espécies de patos são deixadas à solta em Parques , jardins, etc, e não sei se concordo muito com a palavra "fuga", nem com "cativeiro". Basta ver o exemplo dos lagos CNEMA (Santarém) com patos exóticos voando nas imediações ou chegando e partindo do local.
Vejo mais essas práticas como "pré-introduções" irreflectidas do que apenas "fugas", que implicariam "lapso" no processo, havendo a possibilidade de fundarem populações selvagens (independentemente se já formaram ou não).

Muitos patos exóticos e mesmo domésticos tornam-se bastante livres, de dia ou de noite alternam locais e orientam-se bem, de alguma forma independentes. No contexto actual com menos caça, que outrora perseguia todo o pato que fosse diferente (ainda me lembro que passavam de palavra em palavra entre caçadores, como hoje passam de fotógrafo para fotógrafo What a Face ), e havendo mais civilização junto a áreas silvestres, há crescente probabilidade de sucesso como espécies introduzidas.

O mesmo para espécies vegetais, que para mim são todas mais "introduções" quando plantadas a espaço aberto, sem o factor "lapso" envolvido, como sejam fuga ou "propagação inesperada" de verdadeiro cativeiro = situação controlada.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por pedro121 Seg Jan 02, 2017 12:38 pm

Paulo Lemos escreveu:Basta ver o exemplo dos lagos CNEMA (Santarém) com patos exóticos voando nas imediações ou chegando e partindo do local.

Tens ido recentemente ao CNEMA?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jan 02, 2017 12:54 pm

pedro121 escreveu:
Paulo Lemos escreveu:Basta ver o exemplo dos lagos CNEMA (Santarém) com patos exóticos voando nas imediações ou chegando e partindo do local.

Tens ido recentemente ao CNEMA?

Bem... na verdade não durante o dia. Mas durante alguns anos assim foi: algumas espécies de patos à solta e sempre em deslocações pelo ar (bandos e solitários).
Há uns bons anos, os mudos do parque D. Carlos também faziam umas excursões... desapareciam temporariamente do parque e eram vistos por exemplo no quartel e provavelmente os mesmos que se observavam ocasionalmente em Salir ou na Barrosa.
Não me lembro se os cisnes também, pois não tinham as remiges cortadas e por vezes não estavam presentes.
Todos esses "patos" deixavam de ser "mansos" quando em locais silvestres e fugiam à aproximação.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por pedro121 Seg Jan 02, 2017 1:01 pm

Paulo Lemos escreveu:
Bem... na verdade não durante o dia. Mas durante alguns anos assim foi: algumas espécies de patos à solta e sempre em deslocações pelo ar (bandos e solitários).
.

Curioso, eu frequentei durante vários anos o CNEMA, quando ainda tinham muitos patos, tanto de dia como de noite (ia ao cinema lá) e ia lá muito regularmente, mesmo muito regularmente, e não tenho grande memoria de ter visto patos a voar, que não fossem reais, mas confesso que a minha memoria com a idade já não é o que era.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jan 02, 2017 2:07 pm

Foi algures entre 2003 e 2008, pelo menos 3 anos consecutivos e seguramente não eram só patos reais. Não me lembro ao certo das espécies mas 2 eram bem mais pequenas e exóticas (mandarins ou outros). Lembro-me várias vezes de estar cá fora na "esperança" de que algum peregrino se atirasse a um deles, não costumam muito com os reais, mas atiram-se facilmente a espécie mais pequenas.
Havia também patos reais e não me recordo se também outras autóctones, talvez selvagens mas teriam de ser relativamente tolerantes à presença humana ou seriam domesticados.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jan 02, 2017 2:14 pm

O parque D. Carlos também já teve 2 espécies de mandarins, se bem me recordo, que igualmente se foram alargando nas "saídas" até desaparecem de vez.
O CNEMA acolhia espécies que nem identifiquei, quanto mais recordar ao certo...
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jan 02, 2017 2:41 pm

Claro que nos patos não há motivo para preocupação, até porque seriam algo controláveis e não sei se muito impactantes.
Mas eu prefiro não definir os casos anteriores como "cativeiro". Essas aves não "fogem", e sim são deixadas à solta, mesmo que dentro de cidades. E é bom que se entenda isso, pois as regras são as mesmas para toda a biodiversidade, incluindo as mais infestantes plantas exóticas que se propagaram assim.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por pedro121 Seg Jan 02, 2017 2:47 pm

Paulo Lemos escreveu:O parque D. Carlos também já teve 2 espécies de mandarins, se bem me recordo, que igualmente se foram alargando nas "saídas" até desaparecem de vez.
.

Sim, duas espécies de mandarins, os machos e as fêmeas Very Happy Very Happy Very Happy, mas de facto houve vários casais de mandarins que chegado o período reprodutor foram à procura de ninho, como nidificam nos buracos de árvores, bem, foi uma altura interessante para visitar o parque.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jan 02, 2017 3:34 pm

pedro121 escreveu:
Paulo Lemos escreveu:O parque D. Carlos também já teve 2 espécies de mandarins, se bem me recordo, que igualmente se foram alargando nas "saídas" até desaparecem de vez.
.

Sim, duas espécies de mandarins, os machos e as fêmeas Very Happy Very Happy Very Happy, mas de facto houve vários casais de mandarins que chegado o período reprodutor foram à procura de ninho, como nidificam nos buracos de árvores, bem, foi uma altura interessante para visitar o parque.

Laughing
Costumo chamar "mandarins" aos 2 Alix sp..
Mas chama-se "carolino", e o mais numeroso lá.
http://2.bp.blogspot.com/-uL5IL9bzzTw/Ub8bw4EBHHI/AAAAAAAAGtA/LD6YTQXWjyQ/s1600/Pato-carolino+(Aix+sponsa)+17+-+Linnaeus,+1758+%5BLC%5D.jpg
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jan 02, 2017 3:42 pm

O parque tem muitos buracos nos plátanos. Para isso não necessitavam ir longe.
Lá criavam corujas das torres, do mato, o Otus scops, galego, trepadeira azul, chapins, estorninhos, pardais (2 sp.), rato-preto, poupa... havia tamanhos para todos os gostos.

Apesar de que muitos troncos esburacados foram mais tarde decepados por desbastes Rolling Eyes , e os buracos restantes parecem hoje em vias de monopolizados por aves exóticas Rolling Eyes .
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por Paulo Lemos Seg Jan 02, 2017 3:45 pm

Paulo Lemos escreveu:por aves exóticas Rolling Eyes .

Acho que essas fugiram mesmo.
Mas há gente para tudo, portanto sem certezas Very Happy .
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por hugo_areal Ter Jan 03, 2017 8:02 am

Tal como refere o Paulo Lemos, também me lembro de ver mandarins e carolinos no CNEMA. Ainda vou procurar as fotos que julgo ter tirado há bastantes anos atrás.
hugo_areal
hugo_areal

Número de Mensagens : 117
Data de inscrição : 25/09/2016

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por Paulo Lemos Ter Jan 03, 2017 8:57 am

No CNEMA havia as 2 espécies e nas Caldas também, mas em muito menor quantidade (e mas mais carolinos do que mandarins). Não me lembro de mais do que um casal de mandarins nas Caldas, a não ser que andassem sempre "por fora" quando visitava o parque.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por pedro121 Ter Jan 03, 2017 9:31 am

hugo_areal escreveu:Tal como refere o Paulo Lemos, também me lembro de ver mandarins e carolinos no CNEMA. Ainda vou procurar as fotos que julgo ter tirado há bastantes anos atrás.

Sim, Hugo, havia mandarins e carolinos, bem como varias outras espécies exóticas, eu nunca os vi foi a voar, mas que estavam lá estavam.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua maio 09, 2018 11:15 am

Aproveitando a troca de opiniões noutro tópico sobre a "caneleira", aproveito para perguntar também se este pato deve ou pode ser submetido ao "CPR". Obrigado.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por PedroSeixas Qua maio 09, 2018 2:17 pm

Gilberto Pinelas escreveu:
De facto deve ser. Mas esta não é uma espécie que ocorre no nosso país, pois não?
Obrigado!

ID Pato Dendrocygna_viduata_imm_Austin_Roberts20mb image hosting

Boa noite,

Esta não é a foto da ave em questão, pois não?

PedroSeixas

Número de Mensagens : 741
Data de inscrição : 09/01/2008

http://pedroseixas2002.hostzi.com

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por pedro121 Qua maio 09, 2018 3:02 pm

Gilberto Pinelas escreveu:Aproveitando a troca de opiniões noutro tópico sobre a "caneleira", aproveito para perguntar também se este pato deve ou pode ser submetido ao "CPR". Obrigado.

Mas não é um bicolor pois não? Pedro Seixas podes dar a tua opinião sobre a espécie da foto? a das primeiras fotos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por PedroSeixas Qua maio 09, 2018 4:07 pm

Se estamos a falar da ave da foto do post que eu coloquei há pouco a perguntar "Esta não é a foto da ave em questão, pois não?" - é um hibrido - os imaturos D.viduata não são assim (está um à esquerda) e os D.bicolor também não. Será um hibrido de D.viduata com D.bicolor ou D.arcuata.
Falando das primeiras fotos sinto-me mal porque relembro-me de quantos "borrões" coloquei aqui para identificar e sinto a frustração de querer ajudar mas não poder dar uma certeza devido à qualidade da foto. Bem voltando ao assunto parece-me um Dendrocygna arcuata, mas não consigo dar 100% de certeza com estas fotos, alguém tem as fotos originais?

PedroSeixas

Número de Mensagens : 741
Data de inscrição : 09/01/2008

http://pedroseixas2002.hostzi.com

Ir para o topo Ir para baixo

ID Pato Empty Re: ID Pato

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos