Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

+14
Flávio Oliveira
pedro121
Lars Gonçalves
patriciaeluis
João Tomás
Tissot
Miguel Berkemeier
HL
conspicillata
pedrocardia
PNicolau
José Frade
Paulo Lemos
Gonçalo Elias
18 participantes

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por HL Sáb Set 09, 2017 11:40 am

é uma estreia de secretaria Laughing
HL
HL

Número de Mensagens : 1436
Idade : 37
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral
Data de inscrição : 06/08/2008

https://www.flickr.com/photos/142921790@N02/

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por patriciaeluis Sáb Set 09, 2017 12:09 pm

Engraçado, só tenho o Acrocephalus scirpaceus mas estava convencido que tinha registado em Estarreja e não aparece...

Bem, não sou dos mais certinhos a registar por isso posso ter-me esquecido. Sad

bem tenho que ir ver as fotos antigas e voltara a registar, mas agora fico sem saber o que fazer ??????
patriciaeluis
patriciaeluis

Número de Mensagens : 1860
Data de inscrição : 13/01/2013

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Tissot Sáb Set 09, 2017 12:29 pm

Gonçalo Elias escreveu:
João Tomás escreveu:Óh minha nossa! Boa Gonçalo, já tens mais uma espécie x)

eu e toda a gente, ahahahahah

...eu não!!!!! ... não tenho scirpaceus para Portugal!!! 😦
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Set 09, 2017 2:02 pm

Tissot escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
João Tomás escreveu:Óh minha nossa! Boa Gonçalo, já tens mais uma espécie x)

eu e toda a gente, ahahahahah

...eu não!!!!! ... não tenho scirpaceus para Portugal!!! 😦

mas deves ter baeticatus às paletes, lol
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Tissot Sáb Set 09, 2017 2:45 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Tissot escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
João Tomás escreveu:Óh minha nossa! Boa Gonçalo, já tens mais uma espécie x)

eu e toda a gente, ahahahahah

...eu não!!!!! ... não tenho scirpaceus para Portugal!!! 😦

mas deves ter baeticatus às paletes, lol

...nop...não tenho scirpaceus e só tenho um registo de baeticatus (em 2014!!!)... affraid affraid affraid affraid
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Set 09, 2017 3:09 pm

Tissot escreveu:...nop...não tenho scirpaceus e só tenho um registo de baeticatus (em 2014!!!)... affraid affraid affraid affraid

Depois de ler esta tua resposta resolvi ir ver o que se passava com os meus registos.

Tenho registos de baeticatus mas são relativamente poucos - apenas 12. Aqui está a lista:

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Baeti_10

Ora eu tenho (tinha?) centenas de registos de scirpaceus. Aparentemente, apenas 12 foram convertidos em baeticatus.

Olhando para a lista que coloquei acima, podemos ver que todos os registos são de Junho ou Julho.

Então e em relação aos outros meses? Eu tenho montes de registos noutros meses. Para responder a essa questão fui procurar listas minhas noutras datas. Encontrei por exemplo esta, de Maio de 1989:
http://ebird.org/ebird/view/checklist/S20438173
Ou esta, de Outubro de 1994:
http://ebird.org/ebird/portugal/view/checklist/S23450637

Conclusão (minha) de tudo isto:
- aparentemente presumiu-se que as aves observadas em Junho ou Julho são nidificantes, logo baeticatus;
- presumiu-se igualmente que as aves observadas noutros meses não são (não puderam ser) identificadas ao nível de espécie e foram alteradas para scirpaceus / baeticatus

Lindo serviço  Evil or Very Mad
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Lars Gonçalves Sáb Set 09, 2017 3:31 pm

isto deu uma borrada das grandes
Lars Gonçalves
Lars Gonçalves

Número de Mensagens : 514
Idade : 37
Local : Alvor - Portimão
Data de inscrição : 22/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por José Frade Sáb Set 09, 2017 3:46 pm

Pois eu das dezenas que tinha, fiquei com apenas um baeticatus e 2 scirpaceus... scratch scratch
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4789
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Set 09, 2017 3:48 pm

José Frade escreveu:Pois eu das dezenas que tinha, fiquei com apenas um baeticatus e 2 scirpaceus... scratch scratch

por curiosidade, os scirpaceus são de que datas?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Paulo Lemos Sáb Set 09, 2017 3:52 pm

Algum voluntário que saque e depois me passe esse programa que "faz barcoding" a partir de uma lista de espécies?
Dava-me jeito. É só exclusivo e-bird? Entrava já no site Very Happy.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Tissot Sáb Set 09, 2017 3:57 pm

Gonçalo Elias escreveu:
- aparentemente presumiu-se que as aves observadas em Junho ou Julho são nidificantes, logo baeticatus;
- presumiu-se igualmente que as aves observadas noutros meses não são (não puderam ser) identificadas ao nível de espécie e foram alteradas para scirpaceus / baeticatus

Lindo serviço  Evil or Very Mad

...os registos da 2ª quinzena de Julho passaram a scirpaceus/baeticatus.

...pelo que percebi, agora para registar no e Bird a espécie Acrocephalus baeticatus em Portugal, só durante o intervalo de 31 de Maio a 15 de Julho!!! pale
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Set 09, 2017 4:00 pm

Tissot escreveu:...os registos da 2ª quinzena de Julho passaram a scirpaceus/baeticatus.

ok não tinha percebido que a 2ª quinzena já estava como "sp." mas de facto os meus registos de baeticatus de Julho são todos da 1ª quinzena.

Tissot escreveu:...pelo que percebi, agora para registar no e Bird a espécie Acrocephalus baeticatus em Portugal, só durante o intervalo de 31 de Maio a 15 de Julho!!! pale

E para registar scirpaceus, quando será? Suspect
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por José Frade Sáb Set 09, 2017 4:08 pm

Gonçalo Elias escreveu:
José Frade escreveu:Pois eu das dezenas que tinha, fiquei com apenas um baeticatus e 2 scirpaceus... scratch scratch

por curiosidade, os scirpaceus são de que datas?

Ambos de Agosto deste ano.
José Frade
José Frade

Número de Mensagens : 4789
Idade : 57
Local : Parede
Data de inscrição : 04/08/2011

http://www.flickr.com/photos/j_frade/

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Set 09, 2017 4:15 pm

José Frade escreveu:Ambos de Agosto deste ano.

Foi o que calculei, os registos recentes (presumivelmente posteriores à "operação") não foram abrangidos.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Tissot Dom Set 10, 2017 8:50 am

Gonçalo Elias escreveu:
José Frade escreveu:Ambos de Agosto deste ano.

Foi o que calculei, os registos recentes (presumivelmente posteriores à "operação") não foram abrangidos.

...pois não sei quais os critérios...existem registos validados com simplesmente "Rouxinol-pequeno-dos-caniços Acrocephalus scirpaceus" e outros como "Rouxinol-pequeno-dos-caniços (scirpaceus) Acrocephalus scirpaceus scirpaceus" para o mês de Julho por exemplo e em anos anteriores a 2017.

Mas o mais incompreensível é uma lista inserida por mim em Salreu e depois partilhada com outras 3 pessoas...eu tenho 6 "Rouxinol-pequeno-dos-caniços/Rouxinol-dos-caniços-africano Acrocephalus scirpaceus/baeticatus" e os outros têm 6 "Rouxinol-pequeno-dos-caniços Acrocephalus scirpaceus"

a minha lista
http://ebird.org/ebird/view/checklist/S38696603

as outras
http://ebird.org/ebird/view/checklist/S38702582
http://ebird.org/ebird/view/checklist/S38709064
http://ebird.org/ebird/view/checklist/S38704492

... sinto-me novamente injustiçado.  Sad  Sad  Sad  Sad

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Calime11
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Set 10, 2017 9:00 am

Ah nesse caso a razão é mais ou menos óbvia: o pessoal do ebird não te grama Twisted Evil
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Tissot Dom Set 10, 2017 10:30 am

Gonçalo Elias escreveu:Ah nesse caso a razão é mais ou menos óbvia: o pessoal do ebird não te grama Twisted Evil

...já desconfiava!!! Very Happy Very Happy Very Happy
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por pedro121 Dom Set 10, 2017 11:43 am

Bom, tudo muito giro, mas não tem piada nenhuma, como os registos foram mudados automaticamente pela central agora temos um sarilho dos grandes com os registos das recapturas de aves anilhadas na europa...
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Set 10, 2017 12:05 pm

pedro121 escreveu:Bom, tudo muito giro, mas não tem piada nenhuma, como os registos foram mudados automaticamente pela central agora temos um sarilho dos grandes com os registos das recapturas de aves anilhadas na europa...

E mais: não existe (que eu saiba) forma simples de localizar todos os registos foram mudados.

Ou seja: eu consigo encontrar rapidamente (através da minha "lista vitalícia") todos os meus registos de Acrocephalus arundinaceus, com data e local. Mas não consigo encontrar os registos de Acrocephalus scirpaceus / baeticatus porque esses nem sequer aparecem na lista vitalícia. É como se estivessem no éter. A única forma de chegar a esses registos é pesquisar no mapa de distribuição de "Acrocephalus scirpaceus/baeticatus" e depois ir clicando nas centenas de balões que lá aparecem.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Tissot Dom Set 10, 2017 12:16 pm

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Bom, tudo muito giro, mas não tem piada nenhuma, como os registos foram mudados automaticamente pela central agora temos um sarilho dos grandes com os registos das recapturas de aves anilhadas na europa...

E mais: não existe (que eu saiba) forma simples de localizar todos os registos foram mudados.

Ou seja: eu consigo encontrar rapidamente (através da minha "lista vitalícia") todos os meus registos de Acrocephalus arundinaceus, com data e local. Mas não consigo encontrar os registos de Acrocephalus scirpaceus / baeticatus porque esses nem sequer aparecem na lista vitalícia. É como se estivessem no éter. A única forma de chegar a esses registos é pesquisar no mapa de distribuição de  "Acrocephalus scirpaceus/baeticatus" e depois ir clicando nas centenas de balões que lá aparecem.

...eu já tinha constatado esse problema, das dezenas de registos de Acr Sci agora só consigo identificar UM e é de baeticatus.

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Acro10

... e não, isto não tem piada nenhuma de facto.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Set 10, 2017 1:06 pm

Sai mais uma acha para a fogueira:

Ao pesquisar nos mapas,reparei que os registos Portugal, Espanha e Marrocos foram alterados para scirpaceus / baeticatus. Ou seja, presumiu-se que as aves não puderam ser identificadas ao nível de espécie (salvo as observações efectuadas em certas datas de Junho e Julho, conforme acima descrito).

No entanto, verifiquei que no caso dos países da África tropical, nomeadamente Quénia e Senegal, foram mantidos separados os registos de ambas as espécies, e não há registos de scirpaceus / baeticatus. Ou seja, presume-se que na faixa tropical (onde as nossas aves invernam) as identificações foram feitas sem problemas? A id. só é um problema nas zonas de nidificação mas não nas zonas de invernada? Que dualidade de critérios é esta?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por pedro121 Dom Set 10, 2017 1:54 pm

Gonçalo Elias escreveu:Mas não consigo encontrar os registos de Acrocephalus scirpaceus / baeticatus porque esses nem sequer aparecem na lista vitalícia. É como se estivessem no éter. A única forma de chegar a esses registos é pesquisar no mapa de distribuição de  "Acrocephalus scirpaceus/baeticatus" e depois ir clicando nas centenas de balões que lá aparecem.

Não, não é a única forma, os revisores podem dar com eles facilmente, não temos é depois maneira fácil de avisar os observadores, tem que ser lista a lista...

Pronto, é uma bela bosta, bem, a parte boa é que se entretanto se voltar atrás a central consegue resolver, a parte má é que agora toda a gente tem um problema, os observadores ficam com os seus registos encravados, os revisores não sabem o que fazer, espectáculo!

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Flávio Oliveira Qui Set 14, 2017 2:31 pm

Gonçalo Elias escreveu:Sai mais uma acha para a fogueira:

Ao pesquisar nos mapas,reparei que os registos Portugal, Espanha e Marrocos foram alterados para scirpaceus / baeticatus. Ou seja, presumiu-se que as aves não puderam ser identificadas ao nível de espécie (salvo as observações efectuadas em certas datas de Junho e Julho, conforme acima descrito).

Estive a olhar para o mapa de distribuição do A. baeticatus...
Estes bichos devem ter um sistema de localização ultra-avançado que lhes diz quando chegam à fronteira de Espanha com França. E nem se atrevem a cruzá-la  Evil or Very Mad
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Flávio Oliveira Qui Set 14, 2017 2:35 pm

Miguel Berkemeier escreveu:O que fazer relativamente a esta espécie no Ebird? Devemos em alguma situação registar esta espécie? Ou em todas as situações em que observamos estes Acrocephalus em Portugal registamos como Acrocephalus scirpaceus?

Esta pergunta é muito relevante, parece-me. E gostava de a ver respondida!

Do que tenho visto a malta continua a registar estes bichos como A. scirpaceus salvo raríssimas excepções. Tanto aqui como em Espanha...
Flávio Oliveira
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 605
Idade : 44
Local : Maia
Data de inscrição : 11/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Tissot Qui Set 14, 2017 2:51 pm

Flávio Oliveira escreveu:
Miguel Berkemeier escreveu:O que fazer relativamente a esta espécie no Ebird? Devemos em alguma situação registar esta espécie? Ou em todas as situações em que observamos estes Acrocephalus em Portugal registamos como Acrocephalus scirpaceus?

Esta pergunta é muito relevante, parece-me. E gostava de a ver respondida!

Do que tenho visto a malta continua a registar estes bichos como A. scirpaceus salvo raríssimas excepções. Tanto aqui como em Espanha...

...pois eu também gostaria de ter alguma orientação por parte dos revisores nacionais para este problema.
Tissot
Tissot

Número de Mensagens : 1462
Idade : 51
Local : Amadora-Alfragide
Data de inscrição : 06/04/2009

http://www.flickr.com/photos/matthiastissot/

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 2 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos