Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

+14
Flávio Oliveira
pedro121
Lars Gonçalves
patriciaeluis
João Tomás
Tissot
Miguel Berkemeier
HL
conspicillata
pedrocardia
PNicolau
José Frade
Paulo Lemos
Gonçalo Elias
18 participantes

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por pedro121 Sáb Fev 16, 2019 2:57 am

Gonçalo Elias escreveu:
Mas se o IOC considera o baeticatus e o bubo segue o IOC, o bubo deveria considerar o baeticatus... há aqui alguma coisa que me escapa...

Repara, IOC considera valido o split e a existência de Baeticatus como sendo um taxa valido, mas mostra-me por favor qualquer referencia seja de IOC ou não sobre a existência de Baeticatus cá.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por pedro121 Sáb Fev 16, 2019 2:58 am

PNicolau escreveu:IOC ou não esse split não só não faz sentido como não é sustentado em evidência. Logo não me choca que o CPR não o inclua na lista. Mas 1 caso não invalida uma entidade taxonómica.

Voces estão a confundir taxonomia com distribuição, e o que está em causa é a distribuição e não a taxonomia.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por PNicolau Sáb Fev 16, 2019 4:50 am

pedro121 escreveu:
PNicolau escreveu:IOC ou não esse split não só não faz sentido como não é sustentado em evidência. Logo não me choca que o CPR não o inclua na lista. Mas 1 caso não invalida uma entidade taxonómica.

Voces estão a confundir taxonomia com distribuição, e o que está em causa é a distribuição e não a taxonomia.
Ok verdade.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Fev 16, 2019 1:54 pm

PNicolau escreveu:IOC ou não esse split não só não faz sentido como não é sustentado em evidência. Logo não me choca que o CPR não o inclua na lista. Mas 1 caso não invalida uma entidade taxonómica.

Basicamente o que estás a dizer é que o CPR segue o IOC quando dá jeito e não segue quando não dá jeito.

Já vi esse filme a propósito do Pyrrhula murina Rolling Eyes

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
Mas se o IOC considera o baeticatus e o bubo segue o IOC, o bubo deveria considerar o baeticatus... há aqui alguma coisa que me escapa...

Repara, IOC considera valido o split e a existência de Baeticatus como sendo um taxa valido, mas mostra-me por favor qualquer referencia seja de IOC ou não sobre a existência de Baeticatus cá.

O ICO não só considera baeticatus um taxa válido, como considera que as populações ibéricas se chamam Acrocephalus baeticatus ambiguus.

pedro121 escreveu:Voces estão a confundir taxonomia com distribuição, e o que está em causa é a distribuição e não a taxonomia.

Então se tu achas que a questão não é taxonómica, que nome dás às populações que nidificam na Península Ibérica?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por pedro121 Sáb Fev 16, 2019 1:56 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Basicamente o que estás a dizer é que o CPR segue o IOC quando dá jeito e não segue quando não dá jeito.

Eu não estou a dizer nada disso, tu é que estás porque é o que te dá jeito.

Gonçalo Elias escreveu:

O ICO não só considera baeticatus um taxa válido, como considera que as populações ibéricas se chamam Acrocephalus baeticatus ambiguus.

E onde é que está essa referencia?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Fev 16, 2019 2:07 pm

pedro121 escreveu:Eu não estou a dizer nada disso, tu é que estás porque é o que te dá jeito.

Um grande LOL. A mim dá-me jeito para quê, exactamente? Laughing

E de qualquer forma eu não disse que tu tinhas dito nada disso, lê outra vez o post (desta vez com mais atenção) e verás que eu estava a citar o Nicolau.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por pedro121 Sáb Fev 16, 2019 3:59 pm

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Eu não estou a dizer nada disso, tu é que estás porque é o que te dá jeito.

Um grande LOL. A mim dá-me jeito para quê, exactamente? Laughing

E de qualquer forma eu não disse que tu tinhas dito nada disso, lê outra vez o post (desta vez com mais atenção) e verás que eu estava a citar o Nicolau.

Somos ambos Pedro... Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por pedro121 Sáb Fev 16, 2019 4:02 pm

Gonçalo Elias escreveu:Estes estudos feitos "às três pancadas" e com amostras muito incompletas faz-me lembrar o caso do sr francês que publicou na Ibis um artigo a propor o reconhecimento de duas subespécies de Phylloscopus ibericus com base numa data de informação errada e incompleta e em amostragens de validade muito duvidosa (ainda hoje estou para perceber como é que os referees da Ibis deixaram passar aquilo), artigo esse que em boa hora contestei e que - até ver - permitiu travar essa proposta alucinada e desprovida de sentido.

relembro a tua opinião sobre o artigo que causou está situação, não sei porque é que mudaste de opinião, mas eu mantenho a minha, enquanto um estudo sobre a distribuição dos taxas na PI não for feito, não há fundamento para mudar
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por PNicolau Sáb Fev 16, 2019 6:09 pm

Olsson et al. 2016 escreveu:Based on the fact that our data represent a single line of evidence of lineage divergence, and awaiting corroboration by independent data, we tentatively recommend the most conservative approach, considering all taxa as subspecies of A. scirpaceus.

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Eurasian-African-reed-warbler-complex
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Fev 17, 2019 2:48 pm

pedro121 escreveu:Somos ambos Pedro...  Very Happy Very Happy

Lê lá outra vez (agora com mais atenção) e vê lá onde é que eu escrevi Pedro.

pedro121 escreveu:relembro a tua opinião sobre o artigo que causou está situação, não sei porque é que mudaste de opinião, mas eu mantenho a minha, enquanto um estudo sobre a distribuição dos taxas na PI não for feito, não há fundamento para mudar

Há aí uma grande confusão.

Eu não mudei de opinião relativamente à questão que citaste. Tenho reservas quanto à validade científica desta proposta.

Também não pus em causa a tua opinião (tens obviamente direito a ela).

Mas uma coisa é a minha opinião, a tua opinião, ou a opinião de outro qualquer. E outra coisa muito diferente é a posição oficial do CPR. E a questão que eu levantei foi: qual é a posição do CPR sobre este assunto? Ou não tem posição? É que das duas uma: ou segue o IOC ou não segue o IOC. Ou será que segue uma espécie de IOC modificado?


Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por pedro121 Dom Fev 17, 2019 3:13 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Mas uma coisa é a minha opinião, a tua opinião, ou a opinião de outro qualquer. E outra coisa muito diferente é a posição oficial do CPR. E a questão que eu levantei foi: qual é a posição do CPR sobre este assunto? Ou não tem posição? É que das duas uma: ou segue o IOC ou não segue o IOC. Ou será que segue uma espécie de IOC modificado?

Quando o IOC se decidir. Como podes consultar na lista, a distribuição segundo o IOC dá para tudo na realidade, lendo o que lá está, pode ser interpretado como havendo os dois taxas na PI, ou só um, ou que na realidade ambiguus até pode ser scirpa, portanto a minha opinião pessoal (que não é a do CPR) é que não se põe o carro à frente dos bois.


E de resto eu tenho sempre problemas de ser obrigado a seguir cegamente qualquer posição, e este é um caso em que não se perde nada em esperar para ver o que acontece.

Mas uma posição será tomada quando sair a lista para PT, mesmo que essa posição seja esperar para ver.

De qualquer modo a confusão está instalada no eBird, e isso a mim parece-me mais serio do que saber se na lista ido CPR irá aparecer 1 ou dois taxas, neste momento no eBird os dados estão a ser introduzidos aleatoriamente em dois taxas separados, sem nenhum tipo de critério, e essa confusão vai ser muito chata de resolver.

Mas caro amigo, encantado da vida se forem dois taxas, ficaria 1 espécie mais próximo das 400 para PTc o que é muito agradável, e permitia-me atingir provavelmente essa meta em 2020. Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Fev 17, 2019 3:39 pm

Não se trata de seguir cegamente uma posição. É uma questão de coerência. Quando se decide adoptar uma lista, deve-se ser coerente com essa decisão.

O que li na lista do IOC é que eles consideram ambiguus "tentatively" parte do baeticatus. Ou entendi mal?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por pedro121 Dom Fev 17, 2019 4:00 pm

Gonçalo Elias escreveu:
O que li na lista do IOC é que eles consideram ambiguus "tentatively" parte do baeticatus. Ou entendi mal?

Correcto, ou seja, é para já, e provisoriamente incluído em baeticatus.

Eu interpreto isso como não sendo propriamente definitivo, ou sequer algo particularmente relevante, não há em lado nenhum dados que comprovem que as aves que criam cá sejam ambiguus, e mesmo que sejam, ainda há a questão de decidir se ambiguus é scirpa ou baeticatus, ou mesmo se é um taxa valido.

Perdoa-me mas eu pessoalmente não acho que esta questão possa ser resolvida sem estudos.

E de qualquer modo para já o CPR não tem que ter uma posição sobre a questão porque a lista está em preparação e antes do fecho da mesma tal não faz sentido. Pelo menos na minha opinião pessoal.







pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Fev 17, 2019 4:03 pm

Entendo a tua interpretação sobre a questão, que é legítima, mas mantenho a minha visão de que isto é uma questão de taxonomia e não apenas de distribuição. Poderemos dizer que é uma questão mal resolvida, mas não deixa de ser uma questão de taxonomia.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por PNicolau Dom Fev 17, 2019 4:07 pm

Gonçalo Elias escreveu:Entendo a tua interpretação sobre a questão, que é legítima, mas mantenho a minha visão de que isto é uma questão de taxonomia e não apenas de distribuição. Poderemos dizer que é uma questão mal resolvida, mas não deixa de ser uma questão de taxonomia.
Não havendo nenhum estudo ao longo da Costa Atlântica da Península Ibérica não há qualquer base para afirmar o que seja.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por pedro121 Dom Fev 17, 2019 4:11 pm

Gonçalo Elias escreveu:Entendo a tua interpretação sobre a questão, que é legítima, mas mantenho a minha visão de que isto é uma questão de taxonomia e não apenas de distribuição. Poderemos dizer que é uma questão mal resolvida, mas não deixa de ser uma questão de taxonomia.

Na realidade são duas as questões

1ª onde é na realidade colocado ambiguus se na realidade existir. Smile

2ª a parte da distribuição, qual é a distribuição de ambiguus? chega a Portugal? e a que zonas?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Fev 17, 2019 4:11 pm

PNicolau escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Entendo a tua interpretação sobre a questão, que é legítima, mas mantenho a minha visão de que isto é uma questão de taxonomia e não apenas de distribuição. Poderemos dizer que é uma questão mal resolvida, mas não deixa de ser uma questão de taxonomia.
Não havendo nenhum estudo ao longo da Costa Atlântica da Península Ibérica não há qualquer base para afirmar o que seja.

Repara: a partir do momento em que é aberta a possibilidade (ainda que sujeita a discussão / análise), de transferir as populações ibéricas de scirpa para baeti, isto passa a ser uma questão taxonómica.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por pedro121 Dom Fev 17, 2019 4:12 pm

ps: volto a dizer, encantado da vida que haja cá, ficava com 391. Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Fev 17, 2019 4:12 pm

pedro121 escreveu:Na realidade são duas as questões

1ª onde é na realidade colocado ambiguus se na realidade existir. Smile

2ª a parte da distribuição, qual é a distribuição de ambiguus? chega a Portugal? e a que zonas?

ok, isto é um bom resumo da questão. É simultaneamente uma questão taxonómica e de distribuição Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por pedro121 Dom Fev 17, 2019 4:16 pm

Gonçalo Elias escreveu:

Repara: a partir do momento em que é aberta a possibilidade (ainda que sujeita a discussão / análise), de transferir as populações ibéricas de scirpa para baeti, isto passa a ser uma questão taxonómica.

Os dados são basicamente das aves da Catalunha, mais de aves da costa mediterrânica, mas a distribuição não é uma discussão taxonomica, são duas questões separadas, isso para mim é muito óbvio, no limite as aves da Catalunha podem de facto ser africanas, mas a sua distribuição não se estender para PT
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por pedro121 Dom Fev 17, 2019 4:16 pm

Gonçalo Elias escreveu:
pedro121 escreveu:Na realidade são duas as questões

1ª onde é na realidade colocado ambiguus se na realidade existir. Smile

2ª a parte da distribuição, qual é a distribuição de ambiguus? chega a Portugal? e a que zonas?

ok, isto é um bom resumo da questão. É simultaneamente uma questão taxonómica e de distribuição Smile

Exacto.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Gonçalo Elias Ter maio 28, 2019 3:46 pm

João Tomás escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:Bem, eu tenho diversas listas em Espanha e hoje recebi um mail do revisor regional espanhol a dizer para mudar os meus registos de baeticatus para scirpaceus, pelo que percebi os espanhóis não concordam nada com este split e não querem registos de baeticatus.

Eu acho que em PT deveria ser igual Mad

Se calhar devia. Por exemplo o filtro de Huelva tem o baeticatus a zero o ano todo - uma forma de dizer "nós não temos cá disso".
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por pedro121 Qua maio 29, 2019 1:56 am

E o filtro da catalunha?
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Gonçalo Elias Qua maio 29, 2019 10:44 am

Não há filtro da Catalunha, há filtros provinciais para as quatro províncias da região e estão todos a zero.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Ago 16, 2019 3:07 am

Esta lista ilustra bem a dificuldade em lidar com este par de espécies.
https://ebird.org/view/checklist/S59015679

Está a alimentar crias / a nidificar? É baeticatus.
Não está a fazer nada disso? É scirpaceus.

A questão é deveras subjectiva...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus - Página 4 Empty Re: Acrocephalus scirpaceus / Acrocephalus baeticatus

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 4 de 5 Anterior  1, 2, 3, 4, 5  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos