Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

avistamento de abutre negro em Queluz

3 participantes

Ir para baixo

avistamento de abutre negro em Queluz Empty avistamento de abutre negro em Queluz

Mensagem por jose pascoal Dom Set 03, 2017 3:33 pm



Boa noite colegas do forum

Partilho uma informação interessante:

Hoje, dia 3-09, fui surpreendido em pleno jardim do palácio nacional de Queluz pelo avistamento de um abutre negro juvenil; envio fotos do inesquecível encontro.



Saudações ornitológicas

José Pascoal

José Pascoalavistamento de abutre negro em Queluz Abutre17
avistamento de abutre negro em Queluz Abutre18
avistamento de abutre negro em Queluz Abutre19

jose pascoal

Número de Mensagens : 14
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 12/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

avistamento de abutre negro em Queluz Empty Re: avistamento de abutre negro em Queluz

Mensagem por Paulo Lemos Dom Set 03, 2017 4:17 pm

Época de eleições, já se sabe...
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

avistamento de abutre negro em Queluz Empty Re: avistamento de abutre negro em Queluz

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Set 03, 2017 4:21 pm

Espectacular esta observação!

Creio que se trata do primeiro registo recente para o distrito de Lisboa.

Apenas tenho conhecimento de um registo anterior, mas este já antigo: 1 ind. em Colares (Sintra), no séc. XIX - este exemplar, presumivelmente capturado, terá sido conservado no Museu de Lisboa, que ardeu em 1978
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

avistamento de abutre negro em Queluz Empty Re: avistamento de abutre negro em Queluz

Mensagem por Paulo Lemos Dom Set 03, 2017 4:39 pm

Se ele andar muito insistentemente pelo Oeste, acaba definitivamente em terra (várias causas, inclusive fome). É só esperar.

Segundo me recordo, terá acontecido pelo menos 2x (ave enfraquecida).
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

avistamento de abutre negro em Queluz Empty Re: avistamento de abutre negro em Queluz

Mensagem por jose pascoal Dom Set 03, 2017 4:51 pm

Confesso que estou preocupado, oxalá tenha melhor sorte do que o congénere do sec XIX.


jose pascoal

Número de Mensagens : 14
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 12/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

avistamento de abutre negro em Queluz Empty Re: avistamento de abutre negro em Queluz

Mensagem por Paulo Lemos Dom Set 03, 2017 5:12 pm

O que vi há uns anos na Lagoa de Óbidos, parece ter sido antecedido ou seguido por mais observações, e acabou por terra dias depois mais a Norte (capturado para recuperação ainda vivo, se bem me recordo). Não sei se foi o mesmo animal, mas a probabilidade e a direcção em que seguia, confere...
Portanto, uma captura em 2017 pode significar sorte para o bicho, e não azar Smile.

Neste fim de Verão, tenho visto um numero superior de grandes rapinas, aparentemente de passagem mais a Oeste. Outra novidade, parece ser avistá-las mais sobre povoações. Apesar de nas caldas ser suspeito, pois há cada vez mais gaivotas presentes, que dão o alarme e ajudam na detecção.

Pelo menos 3 cobreiras na semana passada, sobre as Caldas (Centro de Saude/Modelo, CENCAL e Avenal) parecendo mirar o solo dos baldios e não exactamente subindo em círculos.
Será um pouco rebuscado, sugerir que devido as crescentes áreas ardidas no Verão, haverá mais presas junto do meio urbano e se vão habituando a isso? Naaa...
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

avistamento de abutre negro em Queluz Empty Re: avistamento de abutre negro em Queluz

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Set 03, 2017 5:12 pm

Relativamente à ave do séc. XIX, de momento não tenho comigo mais informação. Sei que vem citado neste trabalho:
Souza, J. A. 1869. Catálogo das Collecções Ornithologicas. Psittaci e Acciptres. Museu Nacional de Lisboa. Imprensa Nacional, Lisboa.

Pelo título do trabalho, seria um inventário daquilo que existia no museu. Presumo, sem qualquer certeza, que no museu houvesse informação sobre a origem da ave.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

avistamento de abutre negro em Queluz Empty Re: avistamento de abutre negro em Queluz

Mensagem por Gonçalo Elias Dom Set 03, 2017 5:15 pm

Paulo Lemos escreveu:Será um pouco rebuscado, sugerir que devido as crescentes áreas ardidas no Verão, haverá mais presas junto do meio urbano e se vão habituando a isso? Naaa...

Ainda hoje vi duas cobreiras pousadas em postes eléctricos bem no meio de uma vasta área que ardeu por completo durante este verão, concelho de Vila Velha de Ródão.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

avistamento de abutre negro em Queluz Empty Re: avistamento de abutre negro em Queluz

Mensagem por Paulo Lemos Dom Set 03, 2017 5:23 pm

Pois, eu também acho que, quando o que arde são prados e campos, muitas rapinas tiram vantagem. E os animais (que sobrevivem) ficam mais expostos e vulneráveis.
Aliás isso é quase "universal", bem como a procura dos próprios incêndios (onde são realmente endémicos), como estratégia de caça.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

avistamento de abutre negro em Queluz Empty Re: avistamento de abutre negro em Queluz

Mensagem por Paulo Lemos Dom Set 03, 2017 5:29 pm

De qq modo, é normal essas aves fazerem esperas em campo aberto Wink. Podendo ou não haver relação com áreas ardidas, mas sem duvida que sim com campo aberto.
E podiam ser aves inexperientes :p.
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

avistamento de abutre negro em Queluz Empty Re: avistamento de abutre negro em Queluz

Mensagem por Paulo Lemos Dom Set 03, 2017 5:43 pm

Por falar em rapinas pouco vistas no "Centro Oeste", aqui fica mais um pequeno "SPAM" (e já chega por esta semana, pois vou de férias uns dias) Very Happy.

Se conhecem alguns ninhos de vespa-comum no solo, visitem-nos e confiram que durante este mês, cerca de 1/3 a metade sucumbirá à migração de Pernis (sobrevivem umas obreiras e as rainhas e machos que fogem). Sobra um buraco no solo, uns restos de "papel" do ninho, e umas vespas adultas.
Já me aconteceu descobrir uns ninhos extra, ao surpreender aves que levantam a uns escassos 2-3 metros, para poisarem uns 10 mais adiante (sem temor). As que vejo nesta época, deslocam-se/pousam entre o coberto arborizado, em voo lento e leve. Podem pousar nos arbustos e ramos finos, baixo, difíceis de ver.
Os ninhos de vespa que mais encontro escavados e devorados, são tb em solo florestal (coberto de qq altura, e até semi-fechado), em matos densos e até eucaliptal ou pinhal.

Hasta!
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

avistamento de abutre negro em Queluz Empty Re: avistamento de abutre negro em Queluz

Mensagem por jose pascoal Seg Set 04, 2017 7:09 am

Obrigado ao Gonçalo e ao Paulo por todas essas informações valiosas, vou andar atento aos ninhos de vespas...

jose pascoal

Número de Mensagens : 14
Idade : 56
Local : Lisboa
Data de inscrição : 12/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

avistamento de abutre negro em Queluz Empty Re: avistamento de abutre negro em Queluz

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos