Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sons que se confundem

+3
pedrocardia
João Tomás
Gonçalo Elias
7 participantes

Ir para baixo

Sons que se confundem Empty Sons que se confundem

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Out 20, 2017 3:06 pm

Abro este tópico para partilharmos situações referentes a sons que suscitam dificuldades de identificação, assim como técnicas que ultrapassar essas dificuldades.

Começo por partilhar duas situações que me causam problemas há muitos anos:

- Parus major / Cyanistes caeruleus - ambas as espécies têm um repertório muito variado, mas há um chamamento anasalado, algo tipo "tché-hé-hé-hé-hé-hééé-hééé" que ambas as espécies fazem e que não consigo distinguir com segurança.

- Calidris alba / Calidris minuta / Charadrius alexandrinus - as três espécies produzem chamamentos monossilábicos em voo, acho todos muito parecidos e ainda não encontrei uma forma de os separar auditivamente.

Quaisquer sugestões são bem-vindas Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sons que se confundem Empty Re: Sons que se confundem

Mensagem por João Tomás Sex Out 20, 2017 5:09 pm

Gonçalo Elias escreveu:Parus major / Cyanistes caeruleus - ambas as espécies têm um repertório muito variado, mas há um chamamento anasalado, algo tipo "tché-hé-hé-hé-hé-hééé-hééé" que ambas as espécies fazem e que não consigo distinguir com segurança.

Eu acho que sei ao que te referes mas penso que seja o Parus major a tentar ser um Cyanistes caeruleus x)

Quanto à questão em causa tenho de pensar Smile depois coloco aqui o meu contributo!
João Tomás
João Tomás

Número de Mensagens : 4570
Idade : 33
Local : Batalha
Data de inscrição : 26/12/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sons que se confundem Empty Re: Sons que se confundem

Mensagem por pedrocardia Sex Out 20, 2017 5:41 pm

Olá,

Não é bem no espírito original da ideia do Gonçalo mas não resisto a deixar aqui as minhas "lutas" de identificação de sons em ambiente urbano (Porto):

Estorninhos vs gruas de construção civil: há gruas de construção que emitem um ruído semelhante a uma vocalização de estorninho. Ou serão os estorninhos a imitar gruas ...

Serinus serinus vs motor diesel de autocarro

Há mais, mas só me lembro destes exemplos agora.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 845
Data de inscrição : 26/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sons que se confundem Empty Re: Sons que se confundem

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Out 21, 2017 6:40 am

João Tomás escreveu:Eu acho que sei ao que te referes mas penso que seja o Parus major a tentar ser um Cyanistes caeruleus x)

Nem sempre! Eu quando ouço o som vou atrás dele para descobrir o emissor e umas vezes é real e outras azul!
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sons que se confundem Empty Re: Sons que se confundem

Mensagem por Agostinho_MRCM Sáb Out 21, 2017 7:22 am

pedrocardia escreveu:Olá,

Não é bem no espírito original da ideia do Gonçalo mas não resisto a deixar aqui as minhas "lutas" de identificação de sons em ambiente urbano (Porto):

Estorninhos vs gruas de construção civil: há gruas de construção que emitem um ruído semelhante a uma vocalização de estorninho. Ou serão os estorninhos a imitar gruas ...

Serinus serinus vs motor diesel de autocarro

Há mais, mas só me lembro destes exemplos agora.

Pedro Cardia

lol!
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 448
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sons que se confundem Empty Re: Sons que se confundem

Mensagem por Paulo Lemos Sex Out 27, 2017 12:01 am

Há um montão de anos, o corvo terá sido mais abundante e regular pedreiras do concelho de Óbidos, como nidificante. Duas delas situam-se junto a estradas, e nestas há curvas que, conforme o transito, podem complicar a passagem de camiões grandes.
Camiões grandes, têm grandes buzinas. E "o" corvo imitava-as na perfeição Very Happy.

Mas a melhor historia é desde fim de semana. Uma estrelinha vocalizava mesmo por cima de mim (ambos estavamos cima de um medronheiro). O mais estranho é o tom grave do bicho, parecendo um suspiro humano! Ela" "treinava e "inventava" vários sons muito baixinho, mas em voz grossa.
Eu estava realmente com um pouco de "catarro", portanto era mais um coro a 2... Terá ela tentado imitar-me??!
Paulo Lemos
Paulo Lemos

Número de Mensagens : 1656
Local : Caldas da Rainha
Data de inscrição : 29/01/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Sons que se confundem Empty Re: Sons que se confundem

Mensagem por Helder Vieira Sex Out 27, 2017 3:15 am

Excelente tópico  cheers

Gonçalo Elias escreveu:
- Parus major / Cyanistes caeruleus - ambas as espécies têm um repertório muito variado, mas há um chamamento anasalado, algo tipo "tché-hé-hé-hé-hé-hééé-hééé" que ambas as espécies fazem e que não consigo distinguir com segurança.

Concordo contigo, nem sempre consigo distinguir, mas se estiveres atento hás-de reparar que o do Cya cae é, muitas das vezes (nem sempre), ascendente no final, com um toque mais agressivo.

Como comparação:
Cya cae
Par maj
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sons que se confundem Empty Re: Sons que se confundem

Mensagem por Helder Vieira Sex Out 27, 2017 3:30 am

- Parus major / Fringilla coelebs - ambas as espécies têm um call muito idêntico e, particularmente no inverno quando os tentilhões aparecem em locais não habituais na nidificação, nem sempre consigo perceber se é um ou outro que está escondido na copa de determinada árvore. Refiro-me a algo tipo "tchiiim, tchiim-tchiim".

- Saxicola rubicola / Phoenichuros ochruros  - ambas as espécies têm um alarme idêntico, no caso dos rabirruivos usado pelas fêmeas (e machos?!) e juvenis nidífugos. Refiro-me ao "tssii tchep - tssiii chep - tssii chep chep". Nem sempre é fácil perceber de quem se trata, embora nestes casos as aves costumam estar bem expostas.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sons que se confundem Empty Re: Sons que se confundem

Mensagem por Helder Vieira Sex Out 27, 2017 3:45 am

- Fringilla coelebs / Luscinia megarhyncos - ambos produzem um chamamento idêntico, um "buuuiit". No caso dos tentilhões costumo ouvi-lo mais na época de nidificação, e o rouxinol na passagem pós-nupcial (embora já tenha ouvido em Maio).

- Apus apus / Apus pallidus - desde há muito que tinha curiosidade, e frustração, por não conseguir distinguir as espécies. Hoje acho que consigo, mas nem sempre é fácil. Lembro-me que foi com o Matthias que se "deu o clic", no ano passado (agosto) na Murtosa. O preto faz um "ssrrrriiim srrriiim" ascendente, e o pálido começa por ser ascendente com uma quebra quase no fim mas voltando logo a subir. Algo assim "ssrriiiiuuii ssrrriiiiuuiii" (ou sssrrrriiii-uu-iiii).
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sons que se confundem Empty Re: Sons que se confundem

Mensagem por Helder Vieira Sex Out 27, 2017 4:04 am

- Sylvia atricapilla / Sylvia borin - para mim o clássico da confusão. A 1ª com sons mais agudos, mais flautados, mas no campo... pfffffffffff. O Ricardo Melo já me tentou explicar uma semelhança final (no caso da borin) com o Fringilla coelebs, mas continuo a ter imensa dificuladade. De notar que borin a cantar, visível, só vi uma vez e aprender com gravações não é a mesma coisa.
Dicas e mnemónicas serão bem vindas Smile
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Sons que se confundem Empty Re: Sons que se confundem

Mensagem por Gonçalo Elias Sáb Abr 14, 2018 12:47 pm

Hoje ou vi um som que me parecia chapim-azul mas com já referi acima nem sempre tenho a certeza se é essa a espécie e quando isso acontece vou procurar a ave para confirmar visualmente.

Para minha surpresa, o som hoje não vinha de um chapim-real nem de um azul mas sim de um chapim-de-poupa affraid - nunca tinha ouvido este som e a ave repetiu-o por diversas vezes, mesmo à tinha frente, qualquer coisa como ti-ti-ti-ti-tu, sendo de do primeiro para o segundo desce, para o terceiro sobe, para o quarto desce novamente e para o quinto desce ainda mais... o som tinha a sonoridade de um caeruleus, sem qualquer nota enrolada...
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sons que se confundem Empty Re: Sons que se confundem

Mensagem por Agostinho_MRCM Qui maio 10, 2018 10:12 am

Não sei se este é exatamente o local correto pois trata-se de uma imitação, mas a semana passada um cartaxo ao voar por cima de mim imitava claramente uma cotovia-de-poupa com um som que associo de alerta.
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 448
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sons que se confundem Empty Re: Sons que se confundem

Mensagem por Agostinho_MRCM Qua Jan 02, 2019 5:54 am

Mais uma dúvida. Recentemente junto À minha janela vi uma alvéola-branca a emitir um som que sempre associei ao melro. Agora não sei se andei este tempo todo enganado ou se se tratava de uma imitação.
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 448
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sons que se confundem Empty Re: Sons que se confundem

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jan 02, 2019 4:15 pm

hum... consegues descrever um pouco o som?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sons que se confundem Empty Re: Sons que se confundem

Mensagem por Agostinho_MRCM Qui Jan 03, 2019 7:26 am

https://vocaroo.com/i/s1FTiFGnEP6J

15s (isto é um som de um melro do Bird Songs- Britain & Europe - J. Roché)

Seria um som estranho para uma alvéola, por isso ou trata-se de uma imitação ou estava algures um melro bastante escondido.
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 448
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sons que se confundem Empty Re: Sons que se confundem

Mensagem por PNicolau Qui Jan 03, 2019 11:25 am

Motacilla alba não faz qualquer som parecido com esse, pelo menos para mim. Devia ser outra ave a vocalizar por trás, creio.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sons que se confundem Empty Re: Sons que se confundem

Mensagem por Agostinho_MRCM Sex Jan 04, 2019 9:08 am

Isto dos sons já é difícil, então com as imitações é o caos.

Leva-me a perguntar se é possível, ou já foram registadas, imitações de aves que não existam numa determinada zona, ou ainda, imitações de aves que não é suposto existirem numa determinada época do ano. Tipo um melro a imitar uma ferreirinha em Abril.
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 448
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sons que se confundem Empty Re: Sons que se confundem

Mensagem por Gonçalo Elias Sex Jan 04, 2019 10:08 am

Agostinho_MRCM escreveu:Isto dos sons já é difícil, então com as imitações é o caos.

Leva-me a perguntar se é possível, ou já foram registadas, imitações de aves que não existam numa determinada zona, ou ainda, imitações de aves que não é suposto existirem numa determinada época do ano. Tipo um melro a imitar uma ferreirinha em Abril.

As aves migradoras podem imitar sons que aprenderam noutras regiões, por exemplo nos territórios de invernada.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25574
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Sons que se confundem Empty Re: Sons que se confundem

Mensagem por Agostinho_MRCM Sáb Jan 05, 2019 7:15 am

Obrigado pela dica Gonçalo.
Agostinho_MRCM
Agostinho_MRCM

Número de Mensagens : 448
Idade : 38
Data de inscrição : 16/05/2014

Ir para o topo Ir para baixo

Sons que se confundem Empty Re: Sons que se confundem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos