Opinião - P900 ou ZEISS DiaScope 85 T* com DSLR D3400

Ir em baixo

Opinião - P900 ou ZEISS DiaScope 85 T* com DSLR D3400

Mensagem por pasb em Qua Nov 08, 2017 10:14 am

Boas!
Pretendo tirar fotos de melhor qualidade de aves a distancias significativas já que a maioria das minhas observações são na lagoa de Óbidos.
Considerando que tenho um ZEISS DiaScope 85 T* com adaptador para maquina fotográfica DSLR Nikon (mas ainda não tenho a maquina) e que não pretendia gastar mais do que 500€, qual das duas opções vos parece melhor? Comprar uma P900 com a vantagem de ser mais flexível ou optar pela D3400, com melhor qualidade de imagem?

Com o adaptador transformo o Zeiss numa teleobjectiva de 1000 mm, com abertura fixa de f12.

Obrigado.

pasb

Número de Mensagens : 71

Re: Opinião - P900 ou ZEISS DiaScope 85 T* com DSLR D3400

Mensagem por pedro121 em Qua Jan 10, 2018 3:53 am

P900, não sei é se consegues arranjar uma a menos de 500€ e isto porque se te aparece um passeriforme fixe vais ficar agarrado já que com digiscoping não te safas.

Por outro lado se arranjares um D3400 muito barata, porque não?
pedro121

Número de Mensagens : 12349
Local : Obidos

Mensagem por pasb em Qua Jan 31, 2018 9:02 am

Olá Pedro,

Acabei por comprar uma P900, em promoção na Amazon, por menos de 500€.
Fiz algumas experiencias com uma D7200 e não fiquei fã. A P900 é muito flexivel e para tirar fotos enquanto caminho é excelente.

Obrigado,

PB

pasb

Mensagem por Helder Vieira em Qua Jan 31, 2018 10:16 am

pasb escreveu:Olá Pedro,

Acabei por comprar uma P900, em promoção na Amazon, por menos de 500€.
Fiz algumas experiencias com uma D7200 e não fiquei fã. A P900 é muito flexivel e para tirar fotos enquanto caminho é excelente.

Obrigado,

PB

No seguimento de discussão no tópico ao lado, fazes fotos com ou sem tripé? Sentes necessidade de tripé com zoom mais elevado?
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3465
Local : Maia

Mensagem por Daniel Raposo em Qui Fev 01, 2018 2:52 am

Helder Vieira escreveu:No seguimento de discussão no tópico ao lado, fazes fotos com ou sem tripé? Sentes necessidade de tripé com zoom mais elevado?

Eu tenho a P900 há mais de 2 anos e sinceramente só sinto necessidade de tripé em condições de má luz ou para fazer filmagens com o zoom muito elevado.
Daniel Raposo

Número de Mensagens : 160
Local : Seixal/Cercal do Alentejo

http://bicho-do-mato.blogs.sapo.pt/

Mensagem por Helder Vieira em Qui Fev 01, 2018 3:26 am

Daniel Raposo escreveu:
Helder Vieira escreveu:No seguimento de discussão no tópico ao lado, fazes fotos com ou sem tripé? Sentes necessidade de tripé com zoom mais elevado?

Eu tenho a P900 há mais de 2 anos e sinceramente só sinto necessidade de tripé em condições de má luz ou para fazer filmagens com o zoom muito elevado.

Obrigado pelo feedback.
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3465
Local : Maia

Mensagem por pedro121 em Qua Jul 11, 2018 2:00 pm

Helder Vieira escreveu:
Daniel Raposo escreveu:

Obrigado pelo feedback.

O digiscoping já estava morto, mas agora está enterrado...

https://www.dpreview.com/products/nikon/compacts/nikon_cpp1000
pedro121

Número de Mensagens : 12349
Local : Obidos

Mensagem por Rui Figueiredo em Qui Jul 12, 2018 4:11 am

Volto a ficar interessado nestes assuntos...

Rui Figueiredo

Número de Mensagens : 434
Local : Lisboa/Porto/Faro

Mensagem por pasb em Seg Out 15, 2018 9:17 am

Olá Hélder,

Ao fim de alguns meses de utilização da P900 estou fã.
Como o Pedro referiu, nota-se a questão da luz (logo não é a melhor maquina para tirar fotos para revistas…), em relação a tirar fotos a aves em movimento também fiquei um pouco desiludido, mas aquele zoom é fantástico. E como disse o Pedro, é muito melhor para “apanhar” passeriformes enquanto vais andado.

Por exemplo a foto da toutinegra que está no tópico “pedidos de id”, ia a andar, com o tripé do telescópio debaixo do braço e a mochila às cotas e a P900 ao pescoço, ligada, vi uma ave voar de um caniçal para outro, parei peguei na P900 com uma mão, apontei para o sitio onde tinha visto a ave “aterrar”, puxei o zoom e disparei, já não consegui tirar uma 2º foto, a toutinegra já tinha ido embora.
Tendo em conta o que pretendia, estou muito contente com a P900, já olhei para o preço (e especificações) da P1000 mas sem ver uma ao vivo para comparar no terreno não vou mudar.

https://cameradecision.com/compare/Nikon-Coolpix-P900-vs-Nikon-Coolpix-P1000
“Nikon P1000 has a higher Overall Score thanks to its better image quality and more features compared to Nikon P900. On the other hand the Nikon P900 beats Nikon P1000 in two significant areas: Value for Money and Compactness.
If you are a price conscious buyer and looking for a small and relatively low priced camera where you can take everywhere with you, Nikon P900 is the right choice for you.
If you are after the better photographic performance with all the advanced features, definitely get the Nikon P1000”

Para o que pretendia, parece-me que a P900 é um bom compromisso, entre qualidade, zoom e facilidade de utilização, todas as fotos que estão no fórum após Janeiro de 2018 foram tiradas em modo automático, com focagem automática e sem retoque, estão como saíram da maquina, apenas foram ampliadas (e algumas foram tiradas a distancias significativas).
Por exemplo tem qualidade suficiente para distinguir os caracteres das anilhas das aves e para perceber as pequenas diferenças entre aves a distancias significativas, actualmente fotografo quase a totalidade dos avistamentos (por espécie), ainda no sábado fui à lagoa de Óbidos e tirei n fotos a grupo de aves (andava a tentar “apanhar” flamingos e colhereiros anilhados), ao ampliar fotos em casa apercebi-me de espécies que não tinha reparado com o telescópio.  

PB

pasb

Mensagem por Rui Figueiredo em Seg Nov 05, 2018 9:33 am

Voltando a este tópico já alguém meteu a mão na P1000?
Opiniões?

Muito obrigado

Rui Figueiredo

Mensagem por Teresa C em Qua Nov 07, 2018 10:36 am

Olá Rui, cá vai a minha avaliação da P1000 depois de 2 meses de utilização.

Contras:
- o preço não é muito simpático para uma bridge
- o peso é substancial, e um retrocesso significativo em relação à P900 (para mim a portabilidade é a 2ª grande virtude da P900, sendo a 1ª o zoom);
- o tamanho também não é simpático, em comparação com a P900 é mesmo um 'trambolhozito';
- as fotos em vôo continuam a ser um desafio (mas há uma melhoria);
- … e acho que ficamos por aqui! tudo o resto é significativamente melhor que na P900.

Prós:
- o zoom é mesmo uma bomba, mesmo em comparação com a P900. Requer habituação, claro, porque apesar de haver também uma clara melhoria no estabilizador de imagem é fácil perder a percepção de quanto nos estamos a 'esticar'  Smile
- a qualidade de imagem é outra bomba, eu diria que é a maior surpresa. Se a distância é curta, os pormenores são quase perfeitos quanto a mim;
- o foco melhorou bastante também, sinceramente não sei se tem mais pontos de focagem mas a verdade é que se tornou bem mais fácil focar uma ave com ervas ou ramos à frente;
- o vídeo é muito bom também, 4K e vê-se que é;
- tem muito mais modos pré-programados, o que dá sempre jeito;
- tem um acessório de 'ponto de mira' que recebi recentemente, ainda não testei, mas que supostamente vai ajudar na focagem em vôo;
- também tem um comando remoto Bluetooth que dá jeito quando se estica o zoom.

Concluindo, o meu balanço é claramente positivo. Tenho pena de ter perdido a portabilidade, sem dúvida, mas a diferença paga-se também sem dúvida na qualidade das fotos.

Seguem 2 fotos sem tratamento, a 1ª tirada a cerca de 600m com recurso ao zoom digital (não na totalidade, talvez metade) e a 2ª a uns 7-10m da ave, em ambas apoiada na janela do carro.

Cumprimentos,
Teresa

Teresa C

Número de Mensagens : 1535

Mensagem por Rui Figueiredo em Qua Nov 07, 2018 12:18 pm

Cara Teresa muito obrigado pelo feedback.
Tenho de tentar testar para conseguir avaliar com mais segurança.

Rui Figueiredo

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: