Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ID Gaivota VI

+2
PNicolau
Gilberto Pinelas
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty ID Gaivota VI

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Jan 02, 2018 11:28 am

Sesimbra, 31 de dezembro de 2017

Desde já grato pela ajuda.

ID Gaivota VI IMG_6053

ID Gaivota VI IMG_6061
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por PNicolau Ter Jan 02, 2018 12:55 pm

Para mim fuscus
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 02, 2018 1:55 pm

porque não micha?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Jan 03, 2018 8:27 am

PNicolau escreveu:Para mim fuscus

Olá, Pedro.

Aceito perfeitamente e naturalmente a tua opinião, mas eu descartaria “fuscus”. Se reparares, de um modo geral e em termos de plumagem, salvo exceções/variações que ocorrem em todas as espécies de gaivotas, como tu sabes bem e melhor que eu, o padrão de “fuscus”, neste caso um 1 cy, assenta maioritariamente em tons mais escuros e contrastantes. Entre outros pormenores, nesta ave em que as coberturas da asa e terciárias são ainda juvenis, as escapulares que já são de 2ª geração, encerram de facto um núcleo (âncoras ou…) mais escuro sobre uma base cinza pálida, mas também ele demasiado pálido ou pouco contrastante para “fuscus”, para além de que, na minha opinião, repito, a cabeça, apesar do bico e a estrutura da mesma encaixar na espécie, é demasiado branca ou pouco “suja” para um 1 cy, assim como o estriado do pescoço me parece fino, pálido e pouco marcante. Estruturalmente também me parece que esta ave é um pouco mais que “fuscus”. Pena que, na foto, se apresente numa postura descontraída e não consiga mostrar-nos fidedignamente a sua estrutura, as suas linhas, de forma a permitir outra apreciação, sobretudo, para quem a não viu “in loco”.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Jan 03, 2018 8:29 am

Gonçalo Elias escreveu:porque não micha?

Olá, Gonçalo.

Sim, tem de facto, na minha opinião, pelo menos uma característica que encaixa em “michahellis”, e que se relaciona com o padrão das escapulares. As “âncoras” parecem-me bem definidas, mas, em contrapartida, são também elas pouco contrastantes o que também não abona muito.

Relativamente a outros pormenores, a cabeça em termos de cor e “sujidade” apresentada em torno do olho, assim como o riscado discreto/suave quase impercetível, também me parece encaixar na espécie, todavia, há um pormenor que não me parece desta feita encaixar, e que é o facto do bico ser delicado, paralelo, demasiado marmoreado, não ser robusto, não ter um angulo óbvio, assim como a cabeça também parecer demasiado pequena e pouco angulada.

Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por pedro121 Qua Jan 03, 2018 9:02 am

Gonçalo Elias escreveu:porque não micha?

Por ser em Sesimbra? 99% são fuscus? mas ok, também há michas. falando a serio não sei, para mim fica como fuscus/micha, com fotos deste ângulo não dá para ver algumas coisas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Jan 03, 2018 11:19 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:porque não micha?

Por ser em Sesimbra? 99% são fuscus? mas ok, também há michas. falando a serio não sei, para mim fica como fuscus/micha, com fotos deste ângulo não dá para ver algumas coisas.  

Não, Pedro, faltava estabelecer a comparação interessante com “cáspia”, não esquecendo que se trata de uma de 2 cy e outra de 1 cy.

Repare-se no pormenor das terciárias de uma e outra ave, mesmo sabendo que as de 1 cy estão desgastadas. E repare-se no padrão das escapulares…

2 CY

ID Gaivota VI Cachin_1

1 CY

ID Gaivota VI Cachin_2
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Jan 03, 2018 12:59 pm

pedro121 escreveu:Por ser em Sesimbra? 99% são fuscus? mas ok, também há michas. falando a serio não sei, para mim fica como fuscus/micha, com fotos deste ângulo não dá para ver algumas coisas.  

não vou a sesimbra há muito tempo mas tenho ideia que, tal como na maioria dos portos, há uma % significativa de michas
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por Gilberto Pinelas Qui Jan 04, 2018 2:08 am

Sim, há sempre algumas mas maioritariamente são "asas-pretas".
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por pedro121 Qui Jan 04, 2018 2:33 am

Gonçalo Elias escreveu:
não vou a sesimbra há muito tempo mas tenho ideia que, tal como na maioria dos portos, há uma % significativa de michas

Pelo menos no inverno as michas são uma minoria, faz um grande contraste com Peniche em que as Michas são a maioria.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por Gilberto Pinelas Qui Jan 04, 2018 3:37 am

pedro121 escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:
não vou a sesimbra há muito tempo mas tenho ideia que, tal como na maioria dos portos, há uma % significativa de michas

Pelo menos no inverno as michas são uma minoria, faz um grande contraste com Peniche em que as Michas são a maioria.  

Pois, estão em casa Very Happy
Mas olha que tenho umas quantas para enviar á Lurdes e ao Nuno, todas elas apanhadas no fim do ano em Sesimbra.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por pedro121 Qui Jan 04, 2018 4:16 am

Gilberto Pinelas escreveu:

Pois, estão em casa Very Happy
Mas olha que tenho umas quantas para enviar á Lurdes e ao Nuno, todas elas apanhadas no fim do ano em Sesimbra.

Sim, repara que isso tem a ver também com a maneira como a pesca é feita, os barcos de pesca não desembarcam o pescado sempre no porto de origem, só os das artes locais o fazem, os outros fazem percursos na costa e desembarcam em outros portos, isso quer dizer que um barco pode sair de Peniche e desembarcar em Sesimbra, no caminho transporta as gaivotas que o seguem.

Por isso é que há muita movimentação de gaivotas ao longo da costa, para cima e para baixo há medida que seguem os barcos.

Mas nem todas o fazem, as marinus e as hyperboreus pelo menos em Peniche apostam nos rejeitados da Docapesca, como tem vantagens competitivas podem esperar por essas sobras porque estão sempre safas.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por Gilberto Pinelas Qui Jan 04, 2018 5:28 am

Concordo plenamente contigo, Pedro.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Jan 09, 2018 7:02 am

Bom, seguindo novamente o conselho do Gonçalo Elias, e até para consolidar a minha aprendizagem, tomei a liberdade de pedir uma opinião ao Peter Stewart acerca da “ID” desta jovem gaivota e, eis que, segundo a opinião do mesmo, esta ave apresenta de facto características que nos remetem para “Larus cachinnans”.

ID Gaivota VI Cachinnans_1cy

Visto isto, Pedro, brevemente irás receber outro e-mail…

Para encerrar este capítulo, resta-me agradecer a todos os colegas de fórum que deram a sua opinião, a sua contribuição neste propósito. Obrigado.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por PNicolau Ter Jan 09, 2018 7:38 am

Bem, pessoalmente embora perceba porque a gaivota pode dar ar de cachinnans, estruturalmente parece-me errada.

Se queres opiniões realmente qualificadas devias aceder ao grupo 'Western Palearctic Gulls" no Facebook onde estão os pesos pesados de identificação de gaivotas no WP.

Infelizmente muitos anilhadores identificam mal gaivotas mesmo na mão.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por Helder Vieira Ter Jan 09, 2018 9:36 am

Peço desculpa de meter o bedelho, mas, Gilberto, não estarás a enviesar a resposta quando sugestionas na pergunta?
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Jan 09, 2018 10:04 am

PNicolau escreveu:Bem, pessoalmente embora perceba porque a gaivota pode dar ar de cachinnans, estruturalmente parece-me errada.

Se queres opiniões realmente qualificadas devias aceder ao grupo 'Western Palearctic Gulls" no Facebook onde estão os pesos pesados de identificação de gaivotas no WP.

Infelizmente muitos anilhadores identificam mal gaivotas mesmo na mão.

Olá, PNicolau.

Aceito perfeitamente a tua opinião, mas, pessoalmente, até acho que, estruturalmente, esta ave encaixa muito bem na espécie. Possivelmente, a não ser que queiras desenvolver um bocadinho a tua opinião acerca do pormenor invocado, a posição em que ave se encontra, numa posição descontraída, pois acabara de cuidar das penas, com as asas um pouco descaídas e que acabam por tapar as pernas, a cabeça baixa relativamente colada ao tronco, levou-te a crer que, a mesma, estará estruturalmente errada. Sinceramente não vejo outra coisa, outro motivo, que te tenha levado a essa perceção.

Há uma coisa que o Pedro Ramalho me ensinou e é bem verdade, e que, por estas ou por outras palavras, está relacionado com o seguinte: “foca-te e ou insiste naquilo que te chama logo a atenção…”. E de facto, mesmo com algumas semelhanças que esta ave possa comportar e ou encerrar em si mesma relativamente a outras espécies, esta de facto chamou-me a atenção. Agora, repito, se o “CPR” valida ou não, é outra coisa e cá estamos serenamente para encaixar a sua decisão.

Obrigado também pela tua colaboração e atenção neste propósito, PNicolau, pois para mim será sempre salutar e de enaltecer este tipo de postura.


Última edição por Gilberto Pinelas em Ter Jan 09, 2018 10:09 am, editado 1 vez(es)
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Jan 09, 2018 10:06 am

Helder Vieira escreveu:Peço desculpa de meter o bedelho, mas, Gilberto, não estarás a enviesar a resposta quando sugestionas na pergunta?

Peço desculpa, Hélder, mas não percebi, podes explicar melhor?
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por Helder Vieira Ter Jan 09, 2018 10:21 am

Gilberto Pinelas escreveu:
Helder Vieira escreveu:Peço desculpa de meter o bedelho, mas, Gilberto, não estarás a enviesar a resposta quando sugestionas na pergunta?

Peço desculpa, Hélder, mas não percebi, podes explicar melhor?

Gilberto, acho que é um erro, e também já caí nele.
Perguntar a alguém, presumivelmente entendido (seja no que for), opinião sobre algo, quando já estamos a dar a entender aquilo que achámos que é (ou , acima de tudo, que gostávamos que fosse!) pode, mesmo que inconscientemente, sugestionar o parecer, e a resposta, dessa pessoa.
O que eu quero dizer é que é diferente perguntar “Peter, que gaivota é esta?”, de “Peter, que gaivota é esta que me faz lembrar uma cachinans de outra foto”.
É a minha opinião 🙂
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Jan 09, 2018 10:33 am

Helder Vieira escreveu:
Gilberto Pinelas escreveu:
Helder Vieira escreveu:Peço desculpa de meter o bedelho, mas, Gilberto, não estarás a enviesar a resposta quando sugestionas na pergunta?

Peço desculpa, Hélder, mas não percebi, podes explicar melhor?

Gilberto, acho que é um erro, e também já caí nele.
Perguntar a alguém, presumivelmente entendido (seja no que for), opinião sobre algo, quando já estamos a dar a entender aquilo que achámos que é (ou , acima de tudo, que gostávamos que fosse!) pode, mesmo que inconscientemente, sugestionar o parecer, e a resposta, dessa pessoa.
O que eu quero dizer é que é diferente perguntar “Peter, que gaivota é esta?”, de “Peter, que gaivota é esta que me faz lembrar uma cachinans de outra foto”.
É a minha opinião 🙂

Ah, agora compreendi e desde já agradeço a tua explicação, Hélder.
Sim, compreendo aquilo que queres dizer e até aceito a tua interpretação, no entanto, fi-lo espontaneamente, sem "truques na manga" ou sem essa intenção, até porque, se o tivesse feito, eventualmente não vos teria mostrado o e-mail na integra. Mas compreendo e aceito a tua opinião, repito.
Obrigado.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por lrodrigues Ter Jan 09, 2018 10:38 am

Já agora, deixo-vos um link de um documento, publicado ontem, dum blog basco com ajuda na identificação das cachinnans por comparação com as michas e as fuscus.

https://laruseus.blogspot.com.es/2018/01/varias-ideas-para-aprender-separar-los.html
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Jan 09, 2018 10:47 am

lrodrigues escreveu:Já agora, deixo-vos um link de um documento, publicado ontem, dum blog basco com ajuda na identificação das cachinnans por comparação com as michas e as fuscus.

https://laruseus.blogspot.com.es/2018/01/varias-ideas-para-aprender-separar-los.html

Excelente. Obrigado, Rodrigues!
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 09, 2018 12:01 pm

Luis, sugiro que metas esse link neste tópico:
https://aves.forumeiros.com/t22750-identificacao-de-larus-cachinnans

porque nos pedidos de ID rapidamente ficará para baixo e será mais difícil de localizar
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por lrodrigues Ter Jan 09, 2018 2:21 pm

Ok. Já está.
lrodrigues
lrodrigues

Número de Mensagens : 923
Idade : 54
Local : Porto
Data de inscrição : 24/02/2009

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por Gonçalo Elias Ter Jan 09, 2018 2:48 pm

obrigado
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

ID Gaivota VI Empty Re: ID Gaivota VI

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos