Altitude máxima do bico-de-lacre?

Ir em baixo

Altitude máxima do bico-de-lacre?

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Mar 13, 2018 11:10 am

O bico-de-lacre não aparece em zonas de altitude muito elevada, e tenho alguma curiosidade de saber qual a cota máxima a que a espécie ocorre.

Eu tenho cerca de 750 observações desta espécie no ebird, mas muito poucas são acima dos 400 metros de altitude.

Tenha uma observação no centro urbano de Viseu, junto da antiga estação ferroviária, a altitude deste local deverá ser de cerca de 500 metros.

No Parque Natural da Serra de São Mamede, zona que já prospectei exaustivamente e onde tenho bastantes observações da espécie, são quase todas abaixo dos 450 metros (note-se que o parque vai até aos 1025 metros), tenho duas observações em Porto da Espada (Marvão), num local que fica a 580 metros de altitude, esta deverá ser a altitude máxima em que vi bicos-de-lacre em Portugal até à data.

Creio que nunca observei a espécie acima dos 600 metros, alguém tem observações acima desta cota?
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 20313
Local : Sotavento

Re: Altitude máxima do bico-de-lacre?

Mensagem por João Tomás em Ter Mar 13, 2018 1:03 pm

Eu acho que nunca vi a espécie acima dos 600m. Segundo o Ebird há observações da espécie em algumas serras do norte do país, como a Serra da Cabreira e Serras de Fafe. Agora falta saber em que locais destas serras e respectivas altitudes foram observados, já que me parece que os hotspots criados são gerais.
João Tomás

Número de Mensagens : 3521
Local : Batalha

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Mar 13, 2018 1:16 pm

Exacto, estas coisas não se podem simplesmente extrair do ebird, menos ainda em hotspots gerais; os locais que indiquei têm altitude conhecida porque eu sei o sítio exacto da observação.
Gonçalo Elias

Mensagem por Flávio Oliveira em Ter Mar 13, 2018 1:23 pm

Gonçalo Elias escreveu:Eu tenho cerca de 750 observações desta espécie no ebird...

Ao ver este número fiquei curioso e fui ver quantas eu tenho. Tendo em conta a diferença no número de listas e anos de registos até tenho bastantes, já que passa um pouco das 300 observações...

Entretanto, ao fazer este exercício, lembrei-me de mais uma funcionalidade que o eBird podia ter e não tem, que era dar-nos um mapa de observações por espécie mas apenas com os nossos dados.
Flávio Oliveira

Número de Mensagens : 518
Local : Maia

Mensagem por Flávio Oliveira em Ter Mar 13, 2018 1:39 pm

Estou a verificar as minhas observações nos distritos com altitudes mais elevadas.

Em Viseu tenho 2 observações em Setembro de 2016, uma a 490m no concelho de Tarouca e outra a 760m no concelho de Armamar (Albufeira de Temilobos).
Flávio Oliveira

Mensagem por pedro121 em Ter Mar 13, 2018 1:57 pm

Curiosamente por estas bandas os bico-de-lacre não são particularmente abundantes, e só tenho 273 observações, e nenhuma a uma altitude significativa.
pedro121

Número de Mensagens : 11794
Local : Obidos

Mensagem por Flávio Oliveira em Ter Mar 13, 2018 2:28 pm

Flávio Oliveira escreveu:Estou a verificar as minhas observações nos distritos com altitudes mais elevadas.

Em Viseu tenho 2 observações em Setembro de 2016, uma a 490m no concelho de Tarouca e outra a 760m no concelho de Armamar (Albufeira de Temilobos).

Já verifiquei os 10 distritos mais a norte e encontrei mais 2 observações no distrito da Guarda, ambas a 410m de altitude.

De salientar que nunca vi a espécie nos distritos de Vila Real e Bragança.
Flávio Oliveira

Mensagem por Gonçalo Elias em Ter Mar 13, 2018 2:40 pm

Eu tenho observações da espécie em 15 distritos, faltam-me Porto, Vila Real e Bragança (no primeiro caso porque quase nunca fiz lá observação de aves). No caso de Bragança creio que ocorrem junto ao rio Douro, aliás tenho uma observação do lado sul do rio junto ao antigo apeadeiro de Castelo Melhor, distrito da Guarda, portanto a uma altitude muito baixa.

No distrito da Guarda para além desta tenho mais duas observações: uma na zona de Celorico da Beira mas em local que neste momento não consigo espeficicar e outra em Chaveiral, Seia, a cerca de 400 metros.

No distrito de Viseu tenho diversas observações nos concelhos de Carregal do Sal, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Viseu, mas quase todas a altitudes baixas (por exemplo perto do rio Mondego ou de um dos seus afluentes), creio que a que referi no post inicial é a única a atingir a cota dos 500 metros.

Gonçalo Elias

Mensagem por HL em Qua Mar 14, 2018 4:31 pm

Há observações submetidas no ebird acima dos 500 metros.
Serra de Monchique 820m
Albufeira de Temilobos 760m
E285N219_G 722m
Albufeira do Pinhão 670m
E291N219_S 658m
E284N212_L 643m
E285N219_R 638m
E285N220_Q 637m
E289N218_C 613m
Ribeira de Galegos 607m
PNSSM--área norte 602m
E290N217_K 602m
Serra da Cabreira 579m
E290N216_M 579m
... (a lista continua...)

Mas tal como diz o João a cota é do hotspot e não propriamente do local de observação da espécie.
Centrar a análise nas tetradas, pode dar alguma segurança, uma vez que é uma área restrita com limites bem definidos.
HL

Número de Mensagens : 651
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral

Mensagem por João Tomás em Qua Mar 14, 2018 4:48 pm

Bem, a observação da Albufeira do Pinhão posso garantir que foi acima dos 670m de altitude Smile o ponto do hotspot está mesmo na albufeira e esta observação foi efectuada um pouco mais na periferia na albufeira, ou seja a uns 680-690m.
João Tomás

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Mar 14, 2018 5:53 pm

HL escreveu:Centrar a análise nas tetradas, pode dar alguma segurança, uma vez que é uma área restrita com limites bem definidos.

Alguma, mas nota que no norte muitas tétradas têm desníveis de 200 metros ou mais... e nessas regiões os estrildas tendem a ocorrer junto às linhas de água, logo na parte mais baixa da tétrada.
Gonçalo Elias

Mensagem por HL em Qui Mar 15, 2018 2:48 am

Gonçalo Elias escreveu:
HL escreveu:Centrar a análise nas tetradas, pode dar alguma segurança, uma vez que é uma área restrita com limites bem definidos.

Alguma, mas nota que no norte muitas tétradas têm desníveis de 200 metros ou mais... e nessas regiões os estrildas tendem a ocorrer junto às linhas de água, logo na parte mais baixa da tétrada.

Concordo. A verdade é que não dá para espremer muito mais info sem ser assim, mas tenho perfeita noção que inferir qt à altitude do registo com base num pixel de 1x1km comporta um enviesamento grande.

Acho que tenho um informação de altitude a uma escala mais fina. Se encontrar logo tento fazer um exercício.
HL

Número de Mensagens : 651
Local : Baixo Alentejo/Douro Litoral

Mensagem por pedrocardia em Qui Mar 15, 2018 5:00 am

Olá,

Achei este tópico curioso e fui procurar nos meus dados que já estão no eBird registos de bico-de-lacre nos distritos de Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança.

De todos estes distritos, apenas tenho observações no de Viseu, numa quadrícula do atlas e na Fragosela de Cima. Não creio que nenhum destes locais seja muito alto, mas ainda tenho que verificar a sua altitude.

Pedro Cardia

pedrocardia

Número de Mensagens : 620

Mensagem por paulo dias em Qui Mar 15, 2018 6:42 am

Boas,

Nos meus registos EBIRD aparentemente o máximo em altitude foi na Barragem de Terragido em Vila Real a cerca de 300 (míseros) m..

paulo dias

Número de Mensagens : 720

Mensagem por Gonçalo Elias em Seg Mar 19, 2018 2:51 pm

Deixo aqui o mapa da espécie no segundo atlas espanhol de nidificantes.

Pode ver-se que a maioria dos núcleos se situa junto à costa, nomeadamente na Galiza, na Catalunha, no País Valenciano e na Andaluzia.

Na Estremadura (região adjacente ao Alentejo) também há bastantes observações, mas os pontos correspondem essencialmente à várzea do Guadiana, que está a uma altitude muito baixa: 200-300m. Não há registos na chamada Meseta Ibérica, que se situa a 800-1000 metros abrange principalmente a região de Castela e Leão (Salamanca, Zamora, Leão, Valladolid, Burgos, etc.). Um pouco já abaixo da Meseta, vemos dois pontos a sul de Madrid, já na transição para a província de Toledo, devem corresponder à zona de Aranjuez, que está junto ao rio Tejo e segundo a Wikipedia se situa a uma altitude de 495m.

Última edição por Gonçalo Elias em Sab Jun 09, 2018 1:59 pm, editado 1 vez(es) (Razão : erro tipográfico)
Gonçalo Elias

Mensagem por PedroSeixas em Qui Jun 07, 2018 2:25 pm

Hoje vi um bico de lacre entre Tibaldinho e Vilar Seco, depois de Alcafache a 420m de altitude. Curiosamente foi buscar uma pena de galinha e levou-a no bico, isso é indicio de reprodução ou nem por isso?

PedroSeixas

Número de Mensagens : 640

http://pedroseixas2002.hostzi.com

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Jun 07, 2018 2:34 pm

Poderia ser recolha de material para o ninho (forro).
Gonçalo Elias

Mensagem por lrodrigues em Qui Jun 07, 2018 3:18 pm

As observações que tenho em Linhares (Carrazeda de Ansiães) são entre os 540 e os 620 metros.
lrodrigues

Número de Mensagens : 630
Local : Porto

Mensagem por Gonçalo Elias em Sab Jun 09, 2018 2:05 pm

Aqui fica uma compilação dos registos acima dos 500 metros de altitude que foram mencionados neste tópico:

540 a 620 m, Linhares (Carrazeda de Ansiães), por Luís Rodrigues
580 m, Porto da Espada (Marvão), por Gonçalo Elias
680-690 m, albufeira do Pinhão (Sabrosa / Vila Pouca de Aguiar), por Alexandre Moreira
b]760 m[/b], albufeira de Temilobos (Armamar), por Flávio Oliveira

Para já não incluí as observações mencionadas pelo Hugo, creio que só confirmando individualmente com os observadores.

De qualquer forma as informações disponíveis até ao momento sugerem que a espécie é realmente muito escassa acima dos 500 metros, embora seja de admitir que na Beira Alta seja mais frequente do que os escassos dados aparentam e que passe despercebida devido à escassez de observadores na região.

Última edição por Gonçalo Elias em Dom Jun 10, 2018 11:41 am, editado 1 vez(es)
Gonçalo Elias

Mensagem por João Tomás em Dom Jun 10, 2018 11:31 am

Gonçalo Elias escreveu:680-690 m, albufeira do Pinhão (Sabrosa / Vila Pouca de Aguiar), por João Tomás

Gonçalo altera o meu nome por Alexandre Moreira, uma vez que não fui eu que observei a espécie nesse local Smile
João Tomás

Mensagem por Gonçalo Elias em Dom Jun 10, 2018 11:48 am

Feito Smile
Gonçalo Elias

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado