ID Aves marinhas

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir em baixo

Re: ID Aves marinhas

Mensagem por Gilberto Pinelas em Sex Abr 20, 2018 5:41 pm

Gonçalo Elias escreveu:Invocadas em que sentido? Forçosamente? Acho que agora não percebi o teu ponto.

Invocadas no sentido das pessoas, sejam elas singulares ou coletivas, que se relacionam nos mais diversos aspetos em torno do mundo das aves.
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 3779
Local : Cascais

Mensagem por Gilberto Pinelas em Sex Abr 20, 2018 5:44 pm

Gonçalo Elias escreveu:Ainda sobre este assunto creio ser relevante esclarecer que o facto de um registo ser ou não ser validado no eBird não substitui a homologação pelo CPR. São validações diferentes.

A homologação pelo CPR segue critérios mais rígidos e a aprovação de um registo requer unanimidade dos seus membros.

A validação no eBird é mais "livre", por assim dizer, fica ao critério de cada revisor, o que significa que aves muito semelhantes vistas em locais diferentes, são filtradas por revisores diferentes e isso pode dar origem a tratamentos distintos.

Gonçalo, aqui neste capítulo, o CPR, pelo menos não foi minha intenção, e peço desculpa se assim fiz entender, não tem nada a ver com aquilo que quis dizer ao PNicolau.
Gilberto Pinelas

Mensagem por Gilberto Pinelas em Sex Abr 20, 2018 6:06 pm

PNicolau escreveu:O sistema não é perfeito. Cada revisor faz o melhor que pode para ajudar a garantir a qualidade do sistema. Mas é o melhor que existe no mundo, na minha óptica não há melhor do que o eBird. É todos os revisores são voluntários, convém lembrar isso.

A "segunda" smithsonianus é igual à primeira, isto é, é a mesma ave. Repara, as aves voam... Por isso ninguém ligou nem comentou. Essa ave já está mais do que identificada.

E a minha participação termina aqui. Tenho outras coisas para fazer, tipo rever centenas de registos do eBird. Smile

Sem dúvida, Nicolau, ninguém é perfeito, no entanto, isso não invalida que, tanto mais quando temos a noção de que algo está mal, não é consentâneo com determinados objetivos ou com as responsabilidades que assumimos, e aqui pouco ou nada importa a nossa condição, neste caso a tua, seja ela em regime de voluntariado ou de assalariado, o que não pode acontecer, é que, pressupostamente, todos os observadores partem com a mesma possibilidade, partem em pé de igualdade, e, em determinada altura ou em determinados momentos, por critérios assumidamente errados ou menos conseguidos, alguns deles são notoriamente prejudicados. O resto, mais divergência, menos divergência, estamos cá. E digo-te mais, se precisares alguma coisa de mim, se puder ajudar em alguma coisa neste âmbito, mas nunca esquecendo aquilo que disse no ultimo paragrafo do meu ultimo post, dispõe.

Ah, quanto á “smithsonianus”, quanto aquela ave que fiz referência, ela de facto parece-me voar, mas, mais uma vez, insistes em cair no mesmo erro. A ave que o Jaime fotografou, foi fotografada noutro sitio, noutro armazém, enquanto ele dava uma volta pelo porto e eu fiquei de atalaia á tal “conhecida” para ela abrir a asa. Estás a ver? Assim com essa postura, com essa desconfiança, como queres que eu não te confronte/bombardeie com questões?

Bom, isto já vai demasiado longo e vou, mas é pirar-me e preparar o dia de amanhã para poder dar uma volta ás praias e quem sabe encontrar uma “pata verde”… 

Bom fim de semana!
Gilberto Pinelas

Mensagem por PNicolau em Sex Abr 20, 2018 11:13 pm

Mas calma lá só agora me apercebi... Mas tu usas sequer o eBird, ó Gilberto???!
Portanto, estás a criticar a minha atitude de revisor do eBird (a qual desconheces completamente), uma plataforma para qual tu nem sequer contribuis??? Nem sei porque perdi o meu tempo.
PNicolau

Número de Mensagens : 5914
Local : Lisboa

Mensagem por Rogerio em Sab Abr 21, 2018 11:33 am

Estava a correr tudo bem quando chego a este post….... tenho que fazer uma sessão complementar…desta vez vou experimentar uma massagem ayurvédica champi!!!! flower flower flower[/quote]

Smile Smile Smile Smile estou de acordo com a identificação .... da terapia.

Obstinação e persistência têm significados diferentes
Rogerio

Número de Mensagens : 2260
Local : Estoril

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Mensagem por pedro121 em Sab Abr 21, 2018 1:07 pm

Gilberto Pinelas escreveu:

Ah, quanto á “smithsonianus”, quanto aquela ave que fiz referência, ela de facto parece-me voar, mas, mais uma vez, insistes em cair no mesmo erro. A ave que o Jaime fotografou, foi fotografada noutro sitio, noutro armazém, enquanto ele dava uma volta pelo porto e eu fiquei de atalaia á tal “conhecida” para ela abrir a asa. Estás a ver? Assim com essa postura, com essa desconfiança, como queres que eu não te confronte/bombardeie com questões?   

Bem, eu já comentei em outro tópico que são a mesma ave, e isso é óbvio, é só olhar para o bico dela, se querem argumentar que não são a mesma ave, coloquem as fotos com o exif data para esclarecer a que horas foram tiradas.

As Two Birds Theory são recorrentes, mas muito frequentemente não passam disso, teorias.A não ser que possam provar que as fotos foram tiradas á mesma hora em lugares diferentes, eu acredito no que vejo nas vossas fotos, a smith que inverna no local nos últimos anos, o bico dela é muito característico e é possível identificar este individuo pelo mesmo (não a espécie) mas o individuo.

Por isso, que venha os exif's. caso contrario vocês estão enganados e viram a mesma ave em dois locais diferentes, e por qualquer razão estão confusos acerca da sequência de eventos.
pedro121

Número de Mensagens : 12350
Local : Obidos

Mensagem por Gilberto Pinelas em Qua Nov 07, 2018 12:20 pm

Olá, Pedro Ramalho.

Recuperando este tópico e voltando á ave em questão, estive a falar há pouco tempo com uma pessoa que analisou a foto/ave e que me chamou-me a atenção para o seguinte: supondo que a ave da foto era mesmo uma gaivota, a mesma não teria forçosamente que mostrar a tal barra branca na extremidade e na extensão das suas secundárias, assim como, no conjunto das suas primárias (P10, P9, P8, P7…), não teria que apresentar um “triangulo” preto visível/destacável?

Fica a questão.

Obrigado.

Gilberto Pinelas

Mensagem por pedro121 em Qua Nov 07, 2018 1:40 pm

Gilberto Pinelas escreveu:Olá, Pedro Ramalho.

Recuperando este tópico e voltando á ave em questão, estive a falar há pouco tempo com uma pessoa que analisou a foto/ave e que me chamou-me a atenção para o seguinte: supondo que a ave da foto era mesmo uma gaivota, a mesma não teria forçosamente que mostrar a tal barra branca na extremidade e na extensão das suas secundárias, assim como, no conjunto das suas primárias (P10, P9, P8, P7…), não teria que apresentar um “triangulo” preto visível/destacável?

Sim, se fosse um adulto, mas uma fuscus imatura?
pedro121

Mensagem por Gilberto Pinelas em Qua Nov 07, 2018 2:42 pm

Pois, eu percebo o alcance da tua pergunta, Pedro, mas, com a cabeça, pescoço, peito, barriga e cauda completamente branca, com as coberturas supra alares de cor cinza uniforme, mesmo tratando-se de uma gaivota sub-adulta, não teria que mostrar a tal barra branca e evidente nas secundárias e o tal “triangulo” preto nas suas primárias?

Obrigado.
Gilberto Pinelas

Mensagem por Gilberto Pinelas em Qui Nov 08, 2018 3:56 pm

Olá, PRamalho,

Achas que esta descrição serve para enviar para o “CPR”?

A ave foi avistada através de binóculos consideravelmente longe da orla costeira e num período com muita atividade de gaivotas no local, tendo sido possível compara-la com as mesmas, sobretudo, pela sua forma distinta de voar.

A ave voava relativamente junto á superfície do mar, deslocava-se mais rapidamente que as ditas gaivotas, o seu voo era basicamente planado e intercalado com algumas batidas de asas enérgicas, lembrando uma pardela.

Analisada a única foto possível desta ave captada pela “Nikon Coolpix P900”, reparo que, a mesma, e aqui assumindo a probabilidade de esta ser uma gaivota, esta ave, mesmo assim, não apresenta alguns pormenores na sua plumagem que possamos considera-la como tal. Passo a explicar:

1º - A ave apresenta uma cor cinzenta uniforme no conjunto das suas coberturas supra alares, não revelando/evidenciando o “triângulo preto” contrastante nas suas primárias (P10, P9, P8, P7…), típico de uma gaivota sub-adulta (menos evidente) ou adulta (mais evidente).

2º - A ave não apresenta a típica barra branca na extremidade e ao longo das suas secundárias, pormenor, este, típico de uma gaivota sub-adulta (menos evidente) ou adulta (mais evidente).

3º - A ave não apresenta “pérolas” nas extremidades das suas primárias, pormenor, este, também típico numa gaivota sub-adulta (menos evidente) ou adulta (mais evidente).

4º – A ave não apresenta qualquer “espelho” nas suas primárias (P9 e P10).

5º - Ao invés das gaivotas, a ave apresenta uma “janela” branca e evidente na região das suas primárias (P1, P2, P3…), estendendo-se para a grande cobertura alar.

Dito isto, e pela descrição apresentada do observado no local e na foto obtida, julgo que esta ave poderá ser, mesmo, um “Fulmar glacial”.

Gilberto Pinelas

Mensagem por pedro121 em Qui Nov 08, 2018 6:22 pm

Gilberto, isso depende de ti obviamente, tens foto, fizeste uma descrição, acreditas na tua identificação, eu só recebo e processo os registos, não opino sobre os mesmos, ou sobre a documentação, desde que a mesma exista.

Desde que a espécie proposta no registo seja homologável, e o registo tenha documentação de algum tipo irá ser avaliado.

A minha opinião sobre um registo ou sobre a documentação, é irrelevante.

pedro121

Mensagem por Gilberto Pinelas em Sex Nov 09, 2018 11:15 am

Pois, tens razão, e peço desculpa pela pergunta, mas, ás vezes, esqueço-me da tua condição e cá vai disto.

Obrigado.
Gilberto Pinelas

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Permissão deste fórum: