Altitude máxima da rola-turca?

Ir em baixo

Altitude máxima da rola-turca?

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Jun 27, 2018 7:43 am

Qual será a altitude máxima a que ocorre a rola-turca em Portugal?

Até ontem eu pensava que a espécie não se aventurava muito para cima dos 800 metros e apenas a tinha visto em dois locais a altitudes marginalmente superiores:
- Guarda-Gare (810 metros) - tenho apenas uma observação neste local, que fica na parte baixa da cidade, mas é de assinalar que a cidade está construída sobre uma encosta e que a cota superior do núcleo urbano ultrapassa os 1000 metros; é possível que uma prospecção mais detalhada da cidade permita encontrar indivíduos a cotas mais elevadas
- Aldeia da Ponte, Sabugal (810 metros) - neste sítio já observei a espécie em diversas ocasiões, pelo que deverá ser regular aqui

Bem este era o ponto de situação até ontem, mas hoje vi um casal de rolas-turcas junto ao cemitério de Videmonte, Guarda, que fica a uns respeitáveis 975 metros. Esta passa a ser a cota mais elevada de que tenho conhecimento da ocorrência de rolas-turcas no nosso país.

Lanço assim este tópico para que possam ser partilhadas outras observações da espécie a cotas elevadas (>800 metros).
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 20628
Local : Sotavento

Re: Altitude máxima da rola-turca?

Mensagem por Ricardo Melo em Qua Jun 27, 2018 8:13 am

Tenho uma observação com o Helder Vieira de 28 de Maio de 2016, na mata da Corujeira (Montalegre), a aproximadamente 1070m.
Ricardo Melo

Número de Mensagens : 1343
Local : Porto

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Jun 27, 2018 8:22 am

Shocked grande KO, o meu recorde só durou meia hora Shocked
Gonçalo Elias

Mensagem por Ricardo Melo em Qua Jun 27, 2018 3:19 pm

Gonçalo Elias escreveu:Shocked grande KO, o meu recorde só durou meia hora Shocked
Laughing Laughing Laughing
Shhhhh, aqui só para nós, a mata da corujeira tem uma altitude máxima de 1115m... lol!
Ps.: Interessante tópico. bounce Juntamente com o bico-de-lacre, talvez no futuro dê para alargar a mais espécies e fundir num só ("Aves de Portugal: altitude máxima" ou algo do género) Estou a lembrar-me por exemplo do melro-azul... Wink
Ricardo Melo

Mensagem por Gonçalo Elias em Qua Jun 27, 2018 4:33 pm

Ricardo Melo escreveu:Ps.: Interessante tópico.  bounce Juntamente com o bico-de-lacre, talvez no futuro dê para alargar a mais espécies e fundir num só ("Aves de Portugal: altitude máxima" ou algo do género) Estou a lembrar-me por exemplo do melro-azul... Wink

Temos este sobre a cisticola.
Gonçalo Elias

Mensagem por Ricardo Melo em Qui Jun 28, 2018 2:28 am

Gonçalo Elias escreveu:
Ricardo Melo escreveu:Ps.: Interessante tópico.  bounce Juntamente com o bico-de-lacre, talvez no futuro dê para alargar a mais espécies e fundir num só ("Aves de Portugal: altitude máxima" ou algo do género) Estou a lembrar-me por exemplo do melro-azul... Wink
Temos este sobre a cisticola.
Obrigado! (o da cistiola ainda não era do meu tempo...)
Com três espécies creio que temos "quorum". Twisted Evil
Não queres agrupar tudo num tópico e dares um nome catita que entretanto junto o melro-azul? Very Happy
Ricardo Melo

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Jun 28, 2018 6:24 am

Tenho algumas dúvidas sobre as reais vantagens de agregar tudo e de começar a juntar lá mais espécies, porque às tantas a informação sobre uma determinada espécie começa a ficar mais difícil de localizar dentro do tópico...
Gonçalo Elias

Mensagem por Ricardo Melo em Qui Jun 28, 2018 6:45 am

Gonçalo Elias escreveu:Tenho algumas dúvidas sobre as reais vantagens de agregar tudo e de começar a juntar lá mais espécies, porque às tantas a informação sobre uma determinada espécie começa a ficar mais difícil de localizar dentro do tópico...
Ok. Como achares melhor. Cool
Ps.: Quem não cria os tópicos anda um bocado aos papeis para encontrar esta informação em particular, visto que estes têm designações diferentes... Suspect
Ricardo Melo

Mensagem por Gonçalo Elias em Qui Jun 28, 2018 7:44 am

Ricardo Melo escreveu:Quem não cria os tópicos anda um bocado aos papeis para encontrar esta informação em particular, visto que estes têm designações diferentes... Suspect

Como é que costumas pesquisar? Eu escrevo "altitude" na caixa de pesquisa e saltam logo todos Smile
Gonçalo Elias

Mensagem por Ricardo Melo em Qui Jun 28, 2018 8:36 am

Gonçalo Elias escreveu:
Ricardo Melo escreveu:Quem não cria os tópicos anda um bocado aos papeis para encontrar esta informação em particular, visto que estes têm designações diferentes... Suspect
Como é que costumas pesquisar? Eu escrevo "altitude" na caixa de pesquisa e saltam logo todos Smile
Certo. Very Happy
Ricardo Melo

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Permissão deste fórum: