Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda para compra de primeiro telescópio

5 participantes

Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por Paulo Domingues Seg Jul 02, 2018 3:41 pm

Estou a pensar em comprar o meu primeiro telescópio. Não queria, nem posso, gastar uma fortuna, mas também não quero comprar um que vá para o lixo após a primeira tentativa de uso.

Li vários tópicos aqui do fórum, mas são todos de 2.011/2.013, acredito que as coisas tenham evoluído entretanto.

O meu perfil de observador/fotografo de aves é o seguinte:

- Quando o objectivo principal é fotografar, vou com todo o equipamento fotográfico, mas geralmente sem grandes caminhadas;

- Quando o objectivo principal é observação, as caminhadas normalmente são maiores, levo binóculos e câmara fotográfica (normalmente "super-zoom", mas já fiz algumas caminhadas grandinhas com a DSLR). Embora nestes casos a câmara não seja com o objectivo de grandes fotos, mas só de fazer registos;

- O telescópio (penso eu antes de o ter) é mais com o objectivo de melhorar a observação nos locais onde não é possível a aproximação (por exemplo observatórios), normalmente sem grandes caminhadas. Acho que não o irei levar nas grandes caminhadas com observação "de passagem". Mas, depois de o ter, isto pode ser tudo diferente! scratch Suspect

A minha primeira questão é o tamanho, 60's, 80's (ou outros)?

Sem qualquer experiência, parece-me que os 80's terão vantagem para o tipo de uso que penso que irei dar. Se eu percebi alguma coisa do que tenho lido, estes permitem maiores ampliações e maior entrada de luz, por outro lado são mais pesados. Estou correcto, ou não é bem assim?

E, que marcas/modelos recomendam com qualidade aceitável e sem ter de vender um rim?

Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Re: Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por Paulo Domingues Sex Jul 06, 2018 2:26 pm

Ninguém dá uma ajudinha?!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Re: Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por pedro121 Sáb Jul 07, 2018 1:58 am

Tens que esperar um bocadinho, eu nem tinha visto o tópico.

pois, a questão depende muito do orçamento e uso, como dizes a principal opção é entre um 60 e um 80, que diferem basicamente no peso, alcance, capacidade em situações de pouca luz e claro preço, os 80 são sempre mais caros

Outra questão é a ocular, se queres zoom ou não



pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Re: Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por Paulo Domingues Dom Jul 08, 2018 4:45 pm

Obrigado Pedro!

Embora o preço no final seja quem manda, eu não queria basear a escolha pelo orçamento, queria mesmo ter ideia da "qualidade suficiente", se é que isso existe! Se o orçamento for curto para a qualidade qb, prefiro não comprar já e esticar mais um bocadinho.

Como tenho os binóculos e a câmara, só faz sentido comprar o telescópio se for para ver melhor/mais aproximado.

Do que andei a ver, a ocular era sempre zoom. E, para novato que ainda não sabe o que quer/necessita, penso ser a melhor opção para ir testando.

Do que li aqui nos tópicos com meia dúzia de anos e pela net fora, incluindo já artigos de 2.018, todos apontam o Celestron Ultima 80 como mínimo, embora digam que o zoom 20-60x é melhor andar mais próximo das 20x.

Depois na net, vi muitas referências aos Vanguard Endeavor HD 65A e 82A, como sendo já um bocado melhores, com lentes ED, "fully multicoated", nitrogénio, anti embaciamento, à prova de água e feito em magnésio.

A seguir, só vi referências nas publicações antigas aqui do fórum, vinham os Opticron. E, em todo o lado a seguir, no topo, vinham os Swarovski, Zeiss, Leica e Kowa. Só que, se estes forem os únicos com "qualidade suficiente" vou ter de esperar uns tempos Wink
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Re: Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por pedro121 Seg Jul 09, 2018 2:19 am

Bem, eu não posso falar por experiência, nunca tive Celestron ou Vanguard, mas há pessoal aqui que os tem, de qualquer modo, ser angular é quase obrigatório, ser à prova de agua também, etc, o "fully multicoated" é daquelas coisas, como são formulas diferentes quer dizer que é uma característica que é melhor nuns que noutros, valendo o que vale.

Pessoalmente se tiveres tempo para aguentar um bocado espera por oportunidades para veres mais scopes ao vivo e comparares, por exemplo se fores a Sagres este ano, é uma oportunidade para comparar muitas marcas e modelos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Re: Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por Paulo Domingues Seg Jul 09, 2018 8:35 am

Mais uma vez, obrigado Pedro.

A ver se mais alguém aqui vem dizer alguma coisa!

Eu estou a prever ir a Sagres, mas penso que seja uma oportunidade ainda melhor para o usar do que para escolher Wink Aliás, foi mesmo uma das razões mais fortes que me levou a ponderar a compra!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Re: Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por Helder Vieira Seg Jul 09, 2018 4:04 pm

Paulo,
Partilho um pouco da minha experiência. Tenho um Celestron Regal 80 ED, com zoom 20-60X, há cerca de 7 anos. Comprei-o online, novo, num site alemão (não encontro a factura Rolling Eyes ) por cerca de 520€. Acredito que se arranje melhor a menor preço, tenho ideia que da marca Vanguard a imagem seja material interessante.
Saliento alguns pormenores:
- em boas condições de luz, com zoom a 20X e a distâncias até 100m a imagem é bastante interessante, permitindo até registos bem giros em digiscoping manual (com uma compacta Panasonic TZ30). Mesmo a 30X a imagem mantém-se com qualidade, a partir daí, a 40-60X torna-se sofrível na qualidade. Raramente uso o zoom no máximo;
- o peso do telescópio é 2 Kg, que sobe para cerca de 2,4 Kg com a peça de encaixe na cabeça do tripé. Já agora, o conjunto cabeça Manfrotto mais tripé chega aos 3,2 Kg. Assim sendo o total é de 5,6 Kg, mas dá perfeitamente para andar horas no campo com o conjunto ao ombro, e a parar aqui e ali. Faço isso em Salreu, Esmoriz, etc etc (sou um finguelas de 1,72m e 66 Kg). Costumo andar também com os binóculos, a bolsa com a máquina compacta e uma pequena mochila. No dia a seguir tenho o acrômio (aquela saliência óssea no ombro, que não me lembro se é da clavícula ou omoplata) ligeiramente dorido ao toque, mas nada de mais;
- como já fiz algumas boas horas de observação de marítimas, de aves estuarinas com nortada, por vezes chuva, etc, arrependo-me de não ter tentado arranjar logo de início um filtro para proteger a objectiva.

Se estiveres interessado fica o convite para irmos a Esmoriz, p.ex, em Agosto/Setembro, logo de manhã bem cedo. Experimentas o telescópio, quer para aves mais pequenas, quer para gaivotedo, observações desde o observatório e olhar para o mar, etc etc.

Seguem alguns exemplos de registos em digiscoping com o Celestron mais a compacta Panasonic...
- até 50 metros

Ajuda para compra de primeiro telescópio P1010711

Ajuda para compra de primeiro telescópio P1020511

-  de 50 a 100 metros (a 2ª foto já com muito calor, a meio da manhã)

Ajuda para compra de primeiro telescópio P1030111

Ajuda para compra de primeiro telescópio P1010910

Ajuda para compra de primeiro telescópio P1000110

- mais de 100 metros

Ajuda para compra de primeiro telescópio P1000510

Ajuda para compra de primeiro telescópio P1010010

Não sendo eu fotógrafo, faço estes registos pela piada do encontro com determinada espécie, para "embelezar" um pouco uma lista no ebird, e, também de quando em vez para esclarecer uma identificação.

Aquelas marcas que referiste, excluindo a Kowa (esta é de facto uma marca de topo, mas não conheço quem tenha nem sequer experimentei), são os "Formula 1" da observação, mas o investimento é 4-5-6X maior... obviamente é tudo uma questão de prioridades e, acima de tudo, de orçamento.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Re: Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por Paulo Domingues Seg Jul 09, 2018 5:13 pm

Obrigado Hélder!

Da primeira pesquisa rápida que fiz, não vi mais barato, bem pelo contrário!

Vou analisar mais esta possibilidade. E, entretanto pode ser que passe por aqui mais alguém.
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Re: Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por David Rodrigues Dom Jul 15, 2018 1:49 pm

Não tenho experiência com telescópios mais baratos mas o que sei é que a variabilidade de qualidade entre diferentes unidades (do mesmo modelo...), aumenta com a diminuição de preço... Assim, compra num local que aceite devoluções sem grandes stresses (todas as compras na net na Europa têm direito a devolução mas nem sempre funciona bem...), e tenta conhecer alguém que tenha experiência com telescópios para te ajudar a "avaliar" da qualidade do que receberes - mesmo em marcas mais caras pode haver más unidades!

www.pt-ducks.com

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Re: Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por Paulo Domingues Seg Jul 16, 2018 9:07 am

Obrigado David!

O Vanguard 82 na Quarta Feira estava com desconto na https://www.amazon.es/ (agora está ainda mais barato), encomendei, na Quinta enviaram, chegou na Sexta e no Sábado já me "deu" duas espécies novas Smile

Não tenho referências para comparação, mas parece-me ir de encontro ao que tinha lido sobre ele. Em 20x vê-se bastante bem, à medida que se aumenta o zoom vai perdendo qualidade. Mas, mesmo a 60x dá para ver/identificar uma ave (se a conhecer-mos, que é o que não acontece comigo muitas vezes Wink )

@Helder, para usares a câmara compacta tens algum adaptador? É que é muito útil para os registos!

Para a única utilização que fiz, utilizei o tripé da fotografia, com cabeça de bola. Mas, para o telescópio é melhor cabeça de vídeo. É preferível comprar uma cabeça para o tripé que tenho e ter alguma qualidade, ou pelo mesmo preço comprar um tripé daqueles das Fnac's & co.? ou não comprar nada e ficar como estou!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Re: Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por pedro121 Seg Jul 16, 2018 10:44 am

é preferível comprar a cabeça, trocas de cabeça rapidamente, enquanto ter dois tripés é inútil no dia a dia

Usar scope com cabeça de bola é algo que para mim não dá jeito nenhum, especialmente para marítimas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Re: Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por Paulo Domingues Seg Jul 16, 2018 11:22 am

Obrigado Pedro!

Era para aí que estava inclinado.
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Re: Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por Helder Vieira Seg Jul 16, 2018 1:47 pm

Paulo Domingues escreveu:

@Helder, para usares a câmara compacta tens algum adaptador? É que é muito útil para os registos!

Não tenho adaptador. Os registos que partilhei foi tudo à mão... basicamente a objectiva da compacta encaixa praticamente na perfeição por dentro do rebordo metálico da ocular do scope.

Paulo Domingues escreveu: Para a única utilização que fiz, utilizei o tripé da fotografia, com cabeça de bola. Mas, para o telescópio é melhor cabeça de vídeo. É preferível comprar uma cabeça para o tripé que tenho e ter alguma qualidade, ou pelo mesmo preço comprar um tripé daqueles das Fnac's & co.? ou não comprar nada e ficar como estou!

Uma cabeça de vídeo é o ideal. Dá para acompanhar aves em voo, fazer pan e tilt na perfeição. Tenho uma cabeça manfrotto 701 hdv, que comprei junto com o tripé 055 XPROB. Comprei na amazon uk.
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Re: Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por Paulo Domingues Seg Jul 16, 2018 2:05 pm

Obrigado Helder!

Pensei que para sair alguma coisa de jeito tivesse de ter a câmara fixa e disparador ou temporizar o disparo. Assim é melhor/mais barato! Smile
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Re: Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por pedro121 Seg Jul 16, 2018 2:40 pm

Paulo Domingues escreveu:
Pensei que para sair alguma coisa de jeito tivesse de ter a câmara fixa e disparador ou temporizar o disparo. Assim é melhor/mais barato! Smile

Define coisa de jeito? Smile

De qualquer modo e voltando à cabeça, é indispensável uma cabeça de video para marinhas, a serio que é. especialmente se estiver muito vento, e tu queres que esteja muito vento. Smile
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Re: Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por Paulo Domingues Seg Jul 16, 2018 3:27 pm

De jeito, neste contexto, é apenas não ficar completamente tremida e dar para identificar e embelezar as listas eBird. Ou seja, neste contexto, as do Helder estão excelentes, por isso pensei que usasse adaptador.
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Re: Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por Rogerio Ter Jul 17, 2018 9:07 am

Paulo Domingues escreveu:Obrigado David!

@Helder, para usares a câmara compacta tens algum adaptador? É que é muito útil para os registos!


Paulo , tens imensas soluções para adaptadores para cameras , dá uma vista de olhos aqui.

https://www.ebay.co.uk/sch/i.html?_from=R40&_trksid=p2060353.m570.l1311.R1.TR2.TRC0.A0.H0.Xdigiscop.TRS0&_nkw=digiscoping+adapter&_sacat=0

Eu tenho uma solução muito ligeira e portátil um scope de 50 mm , tripe e cabeça de video e um adaptador digiscope para o meu telemóvel que é sempre uma boa solução para efectuar registos fotográficos .
No entanto na minha opinião as boas fotos de digiscoping requerem imensa preparação e dedicação e são limitadas a fotografia de objectos estáticos , uma DSLR com um bom zoom de abertura constante é sempre uma melhor solução , uma opção intermédia é uma bridge com um zoom óptico de mais de 50X.
Rogerio
Rogerio

Número de Mensagens : 3033
Local : Estoril
Data de inscrição : 10/11/2010

http://www.flickr.com/photos/rogeriocrodrigues/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Re: Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por Paulo Domingues Ter Jul 17, 2018 10:53 am

Obrigado Rogério!

A possibilidade de fazer fotos com esta solução, seria apenas para registos/identificação aproveitando quando o telescópio já esta "apontado". Para fotografar tenho equipamento fotográfico.

Quando encomendei o telescópio até tinha visto um adaptador para o telemóvel, mas só abre até 48mm e a ocular do meu tem 50mm. Mas, para já, vou tentando a solução do Helder, ou seja, sem adaptador e com a câmara/telemóvel na mão.
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Re: Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por Helder Vieira Ter Jul 17, 2018 3:09 pm

Paulo,
Como já disse acima uso uma compacta Panasonic DMC TZ 30, com zoom óptico de 20X e digital de 40X, que em macro encosto à ocular do telescópio para fazer digiscoping.
No entanto tens outras opções, desde os tais adaptadores (alguns ridiculamente caros) até aos DIY, pequenas "brincadeiras" que podes engendrar e que até podem resultar para aquilo que pretendes, registar pura e simplesmente.

Deixo-te dois exemplos que eu próprio fiz em tempos, embora não lhes tenha dado assim tanto uso. No entanto quer um quer outro resultavam.

1º um básico adaptador feito com uma porção de o plástico (recortado à medida) de uma garrafa enrolado, colado com fita adesiva e com uma fita de espuma interior, que encaixava quer numa compacta antiguinha quer na ocular do telescópio.

Ajuda para compra de primeiro telescópio P1030510

Ajuda para compra de primeiro telescópio P1030511

2º uma capa para telemóvel baratucha dos chineses, com uma tampa de garrafa (furada) de plástico colada de modo a coincidir com a câmara do telemóvel, e que encaixava à pressão na ocular do telescópio.

Ajuda para compra de primeiro telescópio P1030513

Ajuda para compra de primeiro telescópio P1030512
Helder Vieira
Helder Vieira

Número de Mensagens : 3695
Idade : 51
Local : Maia
Data de inscrição : 21/03/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Re: Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por Paulo Domingues Ter Jul 17, 2018 3:13 pm

Obrigado!
Paulo Domingues
Paulo Domingues

Número de Mensagens : 346
Idade : 53
Local : Valongo
Data de inscrição : 05/06/2018

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda para compra de primeiro telescópio Empty Re: Ajuda para compra de primeiro telescópio

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos