Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Puffinus sp.

3 participantes

Ir para baixo

Puffinus sp. Empty Puffinus sp.

Mensagem por Tiago Carvalho Ter Out 02, 2018 5:45 am

Ílhavo, 02/10/2018

P. puffinus, P. mauretanicus ou borrão sp.?

Queria aproveitar também para perguntar se recomendam/existe algum livro de referência para aves marítimas, à semelhança do Gulls of Europe, Asia and North America para as gaivotas.

Obrigado

Puffinus sp. Img_8110

Puffinus sp. Img_8112

Puffinus sp. Img_8111

Puffinus sp. Img_8310

Puffinus sp. Img_8311

Puffinus sp. Img_8312

Puffinus sp. Img_8314

Puffinus sp. Img_8313

Tiago Carvalho

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 31/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Puffinus sp. Empty Re: Puffinus sp.

Mensagem por pedro121 Ter Out 02, 2018 6:11 am

mais fotos da ave das duas ultimas fotos, as outras são todas puf mau
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Puffinus sp. Empty Re: Puffinus sp.

Mensagem por pedro121 Ter Out 02, 2018 6:13 am

Tiago Carvalho escreveu:
Queria aproveitar também para perguntar se recomendam/existe algum livro de referência para aves marítimas, à semelhança do Gulls of Europe, Asia and North America para as gaivotas.


Existe, mas é uma questão complexa, com grupos muito diferentes.

Pessoalmente acho que é preciso algum cuidado nesta questão, porque com experiência só dois grupos são realmente chatos.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Puffinus sp. Empty Re: Puffinus sp.

Mensagem por pedro121 Ter Out 02, 2018 6:41 am

Mais importante que literatura é a observação de marítimas com pessoal que tenha mais experiência, aí em Aveiro é aproveitar as contagens RAM, em Leiria já sabes, sempre que quiseres ir olhar para o mar, pensa em vir a Peniche dá-me um toque e se eu puder vamos lá.

mas em literatura há dois que são certamente importantes,

Storm-Petrels and Bulwer's Petrel (Multimedia Identification Guides to North Atlantic Seabirds

Skuas and Jaegers: A Guide to the Skuas and Jaegers of the World

O primeiro pela informação e vídeos, o segundo porque embora muito antigo continua a ser a referencia.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Puffinus sp. Empty Re: Puffinus sp.

Mensagem por Samuel Patinha Ter Out 02, 2018 6:47 am

pedro121 escreveu:Mais importante que literatura é a observação de marítimas com pessoal que tenha mais experiência, aí em Aveiro é aproveitar as contagens RAM, em Leiria já sabes, sempre que quiseres ir olhar para o mar, pensa em vir a Peniche dá-me um toque e se eu puder vamos lá.

mas em literatura há dois que são certamente importantes,

Storm-Petrels and Bulwer's Petrel (Multimedia Identification Guides to North Atlantic Seabirds

Skuas and Jaegers: A Guide to the Skuas and Jaegers of the World

O primeiro pela informação e vídeos, o segundo porque embora muito antigo continua a ser a referencia.

Aproveito para relembrar que a próxima RAM é no próximo sábado, a começar ao nascer do sol na Vagueira.
E há o atlas das aves marinhas, que embora não seja o mais completo, tem informação muito importante de algumas espécies... http://www.atlasavesmarinhas.pt/

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 873
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Puffinus sp. Empty Re: Puffinus sp.

Mensagem por Tiago Carvalho Ter Out 02, 2018 7:22 am

Obrigado Pedro!

Ficam aqui mais umas fotos e é possível que sejam a mesma ave.

Puffinus sp. Img_8315

Puffinus sp. Img_8317

Puffinus sp. Img_8316

Puffinus sp. Img_8318

Em relação aos livros eu usei com exemplo o das gaivotas porque ajudou-me a ultrapassar aquele ímpeto inicial de achar que qualquer gaivota estranha seria alguma coisa especial. Mas lá está as gaivotas são muito mais fáceis de observar e fotografar que estes bichos.

A ver se este outono/inverno conseguimos combinar uma observação de marítimas.

Vou meter esses livros na wishlist e pode ser que me ofereça uma prenda de natal. Smile

Tiago Carvalho

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 31/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Puffinus sp. Empty Re: Puffinus sp.

Mensagem por Tiago Carvalho Ter Out 02, 2018 7:24 am

Samuel Patinha escreveu:
Aproveito para relembrar que a próxima RAM é no próximo sábado, a começar ao nascer do sol na Vagueira.
E há o atlas das aves marinhas, que embora não seja o mais completo, tem informação muito importante de algumas espécies... http://www.atlasavesmarinhas.pt/

Obrigado Samuel. Este fds vou estar em Leiria. Onde é que posso saber as datas das próximas RAM?

Tiago Carvalho

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 31/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Puffinus sp. Empty Re: Puffinus sp.

Mensagem por pedro121 Ter Out 02, 2018 8:51 am

Puffinus puffinus
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Puffinus sp. Empty Re: Puffinus sp.

Mensagem por pedro121 Ter Out 02, 2018 8:57 am

Tiago Carvalho escreveu:Mas lá está as gaivotas são muito mais fáceis de observar e fotografar que estes bichos.

Mas estes são muito mais fáceis de identificar, na realidade desde que a distancia não seja absurda, com um scope e experiência a maioria das espécies são fáceis de identificar.

Há no entanto grupos complicados, moleiros, tirando o grande todos os outros podem ser chatos, painhos, são todos chatos e claro o par maravilha, Ste hir/Ste par, mas tirando isso as outras são fáceis, as pardelas por exemplo são muito simples se forem bem vistas.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Puffinus sp. Empty Re: Puffinus sp.

Mensagem por Tiago Carvalho Ter Out 02, 2018 9:16 am

pedro121 escreveu:
Mas estes são muito mais fáceis de identificar, na realidade desde que a distancia não seja absurda, com um scope e experiência a maioria das espécies são fáceis de identificar.

Há no entanto grupos complicados, moleiros, tirando o grande todos os outros podem ser chatos, painhos, são todos chatos e claro o par maravilha, Ste hir/Ste par, mas tirando isso as outras são fáceis, as pardelas por exemplo são muito simples se forem bem vistas.

Pois, por enquanto vai ter que ser com a sorte de passar algum mais perto porque não temos telescópio. É ir fazendo muitas fotos e esperar que se aproveite alguma coisa. Ontem também tivemos sorte com os moleiros porque alguns entraram para dentro da ria. É ir insistindo, em dias maus em que os bichos passem muito longe fico na praia a ver gaivotas!


Tiago Carvalho

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 31/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Puffinus sp. Empty Re: Puffinus sp.

Mensagem por Samuel Patinha Ter Out 02, 2018 1:05 pm

Tiago Carvalho escreveu:
Samuel Patinha escreveu:
Aproveito para relembrar que a próxima RAM é no próximo sábado, a começar ao nascer do sol na Vagueira.
E há o atlas das aves marinhas, que embora não seja o mais completo, tem informação muito importante de algumas espécies... http://www.atlasavesmarinhas.pt/

Obrigado Samuel. Este fds vou estar em Leiria. Onde é que posso saber as datas das próximas RAM?

Salvo raras exceções (ocorreu 1 ou 2 vezes nos ultimos 2/3 anos) é sempre no primeiro sábado de cada mês. No site da spea tinham isso há uns tempos, não visito há muito tempo por isso não sei se continuam a ter essa informação e no facebook, a charcos e companhia (associação que tomou as rédeas da RAM para Aveiro) vai colocando informação perto da data e criam um evento, o que é bom para relembrar na altura.

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 873
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Puffinus sp. Empty Re: Puffinus sp.

Mensagem por Tiago Carvalho Qua Out 03, 2018 3:48 am

Samuel Patinha escreveu:
Salvo raras exceções (ocorreu 1 ou 2 vezes nos ultimos 2/3 anos) é sempre no primeiro sábado de cada mês. No site da spea tinham isso há uns tempos, não visito há muito tempo por isso não sei se continuam a ter essa informação e no facebook, a charcos e companhia (associação que tomou as rédeas da RAM para Aveiro) vai colocando informação perto da data e criam um evento, o que é bom para relembrar na altura.

Obrigado. Tenho que ver se há alguma coisa no site da spea.

Tiago Carvalho

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 31/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Puffinus sp. Empty Re: Puffinus sp.

Mensagem por pedro121 Qua Out 03, 2018 3:58 am

http://www.spea.pt/pt/estudo-e-conservacao/censos/dias-ram/calendario-dias-ram-2018/

Atenção que não sei se as do Carvoeiro estão a decorrer ou não
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Puffinus sp. Empty Re: Puffinus sp.

Mensagem por Samuel Patinha Qua Out 03, 2018 4:47 am

pedro121 escreveu:http://www.spea.pt/pt/estudo-e-conservacao/censos/dias-ram/calendario-dias-ram-2018/

Atenção que não sei se as do Carvoeiro estão a decorrer ou não
Acredito que estejam, que no mail que recebi sobre a próxima RAM até referem que este mês no Carvoeiro a contagem é na sexta e não no sábado... mas já não digo nada.

Samuel Patinha

Número de Mensagens : 873
Local : Aveiro
Data de inscrição : 27/10/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Puffinus sp. Empty Re: Puffinus sp.

Mensagem por Tiago Carvalho Qua Out 03, 2018 7:01 am

Obrigado a ambos.
Este mês já não devo conseguir mas para o próximo, seja em Leiria ou Aveiro, vou tentar ir.

Tiago Carvalho

Número de Mensagens : 105
Data de inscrição : 31/05/2017

Ir para o topo Ir para baixo

Puffinus sp. Empty Re: Puffinus sp.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos