Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura

5 participantes

Ir para baixo

Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura Empty Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Qua Out 10, 2018 12:12 pm

Tenho acompanhado com algum interesse os registos de Vidua macroura no eBird. A distribuição conhecida da espécie em Portugal continental tem vindo gradualmente a aumentar. Em algumas zonas do país é observada regularmente desde há anos e atrevo-me a pensar que está definitivamente instalada. A actual distribuição no eBird é esta:

https://ebird.org/portugal/map/pitwhy?neg=true&env.minX=&env.minY=&env.maxX=&env.maxY=&zh=false&gp=false&ev=Z&mr=1-12&bmo=1&emo=12&yr=all&byr=1900&eyr=2018

Porém, creio que tal distribuição está truncada porque a espécie não tem o mesmo tratamento (validar/invalidar) em todos os distritos ou mesmo em locais diferentes do mesmo distrito. P.e. em Aveiro, onde a espécie está presente desde há anos, todas as observações fidedignas são validadas. Em Braga, há duas observações validadas, mas imagino que muitas mais não validadas p.e. no Parque da Devesa de onde surgem regularmente listas com vários indivíduos e inclusive machos a fazer parada nupcial com fêmeas presentes. Não sei qual será o tratamento em todos os distritos.

Não acham que todos os registos fidedignos desta espécie deveriam ser validados em todos os distritos?

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura Empty Re: Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 10, 2018 12:25 pm

Pedro Lopes Moreira escreveu:Não acham que todos os registos fidedignos desta espécie deveriam ser validados em todos os distritos?

Como é que determinas o que são registos fidedignos?
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura Empty Re: Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Qua Out 10, 2018 12:33 pm

'Fidedigno' (credível?) no sentido em que a correcta identificação da espécie não está posta em causa.

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura Empty Re: Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 10, 2018 12:45 pm

Pedro Lopes Moreira escreveu:Não acham que todos os registos fidedignos desta espécie deveriam ser validados em todos os distritos?

Bem, eu vou dizer uma lapalissada, mas eu acho que a frase que citei se aplica a todas as espécies Smile
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura Empty Re: Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Qua Out 10, 2018 12:57 pm

Gonçalo Elias escreveu:
Pedro Lopes Moreira escreveu:Não acham que todos os registos fidedignos desta espécie deveriam ser validados em todos os distritos?

Bem, eu vou dizer uma lapalissada, mas eu acho que a frase que citei se aplica a todas as espécies Smile

As aves exóticas tem um tratamento 'especial' no eBird. Os editores têm instruções para invalidar as aves exóticas consideradas prováveis fugas de cativeiro. Validam as espécies exóticas que se sabe estarem naturalizadas/reprodutoramente instaladas no seu distrito. No entanto, há algumas espécies que andam no limbo. Não se sabe ao certo se estão instaladas (as opiniões dividem-se) pelo que acabam por ter tratamento diverso de distrito para distrito.  Creio que a Viuvinha é um desses casos. Talvez por viver em Aveiro acho que esta espécie está para ficar e que deveria ser sempre validada, se bem que já ouvi opiniões diferentes (i.e. de quem prefira esperar para ver). De qualquer modo, de que serve ter observações desta espécie ocultadas no eBird?

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura Empty Re: Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 10, 2018 1:19 pm

Já percebi o teu ponto. Sim creio que todas as cat C aparecem e algumas cat E que se crê estarem em processo de naturalização, mas de facto seria útil haver uma lista (publicamente divulgada) das espécies que estão nessa situação.
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura Empty Re: Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura

Mensagem por pedro121 Qua Out 10, 2018 1:33 pm

Pedro Lopes Moreira escreveu:

Não acham que todos os registos fidedignos desta espécie deveriam ser validados em todos os distritos?

Sim, mas acho que aqui a questão é outra, ou seja nalguns casos é simplesmente uma questão do filtro não reflectir a realidade, eu tenho mudado os filtros à medida que a espécie se espalha em Leiria&Coimbra, mas como há sub-filtros em ambos, isso quer dizer que há registos que são aprovados manualmente e outros que são aceites automaticamente.

Imagino que em Braga seja manualmente e que portanto estejam em caixa, e não ocultos.

De qualquer modo faço minhas as palavras do Pedro Moreira, os registos de espécies altamente dispersivas, como é o caso da Viuva ou do Euplectes afer devem ser sempre aceites mesmo que na zona não haja aparentemente reprodução
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura Empty Re: Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura

Mensagem por Gonçalo Elias Qua Out 10, 2018 2:08 pm

ou Alopochen
Gonçalo Elias
Gonçalo Elias

Número de Mensagens : 25559
Idade : 55
Data de inscrição : 14/06/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura Empty Re: Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura

Mensagem por pedro121 Qua Out 10, 2018 2:27 pm

Gonçalo Elias escreveu:ou Alopochen

Exacto, mesmo indivíduos em parques devem ser aceites porque podem ser fontes de indivíduos que vão alimentar a população introduzida.

Em abono da verdade eu sou algo resistente a aceitar indivíduos isolados de espécies não dispersivas, já que são normalmente resultantes de fugas, e para mim borram um bocado a pintura, não resultando de uma expansão natural da espécie, e não tendo normalmente consequências, por serem indivíduos isolados.

Os Acridotheres cristatellus do Pó são um exemplo típico de uma ocorrência inesperada que é resultante certamente de fuga, e eu não os aceitei inicialmente no eBird, no entanto ao fim de um ano no Pó, surpresa, surpresa, eles criaram, e em consequência foram repescados.
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura Empty Re: Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Qua Out 10, 2018 2:50 pm

Gonçalo Elias escreveu:seria útil haver uma lista (publicamente divulgada) das espécies que estão nessa situação.

Concordo que deveria haver uma lista publicamente divulgada. Há uns anos os editores PT do eBird trabalharam uma lista e tomaram decisões sobre quais as espécies exóticas que deveriam ser validadas distrito a distrito. Já passou muito tempo e creio que essa lista pode precisar de revisão. Tornar a lista pública ajudaria a que os utilizadores do eBird entendessem o porquê da validação/invalidação das suas observações de exóticas.

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura Empty Re: Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura

Mensagem por pedro121 Qua Out 10, 2018 2:53 pm

Pedro Lopes Moreira escreveu:
Gonçalo Elias escreveu:seria útil haver uma lista (publicamente divulgada) das espécies que estão nessa situação.

Concordo que deveria haver uma lista publicamente divulgada. Há uns anos os editores PT do eBird trabalharam uma lista e tomaram decisões sobre quais as espécies exóticas que deveriam ser validadas distrito a distrito. Já passou muito tempo e creio que essa lista pode precisar de revisão. Tornar a lista pública ajudaria a que os utilizadores do eBird entendessem o porquê da validação/invalidação das suas observações de exóticas.

Bons tempos. Very Happy Very Happy
pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16011
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura Empty Re: Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura

Mensagem por David Rodrigues Qui Out 18, 2018 4:36 pm

No dia 16, pelas 16:30h, vi um macho durante uma aula de campo na ESAC, junto ao Rio Mondego, logo do outro lado do Mondego relativamente ao Choupal.


Última edição por David Rodrigues em Ter Out 30, 2018 5:21 am, editado 1 vez(es)

David Rodrigues

Número de Mensagens : 292
Data de inscrição : 30/04/2008

http://www.pt-ducks.com

Ir para o topo Ir para baixo

Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura Empty Re: Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura

Mensagem por Pedro Fernandes Seg Out 29, 2018 12:44 pm

Olá Pedro,

Fui procurar registos não confirmados de Vidua no eBird, e encontrei apenas quatro: um registo ocasional de uma lista para todo o país, um registo de Estarreja, um registo de Valongo e um da Póvoa do Varzim.

Também nas listas de revisão apenas se encontra um registo de hoje da Póvoa do Varzim.

Creio que todos os editores têm estado a confirmar, e bem, os registos da espécie, e que a informação disponível corresponde a (quase quase) todos os registos submetidos.

Também estou de acordo com a abordagem sobre os Alopochen e tenho vindo a validar registos de jardim em Lisboa (distrito), pois parece-me que estes servem de núcleos de dispersão para a espécie (p.e. as aves da Gulbenkian, que produzem ninhada após ninhada de aves voadoras mas apenas têm um casal residente).

Boas observações,
Pedro
Pedro Fernandes
Pedro Fernandes

Número de Mensagens : 703
Local : Rabat
Data de inscrição : 01/07/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura Empty Re: Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura

Mensagem por Pedro Lopes Moreira Sáb Nov 03, 2018 9:11 am

Obrigado Pedro F por teres verificado. Ainda bem que temos um mapa completo da distribuição da espécie.

Pedro Lopes Moreira

Número de Mensagens : 279
Data de inscrição : 31/12/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura Empty Re: Viuvinha-bico-de-lacre Vidua macroura

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos