Fórum Aves
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pedido de id - Maçarico

+2
Tiago Pina Guerreiro
Jaime Pires
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Pedido de id - Maçarico

Mensagem por Jaime Pires Dom Nov 18, 2018 4:45 am

Lajes do pico - Açores 9 Nov 2018
No local pensei que se tratasse de uma rola do mar mas agora olhando para a foto achei que não devia ser. Agradeço a ajuda.

Pedido de id - Maçarico K_jp2430
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Dom Nov 18, 2018 6:03 am

tarambola-cinzenta. Pode ser a americana, não consigo excluir com a foto.

Tiago Pina Guerreiro

Número de Mensagens : 1177
Data de inscrição : 16/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por Jaime Pires Dom Nov 18, 2018 7:14 am

Isso parece encaixar. Vejamos se há mais opiniões. Obrigado Tiago.
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por PNicolau Dom Nov 18, 2018 8:09 am

Mais fotos
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por Jaime Pires Dom Nov 18, 2018 11:18 am

Não há muitas Pedro.. Tenho mais mas são idênticas à segunda...

Pedido de id - Maçarico K_jp2435
Pedido de id - Maçarico K_jp2436
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por PNicolau Dom Nov 18, 2018 11:58 am

Com estas fotos não creio que dê para identificar. Não me parece squatarola
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por Jaime Pires Dom Nov 18, 2018 12:07 pm

Poderia ser uma rola do mar, Pedro?
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Dom Nov 18, 2018 12:09 pm

Ou eu já não percebo nada disto ou a ave só pode ser uma Pluvialis Jaime, nunca uma rola-do-mar… Olha as cores, forma da ave.
Aquela linha preta é estranha, mas não sei o que pode ser mais a não ser as duas espécies que indiquei

Tiago Pina Guerreiro

Número de Mensagens : 1177
Data de inscrição : 16/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por Gilberto Pinelas Seg Nov 19, 2018 4:36 am

Jaime Pires escreveu:Poderia ser uma rola do mar, Pedro?

Olá, Jaime,

Na minha opinião é mesmo uma rola-do-mar (Arenaria interpres). Passo a explicar:

1 – Coroa pouco evidente e isolada. Na “pluvialis dominica” a coroa não é isolada, “prolongando-se” com maior ou menor intensidade pela nuca.

2 – Nuca branca. Na “pluvialis dominica” a nuca não é branca, existindo uma faixa de cor acastanha nessa zona.

3 – Ausência de lista supraciliar confinada. Na “pluvialis dominica” essa lista, prolongada ou não, mais ou menos evidente, está bem definida e confinada.

4 – Máscara branca e preta condizente com a variação para esta espécie. Note-se também o colar preto que esta ave apresenta. Na “pluvialis dominica”, sobretudo, nesta altura do ano, a máscara é distinta, apresenta-se de outra forma, apresentando cor acastanhada na face e no pescoço, com maior ou menor intensidade, e não apresenta colar.

5 – Bico relativamente cónico e muito pontiagudo. A “pluvialis dominica” apresenta um bico mais delicado, menos cónico e menos pontiagudo.

6 – Coberturas superiores com padrão aleatório “grosseiro”, irregular, castanho e preto nas cores que apresenta, notando-se nas terciárias um núcleo escuro/preto bordejado a castanho. A “pluvialis dominica” para além de apresentar uma conjugação de cores diferente, apresenta um padrão mais homogéneo, mais uniforme, evidenciando/sobressaindo os “white spots” característicos.

Pedido de id - Maçarico Interpres-2
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por Jaime Pires Seg Nov 19, 2018 7:33 am

Pois a mim não me pareceu uma rola do mar. As rolas do mar costumam ser mais esguias . Mas os meus olhos já não são o que eram. Além disso estava pouca luz como se pode observar nas fotos. Isso não poderá deformar ou atenuar o padrão, Gilberto?
Porque não uma squatarola? Ou um pilrito rasteirinho ou mesmo um falaropo de bico grosso?. Da primeira vi várias, da segunda não tenho a certeza mas é regular e da terceira ave nunca vi e deve ser rara.
Mas aquilo que vi em todo o lado de facto foram rolas do mar (mais cinzentas, menos cinzentas, etc)..
Por isso Tiago, vamos provavelmente ter de ficar com rola do mar. Não há fotos suficientes para sustentar outra coisa embora perceba o teu raciocínio.
Concordam?
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por Gilberto Pinelas Seg Nov 19, 2018 8:42 am

Olá, Jaime.

Antes de mais, quero endereçar-lhe os parabéns pela diversidade de espécies apresentadas e oriundas do raide que fez pelos Açores. Muito bom!

Pelas características que vejo nesta ave e através das fotos, para mim, Jaime, como já tive oportunidade de dizer, é uma rola-do-mar. No entanto, percebo perfeitamente que, no local, com pouca luz, com neblina, etc, lhe tenha parecido outra “coisa”, outra ave. É algo que acontece frequentemente a todos nós e até aos mais experientes.

Sim, Jaime, é óbvio que as condições de luz podem alterar um padrão e até a própria cor. No entanto, neste caso, e agora até eximo a questão cromática apresentada nestas fotos e que até não é das piores, há outros pormenores que devem ser compreendidos e que nos podem levar de facto a uma “ID”. Foi o caso.

Relativamente ás aves que sugere, lá está: têm também elas características que, na minha opinião, não encaixam nesta ave.

Jaime, em relação ás aves serem naturalmente e genericamente mais esguias que outras, isto assentando nas suas diferenças morfológicas, como é óbvio, parece-me ser do conhecimento geral e um dado inquestionável. No entanto, isto independentemente da espécie e dependendo do seu estado no momento, todas elas podem ser mais ou menos esguias. Uma ave que está em alerta ou com calor, por exemplo, tem por natureza uma aparência esguia, já uma ave que está a repousar/dormitar, pode ter uma aparência meio entufada; e uma ave que está doente, fragilizada ou cheia de frio, está completamente entufada, chegando a parecer uma “bola” de penas.

Abraço e vá botando mais fotos que estou a gostar.

Ps: este fim de semana fui ás gaivotas… nada de interessante… uma dezena de anilhas… ainda não está no ponto para fazermos os nossos raides.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por Jaime Pires Seg Nov 19, 2018 11:28 am

Perfeitamente de acordo..Obrigado pelas explicações Gilberto.
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Seg Nov 19, 2018 12:02 pm

Claro que não concordo com Arenaria interpres por a ave é uma tarambola sp., Pluvialis sp. ! Confesso que não li tudo o que disseste Gilberto, mas diz-me lá, sem olhar para guia nenhum, apenas para a foto debaixo do teu comentário, achas que é uma rola-do-ar? Wink

Tiago Pina Guerreiro

Número de Mensagens : 1177
Data de inscrição : 16/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Seg Nov 19, 2018 12:06 pm

Jaime, não sei quantas Arenaria interpres viste na tua viajem aos Açores, mas acho que deves ter "perdido" bastantes aves interessantes. Nunca se deve pressupor que é uma espécie comumz principalmente nos Açores, a não se que seja óbvio. Eu pensava que Arenaria era uma das óbvias mas pelos vistos fotos "más" levam a discussão. Espero que continues (Jaime) a colocar mais aves para id, ainda viste um Calidris bairdii ou outro! Razz
Abraço aos dois Wink

Tiago Pina Guerreiro

Número de Mensagens : 1177
Data de inscrição : 16/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Seg Nov 19, 2018 12:06 pm

Jaime, não sei quantas Arenaria interpres viste na tua viajem aos Açores, mas acho que deves ter "perdido" bastantes aves interessantes. Nunca se deve pressupor que é uma espécie comumz principalmente nos Açores, a não se que seja óbvio. Eu pensava que Arenaria era uma das óbvias mas pelos vistos fotos "más" levam a discussão. Espero que continues (Jaime) a colocar mais aves para id, ainda viste um Calidris bairdii ou outro! Razz
Abraço aos dois Wink

Tiago Pina Guerreiro

Número de Mensagens : 1177
Data de inscrição : 16/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por Jaime Pires Seg Nov 19, 2018 12:21 pm

Tiago. Tenho a certeza que perdi muitas aves interessantes. Algumas porque não estavam lá, outras porque não fui lá e provavelmente a maioria porque não tive olho para elas. Em relação aos Calidris não sei. Ainda tenho algumas aves para pôr aqui, umas para confirmação e outras para identificação.
Deixa-me dizer-te que esta foi só uma viagem e tive algumas surpresas. Por exemplo vi os buteos a peneirar, vi cagarras a acompanhar o barco entre ilhas e vi pombos das rochas, estorninhos e canários da terra como não imaginava. Mas por exemplo andei duas horas a tentar ver um priolo e tirando uns pios que podiam ser deles não consegui nada. Até o Centro de Interpretação estava fechado.
Mas imagina que se via tudo duma vez...Depois deixava de ter jeito e eu ainda quero voltar lá. Talvez com umas galochas para poder entrar nalguns sítios, ehehehe.
Jaime Pires
Jaime Pires

Número de Mensagens : 3692
Idade : 69
Local : Mora
Data de inscrição : 10/06/2013

http://www.morawild.com

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por Gilberto Pinelas Ter Nov 20, 2018 11:52 am

Tiago Pina Guerreiro escreveu:Claro que não concordo com Arenaria interpres por a ave é uma tarambola sp., Pluvialis sp. ! Confesso que não li tudo o que disseste Gilberto, mas diz-me lá, sem olhar para guia nenhum, apenas para a foto debaixo do teu comentário, achas que é uma rola-do-ar? Wink

Olá, Tiago.

Podes não acreditar, mas não tenho, não utilizo guia de aves. Relativamente á questão que colocas, não seria mais fácil dizeres tu e através de uma pequena descrição como eu fiz, porque estás convicto que se trata de uma pluvialis sp?

Um abraço também para ti.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por pedro121 Ter Nov 20, 2018 12:19 pm

Eu tenho muita dificuldade em ver uma rola do mar, elas neste momento estão em plumagem de inverno, e as cores não são nada parecidas, alem disso a cauda parece ser branca.

Tarambola-cinzenta encaixa bastante bem em termos de cores, mas há coisas que me fazem confusão.

não me parece possível ser taxativo na id desta ave, sendo que a lista de possibilidades nos Açores é simplesmente demasiado grande.

O meu palpite é que é uma foto em contra luz de uma cinzenta, mas é só uma questão de palpite.

pedro121
pedro121

Número de Mensagens : 16017
Idade : 48
Local : Obidos
Data de inscrição : 14/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por PNicolau Ter Nov 20, 2018 12:38 pm

Gilberto Pinelas escreveu:Podes não acreditar, mas não tenho, não utilizo guia de aves.
affraid
Ok está explicado. Recomendo um, pois já teria poupado várias páginas de discussão.

E sim a ave não é uma rola do mar, precisamente, como diz o Pedro, porque ela tem a cauda branca como numa tarambola.
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por Tiago Pina Guerreiro Ter Nov 20, 2018 4:02 pm

Entre outras razões, basicamente tudo o que disseste a favor de Arenaria eu digo a favor de Pluvialis Gilberto.

Quero referir, para não pensares mal de mim Gilberto, que a maior parte das vezes não explico as minhas ids por que não tenho tempo, ou são entre intervalos na escola, ou à noite num tempo que arranjo entre estudos, daí normalmente não alargar muito as minhas explicações.
Abraço.


Outra coisa, tu estavas a comparar Arenaria interpres com Pluvialis dominica, coisa que eu nunca referi como sendo, e apenas disse que a ave era uma Pluvialis sp.

Tiago Pina Guerreiro

Número de Mensagens : 1177
Data de inscrição : 16/08/2016

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Nov 21, 2018 7:45 am

Tiago Pina Guerreiro escreveu:Entre outras razões, basicamente tudo o que disseste a favor de Arenaria eu digo a favor de Pluvialis Gilberto.

Quero referir, para não pensares mal de mim Gilberto, que a maior parte das vezes não explico as minhas ids por que não tenho tempo, ou são entre intervalos na escola, ou à noite num tempo que arranjo entre estudos, daí normalmente não alargar muito as minhas explicações.
Abraço.


Outra coisa, tu estavas a comparar Arenaria interpres com Pluvialis dominica, coisa que eu nunca referi como sendo, e apenas disse que a ave era uma Pluvialis sp.

Sim, Tiago, sem stress, e, o que me pedes, peço-te a ti também... fica tranquilo.

Em relação á nossa divergência de opinião, arenaria versus pluvialis, também não é importante, são apenas as nossas opiniões e valem o que valem. Dedica-te á tua formação, ao teu futuro, que isso é que é relevante e importante.

Abraço.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Nov 21, 2018 7:46 am

PNicolau escreveu:
Gilberto Pinelas escreveu:Podes não acreditar, mas não tenho, não utilizo guia de aves.
affraid
Ok está explicado. Recomendo um, pois já teria poupado várias páginas de discussão.

E sim a ave não é uma rola do mar, precisamente, como diz o Pedro, porque ela tem a cauda branca como numa tarambola.

Admirado?

Uma mera opção que não acresce dificuldade nem retira facilidade… como se uma pessoa que não utiliza um guia estivesse menos habilitada a aprender ou a emitir opinião. Realmente…

Então a ave tem a cauda branca. Ok, está explicado, vou seguir o teu conselho e comprar um guia.

Foto cropada da ave em causa:

Pedido de id - Maçarico AR-1

Padrão da cauda da“Arenaria interpres” com plumagem de inverno:

Pedido de id - Maçarico A1
Pedido de id - Maçarico A5

Padrão da cauda da “Pluvialis squatarola” com plumagem de inverno:

Pedido de id - Maçarico S3
Pedido de id - Maçarico S1
Pedido de id - Maçarico S2image ru
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por PNicolau Qua Nov 21, 2018 8:55 am

Bem, tarambola tem a barra terminal difusa, contrariamente a uma Arenaria.
http://nzbirdsonline.org.nz/sites/all/files/470400GreyPlover2.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-vsIsRuzyLQU/TuyA4j-1wwI/AAAAAAAADeU/TDwgjk6svfQ/s1600/bb+plover+flying+copy.jpg
http://www.chebeague.org/chebeague%20birds/bbplovers092510/bbploverjuvenile.jpg

Mas a ave não tem estrutura de Arenaria.

Claro que ter um guia faz toda a diferença. Recomendo o Collins.


Última edição por PNicolau em Qua Nov 21, 2018 9:00 am, editado 1 vez(es)
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por Gilberto Pinelas Qua Nov 21, 2018 8:59 am

Ok. Obrigado.
Gilberto Pinelas
Gilberto Pinelas

Número de Mensagens : 4507
Idade : 60
Local : Cascais
Data de inscrição : 20/12/2015

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por PNicolau Qua Nov 21, 2018 9:03 am

"como se uma pessoa que não utiliza um guia estivesse menos habilitada a aprender ou a emitir opinião. Realmente…"
Já agora, queres aprender como? Se tiveres bibliografia específica em limícolas também serve, mas um guia sumariza a informação, indica espécies semelhantes etc.
Ninguém nasce ensinado. Um guia é a forma mais eficiente de aprender. Depois há bibliografia especializada.

Atenção que para gaivotas o guia é muito menos útil, e aí literatura específica faz a diferença (ou o site gull research que é muito bom).
PNicolau
PNicolau

Número de Mensagens : 7852
Idade : 29
Local : Lisboa
Data de inscrição : 28/12/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Pedido de id - Maçarico Empty Re: Pedido de id - Maçarico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos